O “são todos ladrões” afastou os pobres da política. Os ricos continuam gostando

guaianazes

Escrevi aqui sobre o que, na minha opinião, é a tolice de acharem que as abstenções “explodiram” nesta eleição de forma generalizada, como recusa da população à política.

Finalmente, leio  uma análise lúcida sobre isso, muito menos calcada nos números de abstenção e apoiada, como deve ser, nas mudanças que a criminalização da política trouxe na relação de engajamento eleitoral dos pobres e dos ricos – ou dos que acham que são, na votação em branco ou nula.

José Roberto de Toledo, no Estadão, analisa a importância que os paulistanos, por região, deram à disputa municipal.

E, como mencionei ontem, é o estudo da distribuição dos votos brancos e nulos, o que é sinal dos efeitos da transformação da política em antro de criminosos, o que nunca foi um problema para os conservadores, mas um pretexto quando a corrupção em um governo de esquerda foi transformada em “primeira e única” da história brasileira.

Toledo escreveu:

O maior desinteressado pela eleição municipal foi o eleitor pobre. Pesquisas Ibope feitas nas vésperas do pleito nas principais capitais brasileiras revelam que eleitores da base da pirâmide de renda declararam pouco ou nenhum interesse pela eleição em taxas de 14 a 27 pontos maiores do que os mais ricos.

A maior diferença aconteceu no Rio de Janeiro: 61% dos cariocas com renda até um salário mínimo se disseram desinteressados pelo pleito, contra apenas 34% dos que têm renda acima de 5 salários. Em São Paulo, o desinteresse atingiu 55% e 39%, respectivamente. Mais do que uma curiosidade, foi crucial para o resultado.

Entre os paulistanos, o desinteresse se traduziu em uma maior taxa de votos brancos e nulos na periferia pobre da cidade do que nos bairros mais ricos do centro expandido. Na fronteiriça Guaianazes, no extremo da zona leste, 21,4% dos eleitores anularam ou votaram em branco. Nos Jardins, só 6,9%. Isso teve um impacto determinante no resultado da eleição.

Este quadro, sim, é generalizável nas grandes capitais. Procurem os votos “na esquerda” nas zonas mais populares do Rio e verão que o processo foi semelhante.

Isso tornou o peso relativo das regiões mais ricas do que deveria ser e, muito mais que a abstenção, explica a inesperada vitória de João Dória no primeiro turno.

No Rio, deve servir para que Marcelo Freixo repense as prioridades no seu segundo turno, no qual, finalmente, terá acesso significativo aos meios de comunicação.

O discurso da “modernidade”, embora correto, tem limites muito estreitos na hora do voto.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Os ricos sabem muito bem o que querem e como fazer para alcançar seus objetivos, principalmente na politica. Os pobres precisam aprender muito ainda, mas quem sabe com o auxílio da Globo e das midias adjacentes e macomunadas um dia também não chegaremos lá. Ou não?

  2. Essas análises feitas por JORNALISTÃO,é o que a DIREITA nem da bola.A ideologia dos pobres,é a POBREOLOGIA,nova corrente ideológica,em todos os países capitalistas do mundo.Consiste tal POBREOLOGIA,em tentar explicar aos cientistas sociais,que o POBRE,não é diferente de uma designação que um poeta do RIO GRANDE DO SUL,fazia há quase um século,ao respeito do homem em geral.Hoje ,tal assertiva,se aplica particularmente aos POBRES.Resumindo se afirma.Vendo,no cocho a ração,faz que não sente o rabicho!

  3. Nenhuma novidade essa campanha promovida pela mídia com a negação da política (todos sai iguais. De tão iguais que só falam do PT) só serviu para afastar os pobres da eleição e abrindo o caminho para os mais afortunados elegerem o que eles quiserem sem ser incomodado.

    Eu mesmo não votei e não farei mais questao. Depois do que fizeram com a Dilma não voto mais.

    Podem ficar com o brasil (minúsculo mesmo) depois do carnaval do impeachment que fizeram podem ficar. Porém não me venham com choradeira quando vocês não conseguirem tirar o país do buraco que vocês mesmo enfiaram (com a crise política do impeachment) tudo para tomar o lugar da Dilma. Não me venham com choradeira. Fizeram carnaval agora aguenta.

    Esse é o preço a ser pagar pelo o que fizeram com o país. A herança que vocês receberam golpistas foram aquelas que vocês mesmo plantaram. E agora reclama? Aguenta golpistas.

  4. Até nisso a esquerda levou a pior. A abstenção pesou favoravelmente a eles. Desgraça pouca é bobagem. Quer dizer: Nao bastava o judiciario, a mídia maldita, os políticos safados, o vento norte, ainda mais essa.

  5. Um desdobramento a partir dessa constatação é de que o Cartel Midiático e as redes redes sociais não são tão bons na construção de candidaturas, mas são muito eficientes como instrumento de destruição dos adversários. No passado, os candidatos apoiados abertamente pelo Cartel perderam. Agora, atuaram exclusivamente como armas de destruição e estraçalharam, contando, naturalmente, com a credulidade dos milhões de midiotas.

  6. Muito bom FB, tua analise e percepção da’ a medida exata que o discurso de corrupção deixou as pessoas menos esclarecidas e ja tão mutiladas em suas vidas sem saber em quem confiar, o que é normal. Os movimentos sociais de base como o MST precisam crescer e é preciso combater as redes sociais tb. Facebook é um veneno. O PT sabera levantar a bola junto com outros grupos progressistas. O Brasil não é para amadores e na era internet muita coisa ainda vai mudar.

  7. Eu fico pensando…. com um esforço imenso, eu consigo imaginar o que se passa na cabeça de alguém que vota em Aécio Neves, em Serra, em Alckmin, até mesmo em Bolsonaro.
    Mas, confesso que, por mais que me esforce, não consigo imaginar como pensa uma mente que vota nesse Dória.

    1. Camarada os paulistanos e paulistas em geral são de uma nova espécie de hominídios – Homo Ascaris , restam poucos sapiens ainda, pouquíssimos.

      Mas votar no Doria não´difere de votar no Romário, Tiririca, Russomano, Richa, Grecca, Sartori, ACM Neto, Iris rezende, Caiado, Ana Amélia.

      Quando a GRANDE FOME voltar , correm todos de volta pro PT !!!! Só aguardar.

  8. Os nazifascigolpistas e os derradeiros passos para a guerra civil!
    “Tá’ vendo aí ex-‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da “Justiça” o que é uma Polícia Federal com [com!] comando?”
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PF INDICIA LULA POR NEGÓCIO DA ODEBRECHT COM SEU SOBRINHO EM ANGOLA

    Prossegue a ofensiva judicial contra o ex-presidente Lula; nesta quarta-feira, ele foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, em razão de contratos de R$ 20 milhões firmados pela Odebrecht com a empresa Exergia, que pertence a seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos; embora Lula não seja parte da Exergia ou dos contratos realizados em Angola, a PF avalia que os negócios só foram feitos pela Odebrecht em razão do parentesco de Taiguara com o ex-presidente; defesa ainda não se pronunciou

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/258865/PF-indicia-Lula-por-neg%C3%B3cio-da-Odebrecht-com-seu-sobrinho-em-Angola.htm

    1. … Bem que o DEMoTucano canalha safadão almofadinha [mega]corrupto “JD Berlusconi ‘Senior'” tinha comemorado o ‘vazamento’!…

      É assim que as máfias hediondas atuam, estúpido!

    2. O bicho ruim de morrer é este Lula. Batem de tudo quanto é jeito, só na cabeça e o bicho não morre. Vão ter que bater muito ainda.kkkkkk

  9. Coxinhas tem sérios problemas quando precisam interpretar textos. Parece que é regra geral.

  10. Atenção AMEBAS de plantão: onde está o 1 bilhão que o Pallocci roubou? Debaixo do colchão? Peçam para o Moro (o Deus de vocês) mostrarem as provas que tem. Ah, aproveitem e peçam, também, as provas dos bens da Dilma e do Lula. Ou as provas de vocês são baseadas na Veja e na Globo?
    A Veja adoraria publicar na primeira página um extrato bancário ou uma certidão de imóvel em nome deles. Estou errado? E por que ainda não o fizeram?
    O GM não era o Guido Mantega, como admitiu o próprio Moro (o deus dos coxinhas). E o Italiano? É o Pallocci mesmo? Ou é mais um factóide criado às vésperas da eleição?
    Daqui a pouco vão dizer que o “Alemão” é o Lula, para espanto geral do mundo.
    BABACAS, AMEBAS.

  11. Fora do contexto. Extra. extra!Crivela despenca nas pesquisas do Rio após a afirmação de Jair Bolsonaro: Meu voto é do Crivela.

  12. Da-lhe, Freixo.
    ô sr assessor do prefeito haddad: eu sei que vc é educadinho, mas se aparecer algum transeunte do time transiçao do dólar fake no seu gabinete com o perfil de:
    -Sabe tudo
    -Dalagnolítico
    – “!Nao tem algo embaixo do colchão”?
    Diga-lhe que republicano é a mãe e mostra pra ele a porta serventia da casa.

  13. Doria canalha, disse textualmente na campanha que nao haveria aumento das passagens e impostos nos proximos quaro anos, ja mudou, agora e so em 2017, lobista sem vergonha, vai desativar a pistas para ciclista que nao muito usadas, se e para justamente incentivar o uso de bciicletas, para seus amigos ficarem livres com alta velocidade, liberou, Doria e criminoso, as familias que perderem a vida nas marginais tem que processar e exigir indenizacao nao da prefeitura e sim do mal carater Doria sem respeito as vidas dos usuarios das marginai pra satisfazer, a classe media alta, e irresponsavel, mas garanto que o mesmo so vai se locomover de helicoptero, acompanhem e reajam, mentiu sobre melhoria de saude, o 2 milhoes que o mesmo usou nas eleicoes, ele vai fazer rend,er pra ele e bem tipico, ja diz que tem 180 milhoes, para que todos achem que os mesmos, nao roubar pra poder fazer as jogadas que e useiroe vezeiro! NAo confiem no publicitario lobista Doria!

  14. Tá certo que não é hora muito boa pra negociar na ONU alguma coisa, mas ficamos todos aliviados com a noticia de que está perto de terminar o mandato do invertebrado marionete, sr Bão Kiparlemoon nas Naçoes unidas. Ufa!!

  15. Provavelmente os mais pobres foram mais pressionados a se impressionarem com as notícias da entourage da ‘lavajato’, por lhes faltarem opções de informação, pois as mídias alternativas são de pouquíssimo conhecimento deles, e nisto a grande mídia rastaquera e sua fonte no judiciário foram muito eficazes.
    Por outro lado, provavelmente, a visão destas camadas é de desalento em relação à possibilidade de mudar alguma coisa a nível municipal.
    Visto isto, é fundamental o ‘corpo a corpo’ dos partidos de esquerda nestas regiões, e de uma forma mais constante, não só no período eleitoral.

  16. Faz tempo que se sabe que a difusão da história de que todo político é ladrão só favorece exatamente os ladrões. Taí a comprovação. Também tivemos a prova de que o Partido da Imprensa Golpista é hoje o mais poderoso partido do brasil, basta ver o resultado das eleições. O inimigo número 1 do brasil é a mídia. Ou o campo progressista e os verdadeiros democratas declaram guerra à corja dos coronéis midiáticos, ou o melhor é enfiarem a viola no saco. Se os militares eram os inimigos durante a ditadura militar, hoje, na ditadura jurídico-midiática, o grande inimigo é a mídia.

  17. Perfeito, nada adiantará o PT ou qualquer partido progressista chegar ao poder central e não quebrar a espinha dorsal do atraso – a mídia famigliar.

    Sem pluralidade de informação com paridade de armas, babau. Viola no saco e ser esquartejado por um sem fim de impostos, taxas, multas e contribuições para sustentar a BOLSA MERCADO FINANCEIRO.

    Essa conversa de mea-culpa, assumir erros, essa auto-penitência que se exige da esquerda só faria sentido se FHC também abrisse a caixa de Pandora dos inconfessáveis negócios escusos de seu desgoverno, aquele que quebrou a nação e entregou ao LULA um país sem um centavo nos cofres.

    Ao final destes poucos meses do desgoverno Temer/Meireles/PSDB o país estará novamente na LONA, vão destruir a Petrobras, entregar o pre-sal, falir os bancos públicos e arruinar os 400 bilhões de dólares de reservas, mas na MÍDIA estará tudo azul, pois o BOLSA FAMIGLIA MARINHO, FRIAS, MESQUITA, CIVITA estará mais assegurado e gordo do que NUNCA.

    Quanto ao POVÃO de renda de um SM, como já coloquei antes, assim que a GRANDE FOME voltar, eles se emendam.

    PS. Pior que os midiotas de direita que escrevem aqui suas asneiras, são IDIOTAS de esquerda que defendem de modo incondicional e cego o viés neoliberal do governo DILMA II. Isso sim é preocupante.

  18. Não adianta analisar mais não, o que importa agora é Deus me livre disso. É que o povo de SP vai entrar no cacete da policia, os problemas vão só piorar . Como desemprego, os serviços sociais desmantelados e tudo o pauliiiiiista sabe muito bem. E o mesmo playboy que eles , os maiores sabe tudo do Brasil os pauliiiiiiiiiiiitas pôs no poder , o próprio vai cuspir em cima da paulistada sabe tudo. Ai pra nós de fora vai ser um k?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pra vocês que não souberam votar. Eu só os que não souberam votar.

  19. Eu sei que as capitais não se compara a cidades pequenas. Mas não tem como, como viver em capitais como Rio, SP,Salvador e outras mais, as pessoas não sabem o mínimo dos problemas que tem nela e precisa recorrer ao pig golpista pra se informar. Não tem como, só se a pessoa for muito cega pra não ver ou finge não ver. As pessoas nas favelas sabem muito bem dos problemas e dos programas que os favorecem . Nao tem como o povo paulista não saber o que o Haddad fez de bom e de ruim. Que desculpe votou nele é porque quer ser igual a ele , não tem outra justificativa é nao foi só SP não, a maioria do Brasil foi dessa forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *