Governo afasta BNDES e decreta fim do conteúdo nacional no petróleo.

navpetro

O Valor  publica agora há pouco que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Bndes, confirma oficialmente que perderá o direito de voto no Pedefor, o comitê responsável pela definição de percentagem de conteúdo nacional na indústria petroleira, um critério estabelecido desde 1999 para as concessões de exploração de jazidas no Brasil.

Também deixarão de votar, segundo o jornal, a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – e, pasme, a própria Agência Nacional de Petróleo, a ANP. Com isso, o comitê fica restrito a representantes dos ministérios, de indicação política e, na prática, decide apenas aquilo que o governo quiser.

Ou seja, teremos o “liberou geral” para a aquisição de equipamentos e navios praticamente só no exterior, ficando aqui apenas as atividades de menor valor agregado, basicamente serviços.

É o golpe de misericórdia na indústria naval brasileira e vai fechar o quer resta dos estaleiros de grande porte do país. Voltaremos à situação no início do milênio, quando estávamos restritos somente a reparos e conservação de navios.

Pior, talvez, porque com os novos campos de petróleo entregues a empresas estrangeiras ou a operadoras nacionais sem estruturas próprias de operação – apenas locam equipamentos e mão de obra fora – talvez nem isso sobre por aqui.

Consuma-se o assassinato de uma indústria que já foi a segunda maior do mundo, anunciado desde  que o vende-pátria Pedro Parente anunciou a decisão da companhia de comprar fora do Brasil o primeiro navio plataforma do megacampo de Libra, revogando a exigência feita na licitação dos direitos de exploração.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. O fato de tudo isso acontecer em consequência de decisões de um governo ilegítimo só aumenta nossa indignação.

    1. Alisson mostrando para todos como é feito de trouxa pela imprensa!
      Se você fosse minimamente inteligente seria capaz de perceber que a notícia ser dada em um domingo a noite não significa que o evento noticiado aconteceu em um domingo à noite… no caso o blog está noticiando uma nota reveladora do Valor… que recebe alguns belos milhões em verbas públicas para divulgar esse tipo de nota em horário de pouca visita… domingo à noite… amanhã já era…
      Logo, percebemos que é a imprensa que “trabalha no virote” para enganar trouxas como você e mamar verbas públicas do governo Temer… pelo jeito dá certo!
      Esse é um bom exemplo de como nossa imprensa engana os idiotas.

  2. Andre Gruber · São Paulo, Brazil
    “Eles preferem comprar fora porque a propina já é depositada no exterior … A roubalheira continua e vai ficar pior já que o ojetivo é destruir a Petrobrás ..”

    Não, meu caro Gruber. Eles não receberão propina desta vez. A recompensa para essa vende-pátria abjetos, como já apontou o diplomata Samuel Pinheiro Guimarães, será o direito de, mesmo estando enfiados em corrupção e roubalheiras, saírem “de lombo liso”.

    Ou seja, se entregar todas as nossas riquezas às grandes corporações multinacionais, essa banda podre via se safar da Justiça e poderá viver o resto de seus dias a gozar o que ganhou em tantos anos de dedicação desinteressada ao ao povo brasileiro.

    Só se não privatizarem e não fizerem as reformas que estão prometendo fazer, em benefício de grandes corporações,

  3. Complementando o comentário anterior: “Só se não privatizarem e não fizerem as reformas que estão prometendo fazer, em benefício de grandes corporações, eles poderão ser chamados pelo Moro.

  4. A FIESP e a FIRJAN fecharão quando?
    O PMDB sempre foi vice.
    No dia que arrombassem aquelas portas, viraria um “Cavalo de Tróia”.
    Finalmente arrombado, vice desembarca o GOLPE!
    Entenderam o que virou o PMDB, principalmente depois do Sarney sair do PDS e ir ao PMDB.
    Lembrem-se :
    “O povo não esquece, Sarney é PDS!”

  5. PARABÉNS COXINHAS. Olhem nos olhos de seus filhos e digam: “papai e mamãe fizeram parte disso. Agora não podemos mais pagar a escola de vocês”.
    E rezem para que fique só nisso.

    1. É isto mesmo, Oliveira. É de pasmar vermos gente com curso superior, pós-graduação, mestrado e até mesmo doutorado “no lombo” – médicos, advogados, dentistas, engenheiros, arquitetos e outros – que, até agora, não se flagraram de que a banda podre que tomou o poder está desmanchando, para dizer o menos, o nosso futuro e o futuro dos nossos filhos, netos, etc, está a transformar o nosso Brasil em um “Estado falido”.

      E esta banda podre está a cometer um monte de barbaridades com apoio incondicional da mídia hegemônica e de grande parte do empresariado brasileiro.

  6. Cadê os partidos de esquerda formando uma frente antientreguista? Ninguém ousando falar que assim que tirarem essa corja golpista, todos esses contratos serão revogados! A simples existência de um candidato forte ameaçando desfazer esses acordos chulos já imporia uma grande barreira nesses urubus.

  7. e ainda vão ferrar o Lula(quem não tem pulso firme não governa).a Dilma e o Temer para por algum queridinho do PSDB(e não será nem FHC, nem Jobim). e ainda tem trouxa achando que vai eleger Bolsonaro(que é da mesma turma irresponsável da Direita). coitado do brasil. como falei, com essa imprensa nosso destino é a falência! além do povo ser humilhado por essa gente da imprensa que pelo visto estão merecendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *