De volta à barbárie

aurea

O que a Câmara dos Deputados fez, ao aprovar, na quarta-feira, a “terceirização ampla, geral e irrestrita” é de tal forma dantesco que, nos próprios círculos conservadores, discute-se como mitigar os efeitos da virtual abolição do emprego formal no Brasil.

Em tese, nenhuma empresa mais precisa ter funcionários, pode alugá-los dos manejadores de rebanhos humanos.Os modernos traficantes de escravos os leiloarão na praça. Sem responsabilidade solidária, as empresas se lixarão para a regularidade dos recolhimentos previdenciários e demais contribuições sociais. Aos mais qualificados, o ultimato: abra uma microempresa, adeus férias, FGTS, previdência se quiser, sem a contrapartida patronal.

Recomendo a todos que têm juízo que leiam o alerta lúcido de Luís Costa Pinto, no Poder360, do qual reproduzo um trecho:

A aprovação a toque de caixa, na última 4ª feira, pela Câmara dos Deputados, de uma lei redigida em 1997 e que dormitava nas profundezas das gavetas legislativas desde 1998, é só mais um sinal a nos avisar: uma força descomunal atua sobre o país sugando-o de volta ao passado. Desfaz conquistas sociais antes tidas como sólidas. E os arautos desse inferno que ameaça tragar a todos saem de suas cavernas ancestrais a partir de uma espécie de portal que nos conecta diretamente com o Mundo das Trevas do subterrâneo –a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Em apertada síntese, o que os deputados aprovaram na Lei da Terceirização foi a legalização da possibilidade de se terceirizar atividades-fim dentro de uma empresa retirando da contratante quaisquer responsabilidades sobre eventuais desajustes das contratadas para com a Receita Federal, a Previdência Social, processos trabalhistas diversos, planos de saúde ou garantias à vida dos futuros funcionários terceirizados no exercício de suas funções.

Traduzindo, é assim: quando sancionada, a nova lei permite que um grande fabricante de bolachas, por exemplo, contrate cooperativas variadas de profissionais que lhes fornecerão os empregados encarregados de carregar farinha e sal para as caldeiras, operadores de forno, empacotadores e transportadores. A indústria, resguardada pela lei, não terá compromisso nem de recolher, nem de verificar se estão sendo recolhidas, as contribuições previdenciárias dos empregados terceirizados (afinal, no jargão padronizado, eles serão “microempresários individuais” mesmo que vistam macacão de operários e batam cartões de ponto como operários). A existência, ou não, de planos de saúde e de seguros de vida para esses terceirizados passará a ser uma condescendência da contratante das cooperativas terceirizadas, a fictícia fábrica de bolachas de nosso exemplo. Conceder, ou não, direitos antes considerados cláusulas pétreas de nosso regramento trabalhista, como férias e 13º salário, idem. Sim, será um ‘salve-se quem puder’ –e sabemos que poucos podem.

Vale a pena ler na íntegra,aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

27 respostas

  1. Mas no diário oficial da União que é o jornal oficial do Governo Federal no dia 23/03/2016 é publicado que “A escravidão no Brasil foi restaurada”, para que os homens bons possam governar, e assim se adonar dessa possessão que Deus lhes destinou.

  2. O golpe foi pra transformar as pessoas comuns em mercadoria. O que é o terceirizador senão o sujeito que vai vender o serviços do trabalhador e lucrar com isso? É uma espécie de cafetinagem. Somos mercadoria que interessava aos planos de previdência privada e planos de saúde, por isso apoiaram o golpe. Somos consumidor e mercadoria ao mesmo tempo. No mais, sabe o que eu faria se ainda fosse moleque? No domingo eu iria vestir uma camiseta amarela, iria até a avenida Paulista e ficaria circulando para tentar ver aquelas mulheres que ficam peladas patrioticamente pra quem quiser ver e fotografar. Pô, revistinha e site pornô não são a mesma coisa do que ver o material ao vivo!

  3. Bom dia,

    como diria “MT”, não preocupe com crise, trabalhe ou bata panela! Os maiores culpados disso é a própria classe C e D que se uniram a classes B e A para bater panela agora tão ferrado. Como diria Tim Maia: Só no Brasil que puta goza e pobre é de direita. Agora que a coisa pegou que acordaram para a vida! Cadê o gigante adormecido, tá em Curitiba…

  4. Neste ‘moderno’ (pausas para rir) capitalismo desregulamentado a única coisa sagrada é a propriedade privada, mas desde que seja de um senhor feudal.

  5. FB, muito bom esse texto do Poder360. Bem, desde janeiro de 2015 estava claro que essa guerra so poderia ser travada nas ruas. Naquele momento, e mais adiante, em agosto de 2015, tinha ficado claríssimo o movimento da Casa Grande. Só não via o óbvio quem estava muito envolvido na sopa diária da mídia nativa se divertindo em engrossar a misoginia contra a Dilma. Esta mesma mídia que, desde que o Lula foi eleito, tudo fez para desconstrui-lo.

    O problema é que os progressistas são moles e muito caviar para se indignar no estilo do Edu. Edu comprou outras brigas como as petições que ele levou adiante. Muitos esperaram o trabalhador humilde finalmente ir às ruas para assim aderir, mesmo que modestamente, ao movimento que cresce lentamente, mas seguramente. Ainda bem que os jovens, majoritariamente, são frutos direto dos governos do PT e assim não aceitam esse governo de bandidos dantescos.

    Esse é o momento final da tragédia onde o “heroi” tem que decidir se vai ser um rato ou um ser humano digno de sua própria vida. O que falta ainda para que todos tomem às ruas COM SANGUE NOS OLHOS E FACA NOS DENTES ?! …

  6. Os notaveis golpistas conseguiram mais uma proeza, agora com a terceirização do trabalho a previdencia quebra de vez.

  7. E os “seres mitológicos” Bozo pai e Bozo filho votaram contra os trabalhadores. E agora bozonazistas? Como fica o seu herói falastrão?

  8. “Arthur Maia vai ganhar/ Uma passagem pra sair desse lugar/ Não é de carro, nem de trem, nem de avião/É algemado, no camburão/ Arthur Maia ladrão”, dizem os versos.
    Ato, ocorrido no dia 24/03/2017 no bairro do Itaigara, em Salvador, protesta contra a reforma da Previdência e sobre a aprovação do projeto que amplia a terceirização para as atividades fim.
    Publicado em 24 de mar de 2017
    https://www.youtube.com/watch?v=cy4Kynrd3FM

  9. Ator Pedro Cardoso explica o que os coxinhas não entendem

    O ator Pedro Cardoso explica as diferenças entre Portugal e o Brasil. Basicamente, Cardoso vai no centro do problema do Brasil, ou seja: não ter serviços públicos básicos de qualidade é a “razão da nossa pobreza”. Não só pobreza material, mas também da nossa pobreza espiritual. Pedro Cardoso também explica a ânsia por ganhar dinheiro no Brasil e, pode-se dizer, a ânsia pela corrupção. Sem serviços públicos de qualidade, o país vive um “salve-se quem puder”. E é isso um pouco que os coxinhas não entendem e apoiam um governo golpista que limita investimentos em Saúde e Educação e não faz nada contra os setores privilegiados. Aí vem o coxinha e diz: “juiz tem que ganhar 150 mil por mês”, “promotor tem que ganhar 100 mil por mês”, “precisa tirar o privilégio dos professores”, “precisa expulsar médico cubano”, “somos milhões de Cunha” e tudo que vocês conhecem. As pessoas se engalfinham, roubam, corrompem para fugir dos serviços públicos do Estado. O Brasil é, na realidade, o mundo maravilhoso dos coxinhas.

    https://www.youtube.com/watch?v=xHiE8hBlfow

  10. Não vai acontecer nada, é um povo de merda. Alguém tá na rua protestando? Não, então eles estão apoiando. Larga de mão. Deixem apanhar. Esse pessoal não move o rabo pra nada logo, não da pra fazer nada.

    1. Você não estava no Brasil na semana passada ? Pelo menos um milhão de pessoas estiveram nas ruas lutando. Onde vc estava ? Tem mais dia 31, além de greve geral em abril.

  11. O manézinho que acha que vai ganhar mais terceirizado ainda não imagina que o DESGOVERNO INTESTINO DA EXCLUSÃO SOCIAL já pensa em aumentar os impostos recolhidos por PJ terceirizados. O manézinho perde férias, 13.o, direitos, trabalha mais e paga MAIS IMPOSTOS.

  12. Sem dúvida alguma esta terceirização aprovada aos trancos e barrancos, a torto e a direita, pelos corruptiveis de Brasília é mais um tiro no peito do Getúlio Vargas. O velhinho, que não é aquele das carnes fracas, deve estar se revirando no túmulo. A massa trabalhadora está sendo reduzida a pó neste curtíssimo intervalo de tempo do ex-interino. Entrou pra rebentar o fígado e o estômago de quem constrói de fato este país. Tchau CLT, tchau direitos trabalhistas, tchau direitos sociais, tchau aposentadoria. Bye, bye, Brazil.

    1. Rui e Antônimo, escutem, pls, dois senhores idosos, Mino Carta e Lula, e tentem tirar deles um pouco de força para a luta que aí está. Vocês não participaram da luta do dia 15 ? Como podem vir aqui para escrever coisas tão derroristas ? Por isso digo que esse espaço, às vezes, parece clube de deprimidos acomodados. É tb possível ver o que acontece como oportunidade para mudar a direção do Brasil de maneira mais efetiva. Essa guerra é de todos e não do vizinho ou daquele que é uma ameba. Deixem as amebas comendo alfafa e tentem lutar; fara bem para a pele e ajuda a renovar os neurônios. Já li vcs dois em melhor forma do que isso. Abraços.

      1. Lenita eu participo da luta do dia 01, do dia 02, do dia 03 etc, do dia 31, desde a primeira eleição do Lula em todas as minhas conversas, seja dando aula, seja na boca do caixa de um banco, seja na boca da urna, seja lá onde for. Nunca desisti do projeto e do sonho pleno da esquerda, só que livre dos partidos trapalhões de vice, por exemplo, como os PMDBs da vida. Não adianta só eleger o Lula e termos um congresso do porte e do quilate deste que está aí. Precisamos sim conscientizar e domesticar os direitistas que aqui penetram e aqueles que conhecemos para fiormar um congresso de fato e direito, só que de esquerda. Não sei que contribuições deste a esta causa mas tenho certeza que fiz muito, mas muito mesmo para mudar esta michordia que aí está. Então fica na tua que eu fico na minha fazendo o que sempre fiz. Vendendo peixe fresco e de primeira qualidade. OK?

        1. Ah bom, como eu poderia saber se vc diz que o Brasil acabou ? Fica tranquilo, não te incomodarei mais. É tb uma característica desse blog, a comunicação é mínima, ninguém jamais crítica o blogueiro, nunca vi … Nos outros blogs todos criticam qdo necessário. Entre os comentaristas a comunicação tb é mínima e a parte de cima tem uma maioria de convictos direitistas que se lixam para o que pensamos, estão lá somente pra zoar. Esse blog é mesmo azedo ne ? Mas, sorry aí a atropelada. Fica anotado mais um nome pra minha lista dos que passarei batido. Abraços civilizados hahaha só rindo mesmo :-)

          1. Acho importante fazerem estes coxinhas babacas sentirem remorso do mau que causaram e estão causando ao país. Percebo entre os meus colegas de trabalho que passavam batendo panelas aonde eu moro, queriam comer o Lula vivo e hoje não tem mais dúvida de que cometeram um grande e retumbante equívoco. Acho que de certa forma contribui para alguns esclarecimentos junto a eles e cantei esta pedrinha lá no início do golpe. É o que sei fazer. Esmurecer jamais. À luta companheira, hoje e sempre. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *