Porque não há registros na conta de e-mail “[email protected]”?

cartorio

Há uma polêmica nas redes sobre se é falsa ou verdadeira a história dos e-mails da conta [email protected], que a mulher de João Santana, o ex-marqueteiro, diz ter sido usada num mirabolante sistema de comunicação secreta, pelo qual, em teoria, deixar as mensagens como rascunho permitiria que o texto fosse lido em outro computador, em outro lugar, sem que “circulasse pela rede”.

Para começar, isso é uma tolice, porque,óbvio,  para ficar acessível é preciso que o texto vá para os servidores do Gmail, que registram o IP (Internet Protocol, uma espécie de “RG eletrônico”) de onde foi criado e de onde foi acessado e lido o tal rascunho. Depois, porque não leva dois minutos e uma googlada para saber como criar e-mails piratas ou antirrastreio, se você que fazer algo clandestinamente.

secretomailHá até uma curiosa forma do tipo “Missão Impossível” em que você obtém um endereço de e-mail que dura apenas 10 minutos e se “autodestrói” em  10 minutos. Coloco aí ao lado um exemplo, feito por mim, um leigo completo em “hackerias”, do “desaparecimento” do endereço de email.

Mas, além de haver meios de fazer que não a bobagem do rascunho, há outras coisas que chamam a atenção.

Na ata notarial que Monica Moura apresentou como prova, faltam informações que deveriam estar lá.

Acompanhe o passo a passo.

Dia 22 de fevereiro de 2016 – É criado o “rascunho” que se pretende prova. É o mesmo dia em que foi noticiada a ordem de prisão de Monica Moura, por volta de seis da manhã. Neste momento, com fuso de uma hora a menos, ela está na República Dominicana. Volta no dia seguinte e, em princípio, não tem acesso a computador desde então, a menos que transfira conta e senha para seus advogados.

Dia 13 de março de 2016– Anuncia-se a troca de advogado de Monica Moura: sai Fabio Tofic Simantob, contrário aos acordos de delação premiada, tal como são feitos hoje e entre Juliano Campelo Prestes, “especialista” em delações e, como quase todos os “especialistas” em delações, de Curitiba.

Dias 29 de abril e 1° de maio de 2016 – a conta de e-mail é acessada, conforme registro na caixa de entrada. Não é possível afirmar se algo foi deletado, sem ter sido aberta, na ocasião, a “lixeira”, que está oculta sob a aba “Mais⇓”, E nada apareceria, ainda assim, se tivesse sido usada a opção “excluir definitivamente”, que zeraria o armazenamento temporário. Neste caso, nós uma pesquisa no servidor (ou servidores)  do Google e, assim mesmo, praticamente impossível hoje, um ano depois.

Dias 4 e 5 de maio  de 2016 a senha foi trocada e o Gmail registrou a mudança, que voltaria a acontecer no dia 12 de julho, véspera do registro em cartório do conteúdo da conta de e-mail, que teve uma atividade – partida de outro local que não se pode precisar, oito minutos antes do acesso que foi registrado notarialmente.

Perguntas óbvias:

1- Se, como diz Monica, Dilma tinha acesso à conta com a senha – que só mudaria em maio, dois meses e meio depois da prisão do casal – ela não teria apagado todo o conteúdo?

2 – Quem apagou os textos anteriores que Monica alega ter havido?

3- Se Dilma ou Giles Azevedo, seu assessor, como diz a empresária, tinham acesso à conta, porque não apagaram um texto do dia 22/2/16, data da divulgação da ordem de prisão do casal, cumprida apenas no dia seguinte?

4- Quem – e por qual razão – teve acesso ao site, trocou senhas e não teve interesse em deletar um rascunho escrito do dia em que a prisão se tornou conhecida?

Parece que tais perguntas, embora óbvias, não ocorreram aos doutos procuradores da República que interrogaram Monica e igualmente passam dispensadas por nossos jornalões.

Se este blog usasse os critérios de checagem das informações que usam eles,  o MP e o Ministro Edson Fachin – que homologa e libera para divulgação algo assim grave à honra de uma pessoa, sem exigir maiores verificações – eu teria arruinado até o meu tataraneto, tamanhas seriam as indenizações por dano moral.

Mas, como eu não sou criminoso nem delator, não posso acusar a quem eu quiser, nem como eu quiser.

Em compensação, posso pensar. E deixo para meus coleguinhas a tarefa de descobrir para qual escritório e com quais ligações autua o rapaz, que nem estagiário da OAB é, mandado ao cartório para produzir o polêmico documento.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

  1. Dai se infere que: 1 – Estão apelando para a deslavada mentira, o que muito ruim, porque nesse terreno poderão tentar apresentar como verdade uma gama muito mais ampla de inverdades, coisas as mais cabeludas, sem precisar de quase nenhuma explicação. A mídia e a retaguarda as redes sociais se encarregariam de tentar fazer críveis as histórias, e quando não desse para fazer isso, ficariam encarregadas então de tentar desviar a atenção para outro foco ou factoide, como fez agora a Veja, com uma absurda acusação a Lula. 2 – Se a falsificação do rascunho é de 22 de Fevereiro de 2017, então é porque já tinham preparado e armado desde essa data o canhão santanense que só hoje estão disparando, isto é, o “script” do jogo midiático-jurídico é elaborado com muita antecedência e só nos é dado saber de qualquer coisa com muito atraso. O que terão tramado em sequência? Qual será o fim da história que escreveram? Bem, pelo menos ao sabermos dessas coisas, sabemos também que ficam meio perdidos quando o “script” encontra algo inesperado, que exige um ajuste muito arriscado. Não é brincadeira jogar com quem tem dados falsos e toda a licença do mundo para lançá-los.

        1. Um dos enormes equívocos dessa época dominada pelos espetáculos, é considerar que o estrelato faz qualquer pessoa que o atinge ser credenciada para falar de qualquer assunto no mundo. A categoria de celebridade faz de todos capacitados sobre tudo, seja música, futebol, medicina, literatura, sociologia, teatro, antropologia, física, filosofia ou política. Como se um grande músico não pudesse também ser meio lunático e acreditar piamente que um boneco gigante Stay Puft, por exemplo, realmente exista e possa dominar a Terra. Como fazer uma entrevista inteira com tal pessoa sobre a política ou a falta de compradores de certos títulos? Apesar do grande artista que é, Fagner é tolo e, infelizmente, propenso a dizer bobagem para quem, julgando que a estrela artística brilha também na política, o toma a sério nesse campo. Para que se saiba o quanto é equivocado, basta lembrar que em 2014 fez campanha por Aécio, seu amigo. Que em certa época foi também muito amigo do Ciro.

          1. Bem lembrado Tomas, pois ciro é sempre bem gentil em suas criticas ao aécio-cheirador e mesmo sobre o bolsoasno (ver sua entrevista para a bbc) ele é bem soft. Me poupe.

      1. Muito bem notado Lenita, esse tal de Ciro, que começou na ARENA sua vida política é mais um dos pnhos de renda que se considera ungido para dirigir o Brasil.

        Pior de tudo foi afirmar que na “delação” de Palocci quem “deve que pague”, como se qualquer manifestação de alguém sob tortura tenha algum valor jurídico. Mais um OPORTUNISTA, tal qual Marina Silva.

        Esse Ciro é só ódio , rancor, inveja e despreparo, pensa que ser Presidente do Brasil é tão simples quanto ser prefeito de Sobral, com todo respeito aos sobralenses.

    1. Desespero puro. Como é o triplex. Só cpxinha se satisfaz com um triplex para condenar lula como chefe de uma quadrilha q roubou bilhões. Nao pergunta o óbvio do óbvio: como o chefe de uma quadrilha bilionaria onde faturou tanto com a corrupção – ate um cara do terceiro escalao cono sergio machado faturou milhoes, amealhando rico patrimonio e contas com milhões em Paraísos fiscais desse bilionario esquema – consegue faturar apenas um triplex meia boca e no guaruja? Ou é honesto e é tudo mentira ou é muito burro um cabra desse. Mas com essa mídia canalha, globosta à frente, e um público coxinha formado de canalhas, ignorantes, analfabetos, sedentos de ódio, a tatica está dando certo. Eles deram um golpe. O segundo. Tomaram o poder e estão destruindo o pais, destruindo direitos basicos dos 99%. Incluídos no rol os coxinhas analfabetos e os canalhas. O Brasil acabou.

      1. “O mundo só acaba quando termina”, Anac. No Brasil estamos muito vivos e atentos. Lula está vivo; Dilma está viva; o PT está vivo; os movimentos sociais e a CUT estão mais vivos do que nunca; pelo menos 50% da população brasileira está viva, está vendo tudo e está lutando pela democracia. Tivemos enfim uma greve geral impressionante, etc. Que o poder voltou para as mãos dos casagrandenses sabemos todos. Então, a luta é essa, não tem arrego! “A batalha só termina quando acaba”.

  2. … A tal escrota arrivista Mônica Moura é a nona (nona!) esposa do canalha João Santana!
    João Santana é autor de um único livro, cujo tema mais palpitante é a descrição de 14 tipos de vaginas!
    A dupla mafiosa é ou não é “confiável”?

  3. E é por isso, Fernando, que a Bahia é um dos maiores redutos do PT e da esquerda no pais: trauma social centenario. O estado é o reduto de muita, mas muita, gente boa. Entretanto é, tambem, o berço de uma elite que se pensa super-humana, acima do resto. O povo viveu(e ainda vive) decadas sob o desdem e o chicote social de ACMs, Odebrecht(todo o seu covil), OAS(braço do clã Magalhaes) e nao se esqueçam do imperio do mal Calmon de Sa'(o Angelo, sua familia e seus asseclas), ja’ moribundo, mas muito nocivo, durante a sua dinastia, que deixou sequelas economicas e sociais nefastas na Bahia. Alem destes dois canalhas marketeiros da materia.
    Todos estes olhavam e olham de cima para baixo os cidadaos da boa terra. Todos se comportavam e comportam, paltados pela FORTE herança escravocrata da primeira sede da colonia portuguesa. Mas as cabeças realmente pensantes de la’, NUNCA deixaram de estar atentas a este signo de tirania da elite baiana. Portanto, tem que ser Lula no poder de novo, para passar por cima deste porcos perfumados.

    1. Infelizmente, a Bahia mesmo com tantas sequelas, ainda elege um ACM neto prefeito e no primeiro turno. Prova de que parte do povo não se livrou ainda dos grilhões. Os piores são os grilhoes que ficam na mente eternamente.

      1. Amigo , um POVO que não LUTA merece o relho e o guante. Isso é a Bahia, isso é São Paulo, com seus tucanos descarados e uma miríade de oportunistas da laia de tiririca e major olímpio.

        Aliás, falando de atraso mental, pode juntar do Espírito Santo pra baixo e tocar fogo.

  4. Lembram da época em que o preço da gasolina aumentava em dia de jogo do Brasil, Carnaval, etc? Hoje existe Lula, Dilma e PT, a distração preferida para enganar as massas. Assim todo dia é dia de extorquir o povo. Lista do Fachin? esqueça. Depoimento do Aêcio? esqueça. Aumento de mortes na marginal? Esqueça.

  5. Antes da delacao ser aceita sera investigada e sendo mentira sera descaratada e os delstorrs punidos.
    A imprensa sensacionalista querendo vender é quem esta fazendo o show, nao o judiciario.

    O juiz e procuradores tem a função específica de seus cargos, nao sao jornalistas, nem dono dr jornais.

    1. Gostaríamos todos que fosse assim. Mas não é difícil perceber que a justiça, aliada incondicional da mídia oligárquica nacional, está comprometida com objetivos políticos em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares. Em quinto lugar, a justiça está comprometida com a punição de empresas nacionais, punição tão severa que as tem destruído ou inviabilizado.

  6. Essa mídia e esse judiciário atolados até o pescoço na lama da corrupção que se impuseram ao apoiar esse governo de crápulas e ladrões, tentam manchar a honra da Dilma para justificarem os seus crimes. Usam delatores desesperados, que na ânsia de se livrar da masmorra, inventam, manipulam histórias inverossímeis que são usadas pela bandidagem da mídia e do judiciário, que se negam a uma investigação séria, tendo como único objetivo influenciar a opinião pública. Esse “modos operantis” de caluniar , mentir e extorquir tem sido usado por dezenas de anos pela Veja, Isto É, Globo e assemelhados.

  7. O email é uma farsa. Resumindo a palhaçada, a mulher de João Santana poderia inventar qualquer coisa nos rascunhos do email e alegar que teriam sido escritos por qualquer um dentro da torcida do Flamengo, seria com eu escrever algo qualquer no meu rascunho e depois querer dizer que foi o Papa que escreveu. Só um completo imbecil considera uma aberração dessas como uma prova válida para qualquer coisa.

  8. O Ministro Fraquim parece não estar nem aí pras contradições e mentiras -e são muitas- que emergem dessas delações interessadas.

    Se reduzir danos é legítimo ao réu, fazê-lo às custas da inocência e da honra dos outros deveria lhe custar a premiada.

      1. .. Parece que Já foi avisado .. A morte do seu colega ronda-lhe a sua mente dia e noite .. Fachin tá com o cú cortando prego ..

  9. Delações assim, sem pé nem cabeça, deveriam colocar todos que participaram dessa farsa na prisão perpétua. Como não temos essa pena no Brasil, esses criminosos deveriam ficar 30 anos na cadeia, que é nossa pena máxima. Mas (sempre tem um “mas”), esses bandidos não ficariam mais do que 5 anos presos, após cumprirem 1/5 ou 1/6 da pena. Ficariam “longos” anos vivendo numa praia, gastando o dinheiro que roubaram. Viva o país da impunidade.

  10. Já se sabe que foi produzido o falso rascunho de e-mail da Monica Santana.

    Aquele e-mail fictício enviado para o instituto Lula horas antes da condução coercitiva do Lula mais se assemelha a uma cobrança de escanteio onde o cobrador faz a bola parar no ar enquanto metralha toda a defesa e goleiro adversários para marcar o gol. Mas chutou pra fora.

    E aquela tal rasura no número do apartamento que nem a perícia nem a PF explicam quem fez.

    Essas são evidências que podem cair na compreensão do povo brasileiro como prova de perseguição jurídica e criar uma verdadeira revolta contra o Moro e sua operação Lava Jato. Será que alguém poderia descobrir se isso tudo não representa fraude processual.

  11. Sei não, será que aquela rasura grotesca no documento do “tríplex”, sobre a qual Lula aguarda, “juiz e força tarefa”, descobrirem a autoria, não tenha sido elaborada e feita pela mesma equipe que produziu o e-mail apócrifo, que segundo Mônica-cansada-de-ficar-presa, da dupla João & Mônica, teria sido feito por Dilma?

  12. Interessante e o fato de que na prisao preventiva e provisoria uma das premissas e a incomunicabilidade do acusado com outras Pessoas para nao combinar delacoes e nao destruir ou produzir provas neste caso parece que nao se aplicou pois o Marido esta combindo com a mesma versao.

  13. “(…) ela está na República Dominicana. Volta no dia seguinte e, em princípio, não tem acesso a computador desde então, a menos que transfira conta e senha para seus advogados.” Fernando, certamente ela tinha acesso à internet lá e essa conta poderia ser acessada de celular, tablet ou o q seja. A menos q eu não tenha entendido o q quis dizer.

  14. Essa e nova e estarresedora formacao de quadrilha no judiciario brasileiro infelizmente o mundo que nos respeitou na era LULA hoje dao risada sa gente.

  15. Eita Dilma…

    Gastando tanto dinheiro com advogado e eu te falei – de graça – seiscentos milhões de vezes: arranja um Ministro da Justiça que tenha testículo, nomeia um Ministro pro STF que não seja da patota, dá à Globo o mesmo que ela te dá…

    Falei tanto, Dilma!!

    Sua única desculpa é poder dizer: “Mas o Lula também foi teimoso!”.

    Tem razão, Dilma: não escutar as bases foi um delito QUE TODO O PT COMETEU…

    1. Eita Francisco, diz aí o que vc fez? Deve ser algo perfeito e impecável! Queremos todos aprender com vc, porque o PT, Lula e Dilma são mesmo inúteis ! Bastava fazer o que vc disse e os idiotas não te deram atenção ?! Que coisa né ?

  16. É tão sintomática a suspeita de fraude, que a delação de Monica Marqueteira sumiu da capa do portal globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *