(Este post, de segunda à noite, foi atualizado com as informações publicadas hoje na Folha, que jogam uma pá de cal sobre as tolices que vêm sendo repetidas – com muita gente boa acreditando – sobre a “explosão” das abstenções, brancos e nulos)
Hoje, quando fui levar a faxineira ao ponto do ônibus, que é longe aqui de casa, ela repetiu o noticiário: Fernando, você viu quanta gente não foi votar? 25%!
É o que ela ouve na TV e no rádio e que o próprio ocupante da Presidência da República diz, afirmando que se trata de uma anormalidade:
“acabei de verificar um número imenso de abstenções, votos em branco e nulos , o que revela o que ouso dizer a indispensável necessidade de uma reforma política do país”.
Em escala nacional, as abstenções foram de 17,5% , apenas 1% maiores que os 16,41% das eleições municipais anteriores, de 2012. E menores que os 20% das eleições estaduais e federais de 2014.
Bobagem.
O número de eleitores facultativos no Brasil – pessoas com mais de 70 anos, principalmente, e adolescentes entre 16 e 18 – é de 15% do eleitorado total.
Há ainda outros fatores:a atualização dos óbitos e, principalmente, o fato de muitos estabelecimentos comerciais não fecharem mais no dia da eleição. Antes, era difícil para fumantes como eu comprar um maço de cigarros em dia de eleição. Hoje, quase nenhum posto de gasolina, loja de conveniência, supermercado, shoppings, etc fecha no dia das eleições. Seus trabalhadores são, muitas vezes, compelidos a deixar de votar pela necessidade de comparecer ao trabalho.
O que talvez – e só talvez – mereça análise são os votos nulos e brancos, assim mesmo aqui e ali.
São Paulo, por exemplo, onde tanto se fala nesta explosão, teve 1. 155 mil votos nulos e em branco, contra 891,7 mil em 2012.
Naquele ano, abstenções, brancos e nulos – 2,4 milhões – também superaram com folga os votos de José Serra (1,88 milhão) e Fernando Haddad (1,77 milhão).
Convenhamos que, com 4% de crescimento do eleitorado e, acima de tudo, dois anos de bombardeio de mídia apresentando a política como um antro de ladrões, diariamente, não há a mínima chance de chamar isso de uma “explosão” de abstenções, brancos e nulos”.
Mas jornalistas de segunda e políticos de quinta categoria, como Temer, repetem a matraca.
E a mídia amplifica isso, com uma clara intenção: se o povo não dá tanta importância ao voto é porque eleições têm, também, pouca importância.
Olho nessa gente.
Atualização: A história evidentemente não se sustenta, mas os dados divulgados pela Folha mostram que não existe a “revolução da abstenção” que a mídia e Michel Temer estão alardeando. Leia só, com minhas observações:
Apesar da taxa de abstenção em 17 das 26 capitais ter subido em relação às eleições de 2012, ela caiu nas cidades que realizaram o recadastramento biométrico obrigatório nos últimos quatro anos.
Isso sugere que o aumento no não-comparecimento pode ser influenciado também pela desatualização dos dados de eleitores. (Não comparecimento de eleitores não-inscritos e não aptos a votar?Os mortos não foram votar? Uau!)
Segundo dados do TSE, a taxa de abstenção média nas capitais no primeiro turno foi de 16,7% em 2012 para 16,8% neste ano. (Aumentou para menos?) Nas 12 cidades que fizeram o recadastramento recentemente, esse número caiu de 16,55% para 13,2%. (Claro, isso reflete o eleitorado real, não o “virtual” dos velhos registros do TSE, recadastrados pela última vez em 1986!)
Por outro lado, se forem consideradas apenas as capitais que nunca fizeram o recadastramento –caso de São Paulo e Rio– as abstenções chegaram, em média, a 21,2%. Em 2012, esse número foi 18,5%.(Pode ter havido algum aumento pontual, mas está claro que a maior parte se deve ao fato de ter-se um cadastro de 40 anos de idade!. Ou o paulistanos e o carioca estão revoltados e ous outros brasileiros felizes e crentes na política?)
Repito: “jornalismo de segunda categoria”, buzinado 48 horas na cabeça dos ingênuos e subscrito pelo raciocínio “voo de galinha” do cidadão que ocupa a cadeira de Presidente.
36 respostas
Votei, voto é sempre votarei no PT. A farsa jato não funciona para quem não lê o pig. O PT foi o maior Vitorioso. Qual partido suportaria e sobreviveria tamanha perseguição do stf, câmara, e judiciário. Os ladrões da nossa pátria estão todos soltos. Todos soltos! Atrapalhando nosso país. Viva o PT! Viva o Eterno Companheiro Lula e Dilma! Viva os Brasileiros conscientes!
Concordo Nilda que o PT ainda é o maior vencedor de um Brasil progressista e inclusivo. Ter-se consciência de como o Brasil é conservador, corporativista e egoista realmente assusta muito e mostra como a direita é perversa e ignorante. São Paulo, que sempre amei tanto, virou um bunker de fascistas histéricos, verdadeiras hienas do mal que pensei terem sido liquidadas nos tempos da Idade Media. Um horror ver o Brasil nas mãos de tantos bandidos.
Renovação do PT com Lindberg é uma otima escolha !!
http://www.brasil247.com/pt/247/poder/258592/Lindbergh-pode-presidir-o-PT-para-renovar-o-partido.htm
O BRIZOLA EH O LULA !!!
https://www.youtube.com/watch?v=33XCM4i0K2U#action=share
Gostaria que você tivesse razão, Nilda, mas nada é mais concreto e real do que a política. Parece aquele raciocínio “Ah se a semana não tivesse 2a. feira… (mas teria a terca, não é mesmo?). O fato é que o PT viveu no mundo da lua achando que ganhar eleições era o suficiente para governar. O mundo todo sabe que não. Para governar é preciso ter poder e a governabilidade e o republicanismo (estas doenças infantis do PT) entregaram o poder à direita e comprometeram por muito tempo todas as conquistas dos trabalhadores na ultima década.
Discordo redondamente desse raciocionio porque é parcial e tem um gosto de “queria um salvador da patria”… O PT não poderia de jeito nenhum ter agido fora da conduta republicana sem correr o risco de perder sua coerência e respeito. O buraco é muitissimo mais embaixo e esse “achismo” que logo encontra o “bode expiatorio” ideal é uma conclusão facil e sem reflexão. Nilda esta corretissima e so’ não vê quem espera um salvador da patria; o que o Brasil esta mostrando claramente é que o brasileiro médio ainda esta mais para “médio-ruim-perverso” mesmo e ninguém superdotado poderia mudar essa realidade que parece muito maior do que teu argumento simplista de que o PT tem toda a culpa do mundo pelas açoes e escolhas dos trabalhadores. Os trabalhadores são os primeiros culpados por serem burros e otarios, isso me parece muito mais adequado. Eh preciso responsabilizar a todos porque nem Lula, nem Dilma, e tampouco o PT, são Deuses como muitos que aqui escrevem não cansam de reclamar…
O BRIZOLA EH O LULA !!!
https://www.youtube.com/watch?v=33XCM4i0K2U#action=share
Romero, questão chave colocada por você, o republicanismo pueril do PT e de seus membros da executiva. Essa lenga lenga idiota de que o PT é grande , é forte, tem o POVO como centro de discussões, além de falsa e míope.
Esse arranjo com a direito, afastando-se da base , afastando-se da classe trabalhadora , foi mais mortal que a Globo e o moro, essa postura acentua-se no segundo mandato de Dilma e causa a ruptura definitiva, colhendo os resultados que amargamos hoje.
Perder São Paulo para um boneco de cera é fruto desse misto de republicanismo + adoção da agenda neoliberal com Levy e concessões de todo tipo ao PMDB.
Agora é salvar o que der, realizar uma série de expurgos e dialogar com os movimentos de esquerda buscando ser novamente a força hegemônica , deixando a miragem do centro para que oportunistas a ocupem. Isso ou morrer.
Viva o PT e abaixo os arrogantes que acham ter encontrado o bode expiatorio ideal para suas falações sem sentido.
Lenita, admiro sua força de vontade e luta política.
Mas, o ISKRA está certo!
O PT ajudou um pouco mais a entrar em seu inferno astral, desde o momento em que a condução política do governo Dilma a partir do segundo mandato, foi feita sem qualquer aceno às próprias bases e com uma estratégia econômica demasiadamente contracionista.
Ademais, perdeu o controle sobre os desmandos da PF: Casos claros de desrespeito hierárquico e crimes de vazamento, assim como grampo ilegal, sem a devida investigação posterior.
Se quer dar a volta por cima, o partido precisa se renovar e se reinventar. Investir na formação política continuada de sua militância, dando espaço de votação para novos nomes.
E, principalmente, montar uma estrutura de comunicação com a sociedade, muito mais combativa e pró-ativa do que seus meios já conhecidos.
Qto a isso concordo e nunca disse o contrario Léo. O que acho insuportavel são as analises parciais e isso ja foi dito inumeras vezes, o cerco da direita era por demais fechado e mesmo agindo com cautela Dilma não conseguiu contornar. Ela foi severa o suficiente, e qto ao movimento neoliberal me parecia algo dificil demais de fugir naquele momento, é um movimento mundial, vide a Grécia e o que os caras “radicais” conseguiram fazer : NADA ! Criticas assim com jeito de “bode expiatorio” é tudo que a direita adora e se é para achar culpados acho que os progressistas é que foram uns bundões (e continuam sendo!!) porque não apoiam e não apoiaram o PT quando este estava fragilizado. Parece coisa da cultura brasileira que não esta acostumada a sujar suas mãos, mais facil criticar do que colocar a mão na massa. Mas facil dar a chicotada em cachorro morto do que olhar e analisar o proprio umbigo. Além do que este “esquerdismo” babaca com gosto de “Russia arcaica” não tem nada a ver mesmo com Lula e Dilma !! (tks God!) Ao meu ver Lula e Dilma é que deveriam abandonar de vez o Brasil, deveriam ir morar em outro pais e esquecer mesmo pois a mentalidade de uma gde maioria tanto da esquerda caviar como da direita histérica não merece um pais civilizado mesmo, estão ainda no estagio da brutalidade, da divisão, do fla-flu, além de adorarem um auto-mutilação. Não tenho “força politica”, até gostaria de ter, mas tenho uma visão e vivencia de sociedade mais evoluida e realmente acredito que o caminho é de melhorar o que foi feito de errado, sem duvida, mas sem esse viés de “gente fofoqueira de novela das oitos”, entende ? Repeito tua opinião Léo.
E tem mais, NAO CONCORDO MESMO e não estou querendo convencer ninguém da minha opiniao!! CONCORDO COM A NILDA !!! Ponto !!! Que cada um assuma sua posição !!!
E VIVA o PT !!! Vergonha é ver um partido como esse, que fez tanto pelo Brasil, ser achincalhado, maltratado, aviltado e ainda esperarem que ele se ajoelhe e faça a penitência de erros num pais estruturalmente oligarquico e absurdo como o Brasil. Chega a ser ridicula essa malhação histérica em busca dos culpados. Sera que não gostariam de literalmente expor o Lula e a Dilma para serem enforcados ? Porque não jogar de vez uma bomba no PT não é mesmo ? Não sei em que mundo vocês vivem, não sei se vocês ja ouviram as inumeras vezes que Lula e Dilma ja admitiram e apontaram seus erros. Até quando vão ficar falando que eles precisam mudar de estratégia, etc. Ou vocês acham mesmo que o unico partido realmente com cara de partido precisava também ser Santo no Inferno que é o Brasil ? Tudo isso é bem pouco inteligente e com certeza muito cansativo. Essas criticas são patéticas, além de inocuas e inuteis. O PT fara o que tera que fazer e espero que os progressistas parem de procurar um Salvador da Patria e coloquem a mão na massa; nem é questão de ter o poder e a hegêmonia o tempo todo, isso beira ao ridiculo !!!! Eu não me importaria de que houvesse alternancia com uma direita progressista que não vendesse o pré-sal e pensasse na saude, na educação e numa sociedade inclusiva. São essas questões que devem ser discutidas e enfrentadas. Enfim, se ao menos as pessoas não ficassem com sindrome de redes socias vomitando as conversas do bar da esquina… ja seria menos cansativo …
Leo , nem perco tempo com colocações pueris, imagina …..”direita progressista”……tem isso agora ? Onde ???
“Rússia arcaica” ???? Sinceramente , não dá nem pra seguir adiante, imagino que avançado seja a Bolívia !!!
A Dilma é CULPADA sim pela derrocada do partido, com sua cegueira e isolamento, contudo, se não se pode peitar o neoliberalismo é melhor mesmo entregar o país ao PSDB.
O BRIZOLA EH O LULA !!!!
https://www.youtube.com/watch?v=33XCM4i0K2U#action=share
Lenita, ser achincalhado não é uma exclusividade do PT. Isso vem acontecendo com qualquer movimento ou partido de esquerda, desde que esse país passou a ter uma “nesga” de democracia ainda na década de 50.
E o que o campo progressista necessita, como vc bem disse é parar de procurar um salvador da Pátria. Logo, parar de querer ver a solução para todos os problemas sociais em um só partido.
O problema é esse nesse país. A única alternativa viável eleitoralmente à esquerda se tornou o PT, o que em termos estratégicos e de ideias também é uma das coisas mais arriscadas que existe.
Primeiro, porque Lula é um ser humano. E por mais que tenha entrado para a história, qualquer dia ele irá desta para melhor. É o ciclo da vida.
Qual a outra opção em termos de liderança progressista e carismática com o povo, em escala nacional, a não ser ele? Ciro? Haddad?
Logo, se o maior partido no campo progressista da América Latina, perde viabilidade, a política popular brasileira, perde representatividade e passará a depender de nanicos que têm até boa vontade, mas não passam dos municípios e estados.
Entende a gravidade do problema que é, o PT cometer algum erro de percurso no cenário nacional, quiçá latino-americano?
Por isso que todos, sem exceção, que zelam por um modelo de Estado de Bem-estar social, criticam com toda a razão. Não porque são somente puristas, mas porque querem ver um projeto nacional de desenvolvimento que não seja abortado no meio do caminho.
Das duas uma: Ou o partido se reinventa, e com isso, ajuda a refundar o pensamento democrático brasileiro, ou, abre espaço para que outros o façam. E, com o risco de cairmos em aventureiros perigosos.
Concordo com você Léo e ja disse que não sou contra exigir que o PT assuma seus erros e os corrija. Falamos todos da mesma coisa, exceto alguns exaltados e cheios de odio que procuram um bode expiatorio a todo custo. Tuas colocações são ponderadas e responsaveis. Vamos vencer com certeza, com o PT ou com uma frente progressista que pode até ter politicos mais a direita com idéias progressistas sim, como é o caso da Europa ja ha muito tempo (so’ vê quem tem visão de mundo, é claro). Abraços.
O BRIZOLA EH O LULA !!! …
https://www.youtube.com/watch?v=33XCM4i0K2U#action=share
Falou pouco, Brito, mas disse TUDO!
Favor olhar com atenção a quantidade de votos para a Câmara Municipal de São Paulo dados aos psdb e ao PT. Mesmo sob intenso bombardeio e em pleno Tucanistão ficamos próximos dos pulhas tucanos.
Infelizmente o paulistano tem síndrome de mulher de malandro, gosta de apanhar e isso deve ser patológico, algo com relação ao céu cinza e a poluição do ar, gera uma população doente, sobretudo depois que passaram a beber a água com fezes da sabesp do alckmin.
Mas há uma mensagem subliminar na fala do temer, essa reforma política , nos termos que tramita, na prática vai ser um expurgo de partidos, alguns tradicionais como PCdoB e o próprio PSol, além de matar na nascedouro qualquer possibilidade de renovação nos termos de uma nova esquerda , popular e democrática vinda das ruas, nos moldes do Podemos.
Ruim ou bom a história se encarregará de demonstrar, sinceramente EU não creio na democracia burguesa, sobretudo com um povo talhado para a servidão voluntária como o nosso.
Sinais de estupidez de norte a sul, nordeste incluso, pois não houve uma merda de região mais beneficiada com os governos LULA E DILMA que não seja o nordeste. Deu-me profundo NOJO, ver aquela foto do dolar com uma nordestina ao lado , rindo, como riam os loucos sendo levados ao cadafalso.
Hoje se refestelam as hienas e abutres sobre o POVO, este servilmente lhe doa a carne e o sangue, mas a LUTA SEGUE ADIANTE !!!!!
TEXTO IMPERDÍVEL DO VALTER POMAR :
“Dentre as várias causas da derrota do PT, a principal é a mesma que tornou possível o impeachment: perdemos apoio na classe trabalhadora.
Uma parte menor dos que nos apoiavam segue apoiando.
Outra parte menor votou em candidaturas de esquerda, não-petistas.
Uma parte maior passou a votar em candidaturas de centro e direita.
E uma parte também maior reforçou as fileiras do voto branco, nulo e da abstenção.
Os números de São Paulo capital são chocantes: Dória teve 3.085.187 votos. Já a soma de brancos, nulos e abstenções alcançou 3.096.304 votos.
Os números de Belo Horizonte também são chocantes: 38% do eleitorado de BH não votou em nenhuma das candidaturas a prefeito.
Este talvez seja o maior êxito da campanha da direita: reduzir os votos válidos, através da criminalização da política e dos políticos”.
INTEGRAL EM:
http://www.brasil247.com/pt/colunistas/valterpomar/258545/Sobre-os-epit%C3%A1fios.htm
Falou tudo, a direita fez uma campanha desde 2013 despolitizando as pessoas para a os golpistas virem chegando pelas beiradas e assumir o poder de tudo. O Boechato da BAND é um exemplo disso, utilizar todo tempo disponível para denegrir os políticos.
Mas o pior foi ver a esquerda e os progressistas adotando o marketing da direita para detonar Lula, PT e Dilma ! Isso sim é burro e imperdoavel !!!
Inteligente seria defender o Levy e a reforma da previdência proposta por Dilma. E não é minha arrogância que diz, quem disse foi a história.
Dispenso comentarios de pessoas que são profundamente desagradaveis. Ja havia pedido isso no passado e espero que essa regra seja respeitada, se possivel, é claro.
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTARIA DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
…
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
…
::
Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
.
É melhor
Ser um, mesmo que zero, à esquerda
Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$$ à direita
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Poema Z
…………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
.
Penso
Logo(S)
ReXisto
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Sempre
.
A vida
Entre duas pedras:
Sobre
Viver
Ou
Morrer
Sob…
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Tão duro mas tão terno
.
É preciso
Não ter esperança alguma
Para se construir
Da necessidade (de viver, do viver)
Algo melhor
Do que não ter esperança alguma
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Doce conformismo ?
Ou
Da “queda” da poesia para a história
.
As coisas são como são
E não como deveriam ser
Penar por elas é em vão (ou não)
(S)E ultrapassa o próprio viver
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
Diga “NãO” à Rede Goebbels
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
(Em la lucha de clases)
.
Em la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………………………………….(Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
…………………………………………….(Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
…………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
… Ainda sobre “um monte de asneiras” a começar por permitir as ilegalidades dos ‘vazamentos seletivos [portanto, criminosos]’ durante a tal Operação ‘Lava [a] Jato [a (mega)corrupção da oPÓsição]’…
Além da “ingenuidade” de cair no Conto do Vigário dos procuradorezinhos de merda da ‘PORCA-tarefa’ de que “o presidente Lula não estava sendo investigado”!…
###
Os erros de Cardoso no processo do impeachment
Por egrégio e intrépido jornalista Luis Nassif
TER, 04/10/2016 – 07:20
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/os-erros-de-cardoso-no-processo-do-impeachment
Abstenção ou abestação?
O “coiso” só está usando o que já está bem definido na academia:
– A estatística é uma ferramenta usada na tortura dos números para que esses nos digam o que queremos ouvir –
Tipo … parlamentarismo?
Diz aí Roberto: Tudo vai mal, tudo. Tudo certo como dois e dois são cinco. Indústria despenca quatro por cento em setembro. Mais uma: Este é um país que vai pra frente, ou, ou, ou, ou. Tudo por culpa do PT. Este PT continua atrapalhando o progresso do país. Mas que desgraça. Até quando vão dizer isso?
Gostaria que observassem o crescimento do PCdoB. Os Petistas votaram neles. Questão de enorme afinidade ideológica. Acredito que a direita maldita percebeu a estratégia, porém, é bem melhor insistir na diminuição dos votos do PT. Eles bateram. Mas não nos abateu Força Companheiros!
Sr. Rui Falcão:
Veja o perfil destes homens: FDR, Broz Tito, Gamal AbdelNasser, Charles de Gaulle, João XXIII, Nabuco e os abolicionistas, Vargas..
Um lider só serve quando está a frente de seu tempo.
Ou no minimo, dentro dele!
Nós esperamos de v.excia, grandeza.
É de um monte de asneiras que se vai fazer a nova Operação Condor:
O império Contra-Ataca
Publicado em 02 de outubro de 2016
Por Chris Hedges
Há uma década os governos de esquerda, desafiando Washington e corporações globais, tomou o poder no Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Bolívia e Equador. Parecia que a maré estava mudando na América Latina. A interferência de Washington e a exploração pelas corporações internacionais poderiam finalmente ser derrotadas. Governos latino-americanos, encabeçados por líderes carismáticos como Hugo Chávez na Venezuela, Luiz Inácio Lula da Silva no Brasil, Evo Morales na Bolívia e Rafael Correa no Equador, conseguiram grandes vitórias eleitorais. Eles instituíram reformas socialistas que beneficiaram os pobres e a classe trabalhadora. Eles se recusaram a ser fantoches dos Estados Unidos. Eles tomaram o controle dos recursos e destinos próprios de suas nações. Montaram a primeira revolta bem-sucedida contra o neoliberalismo e à dominação corporativa. Foi uma revolta que muitos nos próprios Estados Unidos esperaram que emulasse e sucedesse também aqui.
Mas os movimentos e governos na América Latina foram vítimas das forças obscuras do imperialismo norte-americano e da ira do poder corporativo de seus empresários. Os truques de há muito praticados por Washington e seus aliados corporativos voltaram a ser usados – a propaganda suja; a manipulação dos meios de comunicação; o suborno e corrupção de políticos, generais, policiais, líderes trabalhistas e jornalistas; os golpes de Estado legislativos; o estrangulamento econômico; o descrédito dos líderes democraticamente eleitos; a criminalização da esquerda; e o uso de esquadrões da morte para silenciar e fazer desaparecerem aqueles que lutam em nome dos pobres. É um jogo antigo e sórdido.
O presidente do Equador Rafael Correa, que ganhou a inimizade de Washington com sua concessão de asilo político a Julian Assange há quatro anos e com o fechamento da base aérea americana de Manta em 2009, advertiu recentemente que uma nova versão da Operação Condor está em curso na América Latina. A Operação Condor, que operava nos anos 1970 e 80, viu milhares de organizadores de sindicatos, líderes comunitários, estudantes, ativistas, políticos, diplomatas, líderes religiosos, jornalistas e artistas serem torturados, assassinados e desaparecerem.
Os chefes de inteligência de regimes de direita na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e depois no Brasil, tinham supervisionado as campanhas de terror. Eles receberam fundos dos Estados Unidos e apoio logístico e treinamento da Agência Central de Inteligência, CIA. A liberdade de imprensa, a organização sindical e todas as formas de dissidência artística e de oposição política foram abolidas. Em um esforço coordenado, estes regimes destruíram brutalmente todos os movimentos de esquerda na América Latina. Só na Argentina, deixaram 30.000 pessoas desaparecidas.
Agora, a América Latina parece destinada novamente a mergulhar em um cruel período de controle ditatorial e exploração corporativa. Os governos do Equador, da Bolívia e da Venezuela, que está à beira do colapso, tiveram que lutar contra tentativas de golpe de direita e estão agora resistindo à sabotagem econômica. O Senado brasileiro perpetrou o impeachment da presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff. O novo presidente de direita da Argentina, Mauricio Macri, financiado por fundos de hedge americanos, logo que foi eleito prontamente reembolsou seus benfeitores, entregando $ 4,65 bilhões de dólares para quatro fundos de hedge, incluindo o Elliott Management, dirigido pelo bilionário Paul Singer. O pagamento aos fundos de hedge, que tinham comprado a dívida argentina por alguns tostões, fizeram com que a empresa de Singer fizesse 2,4 bilhões de dólares, valor que foi de 10 a 15 vezes o investimento original. O governo argentino anterior, sob Cristina Fernández de Kirchner, se recusou a pagar a dívida adquirida pelos fundos de hedge e acidamente se refere a eles como “fundos abutre”.
Continua em
http://www.truthdig.com/report/item/the_empire_strikes_back_2016100
Em que pese ser esta, mais uma campanha para inviabilizar a democracia ( voto popular ). O primeiro colocado ter menos votos que abstenções, nulos e em branco somados, traz preocupação. Deveriam haver outra eleição onde isto ocorre, excluindo-se os que não alcançaram um mínimo de votos, assim não teríamos esta enxurrada de candidatos nanicos, vendendo espaço de TV. No caso de São Paulo como exemplo, teríamos nova eleição entre Dória, Haddad, com tempo divido entre eles. Caso o primeiro colocado perdesse de novo para abstenções, brancos e nulos, faria uma terceira eleição com outros candidatos pois estes foram recusados pelos eleitores.
As abstenções foram enormes nas grandes cidades. Isto demonstra que as pessoas ficaram confusas com a demonização dos petistas, em quem provavelmente votariam se não houvesse o massacre da propaganda de direita, e resolveram estender esta demonização a todos os políticos. Mas isto não quer dizer que estas pessoas estejam irremediavelmente enganadas, como estão aquelas que optaram por votar no partido do Alckmin, do Gilamar e do juiz Moro ou no partido do Cunha, do Aécio e do Temer. Elas poderão assumir posições mais conscientes, logo que passe o efeito do veneno da mídia sobre sua capacidade de julgamento. Isso confirma que o alcance do veneno não foi tão geral como os golpistas esperavam que fosse. Com planejamento e com discussões produtivas, ainda há esperanças para o Brasil e para o seu povo.
… Ainda sobre “as asneiras”…
Agora as dos ex-‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da “Justiça”!
***
PF TRANCA A ODEBRECHT. PSDB E PMDB ESTÃO SALVOS!
Viu, zé Cardozo, assim é que é uma PF com chefe!
Informa a Fel-lha que a PF decidiu que já tem delação demais!
04/10/2016
Chega!
Basta!
Não quer mais saber da delação da Odebrecht, aquela que botaria metade do PSDB e do PMDB na cadeia.
Está confirmado o acordo que o Cerra e o Traíra selaram antes do Golpe: não pode haver caça às bruxas.
Só quem vai em cana é petista.
Ou tucano morto.
Segundo a Fel-lha (Folha de São Paulo), o Juiz Moro estaria inclinado a ceder às suaves pressões da PF: de fato, chega de delação.
Não precisa mais!
Ler mais em Navalha
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pf-tranca-a-odebrecht-psdb-e-pmdb-estao-salvos
so quero saber se nada sera feito contra o estatistico que assinou a pesquisa do ibope publicada pelo pig no dia eleicao que dava doria 35 russomano 23 marta 19 haddad 15 nao tem conselho federal de estatistica pra suspende lo de suas atividades?