Eu estava me sentindo um pouco solitário, de tantas vezes que repetia aqui que era para colocar as barbas de molho em matéria de economia com a iminência da posse de Donald Trump, que vai significar um abalo – não se sabe de quantos graus na “escola Richter”, enquanto os comentaristas da grande imprensa praticamente ignoravam os impactos negativos que ela vai trazer para nossa economia, o mais rápido na questão cambial.
Mas hoje, finalmente, diante da revisão para baixo do prognóstico de crescimento da economia brasileira pelo FMI para 0,2%, Miriam Leitão admite que ” o resultado pode ser pior”, em razão das ” incertezas provocadas pelo governo de Donald Trump”.
Bem, em primeiro lugar, admitir que um crescimento de 0,2% “pode ser pior”, em bom português, é admitir que o PIB poassa ter até um terceiro ano de queda.
Nem o mais um café e um pão na chapa, uma vez por mês, que o FMI estima possa caber a cada brasileiro está pintando acontecer.
Curioso é que, mais cedo, embalada – embora com ressalvas – no otimismo do discurso de Henrique Meirelles de que “o pior já passou, D. Miriam não deu uma palavra sobre o fato de que o pior pode é estar chegando.
Há um raciocínio básico a ser feito: se Trump, como mostrou nos episódios das fábricas da Ford e da GM e, agorinha, com a Toyota e a BMW, que trazer de volta empregos industriais tem, é claro, de trazer de volta capital financeiro. E isso significa, numa escala ainda não conhecida, a redução de fluxo de capitais para o exterior.
Além do que, com políticas protecionistas, os nossos segmentos industriais que dependem – e cada vez mais – de exportações, passam a ter outro problema além do dólar subvalorizado. Que, aliás, parece ter encerrado a quinzena de “esperteza” onde se força a venda com quedas e já mostrou sinais de reaquecimento.
O trompaço nas taxas de juros, embora fosse absolutamente natural há dois ou três meses atrás, quando a inflação desceu à casa dos 7% ser decretado a uma semana de Trump é de um imprudência atroz, resultado da mais pura politicagem, determinada a dar sinais de “ano novo, vida nova”.
19 respostas
Eles colocaram os golpistas e agora vão remove-los? Sim porque só eles tem o poder de colocar e tirar quem bem quiser na república das bananas.
E se o Trump realmente investir em infra-estrutura então, a revoada de dinheiro de volta aos EUA vai ser muito maior ainda
É a favor do Estado de bem estar social!
É contra a globalização desvairada!
É a favor da intervenção do Estado na Economia: o mercado não é o Senhor de todas as coisas!
Não tem ojeriza à Russia, à China, ao Irã…
É ‘cabra macho’ a ponto de colocar o dedo em riste na cara de “jornalistas”!
Não, eu não elenquei algumas virtudes de um esquerdista socialista!
Eu estou me reportando a… Donald Trump!
Dá para entender o furor da direitona nativa?
Globo organizações criminosas, TV BAND(IDA) et caterva à frente!
***
… ‘Destá’ que ‘o cabra macho’ Donald Trump irá escorraçar estas(es) vigaristas correspondentes do *PIMG daqui lá nos ‘isteites’!
Sobretudo se caírem na besteira de tentar conspirar contra o presidente dos EUA!
(…)
Eu estou “doido” para chegar o dia 20 de janeiro!
Contando os segundos!
Não à toa a direitona raivosa daqui esta furibunda com a posse do Trump!
E mais uma pá de cal na cova IMUNDA do moribundo libanês usurpador decorativo da vez dos traíras de Pindorama!
*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)
DONALD TRUMP “JÁ ESTÁ CUIDANDO DO VELÓRIO DO IMUNDO LIBANÊS DECORATIVO LESA PÁTRIA DAQUI”!
20 de janeiro de 2017 vem aí!
Viva!
Os nazigolpistas grandes empresários colonizados brasileiros irão exportar para a Casa do Caralho, não para os EUA!
Viva o Donald Trump populista de direita cujo grande mérito é pensar prioritariamente no povo estadunidense!
Viva o protecionismo e a regulação do Estado na Economia em prol do Estado de bem estar social!
O mercado não é – e nunca será – o Senhor de todas as coisas!
Diametralmente, o contrário!
E que os(as) ‘coxinhas’ abestados(as) midiotizados(as) daqui gritem, a plenos pulmões, até se estatelarem na lama do golpe vagabundíssimo continuado ainda ora em curso:
“Viva a política externa do ‘chanceler’ DEMoTucano ‘José TRENSALÃO (S)erra!
Viva o meu libanês usurpador de estimação!
Afinal, todos nós somos CUnha!”
Entenda
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
TRUMP AMEAÇA MONTADORAS ALEMÃS COM IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO DE 35%
Ações das montadores alemãs BMW, Daimler e Volkswagen caíam após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ter alertado que vai impor uma tarifa de 35% sobre veículos importados; todas investiram pesado em fábricas no México, onde os custos de produção são mais baixos do que nos EUA, a fim de exportarem veículos de pequeno porte para o mercado norte-americano; “Se você quer produzir carros no mundo, então lhe desejo o melhor. Você pode produzir carros para os Estados Unidos, mas para cada carro que vier de fora aos EUA, terá que pagar um imposto de 35 por cento”, disse Trump
16 DE JANEIRO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/275236/Trump-amea%C3%A7a-montadoras-alem%C3%A3s-com-imposto-de-importa%C3%A7%C3%A3o-de-35.htm
Messias, pelo contrário
Tudo indica que Trump apenas migrará o alvo geopolítico oportuno da política externa americana:
Da Síria e interesses russos, para o Mar do Sul da China e seus entreveiros territoriais com esta nação.
O futuro Secretário de Estado, se não estava blefando, deixou claro que o objetivo é contestar a soberania comercial da China sobre sua ZEE, utilizando-se de bloqueio marítimo (uma loucura belicista) caso fosse necessário.
E ainda que esteja apenas falando da boca para fora, é certo que moverá uma guerra cambial com o dragão chinês, praticando todo tipo de artifício protecionista em seu arsenal (e que hipocritamente é condenado nos países em desenvolvimento)
… E estes canalhas nazigolpistas mais do que nunca na contramão da história!
Sacripantas dementes!
Cadeia é pouco para estes imbecis ‘molleques’ lesa pátria!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Enquanto a administração de Michel Temer chegará ao Fórum Econômico Mundial, na Suíça, exaltando o arrocho que vem promovendo, cada vez mais líderes em Davos querem fazer justamente o oposto: reavaliar os dogmas do capitalismo e da austeridade; a principal evidência de que estão perplexos os capitalistas é a divulgação nesta segunda, véspera do início oficial do Fórum, de um relatório que propõe “uma nova agenda de crescimento e desenvolvimento”; diz o texto do Fórum que é preciso colocar “padrões medianos de vida –isto é, o povo– no centro das estratégias nacionais de desenvolvimento e da integração econômica internacional”
16 DE JANEIRO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasildefato.com.br/2017/01/13/brasil-de-temer-vai-demitir-12-milhao-em-2017-30-dos-cortes-globais/
Trump será nocivo para o resto do mundo. Mas, com certeza, levará de vokta o emprego para os americanos. Nem assumiu e já detonou a vontade de GM, Ford e Toyota abrirem novas fábricas no México. E não pensem que ele facilitará a vida para o Brasil, pois quanto mais nossa economia afundar, mais barato eles comprarão nossas riquezas e nossas empresas. Para eles voltaram os tempos de lançar seus tentáculos predatórios para a América Latina, já que perderam mercados para a UE e para os BRICS. Nada como ter trouxinhas para alavancar a economia do Tio Sam.
Bem vindo, 20 de janeiro. Dia em que o abismo ficará a um passo.
Quanto à Miriam Leitão, só uma palavra: “DEMORÔ”. Ou foi intencional, à pedido dos irmãos que não tem nome?
Cadê os gênios que querem que o PT apoie a candidatura de Maia???
http://istoe.com.br/rodrigo-maia-defende-regime-de-urgencia-para-reforma-trabalhista/
GOLPISTAS NÃO VÃO ABOLIR A ESCRAVIDÃO NOS PRESÍDIOS
Cabeça do Temer está entre uma faca e um punhal
Por eminente e impávido jornalista e escritor Paulo Henrique Amorim
16/01/2017
(…)
https://www.youtube.com/watch?v=P4b7fvTaAOg
Assange: houve pressão de robôs nas mídias sociais no processo do golpe contra a Dilma. [NocauteTV]
https://www.youtube.com/watch?v=0jArp8RAS3U
O Globo faz editorial pedindo prisão e linchamento de Lula
Por egrégio e intimorato jornalista e escritor Osvaldo Bertolino
O outro lado da notícia – 16/01/2017
https://www.youtube.com/watch?v=afGh0qrb7I4
e ainda tem gente que aplaude essa imprensa de pé. nosso destino é a falência.
Espero ansioso a PA de cal no golpista Martel temer.
Merdel temer.
” Miriam Leitão admite que ” o resultado pode ser pior”, em razão das ” incertezas provocadas pelo governo de Donald Trump”.”
e57 aphirma que o resultado SERÁ muito pior, menos por Trump do que pela ladroeira (no atacado!) e incapacidade do governo golpista e seus 40 trapalhões bandidos.
Felipe Massa aceitou voltar para ajudar os amigos da Willians. Será que Dilma aceita voltar para ajudar os amigos do Brasil?
Os golpistas tem pressa. Sabem que o povão não vai aguentar muito tempo.
Não aceito essas desculpas de Miriam Leitão!
Ela é uma jênia da econômia mundial.
Ela é fantástica em acertar todas as previsões do mundo economático-dramático.
Conto com ela para saber amanhã quanto vai ser o dólar daqui a três semanas e a taxa de desemprego até o meio do ano e queria saber também se ela já tem os cálculos de quantos bilhões de prejuízos o ator Sérgio já deu a economia do Brasil.
Se não for muito incômodo,queria que ela nos dissesse se a Copa do Mundo da Rússia do ano que vem se as obras ficarão prontas a tempo,quem será campeão e o placar do jogo final.
Brito, o dólar vai subir, por duas razões. A mais imediata é o aumento das taxas de juros nos EUA, necessárias para atrair parte do capital especulativo que anda pelo mundo, “abutrando” países como o nosso, e que lá deve ir irrigar o crédito aos investimentos. A segunda é que, para gerar empregos industriais lá, o capital das empresas americanas que anda aplicado por aqui vai ter que ir para lá. Isso significa maior demanda por dólares e aumento de taxa cambial.
Se eu estiver certo, esse governo fdp pode ter uma sorte danada. Uma adequada subida do dólar, para uns R$ 5, torna nossos produtos, commodities e manufaturados, mais atraentes para o mercado externo. Com a renda do trabalho devastada, muito comprimida, em valores reais, resta pouca margem para repasse de custos cambiais, reduzindo enormemente o repique inflacionário da variação cambial. Se isso se mantiver por um prazo suficiente, a economia toma embalo e esses fdp traíras ainda vão dizer que foi por causa da política econômica deles…