Jornalistas saem em defesa de Marcelo Auler

algema

Compartilho a publicação de meu colega Marcelo Auler, que está sendo vítima de censura por parte da Justiça do Paraná, em razão das matérias que fez sobre os delegados envolvidos na Operação Lava Jato. Imaginar que o Brasil possa voltar ao tempos da censura prévia é aceitar que voltemos aos tempos da ditadura.

ABI e Abraji protestam contra
a censura imposta ao blog

Marcelo Auler, em seu blog

À solidariedade que este blog vem recebendo de muitos de seus leitores e diversos profissionais de imprensa juntam-se entidades que reúnem jornalistas como a histórica Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a combativa Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em notas, as duas criticam a censura que atinge um direito constitucional dos brasileiros de terem acesso à livre informação.

Como reza a Constituição Brasileira de 1988 em seus artigos arts. 5º, IV, IX e XIV, e 220º, caput e §§ 1º e 2º,  não se trata de um direito do repórter, colunista, blogueiro ou de quem escreve ou transmite notícias por quaisquer meios de comunicação. Este direito pertence ao público a quem se dirige o noticiário. Ele tem sido reiteradamente garantido pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive se sobrepondo ao direito da honra ou da imagem de cada cidadão.

Em decisão proferida em junho de 2014 na Reclamação 16.434, impetrada pela Revista Eletrônica Século Diário (Espírito Santo), a ministra Rosa Weber foi clara e enfática:

Não há dúvida de que a restrição à crítica tende a propiciar um ambiente percebido como mais confortável por aqueles investidos de autoridade na seara pública. O regime democrático, contudo, não tolera a imposição de ônus excessivos a indivíduos ou órgãos de imprensa que se proponham a emitir publicamente opiniões, avaliações ou críticas sobre a atuação de agentes públicos.

Siga lendo no Blog do Auler.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

7 respostas

  1. Na década de 80 no desgoverno Roberto Marinho/José Sarney,teve um episódio em que Roberto The Marinho mandava um sujeito falar com General Leônidas,agora,por enquanto,até o restabelecimento da democracia e a volta da presidenta eleita Dilma,qualquer coisinha o presidente golpista João Roberto e Irineu Marinho fala com o secretário da presidência Michel Temer(Globo e você,tudo a Temer) e manda procurar o Coronel Gilmar Menthes.

    Na minha opinião,o próximo a cair no governo golpista,ilegitimo e que está matando o Brasil de vergonha mundo a fora,vai ser Eduardo Cunha,dessa vez oficialmente,e depois cai Henrique Alves.

    Só que não esperem cana para Cunha e nem Jucá,pois Siergio Moro,o cabra macho que prendeu vários magnatas,juristas,celebridades,narcotraficantes e afins no caso Banestado,e o STF já sabem que se prenderem os dois eles acabam com a oposição em 5 minutos de delação torturada.

  2. INGÊNUO ALATTI: diga alguma coisa sincera para variar um pouco seus comentários lacônicos.

  3. Agora a aparece outro coxinha chamando o PT de comunista. Ten que ser muito tonto mesmo. Será que ele sabe definir comunismo e socialismo? Creio que não. Vamos enunerá-lo:
    ANTA III. A n° 1 é o AlisSONSO e a n°2 é o Everaldo.

  4. Marcelo Auler tem o opoio de todos democratas que defendem a liberdade de expressão e uma mídia comprometida com os fatos. Nessa luta contra os golpistas Auler sairá fortalecido. Venceremos! Coragem!

  5. O importante é a nossa colaboração para que o Marcelo possa continuar nessa luta que é nossa também. Basta ir ao blog e pegar a conta do BB para fazer uma transferência. Está tudo invertido: os delegados são acusados de fazer grampos ilegais e ainda ficam obtendo benesses da JF do PR, a mesma da seletividade de Moro/MPF/PF. E o processo que investiga o grampo? Ah, esse pode esquecer… Tá dominado.

  6. Repúdio advindo do judiciário golpista equivale a um Pulitzer. Se for processado, emoldure e coloque na parede! Poucos receberão tão grande honraria neste país..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *