A necessidade de dar combate a uma mídia seletiva e escancaradamente parcial e a um governo absolutamente ilegítimo nos deixa, muitas vezes, a navegar em águas rasas da discussão de quem pegou quanto de quem e para quê.
A finalidade da política parece ficar reduzida a ver quem dentre os políticos é o “mais puro”, o mais honrado, o mais “politicamente correto”.
A finalidade da política, numa visão progressista e popular – tão frequentemente, aliás, chamada por um “palavrão” que a direita não consegue definir, o de “populista”- , é criar os meios de afirmação social, econômica e de identidade nacional (porque só assim ele se reconhece semelhante) de um povo.
O resto é o jogo de poder e mando das elites é justamente por isso que quem vai além dele – mesmo tendo de jogá-lo, com as artes da política – termina sempre perseguido, insultado e visado com as balas político-midiáticas da “moral” que eles não tiveram, nem tem.
Não haverá estabilidade política para qualquer governo no Brasil se ele for produto de eleições. E só haverá legitimidade eleitoral se a disputa política não for atropelada por um processo de politização da Justiça que retire Lula do pleito.
Tudo o que se fizer fora disso está fadado a ser apenas um arremedo. E como todo arremedo, frágil.
Por frágil, assim, incapaz de tirar o Brasil da crise.
Se o empresariado e a classe média deste país fossem lúcidos e não velhacos uns e zumbi, outros, estariam rezando para Lula ser eleito.
Cenário de 2018 só estabiliza com Lula
André Singer, na Folha
O artigo publicado hoje por André Singer, na Folha, vem em linha do que tenho procurado dizer aqui: o Brasil só terá estabilidade se o governo eleito – seja ele qual for – tiver legitimidade.
Parte da semana foi consumida pelo debate a respeito do que provocou a violenta retração de 2016, divulgada terça (7) pelo IBGE: -3,6% do PIB. Como a queda de 2015 havia sido -3,8% configurou-se recessão maior do que as ocorridas no início dos anos 1980 e 1990.
Não obstante o alto interesse da discussão sobre as causas da tragédia, o leite foi derramado e é preciso ver o que vem adiante. O governo Temer deverá transitar até o fim entre ameaças de cassação, reformas regressivas mais ou menos duras e impopularidade. E depois?
O sistema político está se organizando para providenciar absolvição branca aos líderes dos partidos tradicionais. Esse é o sentido da frase de Aécio, quarta-feira (8), sobre a necessidade de “salvar a política”. Vai ser difícil promulgar tal anistia e deixar Lula de fora e, é claro, Alckmin seria anistiado também, saindo à frente de outros tucanos pela força da vitória que obteve em 2016.
Independentemente de considerações judiciais, que pertencem a uma esfera não diretamente política, o cenário estabilizador seria aquele em que Lula pudesse ser candidato. Não porque represente uma alternativa radical ao que está aí, mas porque significaria uma variante popular para o pós-crise.
Lula terá que empunhar a bandeira óbvia da retomada do crescimento, que, aliás, provavelmente já estará em curso. Não creio que se proponha a revogar o que tiver sido aprovado por Temer. A diferença entre a sua candidatura e a do PSDB —hoje provavelmente representada por Alckmin— seria relativa ao papel do Estado e dos programas sociais na aceleração de um crescimento bem baixo. Embora em visível ascensão, o nome de Bolsonaro não parece vocacionado a estar rapidamente entre os maiores.
No segundo cenário, o Partido da Justiça (PJ), a mídia, os capitalistas e a classe média recusam-se a “salvar a política” em nome de serem fieis à narrativa de que é preciso ir até o fim no combate à corrupção. Nesse caso, o PJ teria que disponibilizar um quadro para concorrer, pois os partidos tradicionais estarão aniquilados. Joaquim Barbosa, Sergio Moro, Cármen Lúcia, Ayres Britto?
Como falta ao PJ um programa abrangente para os problemas brasileiros, se chegar à Presidência, vai prolongar a instabilidade. Combater a corrupção não é suficiente para responder aos desafios brasileiros. Um terceiro cenário em que se condenam todos, salvando-se apenas o PSDB, tampouco estabiliza o quadro. Sem um partido popular competitivo, as instituições brasileiras ficam mancas.
Os que almejam mudanças progressistas profundas precisarão mirar e trabalhar para o futuro. Não vejo, a não ser por fatores inesperados, possibilidades no curto prazo.
18 respostas
Artigo desdenhoso do Singer. A idéia preconcebidas de que Lula não iria desfazer o que Temer fêz é pura advinhação. De fato não bastaria eleger Lula mas também e junto com ele um novo Congresso de maioria progressista.
Sabe, Eugênia, acho que esta sugesta de Singer – que na verdade, é o milo do artigo – é um pão doce na ponta de uma vara acalmar os golpistas, principalmente, os do judiciário.
De qualquer forma excluir Lula do páreo é dar mais uma brilhante rasteira na Democracia idêntica a de 2016. A diferença é que uma foi dado pelo Legislativo com um certo apoio do Judiciário e a outra será dada apenas pelo Judiciário e ainda mais, comprovadamente pelos imparciais de Curitiba. O povo não irá engolir e a Democracia teria ido pro beleléu. Melhor deixarem o operário de Garanhuns em paz, pelo bem do país e da Democracia. Tchau.
É um caminho que uma parte considerável da população não quer fazer. Aos que têm ódio só resta odiar indeterminadamente, então, a curto e médio prazo, ficaremos neste labirinto das possibilidades vãs mesmo, onde a dor vai tronando-se a mais eficiente ferramenta de aprendizagem (já que parece que o amor está fora de moda mesmo).
No mais, ficam no caminho as grandes decepções “karnais” e a incredulidade em tudo que é instituição humana. Fui, com a esperança a tiracolo!
bom pontapé na bunda dos golpistas ja seria um bom inicio !!! Oras !!!
Alias, varios pontapés nas bundas desses canalhas … Viva Lula Ja !!! Ou o Brasil adormeceu em cima da propria merda ?!!!
Errado Sr. Singer. Lula deveria (deverá) desfazer absolutamente tudo que o vampiro decorativo está fazendo. Mas alguém já disse aí em cima…com que congresso?
Viviane o congresso com raras exceções , são como putas de cabaré , sentam na mesa do cara que tiver nas paradas e com a grana , não se importando em deixar o cliente que estava em sua mesa falando sozinho .
Não acredito que haverá eleições em 2018 e se houver será uma farsa. O otimista é aquele que vive tropeçando porque não olha para o chão, só para as nuvens. É necessário que se reconheça fatos altamente determinantes da realidade de nosso drama sem os quais toda perspectiva futura vira apenas especulação água com açúcar. O golpe foi tramado aqui e no exterior há muito tempo. As eleições perdidas pelo Aécio foram o plano A. A ele se seguiu o plano B que foi o golpe que se iniciou antes mesmo da posse da Dilma para o segundo mandato. O Brasil era economicamente importante demais para botar as manguinhas de fora e afrontar as potências mundiais, carregando consigo os países da AL e associando-se a outros países igualmente hostis. Assim, a corrupção que já era um tema recorrente e muito sensível ao PT e ao governo Lula/Dilma nada mais é que uma cortina de fumaça. Fumaça há e havia, mas escondia as verdadeiras intenções que se tornam cada vez mais evidentes e que estão transformando o Brasil numa colônia ao sul do equador para bem servir com suas reservas e mão de obra semiescrava aos senhores do mundo. As potências que há anos vêm investindo neste projeto humilhante para os brasileiros não deixarão nunca de realizá-lo na sua integridade. Se estes dados não forem considerados não se pode analisar o futuro e ficar no achismo do que pode acontecer com uma mais do que improvável eleição em 2018.
ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA!
A máfia fascigolpista que tomou de assalto o país e está destruindo o Brasil vai centrar fogo num tal codinome ‘Amigo’ para atacar o eterno e honrado presidente Lula!
Em paralelo, blindar os verdadeiros bandidos que serão citados nos depoimentos dos executivos da Odebrecht!
… E se não bastasse, o jornal ‘Estadão em estado comatoso’ está publicando uma decisão da ‘Polícia DEMoTucana Aecista Federal’
As canalhices terroristas “não param, não param, não”! “[E] nunca desligam!”
***
PF destaca ‘Luis Inácio da Silva’ entre clientes de empresa de lobistas do PMDB
Sem fazer qualquer referência a Lula, investigadores incluíram nome em relatório sobre a Partners Air, empresa ligada aos lobistas Jorge Luz e João Henriques, que mantinha contratos na Petrobrás; o ex-deputado Luiz Argolo, a Odebrecht e a GDK também aparecem listados
11/03/2017
(…)
FONTE [IMUNDA!]: blogue do Fausto Macedo
O Brasil na mão dos concursados e indicados!….A Soberânia Popular aqui não existe!;;;
Pois eu vou esclarecer para quem quiser, o que significa a CONCEITUAÇÕES “POPULISTA”,criada pelos parasitas eternos da sociedade,os BURGUESES E SEUS LEGIONÁRIOS OBEDIENTES,OS pequenos burgueses,atualmente,pois durante a história de nobres e vassalos,pouco se usava,pois os estados estavam ainda em formação,em suas estruturas capitalistas.Contudo,tal CONCEITO BURGUÊS,quer dizer;usar-se os recursos dos TESOUROS DOS PAÍSES,oriundos do recolhimento de IMPOSTOS,que o povão paga e a classe dominante sonega,para implementar-se POLÍTICAS DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA,seja em investimentos produtivos e eventualmente subsídios temporários aos que menos tem,já que é somente o ESTADO E NÃO A INICIATIVA PRIVADA,cuja característica principal,é EMANAR MAU ODORES,típicos de PRIVADAS,e que na tão decantada LIVRE CONCORRÊNCIA,tem-se somente a certeza de,que quando se reúnem,PARA CORNEAREM-SE UNS AOS OUTROS,E QUE CONTRARIADOS PELOS ESTADOS ,EM NÃO LHES TRANSFERIR TODOS OS RECURSOS DOS SEUS TESOUROS,que criaram esse sofisma.Foi assim,na história recente,com ROOSEWEL,PERÓN,GETÚLIO e tantos outros,que utilizaram seus TESOUROS,para DISTRIBUIR E FOMENTAR ATIVIDADES PRODUTIVAS,DE BENS DE CONSUMO.O que querem hoje,os BURGUESES ,transformados quase todos,em ABUTRE FINANCEIROS,ter os TESOUROS DOS PAÍSES,ao seu bel prazer.Quanto a LUCIDEZ,precisar-se-ia, FABRICAR CÉREBROS.Não somente cabeças vazias.E até agora,não existem métodos para tal fim.Talvez se existissem seres supremos, isso fosse possível,mas como não os há,então fiquemos com as CUCAS de muitos internautas,que aqui postam suas ,nem sei o que.
Ao último timoneiro do século,Luiz Inácio da silva, sei que tem sido árdua missão e espinhosa,mas peço em nome daqueles excluídos da partilha do bolo produtivo, ou seja :da educação,da casa própria,da saúde enfim basicamente de tudo,que não desista de lutar por essa gente que se orgulham de serem brasileiros,mesmo sem participarem e usufruírem de uma condição que lhes resguardem o mínimo de dignidade.Lula,o povo que constrói todos os dias esse país ele os vê,como a única possibilidade de futuro,se quisermos traçar uma perspectiva de mudança,certamente isso só poderá ocorrer a parti de um novo governo Lula,por isso meu companheiro não desista,em seu nome, em nome de Marisa letícia e do principal argumento do nosso povo.
BOMBA ATÔMICA
Vazou o vídeo dos Deputados fazendo reunião sobre a Previdência Social – REUNIÃO SECRETA no gabinete do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, em Brasília.
Veja como o governo ameaça o deputado que quer votar contra a “REFORMA DA PREVIDÊNCIA.”
https://www.youtube.com/watch?v=SQPz6sC5J8U
“Se o empresariado e a classe média deste país fossem lúcidos e não velhacos uns e zumbi, outros, estariam rezando para Lula ser eleito.”
Já que o blog da moribundo mesmo, o nobre blogueiro resolvei tentar a comédia….
Deixa ver se entendi: lula, se eleito, não se propõe a mudar nada que o temer fez? Então pra que se candidatar? Se nada vai mudar na economia, na PEC do teto, nas ditas reformas trabalhistas e previdenciárias que o temer quer fazer, melhor ficar em casa….
Analisando os comentários dos imbecis coxinhas é fácil saber por que o Brasil está nesta bagunça. Eles querem defender o indefensável. Tudo sd resume em uma pequena frase, que eles, por absoluta falta de inteligência, ainda não compreenderam em toda a sua extensão e implicações: “precisamos parar essa porra”. Claro que se a frase tivesse sido pronunciada pelo Lula, eles a entenderiam.
Precisa desenhar para esses babacas!