O calendário de Torquato Jardim para o TSE: haverá pedido de vista

adialoa

Na última entrevista que deu antes de sua nomeação para o Ministério da Justiça, alem de não lembrar mais do que dizia antes (que a cassação da chapa seria inevitavelmente a cassação do vice Michel Temer), Torquato Jardim praticamente anunciou que haverá um pedido de vista que vai tirar o processo de pauta e sugeriu, até, que o autor será o ministro Admar Ginzaga, indicado para a vaga há dois meses pelo próprio Temer.

Leia o que ele disse na sexta-feira à noite aos repórteres do Correio Braziliense:

Cabe mais um pedido de vista para postergar essa decisão mais uma vez?
Você usou um verbo que é juízo de valor: postergar. Não. A coisa mais natural que existe, em um processo de 6 mil páginas, com 1.250 páginas de relatório e um voto que terá 400 ou 600 páginas, é que um juiz peça vista. Acontece isso em qualquer julgamento. Veja a sequência: vota o relator, o ministro Herman Benjamin (do STJ). Vamos dizer que ele dê pela procedência da ação e casse a chapa. Vota em segundo o ministro Napoleão (Nunes Maia Filho, do STJ). Se ele acompanhar o relator, facilitou a vida dos outros dois juízes do TSE (que entraram neste ano). Mas, se ele votar contra, o mais natural é que o terceiro julgador,  ministro Admar Gonzaga,  peça vista. É normal fazer isso.

Também é normal essa expectativa da classe política, já que o presidente não quer renunciar, que isso seja decidido pelo TSE?
Sim, pretendem encontrar uma solução no TSE. Em qualquer sentido, é natural. Agora, não esperem que venha no dia 6, até porque as sessões estão marcadas para 6, 7 e 8 de junho. São pelo menos três dias de sessões e pode haver pedido de vista. O que me surpreende é achar que estudar melhor é postergar. Não é. Seria postergar se pedisse vista e levasse dois meses. Mas você pede vista na quarta e traz na semana seguinte ou 10 dias depois, é mais que natural.

Mas não corre o risco de esse processo ficar para agosto?

Não acredito. Acho difícil resolver em uma semana, mas, em até três semanas, resolve.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. O Supremo Tribunal Federal tem obrigação moral de restabelecer a ordem e declarar como direta a eleição que irá escolher o substituto do Temer até 2018. Já que deixou rolar o impeachment a gosto e modo dos senhores parlamentares, não interferindo jamais na questão “ser ou não ser crime as tais pedaladas inventadas” e hora de dizer” Basta de farra no Congresso Nacional” . Diretas já. Falando nisso que fim levou o impeachment a Temer, solicitado pelo juiz Marco Aurélio?

    1. Rui, com todo respeito a sua opinião, mas considero que mesmo ocorrendo uma eleição direta e geral ( congresso junto ) nossos excelentíssimos comedores de alfafa ( coxinhas ) junto a horda de evangélicos neo-pentecostais da Idade média, junto aos “nobres” eleitores do cinturão paulista ( SP, MS, MT, GO, PR, SC, RO ) vão novamente colocar esta corja que infecta o parlamento ou quem sabe descer mais alguns graus , elevando a categoria de representantes do POVO, nomes abjetos como alexandre frota, katatitica, holidays e o “líder” do revoltados on line, só pra começar a festa.

      Então camarada, adoto a tese do acordo de sobrevivência com o que está ai, chega de tanto atraso. Mas sou favorável a tese também da separação, coxinhas ao sul e nós , os progressistas ao norte. Em pouco menos de uma década eles transformam o tucanistão deles numa espécie de califado neo-pentecostal, corrupto e agrário.

      Não há mais como aturar a bestialidade coxinha, a Globosta, a abril, fsp e congêneres. Sem esquecer do Bostonazi e sua juventude hitlerista.

      SACO CHEIO !!!!!

      1. ISKRA, penso um pouquinho diferente. Acho que o povo merece ser convocado para um novo teste. Afinal de contas Dilma conseguiu superar o preferindo das elites apesar de todas as maledicências e com a Lava jato há muito ja iniciada. Pisou na bola com os parlamentares nas acho que poderíamos dar uma boa renovada naquele antro golpista, diante de tudo que foi mostrado pós 2014 e que estava oculto até então. Sem medo de ser feliz. Diretas já. Para a direita tremer, essa sim, de medo do barbudo.

  2. Pode fazer o impossível TEMER canalha mais vc cai, eu acredito no POVO esse sim vai te derrubar…

  3. OUTRO BANDIDO AO PODER,CARA DE PAU E SAFADO,REQUISITOS PRIORITÁRIOS PARA FAZER PARTE DO FÉTIDO GOVERNO DO TRAIDOR.

  4. … Este infame canalha é tão torto que, além do Gaudêncio ‘Torto a Quatro’ da TV BAND(IDA) &$ da USP da congênere abilolada ‘jana R$ 45.000,00 do PSDBosta paschoal, insiste, agora, no ‘Torto a Quatro Jardim’!

    PQP

    “Chega!”
    “Deu!”
    ‘Vazam’, miseráveis velhacos moribundos ‘futuricidas’!

    1. … Realmente faz sentido a escolha do ‘carne fraca’ ex-‘miniSTRO’ da “Justiça” ‘(S)erraGLIO’ para a ‘Transparência’:
      o infame nazigolpista usurapador MT não acharia um ‘branquelo’ “mais transparente com a [mega]corrupção” da máfia que tomou de assalto o Brasil!

      Passa a régua!

      1. Prezado e consciente Heitor,
        estes [mega]bandidos contumazes &$ irrecuperáveis nos provocam para além do imaginável, e, depois, nos acusam de baderneiros!

  5. … Após ler estas declarações,
    ‘nois’ podemos inferir que este ‘Torto a Quatro Jardim’ é mais um expoente da direitona protonazifascista da IMUNDA Casa Grande nativa e colonizada a declarar todo o ódio à nação brasileira!
    Todo o ódio figadal de classe!
    Absoluta insensibilidade social!
    Covarde desumanidade!
    E às favas ao recato, desde que a dominância sinta a ameaça de um algum arranhão!

  6. Não foi esse que foi anunciado como novo ministro da justiça? E o Serraglio, considerado fraco, vai para o defunto ministério da transparência. Deveria o usurpador atualizar o nome desse ministeriozinho, no lugar de transparência sugiro Min. do Descaramento ou da Indecência Humana, ou das Sombras Fatais. Ou da Hipocrisia. Melhor mesmo é acabar com ele.

  7. Se não houver cassação da chapa Dilma/temer no tse, corre um recurso da ex-presidenta Dilma sobre a anulação do impeachment, ainda que muito improvável, devolveria à nossa incipiente democracia uma legalidade ainda que tardia e ela sim, após ser reempossada teria a possibilidade de efetivar as “diretas já”. Como existem várias provas de que o processo de impeachment tem desde o nascedouro toda sorte de vícios. Jucá declarou em gravação com Sérgio Machado que para estancar a sangria só sem ela, Cunha só iniciou o processo porque a base aliada do PT votou a favor da cassação do pmdbista, temer confessou em entrevista que que ela só caiu porque não aderiu à “pinguela para o inferno” e Joesley (JBS ) em delaçao declarou ter liberado verba da ordem de 3 milhões de reais para políticos corruptos votarem a favor do impedimento, ou seja votação criminosamente fraudada. As diretas já, ainda que seja o possível hoje,marca uma capitulação ao golpe e o desrespeito a todos os mais de 100 milhões de votos. Se não respeitaram agora, quem garante que o farão no futuro ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *