Durante muito tempo os “assessores” da Presidenta Dilma Rousseff a aconselharam a ser distante, técnica, fria: a “gerentona” que não tinha paciência ou estômago com os políticos.
A Dilma que se vê hoje mostra que ela é muito mais capaz de enfrentá-los publicamente do que é “jeitosa” para os conchavos, acordos e negociações.
Ela tem os argumentos, políticos e técnicos, mais que suficientes para fazer frente ao discurso do “desastre” que a mídia tornou o coro da política.
E não se argumente que a presença de Ricardo Lewandowski presidindo a sessão inibe – e nem tanto – as grosserias e provocações.
Ela tem se mostrado absolutamente capaz de suportá-las na forma e desmanchar-lhes o conteúdo.
Não ferveu e explodiu onde a maioria de nós teria posto a tampa da panela a voar longe.
Teve dezenas de momentos onde teve motivos.
A audiência de hoje, ainda pela metade, já é prova de que ela tem todas as condições de suportar a polêmica, em lugar de te-la enfrentada apenas com pronunciamentos raros, bem dirigidos e, por isso mesmo, incapazes de mostrar sentimentos e obter credibilidade.
A lição que salta aos olhos, seja no milagre de que não se consume a sua deposição , sena na inevitabilidade de que, amanhã, outro governante de natureza popular seja levado ao poder pelo voto do povo brasileiro, é que ele precisa, tanto quanto do ar para respirar, da comunicação com a população.
Travar a polêmica, defender as políticas, explicar os problemas, reiterar compromissos, de tudo isso ela se mostrou absolutamente capaz.
Se é tarde demais para mudar o processo de votação, como parece aos cronistas políticos, certamente não é tarde para produzir o esclarecimento público que, para muitos, apenas agora está acontecendo, não pelo que a mídia diz que ela disse, mas porque as pessoas ouvem ela dizer.
A elite brasileira – inclusive as porções dela que se arrotam “de esquerda” punhos de renda – por isso tem horror ao que chamam de populismo.
Populismo, para eles, é o contato direto entre o governante e a população, que os políticos e mídia não querem abrir mão jamais de serem os intermediários e reitores.
A Dilma que estamos vendo é a Dilma que queríamos ver e, dentro ou fora do poder, esperamos ver.
12 respostas
Se a destituir ao menos tenho certeza de que meu voto foi dato para uma pessoa honrada e digna que não se curvou perante aos seus algozes em nenhum momento. Parabéns presidenta Dilma o
Presidenta porque te esconderam, estou mas certo ainda seus acessores proximos sao seus coveiros, quem estiver acompanhando a tv senado de uma olhada na cara dos senadores golpistas estao com cara de manes.
E o Brasil está prestes a afastar essa mulher digna, íntegra, inteligente e corajosa para se deixar governar pelo punhado de canalhas covardes, misóginos, reacionários, estúpidos, oportunistas, traidores e corruptos que ali estão. É um país grosseiro, como disse Matheus Nachtergale, um país muito grosseiro.
Voce conseguiu resumir, de forma brilhante, toda a situação em poucas linhas!!
O Brasil está a um passo de se tornar um pais mais que grosseiro: TOSCO.
Pior: perverso, muito perverso.
Quero a volta de Dilma porque ela tem direito e este processo de afastamento é uma fraude e um golpe. Afinal, como o povo brasileiro não se subleva mesmo, é gentil…, então nos resta lutar pela democracia. Mas caso aconteça o muito improvável, ela vai nomear o Lula para, ministro ou não, refazer a ponte de apoio com o pmdb e continuará pagando à imprensa velha, ao pig, bilhões de reais em anúncios por ano. Com o dinheiro de nossos impostos, nós que os pagamos, o comum dos mortais, porque as elites sonegam. Quando o déficite no início do segundo mandato era de cerca de 90 bilhões, havia uma dívida em impostos já julgados em última instância de quase 400 bilhões. Era dever intransferível da Dilma (e crime ignorá-lo) ir atrás desse dinheiro ao invés de fazer arrocho no lombo do trabalhador. Nós, brasileiros, estamos fú por ter cão ou por não ter cão. Só mesmo uma revolução em que “se vayan todos”. E que não se esqueça de salgar o terreno.
Independente da decisão que venha a ser tomada pelo senado, Dilma mostrou que sim tinha condições de enfrentar e desarmar o golpe no seu nascedouro se não tivesse se mantido acuada. Talvez seja tarde para evitar que a farsa golpista se complete, mas de uma coisa não escaparão aqueles que votarem a favor do golpe: a marca de golpistas foi selada em suas testas por Dilma em sua defesa no senado. Se era a pecha de golpistas que os incomodava, não há como escapar dela.
Se, por ventura, conseguir barrar esta etapa do golpe (outras virão) terá dada uma contribuição inestimável à consolidação do processo democrático.
Neste processo golpista as máscaras caíram e a ruptura com a plutocracia (especialmente a paulista) está madura e é inadiável. Neste processo que ainda durará alguns anos, se decide o futuro do país como nação.
O reacionarismo precisou lançar mão de seus mais desqualificados serviçais, da podridão moral da elite e seus vassalos, para tentar retomar o poder pelo golpe. A cultura escravocrata da elite brasileira é incompatível com a democracia, insensível aos anseios do povo e descompromissada com um projeto de país. Nem à força conseguirá mantê-los no poder por muito tempo se consumarem o golpe. São inimigos do povo e do país. Dilma desnudou isto em sua intervenção. Só por isto já valeu a pena ter ido ao senado.
Agora já acabou. Ninguém mandou Se cercar de Mercadante, JEC e outras sumidades…
Diz aí Caim, Judas, Silvério, Barrabás, Brutus, Herodes, que crimite cometeu Dilma? Nenhum. Isto não vem só caso. Queremos é condena-lo. O crime é o que menos importa. Esta foi a sensação que tive do julgamento da Presidenta ontem no Senado. Resta saber se os que a condenam estao dispostos a carregar consigo o peso do remorso de terem destruído uma nação, condenado uma inocente e devastado uma Democracia. De repente pode, vai ver eles não sabem o que significa a palavra remorso.
…não vem ao caso, nos queremos é condena-la…
FB, fico estarrecida muitas vezes qdo você e outros comentaristas se surpreendem com Dilma. A Dilma que estamos vendo é a Dilma de sempre, ela sempre foi precisa e clara. O que parece ser de fato real é que muitos, mas muitos mesmo, homens e mulheres, à partir de um certo ponto resolveram escutar, dar vida e acreditar nas criticas do PIG. Eram vocês exatamente que não a escutavam; ela falava, de maneira comedida como sua posição lhe exigia, mas FALAVA; na verdade ela ERA E AGIA COMO SEMPRE FOI E AGIU. Eh preciso fazer uma critica das criticas feitas à Dilma por parte dos progressistas, principalmente à partir de janeiro de 2015. Eu não sou politica, nunca fiz politica, sou uma cidadã comum, mas pude perceber e entender que ela tinha adotado as medidas economicas de austeridade por razões diversas e necessarias, e diria mesmo, quase obvias diante do quadro economico nacional e internacioal. Ela tb voltou atras nesse processo e tentou remediar. As variaves são muitas, é claro, contudo, o importante é que para que um presidente possa governar ele precisa da confiança e do apoio do seu eleitorado. Os movimentos sociais estavam fazendo seu papel de critica e pressão e ela tentando negociar, etc. Digo tudo isso so’ pra deixar bem claro que Dilma sempre falou e disse o que era importante a ser dito; muitas vezes errou na dose, hesitou, etc. como qualquer um de nos teria feito, afinal ela é um ser humano e não uma maquina ou um salvador da patria. Parece que o que mudou de maneira definitiva foi a percepção da misoginia e da intolerância de muitas pessoas, de todos os horizontes, que julgam uma mulher com muita facilidade e nem sequer aceitam que ela tenha SIM o direito de governar com a mesma autonomia que um homem. Não sei se consigo ser clara, mas esse ponto é importante, pois esse texto FB ainda carrega um ranço forte dessa difilcudade de aceitar esse outro, essa mulher, com toda sua potencialidade, sem ficar duvidando, menosprezando e adotando uma critica de cunho pessoal. Muitos aqui nesse espaço adoravam encher a boca para chamar Dilma de “mosca-morta”, outros a chamavam de “anta”, outros ainda de “vaca”/”suina”… Enfim, diante disso não houve censura do blog, não houve protestos; todos aceitavam essa perversidade como algo natural, como se fosse a chuva de verão numa tarde carioca. Parabéns Dilma por ser e por ter sido sempre essa pessoa inteira, integra, compentente, inteligente, honesta, perspicaz, temperada, e de uma fibra invejavel ! Mulher Magnifica !!
PASSA SEMANA QUE VEM NA LAGOA DOS PATOS QUE ELA VAI ESTAR LÁ PESCANDO E PENSANDP NA MORTE DA BEZERRA E NO TEMPO DE CADEIA QUE DEVE TOMAR. KKKKKKKK