Não faz tanto tempo…

escorre

Cinco, seis anos?

A vida no Brasil não era assim.

É bom falar, porque a memória, nestes tempos de angústia, foge ao desânimo de cada manhã.

Fomos, sim, um país sem crise.

Havia – e não há agora? – corrupção, como havia fila nos hospitais, déficit na habitação, carência na educação, pilantragens públicas e privadas, deputados, senadores e ministros sem-vergonhas.

Mas também havia sonhos, havia progressos, havia planos, havia a casinha, o carro usado que levava a família a passear, a reforma da cozinha, finalmente; havia o emprego e o salário subia.

Discutíamos quanto mais do dinheiro público deveria ir para a educação, para a saúde…

As obras, algumas com seus superfaturamentos – como disse o pai do Odebrecht de hoje, desde o tempo do seu avô – e quase todas com atraso, andavam e a cara do país mudava…

Havia o pré-sal, a esperança de uma emancipação do país que jazia e jaz sob o mar.

Não se apressem os tolos a ver  aqui defesa da corrupção de quem nunca a fez e tem nojo e raiva de quem rouba seu povo.

Mas aí veio o “Padrão Fifa” – aliás, corruptíssimo –  que os tolos acharam ser “a esquerda”, porque tinha adolescentes e bobocas mascarados.

Uma dúzia de estádios de futebol – pouco se falava em roubalheira neles, aliás – eram os culpados de nossas carências e precariedades. O “Não vai ter Copa” era a brincadeirinha destes grupos, como se nos 501 anos em que não a houve (afora 1950, com direito ao Obdúlio Varela, o “2 a 1 pré 7 a 1”) tivesse existido  sempre um tempo de progresso e felicidade neste país.

A classe média (a velha e a nova, incensada e endeusada) principiava a mostrar seus dentes, começava-se a soltar nas ruas a multidão de zumbis da moralidade.

Em maio de 2013, na retomada deste blog, 8.700 posts atrás, isso já nos alertava:

“Se não entendermos que teremos, nas eleições do ano que vem, de enfrentar corações e mentes desta classe média ascendente com o máximo de solidez possível na base de apoio ao Governo progressista, estaremos correndo sérios riscos.
Isso, de maneira alguma, significa deixarmos de pensar o que pensamos e combater desvios – políticos e pessoais – do poder.
Mas, também, e jamais, esquecermos que a luta que se trava é maior e mais, muito mais, importante e vital.
É pelos direitos do povo brasileiro – mesmo os de sua classe média – de viver melhor, num país livre, que não mais será escravo de ninguém.”

Quis o trocadilho do destino que chamasse Moro o personagem da onda de moralidade que sempre foi a arma da direita no Brasil.

E então chegamos a este 2017, onde a classe média emudeceu, sabe-se lá porque tenhamos atingido o “Padrão Fifa”, com um traste como Michel Temer no Governo e seu ministério onde muitos são os ladrões e todos uns canalhas, cúmplices da destruição do Brasil.

Não há mais casinha, não há mais o carrinho sonhado, o emprego se foi, o salário minguou, discute-se não como dar mais verbas à saúde e à educação, mas onde  e como cortá-las, as obras pararam ou sumiram, a histeria e a agressão passaram a ser a forma de nos relacionarmos. De projeto nacional, hoje, só um ocorrer: prender, prender e prender mais.

A mídia. o lixo da política e a nossa gorda elite judicial nos lançaram  num país agora triste, bruto, sem esperanças , o país que é seu próprio retrato.

É por isso, e não entendem, que Lula vencerá as eleições.

Ou que, se o impedirem de disputar, teremos outro governo ilegítimo e de pântano adiante de nós.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

21 respostas

  1. É, meu amigo, nuvens sombrias pairam sobre o Brasil, outrora um país em desenvolvimento. Agora já estamos até “doando” petróleo.

  2. Só que não existe, no capitalismo, “almoço grátis”. Alguém ganhou. E muito.

  3. Disseste tudo Fernando Brito. Este é o sentimento real, vivo e transparente dos que viveram e sentiram a sensação de estarem em um país de verdade. Isto ninguém apaga. Fomos felizes sim, aliás pra lá de felizes. Vimos o pobre sorrir pela primeira vez com a alma e isto não tem preço. Nos sentimos brasileiros e com muito orgulho, Sim, Senhores da direita. Talvez vocês não saibam o que isto significa, pois sempre tiveram as regalias do berço esplêndido. Sentiram-se, na verdade, incomodados pela ascenção de muitos iguais a vocês, na essência do todo poderoso. Porisso companheiros, esmurecer jamais. Não é um golpe chinfrim deste aí que vai nos derrubar. Pode até dar um tombo, mas saberemos levantar com a cabeça erguida, mais do que nunca, e devolver ao povo o que ele mais precisa e merece: Uma vida digna para todos, não é Sr. Lula?

  4. então aquela reuniaozinha safada era pra doar nosso petroleo?
    Me digam uma coisa,onde estão os batedores de panela?

  5. Como dizia o grande Geógrafo e intelectual Milton Santos a classe média não luta por direitos, a classe média quer privilégios. Pois bem, hoje esta classe média, agora, começa a enxergar, pelo menos aqueles não cegos por ódio, que não é o PT o inventor da corrupção e o responsável por todos o problemas que afligem o país como vem martelando dia, noite e madrugada pelo PIG(Partido da Imprensa Golpista).Este termo, PIG, já fazia sentido e, nesse momento, mais do que nunca. Mas continua a fazer estragos como estragos vem fazendo a República do Paraná, acho que já está a caminho de virar Império, pois República na concepção do termo e seu significado abrangem Direitos democráticos , coisa que o juiz(?) que preside os julgamentos não parece preservar. Já condenou o Dirceu sem provas e está para condenar o Lula, também, sem provas. Sendo isso feito, condenação sem provas, já podemos chamar de Império do Paraná e seu imperador ou ditador. Ouvi dizer que os coxinhas patos amarelos irão fazer protesto marcado para o dia 26/03 na Av. Paulista. Creio que é bom observar qual será a ação da polícia federal do dia 20 ao 24/03, semana antecedente ao protesto coxa pato amarelo. É possível alguma condução coercitiva, novamente, do Lula ou da Dilma, ou alguém do PT. Quem sabe eles fazem uma condução coercitiva do Lulinha para explicar porque a JBS vendia carne podre. O Lulinha dono da Friboi. Demais!! Não existe “acabar com a corrupção”, existe acabar com um país e deixar o povão e a classe média, também, mais empobrecida. Uma mão de obra mais barata para os novos grupos dominantes do poder e da economia( não digo elite, pois pressupõe os melhores pensadores para um país ser independente economicamente, forte que gera riqueza e desenvolvimento). Eu não estou desalentado. Creio que viveremos um inferno nas próximas décadas.

    1. esse MBL TEM LADO.E É DO PSDB! na ânsia de”pegar o Lula,estão levando o Brasil para a Falencia!

  6. QUAL O MOTIVO DAS CAGADAS DE JUNHO EM 2013 SE TÍNHAMOS PLENO EMPREGO,CAMINHÁVAMOS RUMO A QUINTA ECONOMIA E DILMA TINHA 86% DE APROVAÇÃO AS FINANÇAS EM DIA QUE NÃO A DESESTABILIZAÇÃO DO GOVERNO? E SITES DE ESQUERDA DIZIAM ; O PT PRECISA ENTENDER AS RUAS. NÓS MILITANTES ATENTOS ENTENDÍAMOS E GRITÁVAMOS NESTES SITES;É GOLPE! FOMOS CONTESTADOS POR JORNALISTAS QUE TINHAM A OBRIGAÇÃO DE ENTENDER AS TAIS PRIMAVERAS NO MUNDO ÁRABE QUE AQUI NOS AMEAÇAVAM.HOJE OS MESMOS GOSTAM DE APONTAR ERROS DO PT,CONDENANDO A VÍTIMA,E NÃO RECONHECEM QUE ERRARAM FEIO.COBRO ISSO E NOMEIO OS SITES NO FACE BOOK E FICAM PIANINHO, SEQUER PEDEM DESCULPAS A NÓS POVO BRASILEIRO QUE LHES DAVA STATUS NAS REDES.

    1. Todo aquele au^e dos panelentos e disfarçados de descontentes foi simplesmente para tentarem derrubar o PT em 2014. Como não conseguiram, deram rasteira até na sombra em 2016. Finalmente conseguiram. Deu no que deu. Esta desgraça que ora vivemos. Capiche?

    2. o PROPRIO FACEBOOK Brasil? de Eduardo Saverin(um dos homens mais RICOS DO BRASIL),é peça desse golpe que vai ficar PIOR. VÃO BOTAR GENTE DO PSDB DE VEZ NO PODER E não será nem FHC e nem Nelson Jobim. mas culpa também de Lula e Dilma que ficaram babando e ignorando essa imprensa e está ai o resultado disso! vai ficar PIOR.

  7. As águas do “São Francisco Lula Dilma da Silva” vão lavar o Brasi. Espalhem, compartilhem e divulguem!!!

    Vamos recomeçar a luta para resgatar o Brasil que estamos perdendo. Não desanimei!!!

  8. Não vai adiantar nada Lula (ou Ciro, ou quem quer que seja de esquerda) vencer eleições e mesmo fazer maioria no congresso. O estado está totalmente aparelhado e desmontar este aparelho requer medidas baseadas na força, como também apenas medidas baseadas na força poderão colocar a mídia golpista abaixo. A política não tem capacidade, sem apoio da força bruta, de vencer os grandes inimigos do país. Principalmente, será preciso preparar os brasileiros para enfrentar o grande inimigo do norte, que é quem está por trás desta destruição que está sendo levada adiante a ponto de nos remeter 100 anos de vota no tempo.

  9. O esguicho a jato faz três anos com direito a piti do Dalagnol (alguém já descobriu quem mora nos dois apartamentos que ele adquiriu para investimento do “Minha casa minha vida”?). Também o golpe já entra pelo terceiro ano. Os taoistas dizem que existem tantas verdades quantos são os pontos de vista. Assim, o golpe está tendo um grande sucesso com o judiciário como braço jurídico de apoio instalando no poder uma qualificada quadrilha. Vejam: as empresas de petróleo estão ganhando o pré-sal. As empreiteiras brasileiras estão destruídas para não competir aqui e no exterior com as multinacionais, já que com a sua competência levavam vantagens sobre aquelas empresas com dinheiro parado em bancos rendendo juros negativos. Agora é o setor exportador de carnes se inviabiliza, justo quando acaba de ganhar a entrada pleiteada há décadas nos EUA. Terras brasileiras serão vendidas no maior processo de lavagem de dinheiro internacional jamais visto (ondem estão os militares?). A barreira do inferno está entregue aos EUA sem fiscalização (onde estão os militares?). As empresas de planos de saúde são beneficiadas com o fim do SUS. As empresas de ensino privado são beneficiadas com a reforma do ensino. Os bancos estão exultantes com a venda de planos de aposentadoria com a reforma da previdência. Os salários indecentes do judiciário e seus anexos estão garantidos com aumentos e penduricalhos que a imaginação sequer alcança. Como o golpe não deu certo? É o maior sucesso! A Dilma resumiu tudo quando disse que o golpe foi feito para tirar o povo do orçamento. Agora, se os distópicos também conhecidos como coxinhas midiótas acham que os impostos vão abaixar, o ensino e a saúde privados vão ter mais qualidade, que a moralidade vai se instalar no Brasil com o fim da corrupção, estão muito enganados.

  10. Estive pensando com os meus botões, provavelmente morrerei sem ver o Brasil retomar o caminho democrático, com a volta de um governo legítimo de preferencia de esquerda, que retomasse os programas do PT. A minha angústia é em relação a essa juventude que está sem perspectiva. Se pudesse, após o meu fim, gostaria de saber se o Brasil finalmente se tornou uma grande nação, que encontrou o seu caminho e aqueles golpistas são agora execrado pela história e pela nação, como algo tenebroso de gente nefanda. Gostaria de ser informado que essa mídia faliu, o antigo judiciário foi todo reformulado e que Moro foi considerado um traidor e um sádico a serviço do imperialismo e destituído de suas funções. Assim descansaria em paz e voltaria a sorrir.

  11. povo dormido, acorda povo dormido que os tempos tem que mudar, e não ser mais escravos de canalhas mandados por quem sabe quem ?

  12. (…)
    1- A ofensiva multinacional brasileira, no período Lula, deu-se em cinco setores principais: empreiteiras, frigoríficos, siderúrgicas, bancos e petróleo, graças ao pré-sal.
    (…)
    A Lava Jato vai conseguir destruir mais um setor da economia. O BTG Pactual caminha para o mesmo destino, agora alvo de ofensiva da Suíça. Na Petrobras, Pedro Parente prossegue no desmonte de vender ativos na bacia das almas, a pretexto de reduzir o endividamento, ao mesmo tempo em que liquida antecipadamente financiamentos já contratados.
    É um desmonte amplo do país.

    Por emérito e impávido jornalista Luis Nassif

    em
    ‘A República do Paraná prepara-se para destruir outro setor econômico’
    17/03/2017

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/a-republica-do-parana-prepara-se-para-destruir-outro-setor-economico

  13. E onde reside o maior EQUÍVOCO,dos ILUSIONISTAS?Onde?Ora,na CLASSE PEQUENO BURGUESA,que recebe desses mesmos,ainda que seja um adjetivo ,o TERNO TÍTULO DE CLASSE MÉDIA.Sinônimo de MEDIOCRIDADE.Meros serviçais da BURGUESIA,ou CLASSE ALTA,por destinação histórica.Ai reside o maior erro,daqueles que pensavam e pensam ainda,em SEREM ,SALVADORES DA PÁTRIA.e NESSE ERRO MAIOR,CONFUNDEM GOVERNO COM PODER.E o pior,combatem aqueles,que propõe ÀS ARMAS,como único meio de debelar tais ILUSÕES.Hoje,continuam falando em DEMOCRACIA,essa FALÁCIA HISTÓRICA,que conduz invariavelmente os miseráveis,ao sonho inalcançável.E vamos lá,eleições,como se o GOLPE DE 2016,não tivesse anulado num instante,os mais de 54 milhões de votos,desses mesmos NÉSCIOS,que por covardia,fogem da LUTA PELO PODER.O resto é lorota.

  14. Que texto bacana, Fernando.
    Não fossem vocês, blogueiros sujos, eu já teria pirado.
    Acabei de ler aqui no seu blog o texto do Nassif sobre a Vaca-jato. Quando ele desova em palavras toda sua indignação, é uma legião de leitores que vai junto, e desopila o fígado no mesmo ato. A esperança perdida ganha ao menos uma sobrevida, pela constatação de que ainda há brecha para o diálogo, a análise, a inteligência.
    Eu já colaboro com o blog do Miguel do Rosário e qualquer hora vou dar um jeito de colaborar com o seu, o da Cynara, o do Miro, etc. Será o dinheiro mais bem empregado dessa minha vida besta. E desculpa por ainda não ter feito isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *