Privatização da Cedae mobiliza Globo, Moreira e BNDES

cedae1

Chega ser escandalosa a pressão feita pelo jornal O Globo pela privatização a toque de caixa da Cedae, a companhia de água e esgotos do Rio de Janeiro.

Páginas e páginas quase todo dia. Hoje, domingo, são nada menos que três.

Moreira Franco e a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, correm para criar uma situação de fato consumado para o governador Luiz Fernando Pezão, quando este voltar ao governo de sua licença para tratamento do câncer linfático – aquele que Michel Temer disse que lhe fez muito bem.

Pezão é contra a privatização da companhia.

Cuja venda, quitados os passivos trabalhistas, não deve render mais que R$ 2 bilhões, o que não chega a igualar o “trocado” que veio para assegurar a realização das Olimpíadas e corresponde ao “buraco” de apenas um mês nas contas estaduais.

A venda da Cedae não apenas priva o Estado de uma fonte de renda permanente, porque a empresa dá lucro.

Entrega para particulares o filé do abastecimento da capital fluminense, deixando ao poder público o peso de contrair empréstimos para financiar as redes de coleta e tratamento de esgotos, além da captação e do tratamento da água que será vendida pelo comprador da empresa.

E é bom lembrar que a tarifa de água do Rio de Janeiro, que já é uma das mais altas do Brasil, tal como estão fazendo com a Light, a pretexto dos gastos com as Olimpíadas, deve receber uma “turbinada” para a privatização.

O apoio militante de O Globo deve ter lá suas lucrativas razões.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

  1. Não entendi porque a compradora vai vender a parte de captacao e tratamento.O Saneamento também não quer. Vai ficar apenas a administração das acoes?

    1. Se o POVO soubesse algo sobre o aniquilamento de seu futuro destruiria a Bastilha a assassinaria imediatamente os traidores.

  2. É por isso que até Cristo segura a faixa de Fora,Temer de Bessinha.

    Triste é ver que o povo elegeu o Congresso que ajudou a causar a catástrofe). (Não elegeu o judiciário tao golpista quanto)

  3. Essa Sílvia só tem currículo gracas ao dinheiro publico e administração fácil de empresas públicas prontinhas, feitas pelo trabalhador. Dar um chute e acabar com tudo é fácil.

    Acorda povo. E cuidado com a MSS. Landau.

  4. Evidente que a rede globo, ou melhor, os donos dela, prevendo a falência anunciada do principal negócio deles, já estão se preparando para assambarcar um serviço público essencial através de alguma bandalheira envolvendo mossacks fonsecas e offshores do gênero . Estes são os :empresários” nacionais. O jogo é se apropriar do patrimônio público consolidado, como estradas, metrô, geração de energia elétrica, depois que todo o investimento foi feito pelo estado, ou seja, pela população de idiotas que paga impostos, para em seguida arrematar o “negócio” em leilões com financiamento do bndes. Mais uma vez sem que eles tenham investido um único centavo do próprio bolso. É pilhagem pura e simples. Como disse o bresser pereira depois da pilhagem é s? cobrar a conta dos otários dos consumidotes no fim do mês.
    Estou atualmente convencido que a classe média no brasil, infelizmente, é geneticamente burra. É diferente da burrice voluntária daqueles que não sabem não querem saber e têm raiva de quem sabe.
    Dâ pra notar agora a campanha feroz feita pela rede golpe contra o bndes durante a campanha do golpe? Era isso, os assaltantes “empresários” estavam sendo obrigados a pagar os financiamentos que contraiam no bndes e este dava lucro. Não pode dar lucro pra esse povo otário que fica gastando dinheiro em bugingangas em resumo em consumismo barato.
    Esses preguiçosos que não gostam de trabalhar têm que pagar pela moradia, saúde e educação, água, luz, gás telefone e transporte a preço de mercado internacinal para que a privataria aumente a evasão de divisas e a sonegação sem se preocupar com eficiência, o zé povinho otário paga. Estão ai os meganhas para garantir que os nossos pobres sonegadores, tão perseguidos por este estado comunista e que pagam os salários destas gloriosas forças armadas de república bananeira, continuem a usufruir do fruto de seus insanos labores para sustentar este povinho miseravelmente preguiçoso.

  5. Vinicius Alonso,

    Mais uma vez com raciocínio rasteiro e de pouco conhecimento. Desde quando iniciativa privada faz investimento em social? Peguemos o exemplo da Light mostre o nível de investimento depois de privatizada, lembrando que ela pertence a uma estatal francesa, francês deve ser muito burro para ter estatal de eletricidade né mesmo? Esperto são vcs privatistas.
    Vamos pegar outro exemplo próximo a gente, Região dos Lagos há muito o serviço é privado e tem água e esgoto para todos?
    Isto que dá seguir Fernando Holiday e provavelmente adepto das idéias do Grande Educador Alexandre Frota.
    Cada uma que temos que aturar…como tem midiota.

  6. Um vicio de redatores que atrapalha bem, é usar dois nomes pra mesma pessoa.

    No texto sobre a mulher de Cachoeira ela se chama ….(?) depois se chama Mendonça. Ai eu fico procurando a historia do Mendonça.

  7. Privatizar, tem sido Mudar de Mafia.

    As vezes nem muda. A porta giratória acolhe os corruptos que roubaram o caixa.

    Sendo pública e fiscalizada haveria uma chance. Privada, sem chance.

  8. Acorda Brasil! Temer e a morte do Brasil! Teremos revolucao, infelizmente, se senadores votarem para o impedimento, havera revolucao, o desmonte e escandaloso, o Temer ursurpador, esta completamente desequilibrado, Senhores senadores acordem, antes do caoz total! Temer esta aposentado, com a vida financeira feita feita, vai largar a bomba e se quizer sai do pais! Com setenta e cinco anos e vaidoso, esta se lixando com o Brasil, tudo e lucro! Senadores acordem,poi nao serao eleitos nem para sindico!

    1. Com dois milhões para cada, que foi o que vazou..e aposentadoria. É melhor que delação do Moro.

      Não são bobos.

      Mas vamos escrachar ate a décima geração. E tem mais. Podem estar errados no cálculo. Dinheiro fácil escala fácil. Muitos terminarão os dias na miséria merecidamente.

  9. (O ministro Ilan do BC)……. Não vai dedicar um minuto de sua ação para estimular crescimento ou emprego, não está no seu radar, aliás ele é honesto e deixa muito claro que seu único compromisso é trazer a inflação para o centro da meta, o que significa juros básicos altíssimos valorizando o Real. …..

    Fodam se comerciantes burrinhos . Fodam se exportadores. Fodam se fabricantes. Fodam se pobres, fodam se trabalhadores. Fodam se aposentados.

  10. O entreguista governo FHC/PSDB privatizou a telefonia brasileira e grande parte da energia elétrica. O resultado dessas privatizações a preços de bananas, como todas as outras, deixou a telefonia e a energia elétrica, das mais caras do mundo. A telefonia, das piores do Planeta. Se o governo golpista privatizar a CEDAE, será outro desastre, além de milhares de demissões.

  11. Festinha de encerramento das Olimpíadas foi a glória. Só faltou uma coisinha. Um Presidente que nos represente. Não temos. O mundo todo viu.

      1. Rui – foi um grandioso espetáculo , imagino que gente de minha geração jamais imaginou que uma Olimpíada seria realizada no Brasil, afinal éramos um país de merda mesmo, depois do Lula tudo floresceu, tudo mudou, mudamos de status no mundo…mas….
        Ai veio a classe mérdia brasileira, aliada de sempre dos sonegadores, golpistas e bandidos do sistema financeiro e da fiesp e novamente ameaçam nos fazer voltar a ser o país de MERDA que eles tanto desejam.
        Resta saber se o povo vai aceitar !!!!

  12. A privatização tem ganhadores certos. Entre estes ganhadores não estão os trabalhadores nem o povão nem os micro, pequenos e médios empresários e agricultores. Esta é a turma dos que vão pagar preços e tarifas muitíssimos mais altos do que pagavam antes da privatização.

    Mas, há mais perdas.

    Aos trabalhadores que conseguem permanecer em seus empregos – normalmente, quando da privatização, há listas intermináveis de demitidos – são reservados salários mais baixos e menos direitos e benefícios. Ou seja, a massa salarial vai desabar em prejuízo também de micro, pequenos e médios empresários.

    Mas, há mais perdas.

    Elas não são computadas ou são simplesmente escondidas pela grande mídia e seus (de)formadores de opinião: é a descapitalização do país. Com a chamada globalização, virou coisa comum o capital estrangeiro adquirir ações, quando não assume o controle por completo, das empresas privatizadas.

    Então, eles cobram de nós as tarifas mais caras do mundo, auferem lucros escorchantes, e enviam enormes massas de capital para seus países. O resultado disso é a descapitalização sempre crescente de um país que precisa, desesperadamente, de recursos para garantir a cada um de seus cidadãos a vida digna a que tem direito.

    Enfim, a privatização só traz ganhos para os grande empresariado que é quem se assenhoreia do patrimônio público. O resto do povo paga a conta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *