Em resposta ao pedido de impeachment feito contra ele pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, Gilmar Mendes disparou, na Folha, não sobre o procurador, mas sobre todo o esquema que deu ao MP poder para ousar um pedido deste naipe.
(...)há uma luta pela opinião pública. O apoio dela (a Lava Jato) está associado a ter reféns desse grau.Como tem sido divulgado [por integrantes da Lava Jato], o sucesso da operação dependeria de um grande apoio da opinião pública. Tanto é assim que a toda hora seus agentes estão na mídia, especialmente nas redes sociais, pedindo apoio ao povo e coisas do tipo.
É uma tentativa de manter um apoio permanente [à Lava Jato]. E isso obviamente é reforçado com a existência, vamos chamar assim, entre aspas, de reféns.
Gilmar Mendes sabe perfeitamente que reféns são moeda de troca de sequestradores e de chantagistas.
Foi do que, portanto, chamou a associação entre Moro, os procuradores da Força Tarefa e o próprio procurador-geral, que a eles se associou nessa empreitada de demolição do sistema político brasileiro e não apenas de suas partes podres.
Ele acusa o MP e Moro de uma busca por poderes extra-legais e absolutos:
A tentativa de jogar a opinião pública contra juízes parece legítima no jogo democrático. Mas ela não é legítima quando é feita por agentes públicos. O que se quer no final? Cometer toda a sorte de abusos e não sofrer reparos.
Mendes, porém, por razões óbvias, deixa de mencionar o instrumento de realização deste “populismo judicial”, a mídia, responsável por ter levado os arreganhos de poder curitibanos a empolgarem uma parcela considerável da população e tornarem-se um pólo de poder no país.
Ao ponto de, distorcidos os papéis institucionais, não se poder mais afirmar que este é um desvio localizado e que não se espalha pelo corpo do Judiciário e do Ministério Público. As instituições, como um todo, estão contaminadas e é preciso que decisões fortes apliquem sobre elas um “detox” saneador.
Mas quem o fará?
Gilmar pôs o guizo no gato, mas o gato continua sendo o gato se não o obrigarem a recolher garras e presas.
20 respostas
Quem deu poderes aos meninos maluquinhos do MPF e do judiciário de 1a instancia por conveniência foi justamente o stfede.
Quando se pensa que se chegou ao fundo do poço percebe-se que o buraco é ainda muito maior. Gilmar Mendes fazendo a crítica dos abusos, partidarismo e apelações midiáticas do judiciário! É inacreditável! Mas mais ainda ver que tem gente que acredita nas suas boas intenções e na saúde de sua indignação!
Considero a Bergamo uma boa jornalista, e nessa entrevista ela fez perguntas importantes. Mas esqueceu-se de uma (acho que foi esquecimento mesmo, ela talvez poderia fazê-la): “Essas condutas da Lava Jato remontam ao início da operação. Desde lá os agentes agem da mesma forma. Por que apenas agora o senhor tem se pronunciado? Os críticos dizem que seria porque agora as ações começaram a atingir aliados políticos seus. O senhor concorda com isso?”. Quem vai fazer essa pergunta?
O que se dizia é que cedo ou tarde essa aberração que se chama Lava Jato iria engolir aos próprios golpistas e depois, fora de controle, a eles próprios e ao mundo inteiro. Os promotores dela já conseguiram o que queriam e vão deixá-la correr sem cocheiro (Moro não é o cocheiro) até despencar em algum abismo. O que o Janot quer é só meter medo em Gilmar para que ele não continue a desmontar as ilegalidades da Lava Jato. O mais provável é que ele não conseguirá.
Eu já sabia, tu já sábias, ele já sabia. Gilmar Mendes disse o que todos os lúcidos da esquerda já sabiam. A Lava Jato joga para uma platéia mínima, acobertada por uma Rede poderosíssima a serviço de meias dúzias. Um pouco tarde, já que o PT acabou pagando a conta quase que sozinho, mas afinal antes tarde do que nunca. Qual julgamento no mundo durou mais que três anos? Só no Brasil isto acontece. E o pior, nenhum eu disse nenhum tucano conheceu o sabor da gaiola e olha que delações não faltaram. Dá pra acreditar?
Que “belo” defensor das liberdades individuais que arranjamos! O que ele balbucia não combina com o que ele pratica…todos sabemos! Tucano de toga!
Bastou voar algumas penas de tucanões e a Farsa a Jato subiu no telhado.
Só lhes resta a globo dos marinho, que foi muito longe na prática delituosa da desinformação e perseguição de inimigos e agora desesperada antevendo-se pendurada solamente na brocha de ouro, teme as consequências já anunciadas por Lula, o maior prejudicado por ela, junto a Dilma, Dirceu e o PT.
Esse é o tipo de juiz que defende seu partido com unhas e dentes . A busca da proteção aos seus pares ( A turma do PSDB delatada ), quando FHC o indicou para o STF sabia que estava fazendo e que alguma para teria que ter . A ver o que aconteceu no final do governo FHC a sua equipe econômica ficou protegida por 10 anos após o fim do governo , contra processos de improbidade , desvios , etc. Trabalhinho de Gilmar , agora o ministro pit bull de FHC os defenderão até o impeachment.
Lula vencendo a todos. vencendo o Judiciário parcial, a Globo fascista e golpistas. o MPF odioso e perseguidor, o Temer Traidor, etc. Lula, la, la uma estrela brilha, Lula, la,la
Parece que o único objetivo de Janot ao espicaçar Gilmar Mendes é tentar intimidá-lo e fazer com ele pare de fazer intervenções jurídicas que vão contra os interesses da Lava Jato. Mesmo que ele, Gilmar, esteja agindo de modo juridicamente impecável.
E o Janot? Desafiando o todo poderoso Gilmau? O que mais vai sair dessa salada de frutas montada pelos golpistas? Cebola? Nabo?
O que deu no Gilmar agora? Está ficando senil? Quando as aberrações da lava a jato só eram dirigidas ao PT valia tudo. Agora que vão ser obrigados a investigar o Aécio, o FHC, o Serra, o Temer, o Jucá, o Renan e mais uma centena de demotucanos, ele quer cumprir a lei? NÃO, agora tem que fazer vistas grossas e obrigar o Moro a investigar essa corja também. Ou será que ainda “não vem ao caso”?
E a delação do Duque contra o Lula? Sempre, sempre e sempre, NUNCA deram dinheiro ao Lula. E, ao que parece, escolhem quem já foi condenado para dizerem que são os “intermediários” da suposta propina ao Lula: Dirceu, Pallocci ou Vaccari. A mentira é tão deslavada que o Duque declarou “aí eu tive certeza de que o Lula era o chefe”. A mesma ladainha de sempre, nunca uma prova concreta. E a Globo omitiu a parte da delação em que ele diz que foi indicado pelo Aécio Neves. Ou seja, que imbecil acreditaria que o Duque foi colocado no cargo pelo Aécio Neves e que ele deveria roubar para o PT? O mineirinho se satisfez só com o dinheiro de Furnas e do Centro Administrativo de MG? Só coxinha otário para cair neste conto do vigário (com o devido perdão pelo trocadilho, por que “ário” não rima com pó)
ARMANDO FONTES OLIVEIRA: Você odeia pesquisas, né? Dá uma olhadinha na Foia, na Óia, no Desestadão, no O Groubo, na Épouca, na Álias e veja quem ganha em 2018. Hasta la vista, baby.
Ver a esquerda metida nesse mar de lama e ainda defendendo essa classe política é realmente muito triste. No Brasil nunca houve direita liberal. Agora a esquerda também acabou.
A guinada após o golpe é tão evidente… enquanto Dilma era a presidenta, esse Gilmar não falava nada, ao contrário, defendia esse julgamento ilegal. Agora, prá salvar a pele dos políticos golpistas e do empresariado desse país, o Mouro vai ser lançado às cobras.. junto com a puliça de useful idiots federal e o MP de esquizofrênicos religiosos. Eta elitizinha picareta essa.
Não interessa. Gilmar agora está no caminho certo da justiça e é um baluarte na luta contra essa aberração jurídico-política que é a Lava Jato.
Qualquer análise envolvendo conduta do E. Min. G. Mendes, sempre parecerá superficial quando não se inclui a frase “como se ele fosse exemplo” ou outra com efeito parecido. Assim, como se G. Mendes não tivesse jogado pra plateia a decisão sobre Lula ser ou não ministro….
Quem “cometeu toda sorte de abusos e não sofreu reparos”?
Não podemos esquecer quem começou a série de arbitrariedades e arreganhos anticonstitucionais: o Quinteto liderado pelo Batman, no julgamento-show do Mentirão, com a farsesca e esdrúxula versão bananeira do domínio do fato, com a condenação sem provas baseada na “literatura”. Eis a origem de todo o fascismo judiciário que hoje atinge o paroxismo da violência.
Tua culpa! Tua máxima culpa, fariseu hipócrita!
O jogo é da CIA. A CIA alicia e domina os cabos anselmo.
Os cabos anselmo sempre são jovens e “arrojados”. Lhes é assegurado (pela CIA, aos cabos anselmo) toda sorte de segurança. Por isso são “arrojados”.
Agora o destino desses cabo anselmos sempre será igual ao destino do Cabo Anselmo e do xá Mohammad Reza Pahlavi.
Gilmar vai acabar na cadeia de Moro…
Li uma História semelhante uma vez, sobre um tal de doutor Guilhotin – o que inventou a guilhotina…
O escritório dá dra.Guiomar precisa entrar com uma representação contra o caso dá APAE de Coritiba assim ela vai conseguir provar a quadrilha que existe na família de Sergio Moro pq ali estão envolvidos pai filho esposa e afins.