A jóia da coroa de uma jóia só

coroapato

Os distintos amigos e amigas, como vivem no Brasil e não no mundo da Lua, sabem que, neste ano e pico em que estamos submetidos ao governo (?) Michel Temer, o único resultado “positivo” que este tem a exibir é a queda da inflação.

É certo que à custa de um aprofundamento brutal da recessão que herdou, da paralisação dos investimentos públicos, da ampliação do desemprego e outras coisas do gênero, mas baixou. O pequeno “probleminha” do método usado foi o contínuo afundamento da receita pública  e, portanto, do desequilíbrio fiscal, conversa que o povão sente na carne mais lentamente, com a degradação dos serviços e dos equipamentos públicos, nestes incluídos os produtos de investimento.

A conversa de redução de juros, bonita nos jornais, não existe na prática, por uma conta muito simples que se faz respondendo a uma pergunta simples: se você recebe 14% de juros mas a inflação come 10% está ganhando menos ou mais do que com juros de 10% e inflação reduzida a 3%. Repostas para o gabinete do ex-Itaú e agora BC, Dr. Ilan Goldfajn, por favor com letra caprichada.

É portanto, a jóia única da coroa de latão que o atual presidente tem sobre a cabeça e foi colocada sobre a mesa de seu jogo de poder.

Dizer que o efeito deste aumento – que já de per si representa uma alta de 0,6% no IPCA –  não vá contaminar outras áreas da economia é uma aposta em que a desgraça é tanta que estes setores terão de engolir a  seco o aumento de custos,  porque a recessão segue tão braba que, se repassar, não vende.

E, neste caso, uma aposta contra as próprias contas públicas, porque implica arrecadação estagnada ou em queda e o que entra em novo imposto sai pela queda contínua dos demais.

Mas Temer diz que “a população brasileira irá compreender” que seu governo é sincero, à exceção talvez de uma mala ou outra.

É possível que sim e que, compreendendo, saia da letargia política em que se encontra e a classe média transtornada pela mídia, perceba que a jóia posta sobre a mesa para encantá-la era vidro e se quebrou.

E que a coroa do rei não é de ouro e nem de prata, é de lata.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

24 respostas

  1. Sucesso no carnaval de 1957 ou 1948, na voz de Francisco Alves: “A Coroa do Rei”. Letra muito atual. História se repetindo como farsa.

  2. Miriam Leitão esta expoente da economia dizia: Durante palestra, jornalista enfatizou que independentemente de governo, o futuro “depende de nós” .O Brasil voltará a crescer em 2017. A avaliação é de Miriam Leitão, jornalista especializada em Economia, comentarista de telejornais da Rede Globo e apresentadora da GloboNews, durante palestra no CMS 2016.
    A especialista apresentou análises e projeções que indicam que em 2017 o Brasil retomará o crescimento econômico, impulsionado por inflação mais baixa, melhora na confiança do consumidor, reorganização das famílias endividadas e consequentemente possível melhora no crédito também. E os coxas acreditam porque ela é uma sumidade em economia, jamais pensam que tudo que ela e os comentaristas da Globonews falam, é manipulação para enganar trouxa.

    1. Ela é uma sumidade na economia mas que não acerta uma.
      Ocorre que está sempre querendo acomodar a realidade econômica à sua vontade, que, por sua vez, é o que o mercado lhe coloca como verdade.
      Mas a verdade é que é muito difícil saber se ela realmente manipula ou é ela própria manipulada e acredita nas previsões (de fato, expressões de seus desejos) mas que não se realizam por serem afastadas de bases reais ou mesmo teóricas.

  3. “A coroa do rei não é de ouro nem de prata,
    eu também já usei e sei que ela é de lata…”

  4. Coroa de vampiro nem pintada de sangue azul consegue convencer a população alerta.

    E falando de gente que atrapalha mais do que ajuda. O Psol parece ter ficado ofendido com a sinceridade do Lula sobre eles. Enquanto passaram um bom tempo defenestrando o PT, Lula e Dilma e posando de “puros”, tudo era possível. Mas assim que colhem a mesma fruta ficam magoados com o Lula que se mantém vivo graças ao seu capital político e sua resiliência inacreditável diante de tanto bombardeio. Acho bom que esquerda que não tenha base popular seja mais “humilde” em vez de achar que é de fato a bola da vez. Outros partidos de esquerda se unem ao Lula e ao PT sem muitas crises existenciais. Talvez se tivessem feito isso com honestidade, hoje Lula estaria tirando o chapéu para lhes apoiar.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-e-as-frescuras-do-psol-por-alexandre-varela/

  5. Parece que o que vai acontecer é queda no consumo. Usar margem para inflacionar pesando nos custos pode sair pela culatra. Inflação aceitável é a de demanda, que obriga investir na cadeia produtiva, produzir e empregar mais.

    1. E engraçado que, quando o governo anterior falava que não se devia repassar toda a variação do preço do barril no mercado internacional, para o interno, chamavam de bolivarianismo

  6. Brito será que em vez de : ‘à exceção talvez de uma mala ou outra’, não seria : à exceção talvez de ENTRE uma mala ou outra ? Porque só sendo muito tolo para acreditar que a corrupção não está correndo solta. Mas enfim, tem pato pra tudo.

  7. Governo Temer e a educação ( do Sul 21) “A redução do número de alunos, do número de créditos contratados por alunos e de recursos provenientes de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atingiram diretamente o ensino privado superior nos últimos meses, resultando em demissões e cortes de gastos e investimentos. O anúncio de cerca de 100 demissões de professores na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), nos últimos dias, chamou a atenção para o problema que vem atingindo universidades e faculdades privadas em todo o país. “Existe uma crise evidente no setor de ensino privado superior. A crise bateu direto neste setor, com a redução do número de alunos ou do número de créditos contratados por aluno. A impressão que se tem é que estão acontecendo as duas coisas”, diz Marcos Fuhr, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).Vão bater panela?

    1. Agora eles batem cabeça, não sabem sair do atoleiro que eles mesmo criaram apoiando impeachment fraudulento!

  8. Brito

    Ontem um imposto foi aumentado. Quantas manchetes teríamos se Dilma fosse presidente?
    – Dê uma lida nas manchetes dos principais jornais (impressos e internet): quantos deles citam em suas manchetes o aumento de imposto?

  9. Uma análise correta e sem ufanismo petista, que às vezes quer responsabilizar o Temer, com alguns meses de governo, por todas as mazelas acumuladas dos governos anteriores, com mais de 13 anos de governo.
    Bom, a classe média, os pobres produtivos e empresários produtivos que não mamam propinas do governo, bateram panelas para tirar o PT do poleiro, para estancar pelos menos em parte a sangria dos recursos do país, ninguém era tolo para acreditar que o Temer (vice, parceiro e cúmplice do PT) faria algo melhor. Agora é a vez de o PT tomar a frente na luta contra ele, que já tem sim, o apoio das classes anteriormente, e assim deveremos fazer até chegar a um que realmente se preocupe com os problemas do país como um todo. Ou melhor, até formarem um partido de fichas limpas que, certamente, terá o apoio maciço do povo e dos empresários honestos, pois um presidente honesto, com os políticos que ai estão não anda um milímetro.

    1. Disse o consultor da Empiricus e comentarista do Aprendiz com João Dória e Roberto Justos+,Exmo.Ardison Souza.

      Ele é fanático por Sérgio Irineu,tem todos os discos de Amado Batista e tem vários posters de Rogério Ceni na sala da sua casa.Quem quiser conferir está na Veja-Maringá-EUA.

  10. CORRAM PARA OS MONTES!!! SUBAM PARA AS MONTANHAS!! A HECATOMBE ECONÔMICA ESTÁ PRÓXIMA!!!
    A recessão vai virar DEPRESSÃO! (aliás, acho q já virou, mas o PIG mantém o povo – especialmente essa classe média imbecil – anestesiado e alheio ao que de fato se passa)!
    .
    Não sou vidente ou profeta, mas digo categoricamente que a recessão virará depressão, pq além de os golpistas terem sabotado o país e estarem dilapidando o erário pra manter o GOLPISTA-MOR no poder, tem-se que a MALDITA PEC 55 (aquela do contingenciamento brutal nos investimentos públicos) já está surtindo efeito! Isso mesmo: devido às limitações orçamentárias que tal PEC impôs, o investimento público DESABOU, minguou, praticamente inexiste. De tal modo q o desgoverno Temer tem dificuldade até pra manter os serviços públicos mais básicos à população. Além disso, servidores públicos de diversas carreiras ameaçam já entrar em greve pq sem dinheiro o governo não poderá cumprir nem mesmo os acordos de greve firmados na gestão anterior!!
    .
    E mais uma vez, Parabéns aos PATOS PANELEIROS! Por causa de sua burrice, destruíram o país, bando de trouxas!!

    1. Para a perda não ser total, vamos botar os patos nas panelas.
      A fogueira, eles mesmos já acenderam!

  11. Temer chega a fechar os olhinhos para dizer que este governo não mente. Fecha os islhis para não enxergar a mentira que pronuncia. Libera quinze bilhões em emendas para os parlamentares maravilhosos que os apóia e submete o povão a pagar esta conta através do aumento de impostos no combustível. Quer dizer, nós pagaremos a conta para ele se defender dos Joesleys e dos Janots da vida. E as panelinhas continuam nos armários, não é senhores coxinhas?

    1. E aquela greve dos caminhões que parou várias vezes o transporte rodoviário durante o governo de Dilma Rousseff por muito menos que isso? Tudo orquestrado pela oposição para parar o país.Vão ficar de braços cruzados em camioneiros do Brasil?

      1. O caminhão do faustão que não precisa de óleo diesel e nem de frete à contratar vai mandar notícias na globo(bo)… ai quem sabe parte dos caminhoneiros rodem a estrada “indignados” como indignada ficou a fiesp do pato scaf e seus staff, mas que estão inertes em águas paradas”.

      2. Agora, os caminhões vão parar por falta de combustível. Seus, já com dificuldades nos fretes, verão o serviço minguar ainda mais com o presente que Temer lhes empurrou!

      3. Dependendo da quantidade de rodas que cada caminhão tem o camioneiro tomou em todas elas, ele e cada coxinha idiota que só tem uma roda e tomou nela também.

  12. Exuberante essa miriã Porcão. Então vai tudo bem ? Pois é, a situação estava melhor antes do golpe e a cret…ense propagava um tal Estelionato Eleitoral. Se recessão já é um desastre, imaginem uma exótica depressão. Esse psdb tá se lixando com a economia, ele quer o pior, daí jogar a culpa no governo anterior e se apresentar como salvador da pátria. Esperm mesmo por tal coisa, onde tem aNécio, serr…ilha, fhc…lhão, morEira, morO etc só vem desastre, tragédia e sofrimento. Raça maldita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *