Se alguém tem experiência para comparar o golpe de Estado que se passa em nosso país é que viu outros se passarem.
Desta vez, os militares não são quem empresta sua capa a ocultar os interesses do golpismo.
Ele é civil, político, judicial e empresarial.
E só vem triunfando porque é completo como um exército. Tem a sua artilharia midiática, tem (ou teve) sua infantaria histérica na Paulista, teve sua intendência empresarial e tem um comando que não hesita em suas ambições de avançar sobre o terreno que lhes é inacessível pelo voto.
Ler Janio é a tristeza obrigatória a quem não quer se render, mentalmente, à vitória da hipocrisia.
Afastamento de Dilma é hipocrisia
como jamais houve no Brasil
Janio de Freitas
Quem não aceita ver golpe partidário na construção do impeachment de Dilma Rousseff pode ainda admitir, para não se oferecer a qualificações intelectual ou politicamente pejorativas, que o afastamento da presidente se faz em um estado de hipocrisia como jamais houve por aqui.
O golpe de 64 dizia-se “em defesa da democracia”, é verdade. Mas o cinismo da alegação não resistia à evidência dos tanques na rua, às perseguições e prisões nem aos crimes constitucionais (todos os militares do golpe haviam jurado fidelidade à Constituição que acabavam de trair: sem exceção, perjuros impunes). Todos os golpes tentados ou consumados antes, incluída a Proclamação da República, tiveram na formação aquele mesmo roteiro, com diferença de graus. A força das armas desmoralizava a hipocrisia das palavras.
Os militares, hoje, não são mais que uma lembrança do que foi a maior força política do país ao longo de todo o século 20. Ao passo em que a política afunda na degeneração progressiva, nos últimos 20 anos os militares evoluíram para a funcionalidade o mais civilizada possível no militarismo ocidental. A aliança de civis e militares no golpismo foi desfeita. A hipocrisia do lado civil não tem mais quem a encubra, ficou visível e indisfarçável.
Há apenas cinco dias, Michel Temer fez uma conceituação do impeachment de Dilma Rousseff. A iludida elegância das suas mesóclises e outras rosquinhas faltou desta vez (ah, que delícia seria ouvir Temer e Gilmar Mendes no mesoclítico jantar que tiveram), mas valeu a espontaneidade traidora. Disse ele que o impeachment de Dilma Rousseff é uma questão “política, não de avaliação jurídica deles”, senadores. Assim tem sido, de fato. Desde antes de instaurados na Câmara os procedimentos a respeito: a própria decisão de iniciá-los, devida à figura única de Eduardo Cunha, foi política, ainda que por impulso pessoal.
Todo o processo do impeachment é, portanto, farsante. Como está subentendido no que diz o principal conspirador e maior beneficiado com o afastamento de Dilma. Porque só seria processo autêntico e legítimo o que se ocupasse de avaliação jurídica, a partir da Constituição, de fatos comprovados. Por isso mesmo refere-se a irregularidades, crimes, responsabilidade. E é conduzido pelo presidente, não de um partido ou de uma Casa do Congresso, mas do Supremo Tribunal Federal.
As 441 folhas do relatório do senador Antonio Anastasia não precisariam de mais de uma, com uma só palavra, para expor a sua conclusão política: culpada. O caráter político é que explica a inutilidade, para o senador aecista e seu calhamaço, das perícias técnicas e pareceres jurídicos (inclusive do Ministério Público) que desmentem as acusações usadas para o impeachment.
Do primeiro ato à conclusão de Anastasia, e até o final, o processo político de impeachment é uma grande encenação. Uma hipocrisia política de dimensões gigantescas, que mantém o Brasil em regressão descomunal, com perdas só recompostas, se o forem, em muito tempo –as econômicas, porque as humanas, jamais.
E ninguém pagará por isso. Muito ao contrário.
12 respostas
No Brasil com essa Mídia-judiciário-Parlamento passamos da situação de hipocrisia para a de deboche. Perderam todo o escrúpulo e não mais dissimulam, pode-se constatar nas declarações, nos editoriais o completo desprezo e total falta de dignidade desses golpista pela nação e seu povo. Estão se lixando para a constituição. o que interessa é assaltar a nação.
GENTE BOA, UM EXCELENTE DIA!
“UM BOM DIA AOS SENHORES SENADORES!”
BOM DIA DILMA DO BRASIL, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA LETÍCIA SABATELLA, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA LULA DO BRASIL, CORAÇÃO PURO! CORAÇÃO SELVAGEM!
BOM DIA MARIELLA BAYON, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA MARIA VIRGINIA TAVANO, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA ADRIANA PARRA, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA SANDRA MULLER, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA CLAUDIA ODILON DA MATA, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA TITA RIBAS, CORAÇÃO VALENTE!
BOM DIA MEU BRASIL, PÁTRIA AMADA MÃE GENTIL!
“SENHORES SENADORES QUE, SEM DÚVIDA , IRÃO DEVOLVER, INCOLUMEMENTE, A NOSSA CARÍSSIMA DEMOCRACIA AO NOSSO AMADO POVO!”
OS SENHORES SENADORES QUE VOTARÃO PELA NOSSA DEMOCRACIA, AFASTANDO, EM NOME DO NOSSO AMADO BRASIL, AS NATURAIS DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS PARTIDÁRIAS, DECIDINDO, DE UMA VEZ POR TODAS, POR FAZER RETORNAR AO POSTO DE LEGÍTIMA PRESIDENTA, A NOSSA DILMA DO BRASIL!
CONFIEMOS TODOS NA SENSATEZ E PATRIOTISMO DOS SENHORES SENADORES DE ESQUERDA E CENTRO-ESQUERDA, QUE, EM SUA HONROSA MAIORIA DO COLEGIADO, HAVERÃO DE DIZER, ALTO E BOM SOM, UM ROTUNDO “NÃÃÃÃOOOO” AO TAL FAMIGERADO “IMPEACHMENT”, HOJE JÁ ENTENDIDO, AOS QUATRO CANTOS DO PLANETA, COMO UMA VERGONHOSA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO!
TENTATIVA DE GOLPE, ENGENDRADO, ADREDEMENTE, PELA “DIREITA PARTIDÁRIA” INCONFORMADA COM O RESULTADO DAS URNAS, DEMOCRATICAMENTE, EM ELEIÇÕES LIMPAS E LIVRES, MEDIANTE SUFRÁGIO UNIVERSAL!”
“DILMA O BRASIL/LULA DO BRASIL!”
“O BINÔMIO DO NOSSO AMADO POVÃO!”
MEUS BROTHERS,
OS CORRUPTOS GOLPISTAS SÃO ESCUDADOS UM TAL DE “MBL (MOVIMENTO BRASIL LIVRE)”, AQUELES DOS PATINHOS AMARELINHOS E QUE DE LIVRES NÃO TÊM NADA E NEM DE BRASIL TAMBÉM!
“DIREITOPATAS” EMPEDERNIDOS, PARANÓICOS INCURÁVEIS!”
“MUITOS DOS SEUS SEGUIDORES, HOJE JÁ ARREPENDIDOS!
ANTES, “COXINHAS”, “HOJE, TROUXINHAS FRUSTRADOS!”
“HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO!”
“BABADO NÃO É BICO NÃO!”
“FORA TEMER!”
“FORA CUNHA!”
“O PRÉ-SAL É NOSSO!”
“O PETRÓLEO É NOSSO!”
“SOBERANIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!”
“FORA GOLPISTAS CORRUPTOS, VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!”
“DILMA DO BRASIL LEVANTOU A TAMPA DO BOEIRO!”
“A INTERINIDADE DESSES GOLPISTAS CORRUPTOS ESTÁ CAUSANDO MALES, DOS QUAIS, MUITOS, EM GIGANTESCOS DANOS, IRREVERSÍVEIS PARA A NAÇÃO!”
“A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!”
“DILMA DO BRASIL FICA!” E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
“DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!”
“DILMA DO BRASIL FICHA LIMPA!”
“DILMA DO BRASIL, MÃOS LIMPAS!”
“CEM POR CENTO DEMOCRACIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
“HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO!”
“BABADO NÃO É BICO NÃO!”
JUÍZO GENTE! JUÍZO MESMO! JUÍZO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ…!!!
Bom dia.
O que vcs acharam do texto da Empiricus? Aqueles gráficos são verdadeiros, mas a análise não. (Aposta)
Pra mim é um serviço de vendas. Aproveitar a maré de acoes na baixa e ganhar a comissão.Tarefa fácil.
De quebra ajudar o golpista.
A economia vai melhorar de que modo e pra quem?
Se não melhora pro povo não interessa e não é a nossa verdade. Para o povo está piorando.
Esta melhorando para os corruptos, golpistas, entreguistas, vendilhoes, judiciário, MP, FT e outros privilegiados.
Para o povo, nada. O comércio de varejo esta derretendo , muito por sua culpa, pois esta superdimensionado. Mas mesmo áreas exclusivas estão tendo retração. Classe média “chiques chilique” sem dinheiro. O Plano de Saúde e remédios comendo a renda. O medo.
No pelotão de frente deste exército de golpistas, marcham benfazejos os PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER. Alguns destes PATETAS frequentam este blog desfilando com suas asneiras.
“Ninguém pagará por isso. Muito ao contrário.” Pois é, isto causa revolta, imaginar que os golpistas de 2016 ficarão impunes assim como ficaram os golpistas de 1964. Quanto ao povo, é burro. Não vou entrar na questão dos motivos para o povo ser burro, mas o povo -e incluo aí até a classe média alta- só caiu na conversa da mídia golpista porque é burro. Então é isso. Não adianta nada a gente nascer num “gigante pela própria natureza” se o povo é burro e gosta de ser explorado e em ver suas riquezas serem dilapidadas e entregues aos gringos. Deus criou este lugar maravilhoso – a América do Sul- mas, só de sacanagem, permitiu que uma cambada de safados imprestáveis se tornassem os poderosos do pedaço. Que falta faz um paredão…
Enquanto isso acontece, os coxinhas vem aqui destilar todo o seu veneno, pois acreditam que são imunes à tudo o qye acontecer de retrógado no Brasil. Quando tudo começar a arder neles, a ficha vai cair.
E na Câmara, nesse momento, deputados ouvem um juiz de 1a. Instância dando sugestões sobre a lei anticorrupção. Tipo, acusa, condena e prende. As provas a gente vê depois. Nada diferente do que ele já tem feito.
Nem uma vírgula a acrescentar no belo texto do jornalista Jânio de Freitas, uma das vozes dignas cada vez mais solitárias da chamada grande mídia. Minto. Talvez no último parágrafo, embora ele faça referência direta aos golpistas. De fato, nenhum deles pagará por isso. Mas, nós, o povo brasileiro, pagaremos caro. Muito caro.
Quem pagará por isso, como sempre, será o povo.
Quando um Cristóvão destes aí afirma que não teme ser rotulado de golpista, uma Marta Suplício tem a cara do golpe, um Senador do PDT, tipo Lasier Martins, e uma outra, do tipo Ana Amélia continuam funcionários da Globo, via RBS/RS, vários outros atolados até o pescoço em denúncias corruptivas, o que esperar deste Senadinho merreca que temos? De que valerá também termos uma Dilma, valente, guerreira e honesta e um Congresso podre da laia destezinho aí? Que se explodam todos, porque eles se merecem. O dia que aprendermos a formar parlamentos que se prezem e honrem com dignidade os que os escolheram, quem sabe uma criatura do porte de uma Dilma Rousseff possa presidir novamente este país.Assim tá escrito, assim será. Pobre povo, só lamento.
A presunção de que vingará o esforço de sustentar uma farsa ridícula, que não é impeachment da Constituição, sem crime, sem dolo. Enoja
Já por minha vez acho muito insuficiente este esforço. A obviedade do golpe é absoluta. Quem disser que não há golpe fica imediatamente ridículo.