Daqui a pouco, na Câmara, começa outro dia de vergonha para o Brasil.
Um governo que, ilegítimo desde a origem, cumpre seu pouco mais de um ano sem ter o que mostrar senão um país prostrado, uma economia arruinada, serviços públicos em pré-colapso, e a política institucional reduzida ao exercício dos apetites mais mesquinhos.
A vontade popular nem mesmo é algo a ser conquistado: trata-se apenas de fazê-la ser ignorada.
A lei é apenas um instrumento de favores aos amigos e cúmplices e um castigo a ser usado contra os inimigos.
A economia é apenas o território de uma política de cata-moedas para fechar contas que não fecham jamais, pois o país apenas vegeta.
As tais “instituições”, uma lástima, onde todos procuram vantagens – de poder ou de dinheiro – perdidos completamente o equilíbrio, o decoro e o espírito público.
As Forças Armadas, notadamente o exército, usado numa missão que poderia se necessária, sim, mas é executada com nítido sentido publicitário, com um espalhafato que já desapareceu, ante o drama do fechamento das unidades de saúde. Pior, com evidentes sinais de que lá se opera um poder fora da cadeia de comando, o maior risco que pode viver uma instituição militar, fundada na hierarquia e disciplina.
A obra de destruição da política, dos partidos e das referências nacionais deu num “vale-tudo” de um cada um por si, onde cada um luta para recolher o quanto puder dos despojos da democracia e do Tesouro.
As mãos, no Brasil, há muito tempo não servem para construir nem para estenderem-se aos nossos irmãos mais pobres: são apenas um conjunto de dedos a serem apontados para o outro.
Hoje, ao que tudo indica, elas servirão também para levantarem-se em saudação a este caos.
As frases que eram gritadas – pelos meus filhos, pelos meus netos, pelo manto de Nossa Senhora! – agora serão apenas pensadas, embora ressoando de forma vil: “pelos meus cargos, pelas minhas emendas e dane-se o Brasil!”
É este o Brasil mais ético, mais moral, mais honesto que se conseguiu com o processo iniciado em 2013, do qual só o que se conseguiu mesmo foi a podridão do tal “padrão Fifa”.
Como sombras, metade dos parlamentares deslizará até o plenário para dar o número de que Temer precisa, como se ali se estivesse resolvendo um negócio pessoal, não o destino de uma nação.
Tudo isso já vi, há 25 anos, quase, quando o voto dos brasileiros foi negado na maldita votação das Diretas-Já. Só fez adiar o reencontro do Brasil com a democracia, a convivência e a busca – que se posterga, mas não cessa – da felicidade a que temos direito.
19 respostas
Fernando, nem o PT quer que Temer caia. Lula costura um grande acordo com Temer contra a Lava Jato. Esse discurso de “Fora Temer” é só a alfafa emocional da militância.
Vc é um medíocre! Tá! Um acordo que só o Temer e a corja que o acompanha se dão bem e o Lula só se ferra!! Inclusive, com o bloqueio de seus legítimos bens! Vá contar outra – cara de pau envernizado!! Quem vc acha que engana! Aqui não!!
Você devia se envergonhar por receber dinheiro dos irmãos Kock, seu ativista do MBL sem escrúpulos. Pisando em cadáveres de crianças, velhos e mulheres, a custo do caos. Mas o castigo vem à cavalo. Quando vc menos esperar. Escreva e lembre-se de minhas palavras, quando estiver sendo castigado. Vá pro inferno, lá é seu lugar.
Antonio Bostras, você vomita, não fala. Fora Temer et caterva.
Antonio Vostras, da onde vece vem?… totalmente desinformado!
Antonio Vostras, agora entendi e mal intencionado, pensei que fosse desinformado!
Faltou o gardenal? eu racho de rir esquizofrenia dos coxinhas, veem conspiração em tudo!
em tudo que a sua falta de inteligência não consegue entender
Este belo circo dos horrores que se aproxima e aquela imagem da votação do golpe da Dilma não sairão tão cedo da alma e da mente dos brasileiros. Espero que cada cidadão consciente e de bom senso lembre-se já agora em 2018 quem são os verdadeiros larápios da pátria brasileira. Não é possível que queiramos continuar com estes golpistas movidos a reais, dólares, emendas e falcatruas por muito mais tempo em nossos caminhos. Pensem nisso, enquanto lhes digo bom dia torcida brasileira.
Exato e certeiro Fernando Brito. Parabéns pelo texto.
Só há uma maneira para que os povos latino americanos conquistem sua independência de fato: transformar a vida dos EUA e dos ianques no mesmo inferno em que eles transformam a vida dos outros. Não tem jeito. É a guerra de Davi contra Golias, mas é esperar demais que os ianques, cujo símbolo maior é o pistoleiro matador de índios, passem a respeitar alguém. Os cidadãos daquela bosta de país sofrerão consequências? Paciência, os cidadãos dos outros países também sofrem.
Exato!!!! Eles ” os capitalista dos EUA” têm de conhecer o inferno.
Mas o que fazem os brasileiros: Vão passear m Miami, Flórida…Os gastos do brasileiro já foram considerado o terceiro maior gastos em cartão de crédito nos EUA! Que Continuem viajando e de preferência pela América Airlines… as multinacionais e o PNB dos EUA agradecem!
Povo brasileiro, percebam logo quem são seus inimigos: A Rede Globo e os Estados Unidos!
Gostei do desenho, admiro desenhistas. O sujeito se parece com um lutador de luta livre. O idiota que se tatuou é do mesmo nível desse congresso que também se tatuaram de golpistas . Sei em quem votei para deputado federal, senador, e para presidente na última eleição. O deputado foi líder do governo do PT na última gestão da Dilma o senador do PT não se elegeu e a Dilma foi deposta e meu voto e de milhões foram caçados. O que temos atualmente é o escombro apodrecido do Brasil onde cheira a podridão, mantido pela mídia judiciário e por esses políticos que são uns escroque e seu lugar real seria na penitenciária.
… Falando nos ‘dias da vergonha’ do golpe vagabundíssimo jurídico-midiático-financista…
O protagonismo nefasto e hediondo de um juizeco protofascista ‘mor(t)o’!…
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
NASSIF: LAVA JATO SERÁ CONHECIDA NO FUTURO COMO PARTE DE UM GOLPE
“Será conhecida, no futuro, como uma operação malcuidada, cujo único objetivo foi contribuir para um golpe de Estado e conferir fama – e os ganhos provenientes dela – aos seus protagonistas. E tudo isso se vangloriando de estar enfrentando as forças mais temíveis da Nação – na verdade, um governo mais indefeso do que freira carmelita em cabaré”, diz o jornalista Luis Nassif; “A culpa é de um país no qual, em nome de um combate a um partido, aboliu regras jurídicas, respeito à democracia e às instituições”
2 DE AGOSTO DE 2017
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/309577/Nassif-Lava-Jato-ser%C3%A1-conhecida-no-futuro-como-parte-de-um-golpe.htm
Tempo de impasse: fora temer e, ao mesmo tempo, não rodrigo maia. O Brasil vive o pós imbeciliade, com a midiatização da justiça de araque e afins apontando um cristo pra crucificar. A humanidade continua “coerente” quanto a isso.
A Cesar o que é de Cesar.
Brito, o problema não são os “parlamentares que para o Congresso deslizarão cumprindo o dever acordado com a quadrilha homiziada no Palácio do Planalto.
Mais grave e trágico nisso tudo, são os cidadãos, acéfalos pela omissão e anomia das lideranças, que para lá não se deslocarão, como se o que está a acontecer fosse a coisa mais banal do mundo, não que não seja na pocilga em que se transformou o país, graças ao consórcio golpista da, mídia, justiça, MP, PF e companhia ilimitada, representantes da Grande Casa Nostra, covil do atraso, da mediocridade, da mesquinhez, do chupinismo e da incompetência.
SÓ O SANGUE VAI LAVAR NOSSA TERRA. ENQUANTO NÃO SE AMONTOAREM CADÁVERES NAS RUAS, O BRASIL NÃO VAI SER UMA NAÇÃO. NINGUÉM CONSTRUIU UMA NAÇÃO COM ACORDOS. CHEGA DE ACORDOS. PRISÃO IMEDIATA AOS VENDILHÕES DA PÁTRIA. CADEIRA ELÉTRICA PARA TEMER, MORO E SUA QUADRILHA DE PASTORES DE OTÁRIOS. O BRASILEIRO MERECE RESPEITO.
Estes tempos podem parecer absurdos, mas estão bem situados dentro da lógica golpista. O neoliberalismo implantado a toque de caixa em países grandes e não-desenvolvidos como o Brasil tem sempre uma característica de caos e destruição. O nosso exemplo está na Rússia de Boris Yeltsin. O único país comparável ao Brasil em termos de angústias políticas é sem dúvidas a Rússia. Depois do colapso da União Soviética, foram oito anos de declínio escandaloso naquele país, quando se venderam a preço vil todas as grandes riquezas exploráveis da Rússia e quando se montaram oligarquias anárquicas e algumas das mais perigosas máfias do mundo. Este estado de comoção perdurou até o aparecimento salvador da dupla Putin-Medvedev, que confiscou e reestatizou todas as riquezas petrolíferas, destruindo as máfias e se apoiando em uma classe empresarial nacionalista para reconstruir o país. As antigas privatizações irresponsáveis foram anuladas, mas as novas privatizações vigoraram em todos os setores, sempre cuidando de preservar o caráter nacional das empresas estratégicas e a participação pouco maioritária do Estado naquelas que eram mais do que estratégicas. Foram oito anos de desespero. Assim será no Brasil, oito anos de desespero. Até forjarmos o aparecimento de nosso próprio esquema de salvação nacional.