Dilma à BBC: “volto para convocar plebiscito por diretas”

trid

Como a população brasileira é tratada como uma criança a quem não se conta tudo pela mídia nacional, Dilma Rousseff escolheu a tradicionalíssima BBC para confirmar que proporá um plebiscito para que o povo decida ou não por eleições antecipadas , caso os senadores permitam seu eventual retorno à Presidência.

“Estou defendendo um plebiscito porque quem pode falar o que eu devo fazer não é nem o Congresso, nem uma pesquisa, ou qualquer coisa. Quem pode falar é o conjunto da população brasileira “.

A BBC ressalta que esta “é a opinião também da maioria da população brasileira, segundo pesquisas recentes“.

O plebiscito, claro, precisa ser aprovado por maioria simples no Congresso, mas abre uma “sinuca” aos parlamentares de oposição: negá-lo é, além de permitir sua continuidade no cargo, expor sua posição contrária ao exercício da soberania popular.oje parece muito difícil aprovar a proposta, já que a maioria dos parlamentares apoia Temer.

A presidente afastada reconheceu a dificuldade à BBC Brasil, mas ressaltou que é necessário apenas o apoio da maioria simples dos congressistas (metade dos presentes na sessão) para convocar um plebiscito.

“Acredito que nós temos que lutar para viabilizar o plebiscito. Pode ser difícil passar (no Congresso), a eleição direta foi também. Nós perdemos quando nós defendemos as Diretas Já (campanha pelo voto direto em 1984) e tinha milhões de pessoas nas ruas. Perdemos num momento e ganhamos no outro”.

Sobre a “instabilidade política” que um plebiscito e novas eleições poderiam trazer, disse que isso são argumentos típicos de ditaduras:

‘Sabe por que a gente não pode fazer eleição? Primeiro, porque causa instabilidade política; segundo, o povo não é capaz de votar e escolher devidamente; terceiro, nem sempre a maioria é lúcida’. Essas três razões nos deram 20 anos de ditadura”.

Dilma rechaçou a ideia de um acordo para uma renúncia dupla, dela e de Temer, que abriria caminho para novas eleições sem a necessidade de uma emenda constitucional, dizendo que “seria muita ingenuidade” achar que o homem que usurpou a Presidência fosse abrir mão do cargoImage captionDilma diz que seria “muita ingenuidade” acreditar que Temer renunciaria

A presidenta afastada disse que acha possível, pelo fato de a sessão de julgamento final de seu impeachment ser presidida por Ricardo Lewandoeski, presidente do STF, comparecer para fazer, pessoalmente, sua defesa e que não há hipótese de renunciar antes do veredito.

” Não renuncio. Eu volto para o governo e faço um plebiscito. É essa a proposta. Não tem hipótese de eu fazer esse gesto tresloucado: renunciar. Eu acho que eu vou ser conhecida também como a primeira (presidente) mulher que, apesar de tudo, não deu um tiro no peito, e também não renunciei”.

Não é, de fato, o retrato de Getúlio Vargas que aparece sobre um móvel do Palácio da Alvorada que a BBC flagra nas fotos da matéria. São os dela, Lula e JK, o que parece indicar quais são as ligações políticas e o projeto de desenvolvimento que Dilma quer conservar até o último minuto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Coração Valente, estamos juntos. A senhora volta e o povo quer eleições só em 2018, com Lula vencendo.

  2. “Boa-diamente”, ‘fOOOOOra temer’!
    E leve junto os(as) seus/suas ‘honoráveis bandidos(as)’!

    … O usurpador é tão canalha e vaidoso a ponto de ter se orgulhado por ser chamado de GOLPISTA!
    E o que o usurpador sem caráter algum e sem pescoço decorativo teme mesmo é a cadeia!
    Por extensão, a quadrilha mafiosa ‘delle’!

    ***

    Em Fortaleza, Lula defende Dilma e chama Temer de ‘golpista’

    Postado em 2 de agosto de 2016 às 7:26 am

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/em-fortaleza-lula-defende-dilma-e-chama-temer-de-golpista/

    1. OS MALOQUEIROS TEMERário/TEMERo$$$o, *”[ro]mero *’Esta PORRA ‘Jucá(i)'”, RÉUnan Calheiros et caterva continuam “vagabundando” a nação em frangalhos!
      “E a maior preocupação” é a viagem da ‘famiglia’ TEMERárioa/TEMERo$$$a à China!
      A bela, recatada &$ da mansão deve estar doida para conhecer a muralha!
      *’Esta PORRA’ do infausto nome ‘Jucá(i)’ é a Lava Jato!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$

      Planalto tenta convencer Renan a antecipar julgamento do impeachment

      01/08/2016

      (…)

      CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]:
      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/08/1797785-planalto-tenta-convencer-renan-a-antecipar-julgamento-do-impeachment.shtml

      1. CUNHA PREPARA DOSSIÊ PARA DELATAR SEUS ALIADOS

        O ex-presidente da Câmara, deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), começou a preparar um dossiê com os nomes de todos os políticos que receberam favores seus nos últimos; o motivo seria se preparar para uma eventual delação premiada caso seja mesmo cassado no plenário nas próximas semanas; interino Michel Temer, que chamou Cunha de “incansável batalhador jurídico e político”, é um de seus maiores aliados e tenta manobrar para que a cassação de Cunha fique para depois do impeachment; o receio, no Palácio do Planalto, é que o governo provisório não resista a uma eventual delação de Cunha, que é também suspeito de ter gravado uma conversa com o próprio Temer no Jaburu

        2 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 05:33

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/247117/Cunha-prepara-dossi%C3%AA-para-delatar-seus-aliados.htm

  3. ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM!

    ***

    KENNEDY ALENCAR: ADIAR CASSAÇÃO DE CUNHA SERIA UM ESCÂNDALO

    “Há movimento de bastidor para decidir primeiro destino de Dilma”, diz o jornalista Kennedy Alencar, que faz um alerta ao novo presidente da Câmara; “Postegar a cassação de Cunha para depois do impeachment de Dilma é uma manobra que deveria ser impedida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tem o poder de colocar o caso em votação. Essa decisão será um grande teste para Maia viabilizar ou afundar sua gestão no comando da Casa”

    2 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 05:47

    (…)

    FONTE: http://www.blogdokennedy.com.br/votar-cassacao-de-cunha-apos-impeachment-seria-escandalo/

  4. E isso ai Dilma ! Tiro teriamos que dar nos golpistas e nos coxinhas acéfalos. Vamos à luta que quem dorme não pensa e quem pensa não tem tempo pra ficar resmungando. Lula e Dilma mudando e Brasil e lavando a lambança desses vermes oligarcas ratos de esgoto.
    #ForaVampiroDecadenteDecorativoUsurpador !!!

    #VOLTAQUERIDA

  5. É lamentável ver-se obrigada a isso mas teriam que ser eleições gerais ou quem governa com essa mafia além da direita escravagista e fascista?
    Ainda digo que jamais um País esteve tão pronto para uma revolução popular como o nosso falta a todos que sempre chamaram o PT de covarde a coragem que constrói uma Nação.

  6. … Para “o ‘CU(nha)’ do Temer” antecipar a “vazação”, bastaria as dondocas cheirosas esposa, filha e enteada do meliante-mor da nação em frangalhos serem convidadas a tomarem um cafezinho na gloriosa (sic) ‘Guantánamo da Província do Paraná’!
    Mas, aí, “o caso não vem ao caso”, não é mesmo [sérgio] ‘mor(T)o’?
    Mesmo porque se houvesse a tal convocação, “o ‘CU(nha)’ TEMERário” (risos) ‘vazaria’ até as mães dos ‘mor(T)os’!

    EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
    o ‘Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ é outro enganador e nazigolpista:
    pediu a prisão de ventre do ‘CU(nha)’ do Temer (sic) porque tinha certeza que o STFede diria:
    “nananinão’!

    E que país é este, siô?
    “A Republiqueta [das FRAUDES] do ‘CU(nha)’ do Mundo”!

    Coitados(as):
    dos(as) turistas em pleno, pasme, jogos olímpicos!
    E haja recordes de [falta de] vergonha a serem batidos!

    PQP

    1. … [o ‘Janot enganador’] pediu a prisão de ventre (sic) do ‘CU(nha)’ do Temer porque tinha certeza que o STFede diria:
      “nananinão’!

  7. Tudo bem que para voltar Dilma tenha que acenar com a proposta do senador Requião de um plebiscito para novas eleições. Porém, tal proposta que igualmente golpista, pois, quando chamamos Temer e sua “turma” de golpista é porque eles estão desrespeitando a vontade da maioria da população, que elegeu Dilma. a população já fez a sua escolha. Ao mesmo tempo é má fé dizer que o governo Dilma errou sem considerar que a verdadeira responsabilidade dos problemas enfrentados pelo pais, a partir do segundo trimestre de 2014, foi exatamente do congresso nacional com as suas pautas bombas, visando exatamente dificultar as ações governamentais: resumindo, preparando terreno para o golpe. Basta olhar para o período e ver o índice de desemprego, de inflação, etc. Outro fato importante. A verdadeira causa do caos é, além da ação do congresso, o judiciário – MP, PF e juiz Sérgio Moro, com a operação Lava Jato – que demonstrou um dos setores mais importantes da economia nacional, a construção civil. Caso houvesse preocupação em combater o crime, a justiça deveria estar tipificando as ações criminosas, identificando os agentes – corruptor e corrompidos – e após todo o processo tornando público, considerando, que quem praticou os crimes foram pessoas físicas e não jurídicas. o modo de agir da justiça está dando prejuízo igual ou maior à nação que os atos fraudulentos, pois ela está minando a credibilidade das empresas dentro e fora do país. Pior ainda, quando tais fatos estão servindo apenas para exterminação do atual governo, isto é, a oposição está usando corruptos do judiciário para eliminar adversários que nas urnas ela não consegue vencer. Por isso, Dilma tem que voltar sim. E voltar para concluir o seu mandado dado por mais de 54% da população brasileira. Quem tem que sair são os congressistas corruptos que veem aparecendo em todas as delações. Devem sair membros do judiciário que usam seus cargos para defender interesses espúrios de bandidos. Devem sair todos aqueles que são coniventes com este golpe vergonhoso. Devemos sim ter um plebiscito para convocar uma assembleia constituinte para refazermos a constituição. Devemos ter uma constituição mais objetiva.+

  8. Compareço para dar Parabéns ao jornalista Fernando Brito. Este Tijolaço ganhou o respeito de todos os jornalistas independentes do Brasil e dos correspondentes internacionais, haja vista a profusão de citações neste meio.
    É hoje um dos blogs a ser lido diariamente em busca de informação e opinião idôneas.
    A prova do seu sucesso está na marcação cerrada que sofre dos midiotas, pagos ou não, sempre dispostos a atacá-lo e cada vez com maior virulência.
    Os setores vira-latas do Brasil são os primeiros a aqui comparecerem a cada novo post, com ofensas e xingamentos, prova de que o blog os incomoda. Divertem mais do que desviam o jornalista de sua direção.
    Os leitores isentos reconhecem que aqui trabalha um patriota.
    Mais uma vez PARABÉNS!

  9. Diga NÃO à “Novas Eleições”. É golpe!
    Postado por Dalva de Oliveira em 14 junho 2016 às 11:29
    Exibir blog
    A única maneira de defender a legalidade, a justiça verdadeira e a hombridade, é lutar pela volta da Presidenta Dilma ao lugar de onde ela nunca deveria ter saído: Presidência da República, cargo para o qual ela foi eleita por 54,4 milhões de brasileiros, com o direito e o dever de ficar até 2018.
    Ninguém tem o direito de pressioná-la a nada diferente disso. Nem ela tem o direito de trair nossos votos.
    Relembrem a Carta aberta à Presidenta Dilma. Isto é sério.
    São levianos ou oportunistas aqueles que pregam o contrário. Parecem até discípulos do Eduardo Cunha, que quando perdia uma votação na Câmara mandava repetir, até ficar do jeito que ele queria. Parecia que ele conseguia o que queria, mas leiam as notícias e vejam que ele não está tão feliz.
    Se perdemos no Senado temos que enfrentar o destino, com a luta e a dignidade dos que não foram contra a Constituição como os que, aparentemente venceram, aprovando o golpe que o mundo inteiro reconhece como o que é: golpe. Que os duras consequências do pedido atendido dos que pediram “fora Dilma” sirvam de lição para amadurecimento e que cresça a semente de um sentimento mais humano e solidário.
    O momento é sério e tem consequências que vão durar décadas e afetar a soberania do país e o bem estar das gerações futuras. Por isso vale a pena refletir, buscar referências para entender.
    Este artigo linkado abaixo é bastante importante para compreendermos um bom tanto do que se passa.
    É longo, mas temos que ler. O momento exige nosso tempo e seriedade. Não somos fantoches para sermos jogados para alto, para cima, para baixo e permanecermos inertes, insensíveis.
    Segue um trecho:
    Já dissemos antes e repetimos: este tipo de proposta supõe a gente abrir mão da legalidade/legitimidade do mandato, em troca de uma promessa. E, ainda que eles cumpram a promessa e o impeachment seja derrotado, que alternativa teríamos no plebiscito? Vamos defender que não haja novas eleições? É óbvio que, caso seja proposto o plebiscito, a única posição que nos restaria seria apoiar a antecipação. Na prática, portanto, defender o plebiscito é uma forma disfarçada de defender que abramos mão de parte do mandato conquistado em 2014, o que tornaria absolutamente inócua nossa eventual vitória no Senado”.
    Com um agravante: o golpismo receberia um banho de loja e seria apresentado como um “rearranjo democrático”. E poderia nos impor uma dupla derrota. No plebiscito, nos seria inevitavelmente perguntado porque fizemos o país sofrer tanto, se no final da conta nos dispusemos a abrir mão de parte do mandato. E o resultado disto nas eleições presidenciais cada um pode imaginar qual seria.
    O mais terrível destas propostas mágicas é que elas vão na contramão do sentimento que tem crescido nas ruas. E o que tem crescido é o Fora Temer. É preciso prestar atenção, também, ao conflito nas fileiras golpistas, conflito que está levando vários de nossos algozes a acreditarem que podem ser presos e perderem o mandato. Tudo isto faz crescer a disposição deles de achar uma saída. Mas faz crescer ainda mais a indignação e a mobilização popular contra os golpistas e contra as medidas do governo golpista.
    Neste contexto, a proposta de novas eleições só faz sentido para quem tem os olhos postos na institucionalidade, mais exatamente nos arranjos e rearranjos das bancadas golpistas. Acontece que este olhar fixo na institucionalidade foi um dos muitos erros que nos conduziu às dificuldades atuais. Reincidir neste erro não vai nos ajudar em nada. Até porque deixa a iniciativa nas mãos deste ou daquele setor do golpismo, ao mesmo tempo em que afeta a unidade do campo popular.
    A proposta de novas eleições tem como um de seus efeitos práticos confundir e dividir a frente única contra o golpismo. Guardadas as proporções, teria um efeito similar ao que teve a aceitação, por João Goulart, do parlamentarismo. Para alguns até pareceu uma vitória, permitindo a posse de Jango sem mais conflitos. Mas a verdade está no oposto: ao contrário do suicídio de 1954, que adiou o golpe por dez anos, a capitulação de 1961 apenas deixou claro aos golpistas que o campo democrático e popular não estava disposto a ir até as últimas consequências. A falta de resistência em 1964 foi um efeito colateral daquela capitulação.
    Por tudo isto e mais um pouco, uma proposta de antecipação das eleições presidenciais só é cabível depois da votação de mérito no Senado e, óbvio, caso percamos. Neste caso, a antecipação das eleições teria como objetivo abreviar o mandato ilegítimo de um golpista. E não, como se propõe agora, abreviar o mandato legal e legítimo de quem recebeu 54 milhões de votos.
    Por isto, Fora Temer! E vamos retomar a presidência!!!

    1. Concordo, mas entendo que tem ai um jogo politico. Penso também que se Dilma conseguir derrubar o golpe no Senado o pais podera entrar num momento mais sereno para convocar uma assembléia constituinte com vistas à reforma politica. Ela continuara a governar e podera convocar o plebiscito para que a população possa participar. De fato, eleições direta, é tiro no pé, e Dilma nunca esteve de acordo com isso. Devemos sim lutar para que ela fique até 2018 e possa conduzir o Brasil nessa transição dificil. O PIG tem que ser destruido e completamente desconstruido. Se voltar, Dilma deve investir massivamente na midia alternativa (e redes sociais) para que os meios de comunicação (onde a guerra civil se concentra) possam enfrentar as narrativas manipulatorias e os abusos da midia hegemonica ja bem conhecidos no mundo todo. Tem que se concentrar na comunicação, no dialogo, na pedagogia, porque o nivel esta rasteiro demais e o Brasil esta parecendo um hospicio de loucos. Alguém precisa conseguir um minimo de logica civilizatoria nessa convulsão histérica e fascista.

  10. E vocês acreditam que os senadores vão cair nessa? Acreditam que a delação do marqueteiro e da esposa não fizeram diferença? Acreditam que Dilma sobreviveria à ação no TSE? O PT quer se eternizar no poder. O impeachment é o bloqueio à venezuealização do país.

    Fudeu!!!! Já era!!!

  11. Coisas complicadas de entender. Votei na Dilma. Deputados federais e Senadores anularam meu voto e afastaram a Dilma. Talvez – bota reza braba nisso e umas pressoes politicas reiais – a Dilma. Pra governar Não. Pra convocar plebiscito e decidir se vai ter eleiçoes diretas antes do calendário “normal”. Assim, meu voto de 2014 nao valeu de nada. E com o plebiscito eu assino embaixo da derrubada de Dilma. Enfim, a Câmara Federal e Senado está transbordando de canalhas, e meu voto é que nao vale nada. Algo como eu atiro na minha cabeça pra dormir melhor.

  12. Além disso, a Presidência da República não pode convocar plebiscito. Tal ato é privativo do Congresso Nacional. Mais um fake criado pelo PT pra iludir o povo…

  13. Eleições para Presidente, Governadores… Só em 2018!!!

    É a Legalidade!!!

    O resto é Golpe!!!

    E eu como nascido no Rio Grande, herdeiro da LEGALIDADE, onde seu povo entregou a vida, e pegou em armas, em uma luta desigual (38 contra tangues e aviões, fuzis…) para defender o Brasil, e essa palavra sagrada, e venceu!!! Não aceito! Basta ya!
    (Basta já de passos atrás! Isso é covardia, é aceitar o Golpe!)

    Plebiscito Sim! Mas para uma Reforma Política!!!

  14. Olá. Decidi enviar esse e-mail ao Senador Anastasia. Sugiro que enviem também algo que toque o coração dele.
    Olá Senador.
    Vou começar nossa conversa com duas frases: uma de Jean-Jacques Rousseau e outra de Carl Jung.
    *Não há nada que esteja menos sob o nosso domínio que o coração, e, longe de podermos comandá-lo, somos forçados a obedecer-lhe.
    * Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.
    – Vou repetir um texto do Governador do Piauí, Wellington Dias, que afirma que, a grande maioria da sociedade brasileira já se deu conta de que, a presidente Dilma Rousseff não cometeu crime algum e diz ainda que os senadores, mais experientes, refletirão sobre o mal que a eventual confirmação do impeachment causaria ao País. “Se esse processo se consolidar, ninguém mais estará seguro, pois se fazem isso com uma presidente eleita, com 54 milhões de votos, podem cometer arbitrariedades contra qualquer cidadão.”.
    Precisamos acreditar nos políticos eleitos. Este é o pais em que vivemos.
    “O Brasil precisa de paz na política para voltar a crescer e a gerar empregos”
    Esse não é o fim da linha. Precisamos nos livrar do medo de “N” coisas.
    Você já tem uma situação definida, não precisa de mais nada. SEJA JUSTO.
    És uma pessoa inteligente e certamente saberá o quanto é importante ser “justo”, apenas “justo”.
    Queremos a Dilma Rousseff de volta. Vamos terminar esse mandato. O futuro a Deus pertence.
    Que Deus vos abençoe, eu acredito em você.
    Dilma Coelho
    Que tenhas um ótimo e abençoado dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *