Resumo sem retoques de Bernardo Mello Franco, na Folha:
Delatado, desmentido, denunciado. Michel Temer levou 40 dias para completar a cadeia dos três Ds. O ciclo se fechou nesta segunda com um fato histórico. Ele se tornou o primeiro presidente brasileiro a ser formalmente acusado de corrupção durante o exercício do cargo.
A delação de Joesley Batista veio à tona em 17 de maio. Além de acusar Temer de pedir propina, o empresário entregou uma fita em que os dois tratavam de assuntos espúrios no porão da residência oficial. Pouco depois da conversa, a polícia flagrou um assessor do presidente recebendo R$ 500 mil em espécie. Ele devolveu o dinheiro e foi preso.
Num país mais sério, o chefe do governo não teria se mantido mais um dia no cargo. Como estamos no Brasil, Temer bateu pé e já resistiu outros 39. Ele chamou o patrocinador que frequentava sua casa de “bandido notório”, desafiou o procurador-geral da República e disse ter sido vítima de uma “armação”.
Ao se agarrar à cadeira, o presidente passou ao segundo D. Passou a sofrer desmentidos em série, a cada nota oficial atropelada pelos fatos. Num dos episódios, Temer negou ter viajado com a família no jatinho de Joesley. A Aeronáutica se recusou a endossar a falsa versão, e ele foi forçado a admitir a carona.
Na sexta, foi a Polícia Federal quem desmontou o discurso do presidente. Ele repetia que a gravação da JBS era “fraudulenta”, e a perícia atestou que o áudio não foi editado.
Com a denúncia da Procuradoria, Temer avança outra casa e passa à fase da guerra total pelo mandato. Agora ele fará de tudo para tentar escapar do quarto D, de derrubado.
16 respostas
Isso é uma investigação com provas.
Triste Brasil que aceita outras investigações em que a “força-tarefa” imaginou a história, não investigou e só aceita delação que corrobore a teoria pré-definida.
É verdade. E talvez seja importante fazer esta ressalva.
Já digo isso a 20 anos “paiszinho de merda “
Já digo isso a 20 anos “paiszinho de merda ” incluído aí seu Vicente
Cunha já tinha insinuado ao Moro o envolvimento de Temer com a JBS e a concessão do Porto de Santos. Joeslesy confessou a propina dada ao Temer. Agora o MP vai investigar os “negócios” de Temer com o Porto de Santos. Com quase um ano de atraso, já que para o Moro, o assunto “não vinha ao caso”. Ainda falta o Joesley dar nome ao boi, digo, ao juiz, que ele comprou para atuar a favor de Temer e da JBS. Será que teremos alguma surpresa ou “todos os caminhos levam à Roma”? É esperar para ver se o STF terá coragem para buscar o tal juiz ou permanecerá acovardado.
Acho que é mais adequado o Demitido para o quarto D
Mas quem deveria ser derrubado além do Temer ou responsabilizados, são os atores dessa aventura de detonar a democracia, porque o governo que tinha sido eleito não atendia suas demandas. São eles a Globo e seus satélites-Congresso e o judiciário. Eles são irmãos siameses do governo Temer, tem o mesmos gens, a mesma ambição e o mesmo projeto, desprezam o Brasil e seu povo, são inimigos das conquistas sociais do nosso povo , é um tumor que devem ser extirpado, qual um câncer ,pois só assim poderemos nos tornarmos uma nação.
A preocupação dos brasileiros pouco a pouco vai deixando Temer e se fixando em Rodrigo Maia. Rodrigo Maia foi oficialmente acusado pela Polícia Federal de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo propina de 1.000 000 de reais pela OAS. Só falta o Ministério Público analisar os documentos da polícia e decidir se e quando oferece denúncia contra ele ao STF. Também, com as novas tendências de investigar a Lista de Furnas por conta das investigações sobre Aécio Neves, abre-se nova frente de denúncias contra Maia, que consta daquela lista como tendo recebido propina de 200.000 reais. Isto é só o que sabe por enquanto.
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/02/rodrigo-maia-e-acusado-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-pela-pf.html
.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/rogerio-correia-rodrigo-maia-recebeu-propina-de-furnas-rosso-do-mensalao-do-dem-sao-farinha-do-mesmo-saco-golpistas-e-moralistas-sem-moral.html
e porque Lula foi dar entrevista para a popular rádio itatiaia BH, hoje? tentem ouvir (sem náusea) um minuto das considerações dos “donos das vozes” daquela emissora agora (claro, sem o entrevistado que não está mais presente). podem imaginar o pior. alguém nos diga se isso é favorável, se lhe/nos ajuda ou se isso não é um gol contra. taxistas, bares, oficinas de carros, todo local de trabalho que se imaginar ouve a rádio em BH. são, diríamos, pobres coitados à procura de uma voz para se guiarem no meio de tanto tiroteio e o que encontram? (claro, excetuando os pilantras de sempre, também ouvintes.) hipócritas e cínicos comandando a comunicação social, mentindo impunemente há anos, silenciando quando o bandido é o preferido, como no caso do senador recém desmascarado. ou alguém nos convence que conceder entrevista a bandidos da mídia traz dividendos, ou o ex-presidente não aprendeu nada, NADA! ‘tá difícil, desgraça.
Salvo engano meu, a gravação nao foi OUTRA ‘açao controlada’ mas sim uma arapongagem habitual dos canais competentes (sic): PF, NSA e consórcio…
Bom dia,
Faz um DDD via BrOI ( a empresa formada pela patranha da privatização das teles). Caso não consiga fazer a ligação (tem muito deputado que ainda nao conseguiu fazer a conexão, apesar de uma vasta lista de provas), usa o WiFi-BROI…foi ” o inferno de “dantas”!” Será que gilmar mendes já fez a ligação pro senador Flecha?! “Trim, Trim”… Notícias sobre prisao de Aecio só em Agosto: ao longe se escuta os brindes Tim-Tim, Tim-Tim, Tim-Tim!
O povo tem que “se ligar”…se perdeu a chave da ignição, talvez uma das soluções seja fazer “uma ligação direta” e já!! ( Gss)
Num país sério, como diz o articulista, talvez o presidente já tivesse caído. E o que aconteceria, também num país sério, com um jornal como a folha de são paulo, onde trabalha bernardo de melo franco? Ele agem como se não tivessem feito nada para derrubar Dilma e colocar o golpista. E como se não tivessem feito nada para manter o golpista, como no caso da perícia fajuta contatada pela folha para desacreditar a gravação de joesley batista.
Uma coisa é certa, temer cairá, não porque é um corrupto chefe de quadrilha, mas porque se tornou INÚTIL a classe dominante. Não tem mais condições políticas e morais para aprovar as reformas q beneciarão a classe dominante. Assim como Collor foi abandonado porque se tornou inútil. Temer vacilou ao se deixar pegar negociando propina com um criminoso investigado. Temer vacilão q perdeu a serventia. Estão atrás de outro Temer.
Materia interessante dos quatro D. Nao falta palavras com D para classificar temer além dos citados na materia como Delatado, Desmentido, Denunciado, Derrubado e das sugestão do Demitido e Detido.
Parece nao ser Demais Demandar Dez D’s do Dicionario: Desmemoriado, Demagogo, Destruidor, Demode^, Delinquente, Deprimente, Difuso, Deploravel, Desesperado, Dúbio!
E quem sabe em breve ele receba um novo D de Derrotado!!
Para o Aécio além de todos os des já mencionados tem um outro que eu prefiro não comentar.
Tá ruim demais, tanto, que até mudou uma frase que já marcou tantos políticos. Agora vale o ” foi dando que ele se danou’.