Arrecadação cai forte, refletindo produção e consumo

receitamaio17

A  queda de quase 1% (0,96%) da arrecadação do governo federal em maio, registrada  hoje no resultado da Receita Federal é desastrosa.

Comparada, em valores reais, a maio de 2016, foi o pior desempenho para o mês em sete anos. mesmo com  o recebimento de recursos extraordinários com o Programa de Regularização Tributária (PRT), que se encerrou naquele mês.

Veja no quadro da Receita a queda de importantes tributos e as altas justamente no imposto de renda sobre as pessoas físicas e da “vilã” previdenciária.

O Imposto sobre Produtos Industrializados caiu 12,62% em termos reais em maio, ante 2016, assim mesmo porque a queda foi amenizada pelo valor do IPI vinculado, que é cobrado nas importações. Sem ele, a queda é de brutais 18,5%.

O imposto de renda de pessoas jurídicas, diretamente agregado ao faturamento, despencou.

Mesmo contando com  os meses em que o Governo chegou a comemorar o fim da recessão, o crescimento real da receita – mesmo ajudado pela baixa da inflação – ficou em míseros 0,35%, contra previsões orçamentárias de 1,6%, isso para ficarmos com déficit de “apenas” R$ 140 bilhões.

O foguetório da “retomada”, como se advertiu aqui, começa a dar chabu.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

9 respostas

  1. Lá vem o Brasil , descendo a ladeira.
    Mas não bastava tirar a Dilma que a economia ia deslanchar?

    1. É o que vivo perguntando aos idiotas que batiam panelas: não bastava tirar a Dilma e colocar, em seu lugar, o ” o chefe da maior e mais perigosa organização criminosa” do país?

  2. Dados da própria Receita Federal desmentem a “retomada da economia” que só os
    comentaristas econômicos da GloboNews, Miriam “Pinóquio” Leitão à frente”, manipulam e vendem ao público.

    Tudo indica que os dotes do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para gerir a economia brasileira ficaram esquecidos no seu gabinete de Presidente do Conselho de Administração da JBS, a propineira.

    Aí, Meirelles, que tal liberar umas propinas “chapa branca” pro mercado produtor se mover?

  3. Mas é lógico q a arrecadação ia cair! Esse indivíduo desprezível que ora ocupa a presidência deu isenções bilionárias à essa elite burguesa PODRE que o colocou lá! Vide o “perdão” de 25 BI ao Itaú! Esse foi um dos propósitos do golpe, e agora a casa grande, q o apoiou, tá cobrando a conta. E ele tem q pagar essa “conta”, nem q para isso tenha que matar o estado brasileiro de inanição! E essa elite burguesa é tão burra e inepta que não sabe que, matando o estado, estará a longo prazo matando tb a sua galinha dos ovos de ouro! Só pensam em lucros imediatos e exorbitantes, essa elite escravocrata.

  4. Em tempo: Deus queira q eu esteja enganado, mas do jeito q a administração pública está sendo desmantelada, não está longe o tempo em que os servidores públicos vão ter q VOLTAR a fazer vaquinha até pra comprar café, água e papel pra repartição, e cujos salários ficaram tão defasados que muitos se enrolaram com empréstimos junto a agiotas, ou tinham que vender uma quinquilharia qualquer na rua pra não passar fome. Isso ocorreu, pra quem não sabe, no (des)governo de um certo sociólogo afrancesado (apesar de medíocre), até 2002.
    A partir de 2003 a penúria acabou, mas graças a esses COXINHAS IMBECIS, esses PATOS AMARELO desgraçados, o tempo das vacas magras está voltando!!!

  5. o prejuíso que os golpistas impuseram ao país é inconcebível. E não estou vendo ninguém pedir desculpas.
    stf, mídia, mps, globo, globo e globo, etc, etc…
    Isto sem falar no desastre institucional. Parabens gilmar e cia.
    E cada dia fica mais claro que só o LULA nos salva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *