Com que cara o ocupante da Presidência, Michel Temer, vai se encontrar hoje com o Procurador-Geral da república, Rodrigo Janot?
Como vai explicar que seu ministro da Transparência tenha sido exibido ontem, pelo Fantástico, em novas gravações do delator Sérgio Machado orientando Renan Calheiros sobre como dificultar a ação do Ministério Público?
Nenhuma chance de ser considerada uma orientação de advogado a cliente: Fabiano Silveira era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indicado pelo Senado, isto é, pelo próprio Renan para o órgão de controle do Judiciário.
A mídia, ainda cedo, está dando pouco espaço á história, mas ela vai crescer.
Porque, como diz Marcelo Auler na reportagem que reproduzo abaixo sobre o caso, trata-se de Temer ter colocado uma raposa para tomar conta do galinheiro.
Quem pode confiar na lisura dos acordos feitos pela Controladoria Geral da União, a qual Fabiano agora chefia, envolvendo bilhões de reais, se o seu chefe agia para ajudar Renan calheiros a escapar das investigações?
E se nossa mídia quiser ser “boazinha” e dar pouca repercussão, a imprensa internacional já está ligadíssima nas contradições do esquema que levou à derrubada de Dilma.
Aliás, em qualquer lugar do mundo, um Ministro da Transparência flagrado em gravações para “abafar” uma investigação estaria, agora, com a carta de demissão entregue, saindo de fininho e torcendo para que o mundo o esquecesse.
Fantástico: Michel Temer coloca a
raposa para cuidar do galinheiro
Sem dúvida, é Fantástico.
Talvez nem tanto o programa em si, mas a reportagem apresentada na noite deste domingo (29/05) mostrando que o presidente Michel Temer, ao nomear Fabiano Silveira para o ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, não fez nada mais do que colocar a raposa para cuidar do galinheiro.
Se antes era difícil entender os motivos que levaram o governo a acabar com o que dava certo, a Controladoria Geral da União (CGU), agora tudo se clareia. Na verdade, quiseram apenas tumultuar, com mudanças desnecessárias que serviram de provocações junto aos servidores – os quais, no domingo, segundo o jornal O Globo, anunciaram uma paralisação, nesta segunda-feira (30/05) para forçar a saída da raposa, ops, de Fabiano. Certamente, o novo governo imaginava que tumultuando conseguiria tirar o foco do objetivo principal que já não consegue esconder: evitar punições dos atuais governistas que frequentam as listas sujas da Lava Jato.
Curioso é que todos da oposição ao governo Dilma Rousseff, inclusive e principalmente os meios de comunicação das Organizações Globo e seus jornalistas, sempre acusaram o governo legitimamente eleito de querer melar as apurações de corrupção. Mas, não só não conseguiram provar nada contra a presidente e seus ministros, como ainda souberam, através das muitas conversas vazadas, publicadas pela Folha de S. Paulo, na semana que passou, que ela rejeitou qualquer tipo de interferência.
Agora, por meio da Rede Globo, descobrimos que antes mesmo de ser governo, ministros do presidente interino que chegou ao cargo pelo golpe, já tentavam interferir nas investigações. Imagine-se o que não pretendem fazer nos postos em que se encontram?
Quem quer melar? – Lembro, por exemplo, que ao assumir, em março, o ministério da Justiça, o sub-procurador da República, Eugênio Aragão, de maneira infeliz mandou um recado para a Polícia Federal de que trocaria a equipe de investigação se sentisse “cheiro” de vazamento, sem precisar de provas. Os protestos foram gerais.
Minha colega e ex-chefe, Miriam Leitão, por exemplo, escreveu a coluna “O homem amigo“, em O Globo, acusando o então novo ministro de “buscar um pretexto para intervir na equipe da Lava-Jato. Mesmo sem ter tido sequer cheiro de vazamento, ele continuou. Circulam rumores de que ele tem uma lista das cabeças que cortará. O “Valor” ontem falou de duas dessas cabeças: Rosalvo Ferreira, superintende da Polícia Federal no Paraná, e Igor Romário de Paula, diretor de combate ao crime organizado no Paraná. Além, claro, do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello”.
Na época, respaldado na nossa antiga amizade, mandei-lhe uma mensagem dizendo que não era bem isto, ou seja, acabar com a Lava Jato. Mas, sim, botar ordem na casa. Dela recebi uma delicada e gentil resposta, na qual, após confessar ser leitora do blog, insistiu na sua tese:
“Não posso no entanto tapar o sol com a peneira, o que o ministro quer é o que foi dito explicitamente pelo Lula. Não é corrigir eventuais erros, mas interferir no processo de investigação. Neste caso nós estamos vendo os acontecimentos por ângulos inteiramente diferentes. Mas discordância é normal.”
Quem fez pelo DPF – O tempo passou e mostrou quem tinha razão. Pode-se até alegar que a permanência de Aragão foi por um prazo pequeno. Mas, era suficiente para ele, por exemplo, cobrar explicações dos muitos desmandos que foram denunciados por toda imprensa, inclusive, por este blog. Certamente, não teve condições políticas de fazê-lo. Nem tempo para mudar a estrutura.
Os dois meses e pouco em que ele foi ministro, porém, foram suficientes para tomar iniciativas que demonstram justamente o contrário. Em uma delas, antecipou todo o orçamento do Departamento de Polícia Federal (DPF), de 2016, para evitar que reclamassem da falta de recursos para as investigações. Foi capaz ainda de convencer o ministério do Planejamento a fechar um acordo de aumento salarial com os representantes de todas as categorias do DPF, previsto para começar a ser pago no início de 2017. Isto é, se Temer e Henrique Meireles cumprirem o que foi combinado com o governo Dilma. Pessoalmente, tenho minhas dúvidas.
Imagem no exterior – A coincidência maior é que coube ao jornalista Vladimir Neto, filho de Míriam, apresentar o “furo” de reportagem da TV Globo na noite de domingo. Verdade que a reportagem é fruto de mais um dos vazamentos seletivos que ocorrem com frequência na Lava Jato. Desta vez, provavelmente, um vazamento pela turma do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Confesso, como jornalista, receberia de bom grado informação como esta.
Certamente, se o governo interino quiser se passar por sério, hoje ele trocará mais um ministro. O segundo em menos de um mês. Um bom recorde para uma nova administração.
Há ainda um outro aspecto de toda esta história que precisa ser lembrado, para depois ser cobrado. Fabiano, quando tentou ajudar seu “padrinho político”, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ocupava uma cadeira no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituição criada para justamente zelar pelo bom andamento do Judiciário.
O que ele fez, salvo melhor juízo dos que operam o Direito, tem nome e pena previstos no Código Penal: advocacia administrativa.
Trata-se do Art. 321 do Código Penal: Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário: Pena – detenção, de um a três meses, ou multa. Parágrafo único – Se o interesse é ilegítimo: Pena – detenção, de três meses a um ano, além da multa.
É um assunto para o atual presidente do CNJ, o ministro Ricardo Lewandowski deter-se sobre ele. Teoricamente, o crime foi cometido, pois Fabiano, como diz a reportagem, andou atrás da Força Tarefa da Lava Jato em busca de informações sobre a situação de Calheiros. Mas será que o procurador-geral, Janot, se preocupará em apurar e denunciar se tudo se confirmar? Ou deixará de lado, como tem sido habitual com todas as irregularidades que foram cometidas pela chamada Força Tarefa da Lava Jato, insistentemente denunciadas?
A propósito: no horário do Fantástico, no domingo (29/05) eu viajava de carro do Rio para São Paulo. Por todas as cidades onde passei – é verdade que algumas à distância – não ouvi baterem panelas reclamando da tentativa de melarem a Lava Jato. Foi uma falha de audição minha?
25 respostas
Esse bando ainda destrói o Brasil…
Que vergonha da Europa onde a corrupcão é bem mais moderada que nos Estados Unidos, por exemplo.
Bandido mor do Brasil, GILMAR MENDES.
Esta tudo dominado. Não há crime, não há equívocos, erros onde TODOS estão envolvidos e associados. PGR, STF, Lavajato(com seu seletismo e erros grotescos ferindo as leis) , NADA acontecerá, apenas que o GOLPE seguirá seu curso. Quando a arrogância , incapacidade de senso crítico, predomina que se dane a DEMOCRACIA, que se dane a REPUBLICA, o “JOGO” de interesses do CAPITAL fala mais alto. INDECENTE E NOJENTO. Povo Brasileiro se espelhe na França URGENTE.
Planejar, controlar, fiscalizar e agora tornar transparente o propósito de exterminar a Lava- Jato. Estes seriam o papel de Juca e Fabiano no Ministério do Temer. E eles dizem que a criminosa é a Dilma.Baáaaaaaasta. Volta querida e, com data de ontem.
Até mesmo juízes do STF e o Procurador Geral da República estariam sendo investigados e sob o risco de prisão por conspiração. As gravações de Sérgio Machado não deixam dúvidas de que houve uma ampla e criminosa conspiração contra o Estado e contra a ordem democrática. Se não forem derrubados e presos nos próximos meses em consequência da luta política e da desobediência civil em curso terão que ser presos e julgados num futuro governo democrático. ( Aldo Fornasieri)
Mas o que se vê são as pessoas decentes sendo acuadas pelo Grande Esquema: Eugenio Aragão, Dilma, Lula, Otto, Genoino, Ze Dirceu, Greenwald e outros seguem perseguidos.
Será que o Grande Esquema está tao certo assim de um parlamentarismo? Já comprou os ratos?
Candidato, não tem.
É verdade que Temer envergonha QQ pessoa, até os do Grande Esquema. Mas atirar assim nos sócios como a mídia começou a fazer é de se questionar.
CARLOS MENDES: É exatamente isso que me preocupa. Sábado postei sobre isso no Tijolaço. Se a Globo fala das falcatruas do governo usurpador, quem ou o que está por trás dessas denúncias que, geralmente, eles não noticiam ou tentam abafar? O que realmente está em curso no Brasil que ainda não percebemos? Serra no exterior tentando mudar a imagem do golpe. Aécio poupado pela mídia, apesar do Sarney ter dito que ele está acabado. Coincidentemente os dois são do PSDB. Um paulista, um mineiro. Ambos podem ser definidos como o pior que temos na política. Tá difícil pegar o fio da meada. Mas dá prá entender alguma coisa. O Temer já sentiu que a casa está caindo. Os vazamentos atingem agora esse governo interino. Podemos concluir que cai todo mundo, inclusive a Dilma e que se marque novas eleições? Parece o mais óbvio. Mas para que isso aconteça teriam que tornar o Lula e a Dilma inelegíveis. Se vierem a ser confirmados os fatos, só temos uma opção: a esquerda apoiar o Ciro Gomes. Talvez ele seja o único que possa derrubar a direita raivosa e entreguista.
Ajudem aí a desvendar o que não estamos percebendo pois, com certeza, eles estão armando alguma coisa diabólica.
Pode até ser que haja uma jogada mirabolante da parte da Globo, difícil saber. Por outro lado, os golpistas, e pricipalmente o Conde dracula, estão mostrando que são incapazes de segurar o rojão do golpe. A mídia hegemônica pode tb ter percebido que o golpe vazou demais e atingiu um ponto insustentável. Podem estar tentando cobrir as bundas para não perder tudo. Pode tb ser uma mistura disso tudo com alguma carta que ainda não foi jogada.
Não, não e falha da sua audição, e a hipocrisia que impera neste País, a cegueira de parte da elite corrompida e desnuda e sem moral,sem caráter,sem escrúpulo.
Quando é que vão prender o Gilmar?
reportagem de hoje no estadão revela que o patrimônio do Temer duplicou em duas eleições e hoje já supera 11 milhões ( por baixo). Seu filho de 7 anos do segundo casamento já recebeu em imóveis em SP 2.000.000,00 -Suas filhas dos casamentos anteriores também já receberam imóveis como herança. Sua casa onde reside está avaliada pela prefeitura em aproximadamente 3.000.000,00 ( cálculo p/ IPTU) sem contar outra, no bairro de Pacaembú avaliada 1,5 milhões, tudo com salário de dep. Federal.
E o investigado é o Lula pela lavajato por ter um ap. de 3 quartos em Santo Andre.
Malafaia errou feio com a profecia do fim da corrupção. Aumentou. Decerto era linguagem divina cifrada.
Volta lá e análise com rigor a prisão de Delcídio.
Quem planejou com tanto cuidado e esmero? Por quê?
Por quê se deu um clima de espontaneidade quando não havia nenhuma?
Por quê se abafou o caso na mídia e se deu um tratamento cirúrgico ao caso Delcidio?
Com soltura rápida, licença médica, afastamento sem dores e sumiço?
As cousas ficam mais claras agora. ( nota: não sou petista, não conheço Cervero e não gosto de corrupção)
O programa “Fantástico” da Globo pautando o blog.
Vivi para ver isto, mas não era a mídia golpista a serviços dos ianques para a tomada da Brasilândia pelo Tio Sam????
Governo Temer é podre, governo Dilma foi podre, a política é podre, sem seletividade.
O nome diz tudo: ministério do TRAFICO = transparência, fiscalização e controle.
Tráfico de ladrões, usurpadores, drogas, influências, pessoas (da mídia, do judiciário, do congresso) , dinheiro (dólares), etc.
A muito tempo sigo os BLOGS como referencia da transparência politica
do meu BRASIL.
E sinto-me parte da conquista desta credibilidade.
Isto é uma coisa que coxinhas e golpistas nunca alcançarão.
Parabens..
Seus ouvidos estão em perfeito estado.
Esse Aragão nunca me enganou… Primeiro por ser amigo pessoal do carlos sampaio (que anda escondido), um dos maiores inimigos da Dilma, depois por suas iniciativas, quando não por inércia ou defendendo sutilmente a turma do golpe, sem querer, querendo. Mais uma decepção para Dilma. Na verdade falta material humano na política. Está difícil escolher alguém.
Esse temeroso é um ladrão profissional, rouba muito bem. O que será que fazem com tanto dinheiro? ´Figuras lamentáveis…
Temer não é presidente! Está presidente interino! – CUNHA MORREU, TEMER AGONIZA, DILMA RENASCE.
Considerando que o stf está na “fita” a que órgão competiria processar e julgar os criminosos que integra o governo golpista?
Temer disse que sabe tratar com bandidos , isso cai bem quando falar com Gilmar Mendes e Janot tudo gangster da mesma mafia.
A gente não pode negar que a natureza corrupta disto que, na verdade, melhor seria chamar de desgoverno, ficou mesmo bem mais transparente do que, por exemplo, na República dos Escândalos que foram os dois mandatos do FHC.
Não se ouvirá mais panelas! Os coxinhas, agora enroladinhos, não conseguem formar um cenário político muito maior que suas cabecinhas consigam entender.
O negócio era tirar a Dilma. Pronto, satisfeita a vontade infantil de tirar a Dilma, perderam o interesse por política, ainda que a própria mídia vem agora, estranhamente, mostrado que Temer vai ferrar todo mundo e que, os verdadeiros criminosos, estavam no lado do golpe.
“Não fale em crise. Trabalhe (otário)!”
TEMER DISSE QUE SABE TRATAR BANDIDOS. E CLARO QUE SABE E SO VER O MINISTERIADO. TEM ATE UM MINISTRO CONHECIDO COMO ELISEU QUADRILHA
E os patetas que eventualmente aparecem por aqui, aplaudem o governo golpista e provisório. Por isso são patetas. Patetas estatizados do Temer!
Essa é a moralização do Brasil dos golpitimistas. As instituições, corroídas na trajetória do golpe, observam enquanto os vermes participam da briga de foices para pegar os nacos que restam do Brasil. Pqp, como pode pessoas acreditarem que iria brotar coisa boa do impeachment? Tem que ser é muito burro mesmo!
Brito, aqui em Natal, também não ouvi ninguém bater panelas em nenhum momento do fantástico. Digo em nenhum momento, porque não assisto este canal e não sei em que momento daquele programa saiu esta reportagem.