Reportagem do The New York Times faz uma gozação com o fato de o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Sérgio Etchegoyen, ter revelado, em sua agenda, que o chefe do posto de espionagem da CIA no Brasil é Duyane Norman.
Os correspondentes do NYT, Simon Romero e Dom Phillips, advertem: “Os oficiais de inteligência que gostariam de ser escalados para o Brasil tomem nota: um simples encontro com a hierarquia de espionagem daquele país pode tirar sua cobertura.”
A preservação da identidade dos espiões norte-americanos é coisa tão séria que, lá, é proibida por lei. Tanto que o jornalista sequer menciona o nome – que a gente repete aqui, com prazer: Duyane Norman.
A desculpa do General Etchegoyen é de cabo-de-esquadra: a lei da transparência obriga a divulgar todas as reunião de autoridades.
Imaginem só a agenda de Michel Temer: 23h – reunião com aquele notório bandido do Joesley. Local: garagem do Palácio do Jaburu.
Mas Etchegoyen não ficou sozinho no episódio que viralizou como sendo digno do “serviço secreto português”. Paulo Henrique Amorim mostra que o mesmo fez o sr. Leandro Daiello, diretor da Polícia Federal, que colocou na sua, além do chefe Duyane, também os especialista em assuntos navais Joseph Direnzo.
O mais engraçado, porém, é o título que dão a Etchegoyen: Top Spy.
25 respostas
A espionagem a la brasileira deve sempre tê-lo à frente; ele é “superior”. Hehe…
Protesto, apenas, contra a indelicada alusão aos portugueses.
Carlos, concordo e digo mais, e bom nao fazer comparacao…
Bom, em Lisboa há uma estação de metrô na qual a gente sobe uma escadaria até certo patamar e, dele, desce de escada rolante.
Antes do PHA, hoje no CAf, mostrei a agenda do encontro do DG-PF com o espião da CIA em um comentário postado aqui, ontem, às 17h32min. É o décimo quinto comentário na lista dos não inscritos no blog.
Não tinha visto, Marco, fica o registro de que você pegou a piada antes.
O Brasil, “sem querer querendo”, virou área de risco. Nem James Bond! Os próximos escolherão Coréia do Norte, Síria…. Aqui, SÓ LOUCO ! ????
Moe,Larry e Shemp, estão por trás do Golpe dos Ladrões Retardados 2016.
São a cabeça “pensante”da derrubada presidencial,. rsrsrs…..
Gostaria de saber é desde quando os espiões da CIA têm este privilégio no Brasil. Mesmo durante governos petistas? Em um país sério já teriam, no mínimo sido expulsos, se não presos ou fuzilados.
Um governo/país tem que ser muito chulé para hospedar e dar tratamento VIP a espiões de outros países. Ainda mais com a folha corrida que têm os ianques! Haja ingenuidade e ignorância! (se não for outra coi$a…)
será que eles vão fazer o mesmo com nossos espiões da ABIN (ou seria outra agência?) que estão lá espionando em favor do Brasil?
sério: e por que parece natural haver COMPROVADAMENTE um espião CIA por aqui se encontrando com o governo? qual deve ser nossa reação?
Tinha q ser o governo dos coxa lixo… Olha o naipe dos vagabundos que o exército brasileiro produz… Isso é muita burrice concentrada… Não é atoa que esses vermes tem o pensamento binário de ameaça comunista… Tudo ignorante subalterno
Colaboracionismo. Não é de hoje.
Cadeia para todos os safados envolvidos e pode ser general com estrela até no cu.
Cadeia para esse vagabundo desse Etchegoyen.
É o braço militar desse golpe como disse o cachorro vagabundo do Romero Jucá.
nosso “top spy” codinome 000.
Momento de grandeza do “staf” do temer. E temos um top spy, que bacana! Os golpistas estão orgulhosos.
Esta turma já perdeu avergonha há muito tempo. E viramos piada internacional.
Mas o desastre que cometeram contra o país é milhões de vezes mais sério.
Uma força armada de merda só poderia ter generais de merda como esse ai.
Adepto da tortura, sobrinho da autoridade da Casa da Morte e filho do general que introduziu Dan Mitrione nos quartéis brasileiros.
Ah! Um generaleco que desconhece o significado da palavra soberania.
O nosso agente é o Baltan. Nunes Baltan, com direito de trepar.
Isto para mim não tem muita importância. Se este senhor é chefe da CIA no Brasil, com certeza outros países aliados e outros adversários, também já sabiam.
E cá entre nós, será que a CIA é tão amadora assim a ponto de permitir que este governo brasileiro(do Temer) saiba quem é o chefe da CIA ? Creio que não, o verdadeiro chefe deve ser outra pessoa. Quem sabe o Snowden não revela ?
Meu caro, eu não acredito nem um pouco nessa estória “. Pode acreditar, os únicos bobos aqui somos Nós. Não é anedota portuguesa, é Brasileira, uma cópia mal feita das Lusitanas. Esperem e logo saberemos a trapaça. Vade retro GAL.
O mais interessante mesmo é o significado de Top Spy. Para o caso é ” entops pia ” , melhor dizendo, Vaso Sanitário. É, esses caras fazem cada M que não tem saída; entopem até um grande rio caudaloso.
Imagino que deve existir o chefe dos espiões da ABIN la em usa,…não? deixariam ele espionar? não é óbvio.Então não tem chefe da ABIN em Washington,POR QUÊ TEM CHEFE DA CIA EM BRASILIA ENTÃO ?????????????queres bananas ? em Brasil sobram,é a República delas.
Deve ser o “Top Spy” Maxwell Smart, mais conhecido como O Agente 86!
Também temos um agente secreto agindo “na surdina” lá nos “States”.
Seu nome? Sérgio Moro.
Codnome: The Judge.