Os últimos dias de um país que queria ser grande. E que será.

guri

Domingo, acaba a Olimpíada, que os ingênuos maldisseram por não verem que nosso país pode e deve receber o mundo com seu melhor, como se pobre não pudesse fazer festa.

Até o outro domingo, termina o período de quase 30 anos de legitimidade democrática que o país, aos trancos e barrancos, viveu desde as eleições de 1989. O direito de escolha que os pretensiosos e os reacionários também não aceitaram nunca, porque pobre, além de não poder fazer festa, também não pode decidir quem governa seu país.

Em poucos dias, o país que, na última década, vinha se afirmando diante do mundo, aparecendo com o tamanho enorme que possui, cai de novo da vida medíocre que nos fazem crer ser uma fatalidade para o Brasil.

Vamos mergulhar – sabe-se lá por quanto tempo – na velha pequenez do “este país não tem jeito mesmo”, que a elite sabuja nos ensina a pensar de nós mesmos.

O acanalhamento da vida volta a ser o normal, a política volta a ser apenas um negócio, o povo apenas um molambo.

Baixamos, desde a segunda eleição de Dilma, a bandeira e, baixada a bandeira, perde-se a batalha.

Os países se formaram por causas e as causas são seus interesses.

Quando os interesses de uma coletividade não se erigem em causas, ela perde seu rumo e capacidade de mobilizar-se.

Os defeitos políticos – boa parte deles inevitáveis e efeitos colaterais do exercício do poder – das forças populares no Brasil, porém, não devem ser superestimados.

Em primeiro lugar, porque eles são próprios da política – ou de qualquer atividade humana. Purismos são, quase sempre, imobilizadores, quando não autoritários. Não se perde a pureza quando não se perde a própria natureza, apenas quando se faz da política apenas escada do ego e da pecúnia.

Em segundo lugar, porque a submissão é apenas  se deixar-se, enquanto a rebeldia é a exploração de caminhos, de veredas, de espinhos, por um mapa que tem norte, mas não tem estradas abertas.

Mas, sobretudo, porque um país como o nosso é objeto de cobiças imensas, proporcionais às suas riquezas e seus potenciais. E estas cobiças formam seus suportes internos, imensos como tudo o mais aqui.

 

A história deste país está escrita na frase que li, ontem, no facebook de meu sempre professor Nilson Lage: “A luta do Brasil pela independência é a luta de seu povo trabalhador. Dele e dos que sonham com ele.”

Só quando pararmos de sonhar seremos, de fato, pequenos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Paraguai depondo um tirano.

    Queridos paraguaios, quando consertarem essa mierda venham consertar a mierda do Golpe brasilhenho, por favor.

    Pois os Coxinhas daqui, ou os burros que vestem camisetas, provenientes daquele Movimento chamado Cansei e de outro chamado Jornadas de Junho, diziam que consertariam uma Mierda de cada vez, em seus cartazes.

    Mas eles têm Mierda preferida!

  2. O tempo meu caro Brito será definido pelo POVO.

    Se o POVO achar que deve tomar às suas mãos as decisões dos rumos do Brasil, o tempo será apenas um aliado de construção!

    Por outro lado, se, o povo achar que está tudo bem nas mão dos marinhos, o tempo será somente de dias e horas de tristezas e sofrimentos intermináveis!

  3. Infelizmente não há solução sem uso de força. As instituições -justiça, congresso, mídia, etc- são dominados por representantes de uma pequena minoria que obtém lucros e vantagens com o atraso. Não se pode contar com instituições aparelhadas para defender os reais interesses da nação. Só através da força que permitirá dissolver tudo isso e começar do zero. Expurgos e severas punições aos traidores se fazem necessários, sejam pessoas, partidos ou empresas.

  4. domingo 22 de agosto de 1971 20 subversivos da val palmares vao a julgamento entre eles dilma wania roussef linhares podem ser condenados de 3 a 8 anos de prisao por pertencerem a una organizacao clandestina que prega a luta armada e combate o governo 45 anos depois

  5. OU VAMOS PARA A RUA DEVOLVER O BRASIL PARA OS BRASILEIROS, OU ENCERRAREMOS NOSSA EXISTÊNCIA EM UM LUGAR GOVERNADO POR CANALHAS, CRIMINOSOS E TIRANOS. O BRASIL ESTÁ NAS MÃOS DOS BRASILEIROS. AQUELES MOVIMENTOS VESTIDOS DE BATMAM, COM CAMISAS DA CORRUPTA CBF ERAM FINANCIADOS PELOS GOLPISTAS. ONDE ESTÃO O KATAGURI, O CANSEI, O VEM PARA RUA???? TODOS GRUPELHOS FINANCIADOS PELO CRIME ORGANIZADOD, CHAMADO PSDB, DEM, PPS, PRB, PP, E DEMAIS AGREMIAÇÕES CRIMINOSAS. OU TOMAMOS O BRASIL, OU SEREMOS ESCRAVOS ETERNOS.

  6. … O infame relógio do golpe somente não tem ponteiro para o ‘CUnha’ dos congêneres TEMERário/TEMERo$$$o’, ‘Aécim Decadelatado Somente no Petrolão Furnas Forever’, [ro]mero ‘Jucá(i)’! et caterva!

    Depois esta “justiça” quer ser ainda minimamente respeitada!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    MELLO FRANCO DIZ QUE “COINCIDÊNCIAS” PAUTAM RELÓGIO DA LAVA JATO

    Colunista da Folha lembra que o juiz Sérgio Moro divulgou conversa telefônica entre Lula e Dilma na véspera de o ex-presidente assumir a Casa Civil, o que “tumultuou a posse” e “radicalizou o embate político”; agora o ministro Teori Zavascki autorizou, na véspera da leitura da carta da presidente, um pedido de abertura de inquérito contra Lula e Dilma que estava em sua mesa desde o início de maio

    17 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 09:59

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/250204/Mello-Franco-diz-que-%E2%80%9Ccoincid%C3%AAncias%E2%80%9D-pautam-rel%C3%B3gio-da-Lava-Jato.htm

    1. … [Mais] “Escândalos supremos”!

      Até hoje o pedido de prisão do GÂNGSTER mafiosíssimo ‘CUnha TEMERário/TEMERo$$$o’ dos nazigolpistas &$ [mega]corruptos continha roncando à beça sobre a “suprema mesa de trabalho supremo” (sic) do ministro sisudo Teori Zavascki!
      Será que o ofício procedente do procurador da Republiqueta tomou uma dose cavalar do sonífero Rivotril®?
      “Não diga!”
      Ou “o pedido de prisão do Janot” é mais uma bravata para otário ver?!
      A conferir!…

      1. ajustando as aspas:

        … Ou “o pedido de prisão do CUnha encaminhado pelo Janot” é mais uma bravata para otário ver?!
        A conferir!…

        1. … O STFede está acumpliciado no golpe desde o antanho do criminoso julgamento de exceção do Mentirão!
          À época, sob a batuta IMUNDA do rábula psicopata “joaquim Mossack Fonseca Ostracismo do ‘mor(T)o’ ‘Amanhã’ barbosa”!…

          “E fomos deixando, deixando…!
          “E continuamos deixando, deixando…!”
          ‘Amanhã’ a próxima vítima mais direta será um(a) de ‘nois’!…
          E a vida segue da maneira que a Casa Grande adora!…

          1. … E o Teori recorrendo a uma ‘vazação’ criminosa de um “juiz” ‘mor(T)o’!…

  7. Bom dia,

    pois é! Aqueles mesmos que bateram panela contra as olimpíadas hoje estão nas arquibancadas. Mas o que mais assombra as minhas noites é ser chamado de NAZISTA, como eu branco, pobre, mas com as cores negras, índia e portuguesa participasse do nazismo de vaiar alguém. Poderiam esses que bateram panela, vaiou ao menos uma vez assumirem uma postura diante das criticas e ver onde colocou o país a beira do caos, e que eles tem participação direta nos fatos, e carrega as cores do Brasil ( não é verde/amarela). Mas infelizmente o que vale é o ditado: vão os anéis, fica os dedos ou será vai nossas riquezas e fica a pobreza? Assim foi por 516 anos e continuaremos sendo o que somos: capacho de algum país, pois o que sabemos fazer de melhor e dizer sim, senhor!!

  8. Carregando dentro de mim por décadas a certeza de que o voto livre nos bastaria dei tudo de mim como menino,como jovem,como adulto e hoje já como um quase velho.Não percebi que aqueles que ontem não respeitavam a luta pela conquista de uma juventude combatente e bem orientada toda ela dedicada a grandeza da soberania popular vinda uma democracia respeitaria.O que resta a minha geração a não ser escrever, com coragem e honra que sempre a ela foi peculiar,o texto final desta história tornando essa conquista definitiva.Minha geração não é uma geração de coelhos a fugir das carabinas assassinas,as fontes nas quais bebemos foram as melhores já oferecidas elas nasceram dos gritos de solidão dos que cedo partiram,brotaram na dor da saudade e na incerteza de rever seu Pai,sua Mãe e seus Irmãos e se espraiaram na forma de sangue fezes e suor no piso frio de uma prisão de todos desconhecida..Assim foram plantadas em nós as sementes da liberdade da igualdade e da justiça e encontrou em nossos corações um solo fértil,cresceu e ali se alojou e nada nem ninguem que por mais poder ou maldade acreditemos possuir carrega dentro de si a capacidade de nos colocar de joelhos e pedir clemência.
    Seremos nós que escreveremos o texto final desta História.

  9. As elites brasileiras querem a democracia deles, como sempre: sem povo, este mero detalhe, este grande estorvo…apenas com o direito de serem doutrinados pela velha mídia e por meia dúzia de “líderes” pseudo-cristãos…pronto, FALEI!

  10. Excelente texto. Vale também uma reflexão do processo lento e gradual iniciado em meados dos anos 90 de excluir das arquibancadas a classe operária, a periferia, classes D e E que durante os anos 70 e 80 lotaram os ginásios, estádios, e hoje vemos nas arquibancadas, desde a copa, além de vários lugares vagos, esvaziados, apenas a classe média branca, que por sua vez se apropriou da camisa da seleção e da bandeira do Brasil, como se que firmassem um país só deles e para eles. Triste, mas além de tudo que falou, da depressão que nossa sociedade vive, a exclusão que a direita impôs nos esportes a camada pobre da população.

  11. Sabe aquele texto que não sai da cabeça um segundo…… Tristeza profunda, haja coração.
    Até breve olímpicos do mundo, nós voltaremos a ve-los com menos vergonha um dia.

  12. quando, ao invés de repetir o maior presidente mundial do mundo, resolver repetir uma incompetência que fez o Brasil atrasar 400 anos em 4, é sorte que não tenha acabado de vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *