A “mão amarela” de Temer

memermao

As emanações do deus romano Crepitus, nas brincadeiras de meus tempos de guri vinham por aquele que tinha a “mão amarela”.

Os trouxas, claro, mostravam que as suas mãos não  estavam e, tendo sido a voz do gasoso deus mitológico  ou não, se acusavam.

Michel Temer, a toda hora, tem feito isso, cavando um abismo que irá tragá-lo.

Se Rocha Loures foi gravado dizendo que o dinheiro da mala se destinava ao ocupante do Planalto, como sustentar as temerárias afirmações de que ele “tem boa índole” e é “pessoa decente”?

A admissão do teor da conversa, como se sabe, já foi usada pelo Ministro Luís Fachin como indício suficiente para o inquérito e, provavelmente, o mesmo servirá para que Rodrigo Janot apresente denúncia.

Temer vem se esmerando, pela culpa evidente, em proclamar inocências que só o condenam.

Hoje, na Folha, Janio  de Freitas destaca o passo inaugural neste processo de autoacusação:

“Temer, um tanto exaltado, na sua primeira contestação em TV: “Repito e ressalto, em nenhum momento autorizei que pagasse a quem quer que seja para ficar em silêncio”. E ainda: “Ouvi realmente o relato de um empresário que, por ter relação com ex-deputado, auxiliava a família do ex-parlamentar. Não solicitei que isso acontecesse e somente tive conhecimento desse fato nessa conversa pedida pelo empresário”.

Temer contesta o que não foi dito: ninguém lhe atribuiu autorização nem solicitação alguma. E dá aos pagamentos feitos por Joesley uma finalidade que o corruptor não mencionou na conversa gravada. Voltaria à contestação direta, no entanto formal, escrita com jeitão de assessoria.

Fosse um presidente isento de suspeitas e de referências acusadoras, saber se incentivara pagamento ou relação pessoal poderia merecer cautelas contemporizadoras.(…)

Se não pôde ou não quis enfrentar o interrogatório sem antes tentar burlá-lo, sabe-se o que leva a atitudes assim. Daí que a questão em aberto precisa ser reposta, pelo que pode dizer a respeito de um presidente que precisa ou não do silêncio de acusados de gravíssimas ilicitudes.”

Talvez, mesmo em silêncio, já se tenha dito o suficiente nas gravações para o que o “não fui eu, não fui eu” soe como confissão.

Como em todos os mentirosos, responder ao que não lhe foi perguntado preventivamente é típico do comportamento de quem mente, como nos versos de Afonso Romano de Sant’ana no poema “A implosão da mentira”: mente, mente, mente./E de tanto mentir tão brava-mente/        constroem um país de mentira/ — diaria-mente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

    1. … A parcela da população do bem do Brasil espera que o usurpador decorativo ‘disenterino’ MT viva por muito tempo para contar e recontar (sic) os crimes perpetrados pelos cúmplices, do Judiciário ao *PiMG, passando pelo ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, TCU, rentistas e [mega]empresários!

      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  1. … Hoje a batata podre da quadrilha mafiosa do Temer &$ do Mineirinho et caterva será assada, definitivamente, no Largo da Batata (sic) em São Paulo da nazigolpista &$ [mega]corrupta FIESP!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkk

    “Não ficará pedra sobre pedra!” Por emérita, absolutamente honrada e impávida presidenta legítima Dilma Vana Rousseff ‘A Magnífica’, eita ‘Coração Valente’, sô!

    Viram, estropícios desalmados?
    “Aqui se faz, aqui se paga!

    1. Tenho para mim (hipótese, não estou afirmando, antes que o magistrado pense em me processar) que ele levou parte da mesada da JBS ao Cunha…

    2. Vicente. Cumplicidade ou puxa-saquismo mesmo. Não houve nenhuma ou qualquer motivação juridiciária para ignorar as perguntas do Cunha. Não cabia qualquer impedimento por parte do juiz sobre a vontade do depoente.Fazia parte da ampla defesa que o juiz não respeitou e cometeu smj um verdadeiro cerceamento jurisdicional. Uma flagrante violação constitucional, um autentico “ato de abuso de autoridade”.

  2. Pessoa de boa índole recebe propina de 500 mil e foge apavorado com essa grana toda? Só um bandido diria uma coisa dessas. Aliás, nada mais natural para quem sabe lidar com bandidos. Agora sabemos como é essa “lida”.

  3. Afonso Romano de Sant’ana. O que será que tem a dizer o ex-futuro Ministro da Cultura de Aécio? “Fui enganado!”????

      1. Rá! Rá! Rá! Ele é só mais um da turma do “Me engana, que eu gosto!”

        Engraçado como um monte de tucano sumiu do ninho. Fizeram de tudo para derrubar a Dilma. Agora, que o ídolo de barro deles virou pó de traque, desapareceram.

  4. O que eu mais desejo é um governo limpo sem esses mesmos safados de sempre ( Palocci, Cabral, Garotinho , Geisi, Temer, Aécio, Cunha, Dilma, FHC, Lula, Sarney e todos que estam sendo investigado) ninguém é investigado a toa

  5. Na realidade ele mente , mas quando vi o título ” A mão amarela” de Temer , e , após denúncia BS Loures é pego pela PF carregando uma mala com 500 mil reais é obrigado a devolver , e quando faz fica faltando 35 mil . Não vai precisar nem delação premiada a Polícia Federal armou direitinho , na hora da divisão todos eles iam ficar marcados . – Chefe que mão amarela é essa ? .

  6. temer falou: “Se quiserem que eu saia, têm que me matar” . Não seja por isso. Seja feita a vossa vontade.

    1. Isso aí é com o Aécio Pascoal.

      Se fosse para incriminar Lula e Dilma,Aécio e Zezé di Perrela iriam acertar com a farsa tarefa para dizer na Farsa Jato de Curitiba que ele matou PC Farias a mando do Lula para ver se Collor seria preso.

      Sérgio Irineu mesmo sabendo que é Farsa iria aceitar.

  7. Quanto era mesmo tal auxilio? – 500 mil reais ? mensais ou semanais? Para bandidos e meliantes, uma porcaria… Estavam acostumados a milhões que aquilo era ninharia…Agora, a confissão de “não autorizei” e “nem solicitei” é digna de analise por parte dos psicólogos criminais. Mão amarela qual nada, estão lá todas as digitais dos seus dedos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *