Sua Excelência, a prisão

panopticon

O cartunista Renato Aroeira é um gênio que reduz a um desenho o retrato do que se passa no Brasil.

Muito se falou, com razão, do que significa de blindagem a Temer e de seletivização da Lava Jato a ida de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal.

Mas Aroeira conseguiu reproduzir o que ela representa para a noção de Justiça que se está construindo – eu sou um esperançoso por não achar já construída – em nosso País.

Não é apenas a ideia fixa de prender, prender, prender.

É tornar nosso próprio pensamento um prisioneiro.

Rancoroso, violento, pronto a chacinar, decapitar, carbonizar qualquer ideia que não seja da nossa “facção”.

Aliás, em algo pior que um prisioneiro.

Porque nem mesmo quer se libertar, não sabe mais viver fora das grades  e muros.

O Panopticon, prisão “perfeita” do jurista inglês Jeremy Bentham, onde um único vigilante observaria todos os prisioneiros, sem que eles soubessem se estão ou não sendo observados, os adaptaria a seguir o que seu vigilante desejaria como comportamento adequado, foi a base para Michel Focault desenvolver o seu “vigiar e punir” e, depois, para o filósofo Gilles Deleuze dizer que a vida era passar de uma prisão a outra, cada uma com suas regras:  a família, depois a escola, depois a fábrica, “de vez em quando o hospital, eventualmente a prisão, que é o meio de confinamento por excelência”.

Confinamento por Sua Excelência talvez seja um trocadilho apropriado ao momento.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Coisa pior? Meu Deus, como pode existir isso? Quem vai ressuscitar? Gengis Khan? Hitler? Alexandre? Torquemada? O Enola Gay?
    Não me assusta, Gugu.

  2. Do Blog do Nassif de Flavio Oliveira
    “Ao rejeitar os Direitos Humanos por uma razão de estado (a necessidade do Estado de Direito se fazer respeitar) contrária aos fundamentos da Constituição Federal, com a finalidade de revogar o conteúdo limitador imposto aos agentes estatais pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, o jurista Alexandre de Moraes se filia à doutrina do Direito Penal do Inimigo. A posição dele não visa apenas legitimar os abusos e crimes cometidos pelas autoridades contra os cidadãos comuns, mas também garantir a impunidade das mesmas quando o Estado for provocado pelas vítimas.”
    Temer o escolheu, como todos sabemos para se proteger a si e sua camarilha, em uma autentica bofetada na sociedade brasileira. Esta declarado “eu roubo, nós roubamos e ninguém vai nos impedir porque isso aqui é um país para os espertos, bando de ignorantes. Vão se lamentar para o bispo. Ele é o novo déspota da América Latina.

  3. O Brasil realmente é uma democracia, os coxinhas que o digam!
    Agora temos um ministro do supremo indicado pelo PCC!!!
    Viva a inquisição!

    1. Creio que a indicação maior foi a propriedade da cópia de um certo chip de celular.
      No outro dia virou ministro. Mas como não deve estar contente, está pedindo mais.

  4. Cá com meus botões, a Globo tem trucidado não raras vezes o Santo de São Paulo Geraldo Alckmin. Acredito que seja para emplacar o neto da Dona Rizoleta, o abençoado, santificado e puro, o senhor Aécio das Neves. Os céus devem estar honrados com tanta honestidade,tanta sinceridade, tanta generosidade reunidos em uma única pessoa, o tal dito cujo protegidinho dos globais. Adora a Globo, só apresenta pérolas para o nosso Brasil, Sil, Sil. Parabéns.

    1. isso ai tem uma resposta. é por que o temer vai passar o bastão da presidência pro Aécio Neves depois da posse do Lex Luthor(Alexandre Morais)e depois da soltura do Eduardo cunha. como ambos(Temer e Cunha)já fizeram o serviço de Derrubar a Dilma, vão sair pela porta dos fundos. simples!

  5. … O GÂNGSTER mafiosíssimo eduardo CUnha está corretíssimo:
    seria pornográfico mostrar à opinião pública um aneurisma no ‘CUnha do TEMERário/TEMERo$$$o’!
    Ademais, “o ‘miniSTRO’ “[Edson] ‘sFACHINhador’ da Constituição e do Direito” estreará hoje na condição de “médico supremo”, uma horrenda toga preta substituindo o tradicional jaleco branco!
    Cumpre lembrar que o colegiado do STFede “não é nem doido” de deixar o paciente CUnha sem tratamento neurológico: “vai que o paciente é doido mesmo” e delata toda a máfia nazigolpista &$ [mega]corrupta, incluindo a gentalha do Poder judi$$$iário e do PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    O país literalmente ‘DESmoroLIZADO’!
    Ah, “os médicos supremos” ‘sFACHINhador’ & gilMAU não precisam avisar para a patuleia que os presos políticos José Dirceu, João Vaccari Neto, Antonio Palocci, Henrique Pizzolato.. São imunes a aneurismas! (sic) E se, por “acauso”, algum destes petralhas foi acometido da terrível doença que morra no SUS da própria penitenciária!

    Ah este STFede tão irresponsavelmente medíocre!…

    Leite derramado:
    o Brasil acabou!
    O último que sair apaga a luz!
    E providencia a derradeira descarga!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *