O Globo é o primeiro a confirmar nomes dos quase 300 procedimentos – 83 pedidos de inquérito e 211 baixas a outras instâncias – propostos hoje por Rodrigo Janot ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.
Entre eles, claro, Lula e Dilma, sem os quais não interessaria a delação, mas com efeitos colaterais imensos.
Entre os nomes confirmados pelo jornal, os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, e os ministros da alcova do Planalto: Eliseu Padilha e Moreira Franco.
Além deles, o Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, e das Cidades, Bruno Araújo.
E Aécio Neves, e José Serra, e Romero Jucá, e Lobão e Renan Calheiros.
Nomes, a rigor, já bem sabidos que estariam ali.
O “problema” é que não há aí nem 10% dos políticos que estão embolados com caixas 1, 2, 3 e “caixinhas”.
O problema é que, se atirarem correndo para baixo a investigação de quem não tem foro privilegiado e arrastarem a passos de cágado os que estão no Governo e no Congresso, só conseguirão “bolsonarizar” mais a direita e reforçar a percepção de perseguição a Lula.
Diz a Folha que o Governo já está preocupado com isso nas manifestações coxinhas do dia 26.
Vai ser difícil recolherem todos os demônios que liberaram de sua Caixa de Pandora.
6 respostas
A cronologia dos fatos: Ontem Temer disse que tem certeza que não será cassado no TSE, hoje um primo do rei Gilmar aparece Diretor da Antaq. Pode não ser nada, mas não custa investigar, vocês não acham?
A república agora sim foi aparelhada. A classe média ignorante aceitaram o que fizeram com a Dilma.
A classe média aceitou
Isso é que é “timing”, não é mesmo? O Janot divulga sua listinha no dia do depoimento do Lula. Tudo para a mídia abafar a repercussão da lista usando o depoimento do Lula como contraponto. É tudo tão escancaradamente parcial que dá nojo.
Lula e Dilma são as tarjas pretas dos coxinhas.
Caro Fernando Brito,
Você viu que a matéria da Folha sobre a lista de Janot (Cinco ministros de Temer, Aécio, Lula e Dilma estão na lista de Janot, em http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/03/1866480-padilha-moreira-kassab-e-bruno-araujo-estao-na-lista-de-janot.shtml) traz o famoso “outro lado” apenas com os petistas Dilma, Lula, Mantega e Palocci?
Quer dizer que os demais relacionados são “do mesmo lado”? ;)