Como o Supremo virou um poltrão e continuará a ser, faça o que fizer

stfpoltrao

A coragem e a dignidade de um ser humano não se medem apenas por seus atos, mas por quando os pratica.

O cidadão que vê alguém ser agredido e só grita “covarde!” quando o agressor já vira a esquina, talvez o esteja gritando para si mesmo.

O “pega-ladrão” dito quando o gatuno já some na poeira, levando o roubo, torna quem o diz cúmplice da perda que já não pode ser recuperada.

Ao Supremo Tribunal Federal, a esta altura, tanto faz condenar ou absolver Eduardo Cunha.

O que são os R$ 52 milhões de reais que, na denúncia feita hoje na folha pelo seu ex-cúmplice Fábio Cleto (sairá livre o rapaz bem apessoado?) perto dos 54 milhões de votos que ele furtou, domingo passado, ao povo brasileiro?

Se o Supremo o condena, ficará em todos a impressão que executa, como nas quadrilhas, a mão que fez o serviço sujo. Queima o arquivo, como se diz no dialeto policial.

Se o absolve, soará como paga ao trabalho imundo que realizou.

O resto, as alegações, o rito, os prazos, os artigos, alíneas, incisos, precedentes, arestos, assentadas e outras terminologias afetadas serão apenas, para seguir no Direito, lana caprina.

Lã de cabra, coisa sem valor, sem influência, inútil, que deve ser desprezada por sem serventia prática.

Bernardo de Mello Franco, na Folha de hoje, recorda que o afastamento de Cunha da Presidência da Câmara foi pedido em dezembro passado, em nome  “dignidade do Parlamento”, que estava sendo usado “”em benefício próprio e de seu grupo criminoso”. E, dizia Rodrigo Janot,  o “regular funcionamento das instituições (…) somente será possível se (…) adotada a medida de afastamento do deputado Eduardo Cunha”.

Se, agora, depois destes 135 dias e de quantos mais se passarem até que o Supremo examine o pedido, concluir-se que são procedentes aquelas razões, não se poderá dizer, então, que neste interregno o Parlamento foi indigno, que beneficiou um criminoso e seu grupo e que a instituição não funcionou de forma regular?

Um período em que, simplesmente, propôs-se e consumou-se um processo de impedimento de uma presidente eleita pelo sufrágio universal, notória vítima dos instintos mais primitivos de Cunha.

A discussão sobre a dignidade do Supremo, em termos jurídicos, “perdeu o objeto”.

Não pode mais ser restaurada.

Que vá discutir direitos autoriais, como fez ontem, ou se é possível entrar no cinema com a pipoca comprada no carroceiro; cada um tem a estatura que se dá.

PS. Para quem não sabe, poltrão diz-se de quem é medroso ou covarde. Ou do animal que engorda e se torna preguiçoso, o que não vem ao caso, não é?

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

62 respostas

  1. Caro Fernando,
    Dá uma luz sobre a denuncia do 247. É que mesmo as instituições todas tendo se mudado pra boca da zona, sem ofensas às garotas – se mudaram é porque queriam ficar perto dos traficantes, dos contrabandistas e ter um apoio das forças – eu achei a denuncia pesada.

    Trata se de Moro ter vendido grampo a Globo.
    Por enquanto duvido.

  2. Brito, eu não me surpreenderia se Cunha, após tardiamente afastado, imputasse a alguns dos excelentíssimo senhores ministros o envolvimento em crimes, confirmando assim as insinuações de Delcídio a respeito da “permeabilidade” deles a “conversa”, mesmo porque nada foi apurado, a não manifestações de falsa indignação.

  3. O STF é uma vergonha toral. Mais que isso: propôs que não mais acreditássemos em Justiça alguma.

    1. Como o STF custa uma fortuna, seria melhor distribuir pipoca grátis no cinema (pipocabrás) e fechar o STF.
      Todo mundo ficaria feliz.

  4. Voltamos ao ponto, se o Cunha assaltou a Caixa, a Petrobras e não sei mais o que durante os últimos anos, fez isso ainda como membro da base aliada petista e como partícipe da corrupção institucionalizada do PT (ou um opositor podia chegar na Caixa, nomear alguém exigir quantias?). Então, não se pode nunca criticar o Cunha sem lembrar dos chefes do esquema, com os quais ele depois se desentendeu, que são Lula e Dilma. Depois da Dilma impichada e do Lula preso, aí sim devemos puni-lo por ter um dia se associado com eles. Quanto aos problemas do STF, lembremos que se não fosse por ele a Dilma já teria saído no ano passado e não teria esse prazo extra de agora, quando ganhou um mês para continuar a fazer besteiras.

    1. Ernesto. Nomear nesse caso é entregar a burra ao partido. Viste Furnas do PSDB ? Ninguem do PT lá. O correio do PDT não tinha petista envolvido.

      Você é teimoso mesmo cara. Ainda encontra pelo em ovo.

      1. O Brasil melhora quando vc desliga os comentários de ernestos e seus coleguinhas coxinhas que postam por aqui.

        MariaX, eles querem que a gente esqueça que vibraram com a condução do Cunha à presidência bandida da Câmara.

      1. Não duvido que tanto o Cunha como o PT tenham roubado antes (ou feito coisa até pior, diria o Celso Daniel), mas o fato é que os crimes pelos quis ele está sendo acusado atualmente são relativos aos últimos 13 anos, quando ele participava do esquema petista (que inclui, como norma, o saque organizado dos cofres públicos).

        1. Não seja desonesto , você sabe que o Cunha é um aliado do Temer e você vibra com o Temer Presidente , então seu problema não é com a roubalheira, seu problema é contra o PT.
          Até ai aceito suas admoestações, podemos dizer que o PT foi em certo ponto um embuste, mas vibrar com a entrega do tesouro aos ratos do consórcio PMDB/PSDB é ferir a mais rasteira cognição.
          Você perdeu, perdemos todos pois a menos que seja da famiglia Capez e congêneres você também se ferrou e não precisará de muito tempo para sua empresa de fundo de quintal falir, pois se realmente tivesse uma atividade pujante não teria tempo de disseminar aqui tanto ódio, tanta burrice, tanta psicopatia. Já te avisei ódio dá câncer.
          Esquizofrênico !!!! É hilária sua idiotia, chega a ser bestial, como alguém que nasce humano se transforma no grotesco ???
          Você deve ser odiado pelos seus próprios filhos , se é que a natureza cometeu esse erro tão dantesco.

        2. Cara. Para de repetir texto dos golpistas. A lava jato so quer criminalizar a esquerda defendendo os criminosos da direita (ladrão de merenda furnas metrolao etc). So robôs midiotas defendem essa violência e tanto escárnio

  5. São tantos assuntos para não esquecermos.

    A FIESP subornou a Câmara. Mas o diretor é Scaf. Scaf foi candidato. O que mais faria Scaf se ganhasse a prefeitura?

  6. LADRÕES. Todos Soltos! Faz 1 ano e meio que o pivete Aécio perdeu as eleições e, imediatamente o Cunha ladrão se posicionou para atrapalhar nosso País. Muito triste! Dia 1° estarei no Anhangabaú. A luta continua. Viva o Povo!

  7. A 2ª FASE DO GOLPE JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO

    Todos sabem que os golpistas consideram consumadíssimo o golpe, graças ás ações do gângster CUnha que domina a câmara como se fosse uma quadrilha chefiada por ele, à cumplicidade do supreminho em troca do aumento de seus polpudíssimos salários e, tudo leva a crer, que o senado vai pelo mesmo caminho, pois é difícil imaginar que os atuais senadores sejam melhores que os deputados da câmara dos horrores.
    O próximo alvo, como todos também já sabem, é tornar inelegível o Presidente Lula, e também estão dispostos a cometer todo o tipo de ilegalidades e golpismos jurídicos para atingir esse próximo objetivo. Só assim se considerarão plenamente vitoriosos. Apesar de tudo a nação aguarda um posicionamento do CNMP sobre mais esse escândalo que compromete gravemente a imagem do MP.

    http://www.conjur.com.br/2016-abr-28/gravacao-mostra-membros-mpf-tentando-induzir-depoimento

    1. Paollielo há coisa ainda mais bizarra no forno, eles querem implantar a revelia da vontade popular , o parlamentarismo ( psdb) enquanto o Temer planeja estender seu mandato até 2020.

  8. Um stf que compartilha, incentiva e da o aval ao estupro de 54 milhões de pessoas e de uma presidente honesta não nos merece o mínimo de respeito toda e qualquer decisão tanto desse senhores de conchavo como desses assaltantes do palácio não mais aceitaremos, a luta se dará nas ruas.

    1. Agora também pode ser vingança do stf. Dilma vetou o aumento de 78% para o judiciário. Bom, já ganham muito pouco para definir sobre pipoca sim, pipoca não. Agora negociam com o gangster para derrubada do veto. Não queria eu viver para ver certas coisas. Também no supreminho a coisa é movida a dinheiro grosso.

      1. Será que estão todos nas 8.000 contas?

        Sabe se do AP.de JB, da empresa da mulher de Barroso e do patrimônio de Graus. Serão todos?

        Serra nem menciono. FHC vcs viram. ACM varias offshores. Maluf é um Cunha vida. Aécio Liechestein.

        Penso que Sarney nunca teve essa vocação.

        Em alguns estados se o de baixo é acusado RI e ameaça o de cima que cala a boca rapidinho.

        Gentes….tem se que pensar em algo. Assim é que o povão não vai deixar não. Erro de avaliação deles.

        Ciro…..Requião…..

        1. Esqueceu Gilmar com seu instituto de direito, (direito?…) vergonha! vergonha! Vergonha!!! Supremo nao exerce suas funcoes, sao parciais, partidarios e quando Marco Aurelio Mello, tenta fazer algo e voto vencido e tem mais, tem algo de podre atraz desses que deveriam ser o guardiaoes da cidadania, da patria, das instituicoes, assegurar os direitos dos menos favorecidos, estao com corporativismo, aceitam o golpe armado e anunciado por um criminoso como Cunha, contra Dilma, e aceiam a traicao de Temer com vinte e sete citacoes na Lava Jato, que vem conspirando contra Dilma inocente e honesta, aceitaram as pisadas de calcinha de Aecio porque perdeu, fizeram vistas grossa com aecio de Furnas, agora reu em Minas por desvio de 4300 bilhoes (BILHOES) da saude e educacao, tentou engavetar mas felizmente desembargadores honestos nao permitiram, permitem que Anastasias que e reu em devios de 6200 bilhoes (BILHOES) de seu governo em Minas com pedaladas seja relator contra Dilma no senado, porem nao movem uma palha, e ainda protelam decisao para o estadista Lula possa ser Ministro para ajudar o Brasil, e continuam procurando pelo em ovo, para acusa-lo, quando existem provas e mais provas contra Cunha, Aecio, Temer e sua quadrilha de bandidos propineiros tudo movido a propina e chantagem, porque parao PGR, Moro com a conivencia do Supremo so o PT e punido e perseguido e com a cobertura da midia nojenta e tudo muito estranho, tem algo de muito podre! Porque so o Pt e punido, todos sabem existem pessoas corruptas em todos os partidos, os ministros do Supremo que deveriam ser homens sabios e iisentos em suas decisoes se fazem de morto, eu ainda acredito que sejam sabios e justos, logico com aquelas excessoes Gilmar, Tofoli e Meu Deus Celso de Mello e Deus sabe quem mais, ainda e tempo de acordarem, ou quica os sabios tenham alguma saida que a vil mortal nao conheca? espero que Deus ilumine esses Ministros e que sintam a responsabilidadeque o Brasil e o mundo estao esperando! A esperanca e a ultima que morre!

  9. Antônimo de supremo : Mínimo , irrelevante , diminuto , insignificante, etc…
    Sinônimo de cunicultura : Ramo da zootecnia que trata da criação de coelhos.
    Globo e o Golpe : Tudo a ver…

  10. Essa ‘justiça’ é um tremendo faz de contas, ao ver que ninguém acredita na sua imparcialidade, começou nestes últimos dias a divulgar a abertura de ‘averiguações’ contra demotucanos GOLPISTAS. Só não sabemos se essas ‘averiguações’ serão para inocenta-los e considera-los pessoas ilibadas e honestíssimas ou se tudo acabará engavetado e esquecido para a eternidade.

  11. Não existe judiciário neste país. Tampouco existe Direito ou justiça. Existe, sim, é o poder econômico. Juiz aqui é serviçal dos poderosos. Se acovardaram em 1964. Acovardam-se agora. Como sempre. Nada de novo.

  12. O STF serve para soltar estupradores, e blindar aqueles que não gostam do povo brasileiro? Ou seja, o STF parece uma merda mas merda parece ser mais útil, pois serve de adubo?

    1. Dilma tem que chamar as forças armadas e colocar todos esses canalhas na cadeia. Em seguida ela deveria organizar mudancas na Constituição e declarar eleições gerais. A soberania do Brasil, seu povo e suas riquezas serão assim preservadas. A luta até a Vitória !

  13. O STF atirou-se à lata do lixo da história declinando de sua função constitucional de guardião da constituição para assumir-se sem disfarces como guardião da corrupção.
    Aliás, este tem sido o papel histórico de grande parte do judiciário e seus acessólrios institucionais (polícia e ministério público) no Brasil. Corrupção existe em qualquer lugar do mundo. A diferença é o que ocorre quando a corrupção e desvendada e os corruptos e corruptores expostos. Esta é a diferença entre os países. E esta diferença é determinada pelo sistema judicial-policial.
    Não faltam leis de combate à corrupção no Brasil. Sobram juizes, promotores e policiais coniventes e muitas vezes partícipes da corrupção. Simples assim.
    Enquanto não se fizer uma faxina no sistema judicial-policial, combate à corrupção será apenas desculpa para agir com fins políticos, como estamos cansados de assistir.

  14. Na real. Dessa merda toda salvou se uma cousa. A verdade. Qual? Que está tudo podre.

    Um ano atrás eu postava isso quase só. A merda estava dentro das instituições permanentes. A Petrobras é empresa. Fácil de limpar.

    Hoje todos postam quase igual. A merda é pública. E não está na empresa pública.

    Viram?

  15. Aliás, esse Supremo representa o Brasil, regionalmente? Há alguém da região Nordeste e da região Norte? Haveria uma representação proporcional?

  16. “O que são os R$ 52 milhões de reais que, na denúncia feita hoje na folha pelo seu ex-cúmplice Fábio Cleto (sairá livre o rapaz bem apessoado?) perto dos 54 milhões de votos que ele furtou, domingo passado, ao povo brasileiro?”(Fernando Brito)

    Pra essa assertiva ser verdadeira, é preciso que Cunha tenha votado 367 vezes. Acompanhei a sessão inteira e só o vi votar uma única vez.

    1. Uau, que perspicaz da sua parte! Quem acatou a denúncia, no mesmo dia em que se decidia pela abertura do processo contra o deputado na Comissão de Ética? Ah, foi o Cunha. Quem barganhou comissão amiga, até ser corrigido pelo STF? Ah, foi Cunha. Quem é a voz mais expressiva do partido cujo desembarque do governo viabilizou o golpe? Ah, é o Cunha. Quem garantiu que o Cunha continuaria sujando a cadeira de presidente da câmara, impedindo que o processo contra ele avançasse na comissão de ética? Foi o Cunha. Mas esse último ato do golpe só foi possível porque o Cunha é dono de 215 cachorrinhos dentro do Congresso Nacional. Aqueles mesmos babacas que votaram “sim pela minha amante, pelas prostitutas da zona, pela minha mulé e pelos meus filhinhos”, aqueles que você acha que estão interessados no melhor para o Brasil.

      1. É da etiqueta de uso da internete postar em minúsculas. Eu diria que também ajuda usar pontuação.

  17. O QUE ME DEIXA INDIGNADO COMO BRASILEIRO É O FATO DE JORNALISTAS PROGRESSISTAS SEREM FORMADORES DE COVARDÕES QUANDO DEVIAM TENTAR SEREM FORMADORES DE OPINIÕES.
    NÃO VEJO UM DESTES “VALENTES” QUE PASSARAM UMA DÉCADA CHAMANDO LULA,DILMA E O PT DE COVARDES CONCLAMAREM O POVO A REAÇÃO.
    DESDE A DITADURA JAMAIS VI UM JORNALISTA CONCLAMANDO O POVO.
    SERÁ QUE A DEMOCRACIA A LEGALIDADE NÃO MERECEM UM POUCO DE SUA “VALENTIA” OU JORNALISTAS PROGRESSISTAS,DIFERENTE DOS DIREITISTAS, SÃO TODOS UNS CAGÕES?

    1. É da etiqueta de uso da internete postar em minúsculas. Eu diria que também ajuda usar pontuação.

    2. Luís, você tem razão, muitos progressistas seguem a cartilha do PIG fazendo a mesma propaganda que dizem combater. As vezes penso que nem percebem. De fato poucos são aqueles que tomam posições corajosas, o culto dos egos e do individualismo parece muito acentuado. O coletivo ainda carrega Macunaíma em seus braços … Very very crazy !

  18. O caso Delcídio tem muitas interrogações.

    Foi preso depressa. Foi solto depressa. Ninguém acredita na gravação espontânea.

    Tirou licença e sumiu. Todos querem que suma. Nenhum repórter vai atrás dele.

  19. VEJAM O TIPO DE POLITICO QUE ESTÁ VOTANDO NO SENADO, BANDIDO, VAGABUNDO, E O SUPREMO DORMINDO AGORA QUANDO SE TRATA DE AUMENTO PRA ENGORDAR E TRAMAR CONTRA O POVO BRASILEIRO AÍ SIM,

    Foi cinematográfico o enredo da fuga do senador boliviano Roger Pinto para o Brasil. Depois de 455 dias de refúgio forçado numa sala da embaixada brasileira em La Paz, o líder da oposição ao governo de Evo Morales dormiu em Brasília na madrugada de sábado para domingo. Ele deve sua liberdade a uma operação secreta que reuniu, à revelia do Itamaraty, um diplomata brasileiro inconformado, dois fuzileiros da Marinha, um senador do PMDB, e uma equipe de cinco agentes da Polícia Federal.

    Chama-se Ricardo Ferraço (PMDB-ES) o senador que participou da execução da fuga. Ele preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado. Entrou na operação a pedido do diplomata Eduardo Saboia, encarregado de negócios e titular interino da representação diplomática brasileira em La Paz. Acionado em Vitória (ES), onde se encontrava no sábado, Ferraço voou até Corumbá (MS) para resgatar, num jato emprestado, o desafeto de Evo Morales.

    Abordado por um agente da Polícia Federal no aeroporto de Cuiabá, Ferraço identificou-se. Escondido num hotel, na companhia do diplomata Saboia, o senador boliviano chegaria uma hora depois, protegido por cinco agentes da PF e um par de fuzileiros navais que o haviam escoltado por 22 horas, numa viagem de 1.600 km, feita em carro diplomático brasileiro. Roger Pinto voou para a liberdade na companhia de Ferraço.

    Em entrevista ao blog, Ricardo Ferraço contou detalhes da operação que levou o Itamaraty a abrir uma investigação e irritou o governo boliviano. A conversa vai reproduzida abaixo:

    — Como se interessou pelo caso do senador boliviano Roger Pinto? Em março, eu fui à Bolívia para averiguar a situação dos torcedores do Corinthians que estavam presos na cidade de Oruro. Na volta, fiz uma visita ao senador Roger. Encontrei-o numa sala do segundo andar do prédio administrativo da embaixada brasileira, em La Paz. Improvisaram um quarto num escritório. Mede uns 3m X 6m. Fuzileiros da Marinha guardavam a porta. Fiquei impressionado com aquela situação. De lá para cá, venho agendando no Senado. Nada evoluiu.

    — O sr. se manteve em contato com a embaixada brasileira em La Paz? Sim. Tem lá um diplomata, encarregado de negócios, chamado Eduardo Saboia. A embaixada está sem embaixador há muito tempo. É ele quem está respondendo pelo posto. Ele notou uma deterioração do estado de saúde do senador boliviano. Havia um quadro de depressão. Vendo tudo isso, e percebendo a ausência de perspectiva de solução para o caso, o Saboia chegou a me confidenciar, de maneira muito pessoal, que estava com medo de que o senador boliviano se suicidasse. Ele me disse que estava pensando em tirar o senador de lá.

    — Qual foi a sua reação? O que eu fiz foi entusiasmá-lo a tomar uma decisão. Fiz isso por solidariedade humana. Eu só vi o senador Roger Pinto duas vezes. Em março, quando estive em La Paz, e neste sábado.

    — O diplomata Eduardo Saboia autorizou a fuga? Ele fez muito mais do que isso. O Saboia organizou a saída, colocou o Roger no carro da embaixada e trouxe ele até o Brasil. Os fuzileiros navais brasileiros deram cobertura durante todo o percurso. Percorreram um caminho complicado. Foram 1.600 km, passando por regiões com produção de coca, até chegarem a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O Saboia foi a figura central no episódio.

    — O sr. foi comunicado da operação com antecedência? A gente vinha conversando, trocando ideias. Mas, quando eu soube, a operaçao já estava em curso. Quando o Saboia me ligou, eles já estavam próximos da fronteira. Estava muito tenso. Ele criou uma relação de confiança comigo desde que o conheci, em março, na Bolívia. Eu dava retorno a ele. Esteve no Brasil duas vezes. E foi recebido por mim na Comissão de Direitos Humanos. Coloquei o assunto na agenda da comissão.

    — Qual foi o seu papel na operação de fuga? Eu vinha acompanhando o processo, toda a angústia do Saboia. Neste sábado, eu estava em Vitória [ES], na minha casa, quando recebi um telefonema dele, pedindo ajuda.

    — Que hora foi isso? Era hora do almoço.

    — O que o sr. fez? Tentei contactar autoridades brasileiras.

    — Que autoridades? Na verdade, liguei para o presidente do Senado [Renan Calheiros]. Mas não consegui falar. Deixei recado.

    — E daí? Telefonei para o aeroporto de Vitória. Tinha um jato privado, de uma empresa capixaba. Liguei para o dono. Não dei detalhes, não queria que vazasse. Mas esclareci que precisava do avião para uma missão importante. Que envolvia uma pessoa correndo risco de vida. Ele se sensibilizou e me emprestou o avião.

    — Como se chama o empresário? Prefiro não dizer, até porque ele não sabia exatamente do que se tratava. A responsabilidade é minha.

    — Ele cedeu o avião graciosamente, sem cobrar? Sim, isso mesmo.

    — É seu amigo? É conhecido meu, mas não é pessoa íntima. Decidi pedir. Se não desse, paciência. Não sou pessoa de me omitir. A omissão é o pior dos pecados.

    — A que horas decolou de Vitória? Levantamos voo pouco antes das seis da tarde, umas cinco e meia. Desci em Corumbá à noite. O aeroporto estava meio vazio, sem muito movimento. Fiquei esperando umas duas ou três horas. Logo fui abordado por um agente da Polícia Federal. Eu me identifiquei, dei meus documentos. O cara ligou para o superior dele. Dali a mais ou menos uma hora, chegou o agente com o senador boliviano. Me entregou ele. Embarcamos para Brasília. Chegamos na cidade perto de uma e meia da madrugada.

    — A Polícia Federal foi buscar o senador boliviano do outro lado da fronteira?Não. Quando ele chegou ao Brasil, na fronteira, estava acompanhado do diplomata brasileiro e escoltado por dois fuzileiros navais do Brasil. Os fuzileiros o atravessaram na fronteira. A Polícia Federal foi procurá-los no hotel.

    — Então, eles chegaram a se hospedar num hotel em Corumbá? Sim, chegaram na cidade por volta de duas horas da tarde de sábado. E foram para o hotel. O Saboia me ligou do hotel.

    — Quem acionou a Polícia Federal foi o diplomata Eduardo Saboia? Não sei dizer. Sei que a PF foi até o hotel, me contactou no aeroporto e apareceu lá com o senador Roger Pinto.

    — A Polícia Federal foi acionada por alguém, não? Eu não tenho esse detalhe. Sei que o Saboia estava tentando fazer contato com o ministro Celso Amorim [Defesa], com o José Eduardo Cardozo [Justiça]. Não sei se conseguiu. Foi tudo muito rápido. Não deu para perguntar tudo.

    — Acredita que ele tenha dado ciência da movimentação ao Itamaraty? Não acho improvável que ele tenha sinalizado alguma coisa. Como ele está respondendo pela embaixada há meses, não é nenhum absurdo supor que ele tenha manifestado aos seus superiores que a situação estava no limite, e que, se ele tivesse oportunidade, faria alguma coisa. Talvez as pessoas no Brasil não acreditassem que ele tivesse disposição para fazer.

    — Quando o senador Roger Pinto chegou no aeroporto de Corumbá, estava acompanhado de grande aparato de segurança? Umas sete pessoas davam segurança a ele. Cinco agentes da Polícia Federal, bem armados, e os dois fuzilileiros navais que o haviam acompanhado desde La Paz.

    — O Eduardo Saboia não foi ao aeroporto? Não. Eu insisti muito para que ele voasse com a gente até Brasília. Mas ele preferiu não nos acompanhar.

    — Ele decerto está ciente de que pode sofrer sanções administrativas, não?Obviamente, ele não ignora os riscos. Mas acho que deveria ser condecorado, jamais punido. Tomou uma decisão corajosa. Ao viajar junto com o senador, pôs inclusive a própria vida em risco. Conversamos muito. Sei que ele fez isso por não suportar a indeferença de ver um perseguido político se deteriorando numa sala, como se fosse um resto de gente. Era essa a situação do senador na Bolívia.

    — Pelo que conversavam, o Eduardo Saboia planejava essa operação há muito tempo? Ele revelava, há algum tempo, muito incômodo com a falta de definição e de determinação do governo brasileiro, em função de ter concedido o asilo político e não ter obtido o salvo-conduto para o deslocamento do asilado. O Saboia é uma figura muito comprometida com os direitos humanos. É um homem muito sério. O que o moveu foi a indignação.

    — Na sua opinião, o governo brasileiro se portou mal no episódio? Não há nenhuma dúvida a esse respeito. Sou um crítico da falta de determinação da diplomacia brasileira nesse caso. Nossa diplomacia por vezes é muito companheira dos nossos vizinhos bolivarianos. Há um nítido viés ideológico nas relações. Acho um absurdo que o governo brasileiro, após conceder o asilo ao senador, não tenha se empenhado para obter o salvo-conduto.

    — Na sua avaliação, faltou pressionar a Bolívia? O salvo-conduto é uma consequência natural do asilo político, que por sua vez é uma decisão unilateral do país que concede. Mesmo nos momentos mais duros das ditaduras sulamericanas, como a do Chile, nunca um salvo-conduto para o Brasil foi negado. O governo brasileiro deveria ter exigido da Bolívia o salvo-conduto. No mês passado, em encontro de cúpula do Mercosul, no Uruguai, os chefes de Estado do grupo aprovaram uma nota concluindo que o asilo é decisão soberana dos países. Referiam-se ao caso do Edward Snowden [ex-técnico terceirizado da CIA]. Entre os signatários está o Evo Morales. Por que as regras do asilo valem para o Snowden e não valeriam para o senador Roger? Não faz o menor sentido.

    — Depois do desembarque em Brasília, o senador boliviano foi para um hotel?Chegamos à Capital na madrugada de sábado para domingo. Eu tinha oferecido minha casa para ele pernoitar. Ele tinha topado. Mas, no meio do caminho, falou com o advogado dele. E preferiu ir para a casa desse advogado.

    — Então, ele tem um advogado em Brasília? Sim. Chama-se Fernando Tibúrcio. Peticionou em nome dele junto ao STF, pedindo providências ao governo brasileiro.

    — O senador Roger Pinto responde a mais de 20 processo na Bolívia. É acusado de corrupção. Está seguro de que as acusações são falsas? Confio muito na avaliação do Eduardo Saboia. No caso dos torcedores corintianos, já libertados, ele tinha me dito que nenhum deles tinha envolvimento com a morte daquela menino boliviano, no estádio de Ururo. E o Saboia me passa a mesma segurança em relação ao caso do senador Roger. Ele está muito seguro, pelos dados que obteve, de que o senador é perseguido pelo governo do Evo Morales. Diz que as acusações que pesam contra ele fruto de disputa política. Ele é o líder da oposição. Não o conheço em profundidade. Mas pergunto: se ele fosse um criminoso, o governo brasileiro teria concedido o asilo político?

    — Sobre o quê o sr. e o senador boliviano conversaram durante o voo de Corumbá até Brasília? Ele me pareceu em estado de choque. A ficha ainda não havia caído. Ele parecia ainda não acreditar na possibilidade de ser um homem livre. Me disse que contou os dias em que ficou retido numa sala. Foram 455 dias. Na cabeça dele, a estratégia do governo da Bolívia era vencê-lo pelo cansaço. Esperavam que ele não aguentasse e saísse à rua, para ser preso. É um homem de família, Batista, conservador. Sabe que terá de refazer a vida.

    — O senador Renan Calheiros respondeu ao recado que o sr. deixara no sábado? Ele me ligou no domingo, quando tudo já estava resolvido. Contei rapidamente o que se passou. E ficou nisso.

    — Não receia ser criticado por sua participação na fuga? De jeito nenhum. Não convivo muito bem com a omissão. Prefiro o erro à indiferença. E não creio ter cometido nenhum erro nesse episódio.

    FONTE: Blog do Josias

    1. O juiz Moro faz a mesma coisa por aqui na república de bananas e é elogiado pelos golpistas e sacripantas cínicos hipócritas e corruptos da mídia como esse tucanalha Josias boca de suvaco e o Judiciário mais golpista do mundo.

  20. E o sr. Eduardo Cunha é, desde o início do mês, o novo presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

  21. Tá nojento assistir a sessão do Senado! Um caquético, parece com Parcson ou Alzeimer- com todo o respeito aos doentes- como presidente da comissão. O único ARGUMENTO DOS SENADORES GOLPISTAS é que suas Santidades NÃO QUEREM SER TAXADAS DE GOLPISTA…para os SANTOS…não é GOLPE! É REPUGNANTE…MAS FELIZMENTE O ZÉ DA DEFESA E EXCELENTE E
    DESMASCARA E CALA COM ARGUMENTOS E CONHECIMENTO TÉCNICO OS GOLPISTA…a despeito do ex- Zé inoperante do Ministério!

  22. O Supremo costuma dizer, até com um certo ar de afetação, que só age provocado.
    Ele foi provocado a tirar o Cunha há mais de 4 meses.
    O quê mais ele espera de provocação? Quanto mais de provas e testemunhas incriminadoras?
    Essa história de ir decidindo pipoca no cinema à espera do aumento tá repercutindo muito mal!

  23. Alguém escreveu faz certo tempo um livro muito bem aclamado pelo PIG , as razões apresentadas eram outras , bem ao gosto coxinha, mas o efeito final , por motivos outros , foi atingido. O Fim do Brasil !!

    Assistimos em slow motion a desagregação da Nação e sinceramente não considero ruim não, suportar a coxinhada paulista como nacionais é um baita chute no saco. Avante emboabas !!!!

    Vamos ver até quando aguentam a corda apertar os “bandeirantes” !!!! Vamos relembrar a eles o Capão da Traição !!!

  24. Após vários meses engavetado , o documento elaborado pela PGR teve uma manifestação do Ministro do supremo Teori . Parecia ser por motivos certos e descritos pela procuradoria , mas não , foi apenas por motivo sucessâo . Então significa que se não fosse o caso ele poderia continuar fazendo o que sempre fez . Na realidade é salvo e ao mesmo tempo colocar no DNA de todos os políticos. Eles podem continuar a corromper , ser corrompidos , lava dinheiro , etc , etc . Só não podem está na linha sucessória . Aoende fica o FHC nessa.

  25. Nada como aumento para sensibilizar esses meretrissimos. Provocado pelo Cunha atenderam ao pedido de silêncio. Se venderam essa que é a verdade. Como disse o pastor Feliciano ao Bolsonaro, o STF deu um grande presente aos criminosos do Congresso e os meretrissimos foram prontamente pagos pelo presente. Sabe de uma coisa positiva nessa sujeira toda? É que o mundo todo, a exceção dos EUA que vem dando suporte ao golpe, vem assegurando à inocência de Dilma e colocando os golpistas no seu devido lugar ao tratá-los como criminosos. Os midiotizados, descerebrados, adestrados e vermes que povoam os comentários aqui são como papagaios de pirata:repetem burramente a cantilena sórdida dos criminosos, na certeza que vão partilhar da rapinagem que correrá solto no país. Não se deram conta de que são reles capachos que serão chutados para a lata de lixo tão logo o assalto se conclua.

  26. STF se acovardou, ficou submisso e conivente. A famiglia Marinho, o bandido Eduardo Cunha e outros poderosos tem mais direitos do que o povo brasileiro.

    É necessário reorganizar o STF, ele tem que ser depurado ou limpo quase na sua totalidade.

  27. O STF na história do Brasil sempre apoiou os golpes, sempre se prestou a dar uma capa de falsa legalidade a bandalheira de corrupção e golpes. Todos envolvidos nesse golpe lá da câmara e do senado a maioria tem processo no STF parado na gaveta daqueles juízes golpistas corruptos. Se perguntam porque o STF e o judiciario, o MP e MPF que não fazem nada, é porque fazem barganha , chantagem e jogo combinado com os corrupto golpistas deputados e senadores e a Mídia para ganharem benefícios e regalias, salários e auxílios milionários. Veja bem, o bandido Cunha e os corruptos do PSDB, DEM , PMDB e partidos outros ligados a bancada religiosa, da bala e do boi deram ao STF a PEC da Bengala onde esses juízes ganharam mais uns anos e não precisaram ser semana substituidos no STF. Foi um presente e tanto para comprar apoio dos juízes. Outra Mensalão propinão é o aumento de 70% que o Cunha e os golpistas vão dar para Judiciário. Por isso o judiciário marajá de corruptos nada faz para prender esses corruptos porque eles mesmos são uma corja de corruptos fantasiados de santos com por trás do cargo que ocupam. O judiciário brasileiro tem que se fechado aí sim a corrupção vai acabar.

  28. O STF tinha o dever não só de cassar o mandato do deputado Eduardo Cunha, como também tinha o dever de cancelar o processo de impeachment (golpe, neste caso) em curso no senado, haja vista a ausência de crime de responsabilidade. Mas, ao invés disso, o STF esperou que Cunha e seu bando aprovassem o impeachment na câmara e ao que parece vai esperar que o senado, outra casa política, faça o mesmo, tornando praticamente impossível rever a decisão transformada em fato consumado. Vergonha desse STF omisso, conivente com o golpe e prevaricador em relação às suas obrigações constitucionais.

  29. Eles são tão criminosos quando cunha e sua turma . Não diferença entre eles , a omissão é pior que a ação de destruir o estado democrático de direito e passar por cima da constituição . Um tribunal criado e sustentado pelo estado para defender e proteger a constituição está as voltas com pipocas no cinema , direito autorais ,etc , etc . UM BANCO DE SANGUESSUGAS COVARDES .

  30. . Lido e relido no site ” O cafezinho do blogueiro Miguel do Rosário . Parte final do artigo com seu autor.

    . O STF não vai barrar o golpe porque ele é parte do golpe.
    Frederico de Almeida é Bacharel em Direito, mestre e doutor em Ciência Política pela USP, é professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.
    . O STF não vai barrar o golpe porque ele é parte do golpe.
    Frederico de Almeida é Bacharel em Direito, mestre e doutor em Ciência Política pela USP, é professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.
    Muitos de nós , não somos cientistas políticos e nem mesmo formação em direito . Mas tivemos a mesma percepção dos fatos. O complô tomou proporções de irreversibilidade . Nem as ruas serão ouvidas , por elas representarem os mais humildes , os desfavorecidos mesmo que sejamos a maioria . Os estragos serão feitos , numa velocidade enorme eles desorganizar organizado para vencer em 2018. Tudo isso ao no STF.

    somente teremos

  31. O golpe foi dado o resta denunciar ao mundo, chamar os presidentes dos Brics no Brasil para que tomem providências pois o golpe é comandado por interesses americanos em destruir os países dos Brics. Tem que chamar juristas internacionais universidades e órgãos internacionais para virem ao Brasil para dar um choque de realidade nesses golpistas e ampliar a condenação do golpe e do judiciário brasileiro que está aceitando esse golpe. Entrar com ação no STF e barrar essa vergonha golpista, mostrar que estão usando contas de 2015 que nem foram analisadas pelo TCU e julgadas pelo congresso. Tem que envolver o STF de modo que os ministros perante o mundo saibam que estaram entrando para o lixo da história se não impedirem esse golpe de estado. Eles tem que passar essa vergonha mundial! Talvez assim mudem de ideia e impeçam essa aventura trágica golpista desses corruptos de direita que ameaça a democracia e que roubam 54milhoes de votos não respeitando o direito sagrado do voto dado mas urnas pelo povo!

  32. A dúvida é apenas a seguinte: O Supremo estava desde o início colaborando intensamente com o golpe, ou sua atuação a favor do mesmo só veio em lances decisivos, como o impedimento da posse do presidente Lula no ministério, o que teria significado a salvação do governo Dilma? Seja como for, o Supremo deu, ele mesmo, o golpe de estado no país, em favor da oposição PMDB/PSDB. Não há como negar isso. Agora, pretende tirar Cunha da vice-presidência por que pegaria muito mal até mesmo diante dos coxinhas se o notório corrupto assumisse a presidência do país. Mas já pegou mal de qualquer jeito. Evidentemente, o STF preferiu ficar com as homenagens e os rapapés de uma emissora de televisão golpista do que com o povo brasileiro e com a Constituição.

  33. Muitos dos comentários aqui postados, considerando o desvio padrão de 000,1, são uma amostra fidedigna de que houve um transbordamento do esgôto que infiltrou nas mentes corações de pessoas aparentemente de bem. País de família; funcionários públicos ; empregados da iniciativa privada; evangélicos admiradores de Cunha, Malafaia, Feliciano e congêneres que são corruptos ” em nome de Jesus”; católicos fundamentalistas que usam ao mesmo tempo o terço e as mídias sociais para caluniar;, empresários que se dizem contra corrupção, mas sonegam descaradamente e também uma legião de adestrados da mídia que, na incapacidade de pensar por sí mesmo, recebem passivamente a lavagem cerebral permanente do JN e toda imprensa bandida. A civilidade deu lugar ao ódio e à intolerância. Ressentimentos pessoais viraram causa política. A solidariedade se tornou seletiva e tacanha: junto com a doação acompanha o pacote do ódio e da intolerância. A maldade chegou a um tal nível de banalização que a sem vergonhice, a hipocrisia, a canalhice virou um valor que massacra qualquer noção de dignidade humana. Tanto que Bolsoraro e Cunha representam hoje modelos de comportamentos a serem seguidos. No Senado a transgressão se tornou a regra. No STF o silêncio cúmplice ou comprado também está fazendo escola. As novas gerações serão uma reprodução dessa barbárie civilizatória instalada no Brasil.

  34. Hoje li no CAF, manifestação de um cidadão,estupefato com a VISITA que o STF,fez a um réu,para negociar AUMENTO DE SALÁRIOS.Ora senhor,os tais membros do STF fizeram uma visita de CORRELIGIONÁRIOS ao impoluto RÉU,pois é essa uma das obrigações de qualquer partido,aos seus membros,quando em situações aflitivas.O PARTIDO ? P.do G..PARTIDO DO GOLPE.

  35. O Brasil sempre foi e será uma fonte enorme e riquíssima de recursos naturais para sustentar o mundo de forma injusta, desde que mantenha o povo controlado, dominado, de forma que, a sua grande maioria não possa desenvolver e tomar consciência de seu poder de comandar seu próprio destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *