Quando, há um ano, apresentei aos leitores deste Tijolaço o recém-nascido Blog do Marcelo Auler, adverti que era mau negócio tentar “dar voltas” no experiente repórter, Prêmio Esso de Jornalismo na cobertura da queda de Collor, 42 anos de profissão a ensinar como não cometer imprudências e publicar aquilo que tem como provar.
Pois a tentativa de intimidação que lhe fazem delegados da PF de Curitiba, procurando calá-lo pela ameaça de punição em dinheiro só vai fazer uma coisa com Marcelo: aumentar a sua disposição de apurar a verdade.
Não há uma linha que Marcelo publique que não possa provar. Tanto que até a O Globo chamou a atenção o absurdo da proibição judicial de publicar o que apurou sobre as entranhas da Operação Lava Jato. Parece que os juízes de Curitiba acharam que era, como diz a grande imprensa, mais um “blogueiro sujo”. Não só, como este blog aqui, não recebeu um tostão de dinheiro público como, também, nenhuma ameaça de ser punido no bolso vai fazê-lo parar de ser profissional.
Porque, talvez muita gente não entenda isso, quando a gente escolhe ser jornalista, desiste (ou devia desistir) de amar e ou de temer o dinheiro.
Justiça tira do ar reportagens sobre Operação Lava-Jato
SÃO PAULO — Por ordem da Justiça, dez reportagens sobre a Operação Lava-Jato e a Polícia Federal do Paraná publicadas no blog do jornalista Marcelo Auler entre novembro do ano passado e abril foram tiradas do ar no início de maio.
Os textos tratavam de vazamentos de informações supostamente por parte de delegados e procuradores, e grampos nas celas e dependências de presos. As ações foram movidas pelos delegados Erika Mialik Marena e Mauricio Moscardi Grillo, da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Paraná.
As decisões foram proferidas pelos juízes Nei Roberto de Barros Guimarães, do 8º Juizado Especial Cível, e Vanessa Bassani, do 12º Juizado Especial Cível, ambos de Curitiba. Guimarães deferiu liminar sobre ação movida pela delegada Erika, que alegou, por meio de sua advogada, que duas das reportagens “colocam em dúvida sua seriedade de caráter enquanto delegada da Polícia Federal atuante no Grupo de Trabalho da Operação Lava-Jato”.
Vanessa decidiu sobre processo por danos morais aberto por Moscardi e proibiu que novas matérias fossem publicadas “com o conteúdo capaz de ser interpretado como ofensivo ao reclamante”.
— Censuraram as matérias sem me ouvir ou verificar os argumentos, documentos e depoimentos em que me baseei para publicá-las — disse Auler, que recorre da decisão.
Procurados, os delegados da PF não responderam aos recados deixados pelo GLOBO na assessoria da PF.
16 respostas
PT nas redes sociais tem visibilidade considerável e atinge níveis da grande mídia.
http://www.pt.org.br/cantalice-com-redes-fortes-enfrentamos-o-golpe-em-tempo-real/
Esses delegados é que tem muito a esconder devido às suas ações parciais, atitudes seletivas de direcionar as investigações para longe do PSDB, quando a tendência das mesmas investigações é ir em direção dos integrantes do PSDB e do PMDB.
Tais delegados dizem: sou “otoridade” e não posso ser questionado e os doutos juízes, também parciais, dão razão às “otoridades”.
O que seria dos escrotos EUA se não existissem canalhas da pior espécie sempre dispostos a se venderem para eles, não é? Incrível como aquela raça de matadores de índios e negros sempre se alia ao que de pior existe nos países que pretendem saquear. Aqui se faz, aqui se paga talvez também deve valer para nações.
OS GAFANHOTOS AGORA VÃO INSTALAR 2 BASES MILITARES NA ARGENTINA, E QUEM SABE COM A COLABORAÇÃO DO PRIVATEIRO E ENTREGUISTA SERRA NÓS SEREMOS PRESENTEADOS COM UMA AQUI.
Quando o Lula assumiu a presidência cancelou a instalação de uma base norte americana em Alcântara (MA). Se esse governo golpista se consolidar, o Serra vai retomar o projeto da nossa Guantánamo.
Começou a repressão, quem dá golpe precisa se manter, pois o ilegitimo mesmo com a farsa da legalidade, não se consome só com a falsa legalidade, nos conluios há sempre as ilegalidade, calculadas e desmerecidas de fatores humanos, servem ao propósito politico para o qual se instalou, o perigo desses conluios é que eles não sabem parar, são progressivos e violentos e passam a se prestarem pela razão absoluta de seus atos, se tornam verdadeiros deuses do acaso da causa própria e não conseguem mais separar o messianismo da razão, pois tem a seus lados tudo que precisam para dar suporte a mesquinhez ou seja, justiça cega por conveniência para pseudo legalidade, mídia burra para o ego, povo tolo que acredita em tudo, armas e poder para a pressão e bajuladores que tiram proveito de todo esse endeusamento e voltam as tetas para quem pensa ser um direito pelo menos na razão dos justiceiros do século XXI, força Marcelo, a mentira e a falsa ou meias verdade são como pernas de anão já nascem curtas..
Excelentes as matérias do Marcelo.
Tem muita coisa nas reportagens e nos comentários do blog.
Nesse GOLPE… não há razões étnicas, Morais e legais… simplesmente a tese: Os fins justifica os meios, daí agora essa corja de traidores… num processo de autofagia e autoflagelação… tentando justificar e safar de uma traição a uma mulher, a qual não pactuou e frustrou TODO O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO, e agora esses trairas e corruptos profissionais e que pensavam que seria para sempre… e já tinha como certo a segurança e a estabilidade deles e de sua geração de batedores de panelas de suas famílias e dos seus cupinxas… ESTÃO NÚS e com as duas mãos no CÚ… agora vão muitos presos e pagar ao menos um pouco do que surrupiaram do povo… ou seja, da Educação, Saúde, Infraestrutura do País e do desenvolvimento do Brasil como nação Continental e com um presente próspero e com influência em todos os contextos entre as maiores nações… devido essa ganância… o Brasil, nesse momento, com esse governo traíra e ilegítimo é uma grande piada… ainda bem que os maiores jornais, inclusive os que eram a favor, por pura burrice e interesses pelo vil metal, estão desqualificando esse TEMErário governo.
vai ter pau..
Pegue-se estes dois vagabundos juízes e se aplique o “sistema Moro” de justiça, logo vão cantar a Constituição em prosa e verso…Tire-se as mordomias e os altos salários desta Casta Maldita e eles vão começar a aplicar a Lei e a Constituição, como, aliás, é a obrigação deles. Se continuarem renitentes, na França de 1789 criaram um instrumento ideal para resolver isso e em praça pública… Eu, nos meus 70 anos, estou de saco cheio de juiz sem vergonha, venal, corrupto, cuja única punição, quando apurada, é aposentadoria com salário de 40 mil por mês. E incluo aí o mesmo sentimento com relação ao ministério público, que se transformou no ministério público da vergonha.
Já estamos numa ditadura. Tem que sair do Brasil e denunciar o Golpe
QUANDO A ARROGÂNCIA ESCONDE A IGNORÂNCIA: http://outraspalavras.net/brasil/gilmar-mendes-ignorancia-e-preconceito/
PS – Já me dispus a colaborar financeiramente para as despesas da defesa de Marcelo Auler, e mesmo que ele não peça, vou enviar-lhe minha contribuição e conclamo a todos a fazer o mesmo contra o Marcarthismo golpista.
Esse é o estado policial que tanto denunciávamos em que o Brasil poderia se tornar. Começou no mensalão com condenações sem prova. Aquilo foi a ” senha” para tribunais de primeira instância, ou seja, se o STF que deveria ser o guardião da Constituição não a respeita. Então, quem, abaixo do STF irá respeitar? Ninguém. Condenar sem provas, o que acontece depois? é a porteira aberta para pisotear a Constituição em qualquer instância do poder judiciário. Hoje o golpe não tem o verde oliva e suas baionetas na repressão, por enquanto, mas o preto da toga e a caneta de um juiz, que o titularam para ser o instrumento desse golpe e desrespeitar a Constituição. Pelo que se vê, o golpe não é contra a corrupção do PT, pois PMDB PSDB, PP, etc estão até o último fio de cabelo atolados em corrupção. A escolha por parte de agentes do estado a perseguir um único partido como se esse partido fosse o câncer da corrupção não tem como foco verdadeiro a corrupção, mas o projeto político que esse partido representa. Essa ação dos agentes do estado contra um jornalista, que mostra o desvio de poder para um objetivo político, evidencia exatamente o que é essa operação. Porém, nem tudo dá certo, pois ela sai do controle e respinga em quem não poderia atingir, mas há de se consertar isso com a ajuda de algum ministro no STF, quem? Ele mesmo GM. A ditadura fazia isso com censura, repressão e morte. Hoje não está sendo diferente, pois censuram com processos para sufocar economicamente e também com ameaça de prisão. Tempos estranhos, mas o povo está vendo isso.
“Estou processando porque menti e o cara me chamou de mentiroso! Quem ele pensa que é? Olha pra ele e olha pra mim! Esta gentinha não sabe seu lugar. Eu não estudei tanto tempo, prestei concurso pra chegar onde cheguei por mérito, pra depois alguém vir me questionar e duvidar do meu caráter. Eu tenho direitos! A autoridade deve ser respeitada!” Rê re re re re!
É muito importante a indignação. Mas o momento pede que todos nós, não importa a cidade do Brasil onde estejamos, NO DIA 10 É IMPRESCINDÍVEL A NOSSA PRESENÇA QUE DARÁ O ROSTO DA NOSSA INDIGNAÇÃO.
O que dá a pensar para um leigo é que a lava jato ocupe seu tempo em investigar quem fala mal dela, quem a critica ou viajar para promoção de imagens, dar palestra para promoção de imagem, dar entrevista no exterior para promoção de imagem. Enquanto isso, os irmãos da carne fraca em plena época de caça e delações cometiam seus crimes envolvendo um presidente golpista e um senador golpista, por sinal amigos do chefão de Curitiba. Falando em imagens promocionais, eles não tem espelho?