O professor Pasquale dá lição de português e de boas maneiras a Carmem Lúcia

datavenia

No Iapi do Realengo, há 50 anos, minha mal letrada avó dizia que só havia uma coisa que eu poderia ter tanto ou mais do que qualquer pessoa muito rica, ali mesmo naquele bairro operário, e que só dependia de mim: a boa educação.

Não era a educação formal (que até tive em ótimas escolas públicas), eram as boas maneiras nas relações  com as outras pessoas, cuidados resumidos em ditos simples e quase esquecidos: “seu direito termina onde começa o do outro”; “macaco olha o teu rabo, deixa o do vizinho” e o que com mais carinho carrego ainda: “ponha-se no lugar do outro”.

Aprendi ali o que parecem os ilustrados senhores ministros do Supremo esquecido: usar decorosamente as palavras. Esta semana, tivemos duas cenas grotescas, protagonizadas por Gilmar Mendes e pela futura presidente do STF. Carmem Lúcia.

Gilmar, claro, não surpreende com seus modos grosseiros. O hábito, porém, não anistia  seus coices supostamente jurídicos.Disse que os autores da Lei da Ficha Limpa pareciam estar “bêbados” quando a escreveram. Dá, portanto, o direito a quem discordar de seus julgados, quem sabe, amanhã dizer que ele parecia “estar bêbado” quando os proferiu.

Mas Carmem Lúcia, ainda mais a ponto de tornar-se presidente (ou seria presidenta?) da Corte, inaugurou mal o papel. À pergunta de Ricardo Lewandowski sobre como gostaria de ser tratada, disse que “eu fui estudante e eu sou amante da Língua Portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, né?”, num suposto gracejo com o que seria uma incorreção na forma “presidenta” escolhida por Dilma Rousseff.

Já bastaria o erro de fazer “graça” com alguém que está na situação de massacre em que se encontra Dilma, inadmissível para quem tem, mais do que ninguém, o dever do equilíbrio e do comedimento. Mas, querendo fazê-lo, derrapou no erro.

O simpático Professor Pasquale Cipro Neto, na Folha, hoje, dá duas aulas a Carmem Lúcia, ao explicar que a forma é usada há décadas e devidamente dicionarizada.

A primeira, de Português: ‘Data venia’, Excelência, o cargo é de presidente ou presidenta.(…)

A segunda, de boa educação: “Tenho profundo respeito pela ministra Cármen Lúcia, não só pela liturgia do cargo, mas também e sobretudo pela altivez com que o professa. Justamente por isso, ouso dizer que teria sido melhor ela ter dito simplesmente “Prefiro presidente”.

Ministra Carmem, há 15 anos, muito antes de Dilma Rousseff sonhar em ser presidenta, os “amantes da Língua Portuguesa” Aurélio Buarque de Holanda e Antonio Houaiss registravam que presidenta “é a mulher que preside”.

Como não tenho as luzes da ministra, fui ao “pai dos burros” conferir. E não fiquei órfão.

Acho irrelevante se é presidente ou presidenta, mas como sou homem e não presido coisa alguma, penso que o freguês – ou a freguesa – pode simplesmente preferir, sem arvorar-se a dizer asneiras, como aliás fez a ministra quando, na sua posse como presidente do TSE, saudou Dilma como presidente e como presidenta, sem que isso lhe tenha feito qualquer mal..

Prefiro cuidar aqui do latim, tão venerado pelos nossos jurisconsultos que se expressam como à soleira dos botequins.

Naquelas épocas distantes, quando alguém queria por limites em algo, não era raro falarem ” est modus in rebus”ou só “modus in rebus”.

É um pedaço das Sátiras de Horácio, que diz: est modus in rebus, sunt certi denique fines, quos ultra citraque nequit consistere rectum.

Quer dizer, Ministra, que todas as coisas têm limites  e que para além e aquém deles não se pode manter a virtude. Um juiz ou juíza, mais ainda o presidente ou a presidente/a do Supremo, mais limites tem e o gracejo grosseiro certamente está além deles.

Horácio da também um bom conselho como o que lhe dá o Professor Pasquale: “aquele (…) que deseja apenas o necessário, não bebe a água turvada pela lama nem perde a vida nas ondas”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

29 respostas

  1. Uma pessoa que não sabe o feminino de presidente, principalmente quem preside, não parece ser amante da língua portuguesa.

    1. Não é necessário ser amante da língua portuguesa, basta ser amante da GLOBOSTA ! Reles meretriz será presidente do mais corrupto e canalha dos poderes.
      Fogo na Babilônia !!!!

  2. Esta grosseria da ministra mostra a má vontade dos (im)parciais juízes da Suprema Corte com Dilma, um pre julgamento inadmissível. Eu só queria entender o porquê de tanto ódio.

    1. O ódio veio da lavagem cerebral produzida pela rede Bobo. Essa lavagem é democrática, atinge todas as classes sociais, mesmo as mais ricas e educadas caem diariamente na lábia da Globo.

  3. Tirambaço no coração de lata da minúscula ministra ( com m minúsculo) do stf também minúsculo.

  4. A despeito da “preferência” da dona Carmen Lúcia, sempre a mencionarei como “presidenta do STF”. Acho que muitos jornalistas também vão nomeá-la assim. Nem que seja para lembrá-la sempre de que ela é SUPREMA, mas pisou na bola com um gracejo infantil.

  5. Ernestovc, como Carmen Lúcia, vc é machista, só o machismo explica o ódio explícito em seu comentário ou, melhor dizendo, Freud também!
    Aliás, nestes tempos sombrios Freud, se vivo fosse, teria ótimo material para estudos psiquiátricos no Brasil.
    Pessoas como vc, Carmen Lúcia e muitos outros mostram o quanto nossa sociedade está doente!

    1. Se o Ernesto sou eu, meu comentário sumiu misteriosamente. Mas, ao contrário, eu estava defendendo a Carmem Lucia, mulher brasileira que galgou os mais elevados postos com honestidade, pois o post insinua que ela seria burra a ponto de não saber que “presidenta” é admissível. Também a elogiei por ter bom gosto e amor à língua suficientes para não ferir os ouvidos de ninguém com palavras. como essa. Claro que eu não vou elogiar do mesmo modo criminosas que só prejudicaram o país. Mas não há nada de machismo nisso.

      1. Ernestin, seu mau-caráter (se bem que caráter está ligado a pensamentos. E pensamentos residem no cerebro. Coisa que vc não tem).
        Vc é um dos trolls à soldo, provavelmente do MBL ou do IFHC ou algo que o valha, que muitas vezes copiou/colou prosas sobre o uso de presidente/presidenta.
        Tudo vale para um troll, quando o objetivo é enxovalhar a moral do alvo. Seus alvos, sabemos: é o PT. E, por extensão, todos que fazem parte do partido que venceu as últimas 4 eleições no voto. Chegou ao poder pelo voto do povo. Democraticamente.
        Já vcs, perdedores, só chegam ao governo via golpe. Coisa feia, ernestin. Ficar marcado pelo resto da vida e ainda marcar sua prole na testa. Como “golpista”.
        E, o pior, perder de novo nas urnas em 2018, em 2022, em 2026 e assim vai.
        E “engendramento social” do qual vc faz parte, não tem vida longa. Não é sustentável.
        É um tiro no pé. Uma canoa furada. Uma “roubada”.
        Não adianta o que vc disser. Não adianta o que vc fizer.
        Todos aqueles para quem vc trabalha nesta tarefa imoral de difamar petistas irão afundar juntos. E vc, com eles.
        Vc não é um machista mesmo. Por que vc não é nada, afinal. A não ser um troll à soldo à serviço de uma causa inglória.
        Xô, ernestin.

  6. É, Suprema ignorância, suprema grosseri a, suprema má educação e suprema vaid ade. Suprema hipocrisia de não entender que a vida é passageira e que do outro la do túmulo fica a Suprema Insigni…fican cia.

  7. Menos mal que PATETA não varia em gênero. Portanto, posso chamar ele ou ela de PATETA. São todos PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER!

  8. Ela já recebeu o prêmio faz a diferença da globo . Sabemos em que time ela joga .Todos eles de lá .

  9. O “poder” judiciário do Brasil e principalmente o supremo é o mais hipócrita, perdulário, corrupto, midiático, parcial, lento, ineficaz e vagabundo ( 2 recessos por ano, sem contar os passeios para representar a JUSTIÇA brasileira em Foruns internacionais).
    Por qualquer reajuste de 41% estas amebas fazem qualquer coisa.
    Reforma do judiciário urgente, mas antes extirpar estes vermes que hoje estão infestando a justiça brasileira.

    Genaro

  10. O mundo gira a lusitana roda e o “inovare” o que não faz!

    É a força dos marinhos, donos do Brazil!

  11. Ela é amante da escravidão e da nulidade histórica do Brasil, que juízes e 99% dos funcionários públicos sentiam falta. Apoiadores do golpe que foram. Queriam um governo medíocre que pudessem criticar e fazer piadinhas….Conseguiram! TODO A BOSTISSA TERÁ 70% DE AUMENTO. Isso vale um golpe? A destruição de nossa soberania e nosso rebaixamento civilizatório? Para essa corja de dotôris e sabujos, vale! Quero que se ferrem! Que gastem todo esse “aumento” mantendo os filhos que mal conseguirão trabalho. A parentada, vizinhos e conhecidos já sentiram a “naba”. Triste, sorrio da desgraça que eles, muito mais que eu, passarão. Afinal, 70% dá pro gasto!

  12. Data venia, a ministra perdeu uma excelente oportunidade de calar a boca. Assim não levaria pito de professor de português, em jornal de grande circulação. E o professor é um dos mais reconhecidos do país. Mas isso é pouco pra quem age com arrogância e ainda emprega a ignorância. É típico da elite brasileira se achar educadíssima quando é a mais provinciana do mundo.

  13. Trata-se da real PresiDANta do STF.
    Ela pode ser amante do golpismo, mas da língua portuguesa
    é uma reles analfabeta soberba.
    GOLPISTAS, não passarão!

  14. Feminino de juiz e juiza e feminino de presidente e presidenta simples assim, a nao ser que a Carmen Lucia queira ser Chamada de juiz.

  15. Começará mal a presidenta do STF se não deixar de lado sua ideologia e tratar dos assuntos da Justiça como eles devem ser tratados: sem partidarismos de qualquer natureza, com sobriedade, recato e sensatez. A propósito, em nossa terra muito se admira as instituições norte americanas e as europeias e a pergunta que se faz é: alguém tem notícia de entrevistas a rodo de ministros das supremas cortes dos EUA ou de países europeus? Ao que tudo indica eles preferem o recato e anonimato para manter sua independência e não aparecem na mídia a não ser por assuntos de extrema relevância; simplesmente se dão ao respeito. Por aqui além de aparecem diariamente ainda proferem sandices e equívocos, inclusive jurídicos, e ainda por cima chamam os outros de bêbados. O Brasil merece um Supremo mais confiável!!

  16. Carmem Lúcia é a segunda mulher a assumir o cargo de presidenta ou presidente do STF, a primeira foi Ellen Gracie, que foi até capa de Veja em edição especial sobre as mulheres no poder. Dilma foi a primeira mulher brasileira a chegar a mais alta função da República e quis homenagear a todas as mulheres brasileiras, incluindo a ministra. E isso ninguém, por mais que queira, pode tirar dela. Sempre será, destituída ou não por uma conspiração, a nossa primeira presidenta. Volta, querida

  17. Nem as aparências esse supremo tribunal da safadeza tem mais a preocupação de preservar. Com uma ou duas exceções, má educação, grossura, parcialidade, covardia e ignorância ali campeiam soltas. Triste Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *