Desde o início a gente avisou aqui que era “furada” tentar intimidar o repórter Marcelo Auler.
E pior, intimidar com truques que a um consagrado repórter como ele jamais vão enganar é mais que correr o risco: é a certeza de que sera acabará ficando nu na praça.
Foi o que aconteceu com o delegado Maurício Moscardi, da Polícia Federal, que acionou o repórter por supostos “danos morais” e levou a justiça a decretar a censura a seu blog.
Moscardi, com intervalo de poucas horas, entrou com a mesma ação em dois juizados.
No dia 13 de abril, às às 21h08min., entrou com a ação de indenização por danos morais contra Auler no 11° Juizado Especial Cível de Curitiba, fórum central. No dia seguinte, fez o mesmo no Juizado Especial Cível de Santa Felicidade (bairro de Curitiba). E pediu em ambas sigilo de Justiça, alegando risco de vida – sabe-se lá porque.
Uma das juízas caiu na lábia do delegado e concedeu. A outra, recusou, por óbvio.
No dia 3 de maio, a juíza que ainda dava seguimento ao processo indeferiu o pedido liminar de Moscardi para censurar o blog.
O que fez ele? No mesmo dia 3, entrou com uma terceira ação, no fórum central, onde, finalmente, conseguiu a decisão absurda que, quase um mês depois, foi derrubada por um erro material: o comprovante de endereço juntado não correspondia ao declarado na petição.
O delegado talvez não saiba que Marcelo Auler já desmontou tramas muito, mas muito mais complexas que esta.
Expôs a justiça paranaense a uma onda de protestos pela restauração da censur a levando a erro três juízes.
Agora, será processado por litigância de má-fé, algo que infelizmente deveria ser mais comum na Justiça brasileira.
Leia toda a história no blog do Auler e vejam como armaram em cima do cara errado.
14 respostas
Vai ser difícil acabar com essa bandidagem no Brasil, pois não temos MP, PF e Judiciário isentos, probos. Essas instituições como os políticos são e estão nelas o que tem de pior, como seres humanos, na sociedade.
Eu conhecia o Grilo Falante… Agora vejo espécies novas: Grillo Boquirrotus e Grillo Pillantrus… Verifiquei que há vários predadores de grilos… no caso, quem pegou o boquirroto foi uma coruja… Que Pelas Atena sempre proteja as corujas… ah, em tempo, e já que falo de animais, o PIG parece estar calado… ao que tudo indica chafurda entre sujeiras variadas
O PIG está em conferência. Em pauta, como fazer de Temer um herói ao mesmo tempo em que reconhece seus crimes.
Aos quatro ventos da Pátria,
que seja exposto o focinho
do vira-lata.
Com as arbitrariedades do juiz Sérgio Moro sendo encampadas pelo TRF da 4ª Região, pelo STJ e, por último, pelo STF que, aliás, anteriormente à lava jato já desancou o juiz em voto do Ministro Gilmar Mendes (que o chamou de absolutista e indisciplinado por desrespeitar os limites de sua jurisdição e decisões superiores), os que o rodeiam, sejam do Ministério Público Federal ou da Polícia Federal, assumiram o mesmo comportamento:- “A lei sou EU” (La garantia soy jo). Esses policiais e promotores já se acham, pela Lava Jato, lotados em PODERES INDEPENDENTES. Agora o Brasil faz uma releitura da Teoria dos Três Poderes (executivo, legislativo e judiciário) do secular Barão de Montesquieu (executivo, legislativo, judiciário, POLÍCIA e MINISTÉRIO PÚBLICO).
É Carteirada até por parte de lambaris bobos. Imagine o que os bagrões não pensam ou não fazem por trás dos panos.
Queria só saber o que esta gente ganha para fazer isso, de quem ganha e o quanto ganha.
Pode dar o nome de “litigância de má-fé”, se quiser. Mas esta a meu ver se aplica aos particulares. Tratando-se de agente público, cuja HONESTIDADE é ou seria um dever, mais correto (s.m.j.) é denunciar por IMPROBIDADE (art. 11 da Lei nº 8.429/1992). Infelizmente a escória moral da sociedade chegou aos cargos públicos – aqueles que acham normal “levar vantagem em tudo” (e dane-se a lei e a honestidade, e a sociedade…).
Não passa de um criminoso “JUSTICEIRO”.
Agora cabe a OAB , expulsar esse falso advogado.
Esta turma de PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER… Cada dia aparece um novo. Se o que ele queria é ficar conhecido, toda a blogosfera já o conhece.
A boneca se estrepou. ..
Chama o japa da Federal .
E esses caras recebem fortunas do erário .
Um Legislativo podre é tolerável, pois há possibilidade de bani-los via eleições, agora, criaturas da justiça aprontando contra o povo, por questões políticas, o que podemos fazer? Um pais que não preza a sua justiça, despreza o seu futuro. Quem sabe um dia tenhamos um sistema decente que possamos chamar de judiciário.
Além do fato de instaurar censura ser ilegal (e criminoso, por que os motivos por trás da iniciativa tambem o são), as ações do delegado caracterizam prevaricação, uma vez que valeu-se da condição de servidor público para obter vantagem (a reclamada indenização). Não bastasse isto, há a litigação de má fé.
Estes motivos são mais que suficientes para ação disciplinar que leva à exoneração do cargo, alem de outras penalidade previstas.
Quando essa histeria golpista passar (espero que não demore muito) e a sociedade enquadrar democraticamente as instituições de estado, esses crimes terão que ser punidos, para evitar que se repitam.