Os fatos desmentem a “retomada” econômica de “gogó”

nogueira

Não foi surpresa a queda forte, hoje, das previsões da retração do PIB brasileiro em 2016, nas previsões que as instituições financeiras fazem para o Boletim Focus, do Banco Central. Baixaram de -3,15% para 3,3% em uma semana e há poucas dúvidas de que isso vá baixar mais, nas próximas semanas.

Mesmo o “wishfull thinking” dos índices de confiança da indústria e dos serviços caíram, como revelam os dados divulgados esta manhã pela Fundação Getúlio Vargas.

Mais cedo, o professor Fernando Nogueira da Costa, no seu ótimo blog, definia a “cascata” econômica que imperava em nossos jornais:

“Os golpistas apostaram que o golpe iria reverter as expectativas. Acreditavam que, daí em frente, com eles usurpando o poder executivo, tudo seria diferente e sairia a mil maravilhas. Seu exército de “chapas-brancas” foi colocado na mídia para, supostamente, serem “formadores-de-opinião”. Fracasso total (confira aqui a avaliação do governo golpista).
A falsa “opinião especializada”, como “aprendiz de feiticeiro”, acreditou que a insistente repetição cotidiana nos jornalecos brasileiros das palavrinhas mágicas “confiança”, “credibilidade”, “seriedade”, “produtividade”, “eficiência”, “eficácia”, “disciplina”, “cenário otimista”, entre outras do jargão Yuppie, usado e abusado por jovens executivos neoliberais em escalada social, bastaria para reverter as expectativas pessimistas quanto ao futuro nacional.”

A “esperança” de um tsunami de investimentos internacionais no Brasil virou marolinha.

Interesse, mesmo, só pelo que for posto na bacia das almas e no petróleo, no qual ainda se quer a desmontagem da política de conteúdo nacional, pois fazer equipamento aqui em quantidade, nem pensar.

O Brasil é um enorme mercado, mas mercado que míngua não atrai ninguém.

Muito menos ainda num país que exibe, diante do mundo, um quadro de irracionalidade político administrativa regada a fartas doses de crise institucional, como observa Nogueira da Costa:

A retomada do crescimento econômico não depende apenas da subjetividade de alguns líderes empresariais. Os ludibriadores imaginam que, no capitalismo, tudo se reduz à psicologia empresarial.
Porém, os empreendedores, sem dados objetivos para apostarem na viabilidade dos projetos e sem receberem os costumeiros incentivos fiscais-creditícios, jamais investirão. Mesmo porque a alta administração das maiores empreiteiras de obras públicas se encontra “imobilizada” às voltas com a justiça…
Não adianta o ministro da Fazenda fazer sua pregação e rezar sua ladainha diária. Ele já perdeu sua credibilidade desde quando cometeu atrozes “barbeiragens” no comando do Banco Central do Brasil. Em 2004, ele levou “um susto” e freou a retomada do crescimento da economia brasileira. Em 2008, foi na contra-mão dos bancos centrais no mundo, aumentando a taxa de juros quando todos eles abaixavam. É o maior responsável pelo stop-and-go da década passada na economia brasileira!

Porque, afinal, a única fórmula com que se  acena para a volta do crescimento econômico é aquela que o inviabiliza: mais cortes.

Completamos seis meses de “a retomada vem aí”.

No mês que vem, no trimestre que vem, no semestre que vem…

Mesmo a queda da inflação – minúscula, é mais resultado da sazonalidade dos preços dos alimentos –  e a virada do ano é péssima para isso – e a saída das contas de inflação acumulada do choque (burro) de preços administrados que o desaparecido Joaquim Levy deu, para ajudar a arruinar o Governo Dilma.

O artigo de Fernando Nogueira da Costa é bem mais extenso e detalhado. Vale muito a leitura.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

22 respostas

  1. A pergunta que fica é: sem contar as multinacionais estrangeiras, para quem está sendo bom este governo?

    1. Bancos, ricos e demais criaturas que ocupam o topo da piramide economica. Toda crise sempre é empurrada pro lombo de quem tem menos dinheiro.

  2. Eu respondo: para os idiotas midiotisados zumbis que bateram panelas e foram à rua com camisas da corrupta CBF. Mas a alegria dessa corja vai durar pouco. Está perto de um levante popular. Falar nisso, onde andam o MBL, VEM PRA RUA e asseclas? alguém viu por ai??? Esses farsantes. Só enganaram otários. Foram financiados pelos lacaios do PSDB, DEM, PPS, SD, PMDB e associados.

      1. Se a situação tivesse seguido as previsões dos picaretas do Governo de fascistas apoiados por este Judiciário faccioso, poderíamos acreditar que haveria crescimento sim . mas, quem é louco de investir sem garantias de retorno? Ninguém “né”!. Agora, o que pode ser feito será mandar uma comissão procurarem o Moro e seus valentões procuradores em Curitiba e obriga-los a ressarcir-nos pelos desemprego brutal que eles provocaram. Fora disto meus caros , somente a tomada da Bastilha que está vindo ai a galope.

    1. Luiz, o MBL esta em Curitiba ajudando Richa tirar os estudantes da escola. O problema é que, foram expulsos pelos os pais dos estudantes. Fugiram como covardes que são.

  3. Ah, o “wishfull thinking” dos adoradores de patos..será que acham que a crise é psicológica? Ou proferem o: herança maldita! Herança maldita! Herança maldita! Assim, 3x por dia para aliviar a enxaqueca?

  4. E onde estão os militantes de esquerda ???

    Os petroleiros ???

    A CUT ???

    O pessosl do Stedile ??

    O pessoal do Boulos ??

    O pessoal do Vagner “Arma na mão” Freitas ??

    Cadê a greve geral ??

    E aproveitando…

    Alguma manifestação FORA TEMER marcada para os próximos dias ???

  5. Alguém ainda acreditava que esse bando de bandidos iriam ter sucesso na economia brasileira?Temer fixa suja,seus ministros também,será que algum lider mundial iria dar mais dinheiro em investimentos para eles dar aumento a eles mesmos?Só rindo mesmo,e tem mais,para consertar esse cagada só mesmo uma pessoa de liderança,com crédito,honesta,com carisma,homem do povo,reconhecido internacionalmente,para consertar essa cagada da turma do Aercio.esse homem temido por muitos chama-se”LULA”o filho do Brasil,ou então entreguemos tudo pro exército assumindo a total incompetência da direita.

  6. E onde estão os FDPutas dos MPL,estes começaram com a merda do golpe,estudantes que queriam tarifa zero,agora nem direitos tem mais,e é só o começo.

  7. É por isso que o PT foi pro buraco e o nobre blogueiro vende pouco livrinho, ninguém faz mea-culpa.
    Quando o Lula assumiu, o mote era propagar a “herança maldita”, a Dilma e Mantega jogaram o país no buraco e o PT, sem ter nada pra comemorar na eleições finge que não tem anda há ver com a crise que o Brasil atravessa.

      1. Exatamente. A madeira da fogueira pra queimar os restos dele já está sendo preparada. A cabeça a gente expõe no museu dos golpistas, devidamente empalhada com os dizeres ” Pato do MBL”.

  8. Que compromisso este governo do interino tem com a retomada de melhores índices econômicos? A quem eles devem satisfação? Aos elitistas batedores de panelas? Aos magnatas da paulista? Ao MBL? À Janaina, Bicudo e Miguel Reali? A Fiesp? Aos 367 picaretas da Câmara dos Deputados? Ao Cunha? Aos 61 Senadores do Golpe? A Rede Globo? A quem? Algum destes aí está realmente preocupado com o pais? Não precisa responder. Já sei a resposta. Vão todos dizer até 2018 que tudo é culpa deste maldito PT. Simples, não é mesmo? Se, de repente, começar alguma coisa a dar certo. Vão dizer. O mérito é todo nosso. Eu já conheço essa ladainha de outros carnavais. Enquanto isso, o povão vai morrendo a mingua nas filas do SUS e esperando por um amanhã que nunca chega. Nada mais a declarar.

  9. Devolvam o que roubaram, malditos…
    Entregue o governo a quem é de direito…
    Hipócritas, hipócritas, hipócritas…
    Só posso expressar a minha indignação!
    #ForaMídiaFascista.

  10. Voces ainda perdem tempo respondendo aos coxinhas? Se estes imbecis ainda não se deram conta da merda que fizeram, não vale a pena postar uma palavra sequer para eles. Fritaram os miolos deles. Dali não sai nada coerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *