Há gente surpresa com o fato de porta-vozes notório da direita estarem alarmados e críticos ao papel que Moro e o Ministério Público assumiram.
É algo sobre o que há tempos se vem alertando: formou-se, dentro das instituições, um partido político informal e autoritário, que ganhou vida própria e tem apetites imensos de poder.
O amigo Rodrigo Vianna, em texto publicado em seu Escrevinhador, organiza muito bem este raciocínio e vale a transcrição de um trecho:
(…) tudo indica que avançamos rapidamente para um novo 1968, com um AI-5 em câmera lenta. Cada juizeco de primeira instância sente-se investido da autoridade para condenar “políticos”, construindo uma narrativa de que “contra a corrupção” qualquer exagero ou abuso pode ser justificado.
Repito aqui o que já escrevi em texto recentes. Temos no Brasil hoje três forças em disputa:
1 – a esquerda e os movimentos populares, sob liderança de Lula;
2 – a direita política, tucana sobretudo, mas agregando também PMDB e outros partidos de centro-direita;
3 – a direita judicial-midiática, sob comando de Moro e da Globo (surfando no discurso da antipolítica).
Os setores 2 e 3 se uniram para derrubar Dilma. Mas agora essa aliança se rompeu.
Reinaldo Azevedo e Gilmar Mendes, com suas críticas aos abusos da Lava-Jato, são a expressão desse giro: os tucanos e seus aliados percebem que o golpe cria uma situação perigosa, em que o campo 3 pode quase tudo.
Precisas ou imprecisas, as sondagens de opinião refletem este quadro e o esvaziamento do tucanato tradicional é tão grande que até a bicuda Vera Magalhães, no Estadão, retrata a “traição da traição” da cúpula do PSDB excluindo João Dória, o Bolsonaro chique, do programa do partido.
Há um e somente um complicador neste plano autoritário e não são as eleições, que é muito difícil suprimir neste século 21.
Mas é possível, e é o que tentam fazer, desesperadamente, com que nelas não se possa reagir à tomada de poder pela matilha associada à mídia e açulada por ela.
O caminho é tirar da disputa aquele que simboliza o não a esta destruição do Brasil: Lula.
22 respostas
Os tucanos são paus mandados da globo. Quando for conveniente, a globo faz um acenozinho e os tucanos voltam correndo com os rabinhos abanando para ela. A globo mostrou aos tucanos quem manda de verdade. Aos tucanos restará se conformarem em se tornar definitivamente meros testas de ferro da globo e do sistema financeiro internacional ou se arriscarem a ser extintos.
Concordo plenamente!
QUEM ESTÁ EM JULGAMENTO É O MORO
Ele tem que provar que merece apresentar o Fantástico
10/05/2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/brasil/quem-esta-em-julgamento-e-o-moro
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/294735/Estad%C3%A3o-frita-Moro-e-diz-que-a-Lava-Jato-j%C3%A1-n%C3%A3o-tem-a-mesma-import%C3%A2ncia.htm
… O jornaleco ‘Estadão em estado comatoso’ corrobora a tese propugnada pelo ínclito, impávido e visionário jornalista Fernando Brito!
***
ESTADÃO FRITA MORO E DIZ QUE A LAVA JATO JÁ NÃO TEM A MESMA IMPORTÂNCIA
“É perniciosa a tentativa de transformar a Lava Jato na grande panaceia nacional. Além de não tirar o País da crise, esse modo de conduzi-la, como se tudo estivesse podre – como se os poderes constituídos já não tivessem legitimidade para construir soluções –, inviabiliza a saída da crise”, diz o jornal Estado de S. Paulo, em editorial; agora que o golpe parlamentar de 2016 já foi consumado, a família Mesquita pede um basta
10 DE MAIO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/294735/Estad%C3%A3o-frita-Moro-e-diz-que-a-Lava-Jato-j%C3%A1-n%C3%A3o-tem-a-mesma-import%C3%A2ncia.htm
Toda essa “BAGUNÇA”,visa o único propósito de tentar INCITAR as FORÇAS ARMADAS,para assumirem o governo.Pois defendem,os GOLPISTAS,que àquela época,eram FELIZES PARA SEMPRE.Como são incompetentes para saber diferenciar,PODER E GOVERNO, pois nossa DIREITA é totalmente dependente ,do que mandam seus patrões do norte, e como lá,elegeram um BISÃO para chefe maior, e o BISÃO é completamente desencontrado do real,ficam torcendo para a solução mais caseira.E como alegam que o SOCIALISMO MORREU,embora tenham medo do morto,não sabem o que mais fazer.Começa-se a perceber,pelos panfletos da DIREITA BRASILEIRA,seus publicações,que estão CONFUSOS.
Caro Brito,
Esse “monstro” só tem hora pra iniciar sua fabricação, depois se perde o controle. Sei que das boas reflexões do Rodrigo Viana, mas em certa medida, como as vezes percebo também no sagaz Paulo Henrique Amorim um certo catastrofismo na análise dos fatos, talvez seja um estilo da escrita jornalistica. Mas, todos citados são de fundamental importancia na luta por um jornalismo plural e crítico. Acho que com o povo na rua o fascismo recua. O que não pode acontecer novamente é o PT se acomodar com a vida parlamentar e com os corredores palacianos da gestão. Mesmo com dificuldades de agenda, tem que se oxigenar com o povo, sentir a cobrança dos movimentos sociais, da voz do sujeito anônimo, se retroalimentar com a mística do encontro com o outro. Assim, acredito que as coisas irão tomando forma mais contagiante pela autoestima e espírito de combatividade. Na História os monstros foram combatidos com organização, astúcia e inteligência.
Concordo plenamente que existe muitas forças negativas nessa equação. O mais produtivo seria focalizar na força da resistência que é mais programática e tem experiência vivida de peso para o embate.
Só existe mais um detalhe complicador para a direita: sondagens da última pesquisa DataFolha para o segundo turno das eleições presidenciais revelam que o campo democrático e popular já se organiza com ou sem Lula. Ciro Gomes, por exemplo, se for para o segundo turno, ganha de Aécio, Alckmin ou Dória, mesmo tendo muito menos exposição midiática.
Brito, já me cansei de escrever neste espaço; A GLOBO É O PSDB E O PSDB É A GLOBO, isso é um partido político que solapa a nação a anos, o PSDB foi criado para legalizar as falcatruas do conglomerado de comunicação e tudo, pois está em todas as atividades econômicas do país, foi criado para ser fachada e terem uma representação no congresso e governar por tabela, impor leis que lhes beneficiam no processo gatunagem legal. O judiciário e assim como os outros partidos são reféns de suas investigações paralelas as da PF ou qualquer órgão de espionagem de governo. Esse consórcio com o juiz MUTLEY é e seria o apogeu do poder da GLOBO amaziada e informada pela embaixada americana com a espionagem da NSA. Aquelas visitas do ancora de extrema direita o tal “WWacuo” não eram só um cafezinho como disse, americano não chama ninguém para tomar café se não tem algum interesse por trás. A destruição do projeto de defesa da nossa nação estava por trás de toda essa operação, sabotaram o Brasil e o mais triste com o apoio da nossa justiça avida por salários acima do teto e poder. Hoje o Brasil é um imenso circo, com togas no picadeiro e a população vestida e com nariz de palhaços nas arquibancadas assistindo o horror inquisitório da manada de leões do caos, os togas pretas da covardia e da justiça seletiva e de causa própria. Infelizmente esse é o retrato do Brasil.
O Socialismo morreu. O petismo morreu. O progressismo morreu. PELO AMOR DE DEUS, avisem os institutos de pesquisa, pois eles precisam saber disso.
Enquanto isso, os latidos dos que “acham” (aliás, achismo está no DNA deles) que o Lula será preso hoje, já ecoam na Paulista – e só lá. Esses dementes são tão teleguiados por “brogs” de direita que não sabem que não se pode prender ninguém em 1a. instância. Vejam como a manipulação consegue produzir zumbis de primeira grandeza. Esses zumbis nos fazem sentir vergonha em sermos brasileiros.
Alfafa trasngenica aumenta o efeito dos brogs de direita.
Procura-se comentários coerentes de coxinhas. Seria pedir demais? Não existe inteligência entre esses zumbis teleguiados? Se existe, onde ela está? Eu procuro, procuro e só encontro ódio. Onde a natureza errou com esses caras? Será que ela, por engano, introduziu um DNA de asno nessas criaturas? Como é possível existirem humanos sem um mínimo de inteligência superior? Será efeito de transgênicos, como o milho e o soja? Será que já existe alfafa transgênica e ela está afetando o cérebro dessa gente? Será que a tv brasileira está usando métodos subliminares que só afeta quem tem apenas 1 ou 2 neurônios? Será que aquele “plim plim” não é uma mensagemo hiper compactada que afeta só indivíduos de baixo QI? Talvez a física quântica possa explicar, pois hoje sabemos que o Universo é formado por “energia e intenção”. São tantas dúvidas…
Não existem coxinhas capazes de comentários inteligentes. Ou é coxinha, ou é inteligente. Se um sujeito coloca a foto daquele juiz em seu perfil de facebook, você já pode ter a certeza que se trata de um fanático analfabeto político. Até um sujeito como reinaldo azevedo já usou um termo para definir coxinha: direita xucra.
Tanto repetiram que o povo brasileiro é pacífico e acomodado (bunda mole, falando o português claro) que passaram a acreditar. Será que é mesmo? Quantas revoltas, não importa os motivos ou a “justeza” deles, só foram contidos a bala, muito tiro de canhão e até uso de “armas químicas”, representadas pela disseminação de doenças entre os grupos de rebeldes? O brasil é grande, mas com os meios modernos de comunicação não controlados pela elite branca, ele pode ficar menor, o que favorece a organização de movimentos. Basta ver a enorme quantidade de pessoas que fora para Cu-ritiba. Peguei sem muito pesquisar uma lista de revoltas brasileiras, e apenas nos séculos 19 e 20. Pois é, ainda não houve nenhuma revolta no século 21. Seria a “Mãe de Todas as Revoltas”?
Conspiração dos Suassunas – conspiração abortada independentista, Pernambuco (1801)
Revolução Pernambucana – revolta independentista e republicana, Pernambuco (1817)
Confederação do Equador – revolta separatista, Nordeste (1823-1824) Revolta dos Mercenários – mercenários contra Império do Brasil, Rio de Janeiro (1828)
Noite das Garrafadas – insurreição popular e confronto entre brasileiros e portugueses, Rio de Janeiro (abril de 1831)
Cabanada – insurreição popular, Pernambuco e Alagoas (1832-1835)
Federação do Guanais – revolta separatista e republicana, Bahia (1832)
A Rusga – revolta entre conservadores (queriam manter o império) e republicanos, Mato Grosso (1834)
Cabanagem – insurreição popular, Pará (1834-1840)
Revolta dos Malês – insurreição religiosa, Bahia (1835)
Revolução Farroupilha – revolta separatista e republicana, Rio Grande do Sul (1835-1845)
Sabinada – insurreição popular, Bahia (7 de novembro de 1837-1838)
Balaiada – insurreição popular, Maranhão (1838-1841)
Revoltas Liberais – revoltal liberal, São Paulo e Minas Gerais (1842)
Revolta dos Lisos – revolta liberal, Alagoas (1844)
Motim do Fecha-Fecha – Pernambuco (1844)
Motim do Mata-Mata – Pernambuco (1847-1848)
Insurreição Praieira – revolta socialista, Pernambuco (1848-1850)
Revolta do Ronco de Abelha – Nordeste (1851-1854)
Levante dos Marimbondos – Pernambuco (1852) Revolta da Fazenda Ibicaba – São Paulo (1857)
Motim da Carne sem Osso – insurreição popular, Bahia (1858)
Revolta dos Muckers – insurreição popular-messiânica, Rio Grande do Sul (1868-1874)
Revolta do Quebra-Quilos – insurreição popular, Nordeste (1874-1875)
Guerra das Mulheres – insurreição popular, Nordeste (1875-1876)
Revolta do Vintém – insurreição popular, Rio de Janeiro (1880) e Curitiba (1883)
Golpe de 15 de novembro – golpe militar, Rio de Janeiro Revolução Federalista – guerra civil, Rio Grande do Sul (1893-1894) Revolta da Armada – revolta militar conservadora, Rio de Janeiro, (1894)
República de Cunani – insurreição popular-separatista, Amapá (1895-1900)
Guerra de Canudos – insurreição popular-messiânica, Bahia (1896-1897)
Revolução populares -séculos XIX e XX
Revolução Acreana – insurreição popular-separatista, Acre (1900-1903)
Revolta da Vacina – insurreição popular, Rio de Janeiro (1903)
Revolta da Chibata – revolta militar, Rio de Janeiro (1910)
Guerra do Contestado – insurreição popular-messiânica, Santa Catarina e Paraná (1912-1916)
Sedição de Juazeiro – insurreição política, Ceará (1914)
Revolta dos 18 do Forte – primeira revolta do movimento tenentista, Rio de Janeiro (1922)
Coluna Prestes – insurreição militar (1923-1925)
Revolta Paulista de 1924 – revolta contra o comando paulista, teve adesão da Coluna Prestes (1924)
Revolução de 1930 – golpe de Estado civil-militar (1930)
Revolta de Princesa – insurreição política local/coronelista, Paraíba (1930)
Revolução de 1932, Revolução Constitucionalista de 1932 – revolta político-militar; guerra civil, São Paulo (1932)
Intentona Comunista – insurreição comunista, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte (1935)
Intentona Integralista – insurreição integralista, Rio de Janeiro (1938)
Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial – Itália (1943-1945)
Revolução de 1964, Golpe militar de 1964 – golpe de Estado político-militar (1964)
Luta armada – guerrilha urbana e rural (1965-1972)
Guerrilha do Araguaia (1967 -1974)
Demorou, mas o Carlos concluiu com maestria. Parabéns.
Mas que continuo achando que uma parte do povo é descerebrada e facilmente manipulável, continuo. Vamos ver se a parcela politizada e verdadeiramente bem informada vai conseguir levar a melhor uma vez, demore quanto tempo for. Espero que tenham aprendido com o grandes erros do passado recente: conciliação e republicanismo.
Essa parte da população assumidamente ameba sempre existirá; eles estão no UK, na terra do Tio Sam, e por ai vai. Ervas daninhas ou pedras no caminho fazem parte da paisagem. MAS vc tem toda razão de dizer que a esquerda agora tem que parar de marcar passo e não mais acreditar que o capeta possa ser um dia um cidadão do bem. No Way ! Tem que abrir os olhos e não deixar espaço para os canalhas oligarcas casagrandenses; essa turma nunca mudará.
Surpreendente mesmo. Parabéns Carlos, um belo trabalho. É preciso ter em conta que em todas estas revoltas os combatentes se olhavam olho no olho. Tinham um gatilho para apertar ou uma faca para enfiar. Hoje as coisas já não são assim. Estamos na era dos teleguiados, satélites, da informática, do domínio quase absoluto da imprensa. Neste contexto atual não vale mais tanques na rua e a coragem deste povo de se revoltar bate com a cara na parede. É preciso ir na raiz e não é novidade e é incontestável que nada tem viabilidade política se não passar pela destruição das organizações globo. Radical e total. E do judiciário. Caindo estes dois o resto cai por gravidade. Só então, e não com a esperança infantil de eleições em 2018 porque elas não vão acontecer, o poder poderá se deslocar das autonomeadas elites para o povo, quem de direito.
É lamentável tratar de TUCANO esse apátridas e entreguistas que sempre são a expressão máxima da UDN.
São simplesmente:UDN. Simbolo do que de há mais atrasado e antinacional nesse Brasil.
Por isso repito simplesmente UDN!
Alguns tucanos já foram descartados pelo PIG. Hoje em dia quem manda no país é a direita judicial/midiática. Mas o neo fascismo tem crescido, infelizmente.
Ao Vivo – DCM direto de Curitiba: Passeata dos manifestantes em Curitiba
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ao-vivo-dcm-direto-de-curitiba-passeata-dos-manifestantes-em-curitiba/