Justiça suspende caso Samarco/Mariana. Lá, escuta legal não pode

escutawall

A Justiça Federal  suspendeu  o  processo criminal pela maior tragédia causada pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), a pedido da defesa de  Ricardo Vescovi e Kleber Terra, ex-diretores da Samarco, que querem anular a ação.

Qual foi o motivo acatado pela Justiça? Escutas telefônicas realizadas fora do prazo autorizado pelo juiz.

“”Entendo que o andamento do feito deva ser suspenso até que a matéria seja decidida, haja vista que eventual acatamento das pretensões poderá levar à anulação de todo o processo, tornando inúteis os atos eventualmente praticados”, afirmou o juiz  federal Jaques de Queiroz Ferreira, em decisão assinada no dia 4 de julho.

Pois o juiz Jaques, tão juiz e tão federal quanto Sérgio Moro, sabe da gravidade de se utilizarem provas ilícitas para a própria efetividade do processo, enquanto seu colega de Curitiba, com o devido “passar de mão na cabeça” do seu tribunal superior, diz que pode divulgar escutas feitas não-autorizadas – e de uma Presidenta da República! – porque acha que deve fazer isso e pronto!

Um juiz, mostrou o Dr. Jaques, não pode ignorar e transgredir a lei. Muito menos promotores e policiais podem agir fora dela, sob pena de tornarem-se, na prática, cúmplices da impunidade que uma ação ilegal pode geral.

Mas isso, em Curitiba, não vem ao caso, não é?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Pau que bate em Chico não bate em Francisco. Mas isso só vale para a República insana de Curitiba. O futuro colocará essa gente no lugar que eles merecem.

  2. Pelo visto, sendo contra alguém do círculo de Lula ou do PT e havendo por perto alguem com o caráter infame de Sérgio Moro resguardado por um Supremo infame, qualquer infâmia e tolerada. Eventualmente, na verdade, de fato, estimulada.
    E, de qualquer forma, Moro, pelo modo como se comporta, está muito mais para um bandido togado. Mais ou menos como nos velhos filmes de faroeste, onde, muitas vezes, bandidos usavam a estrela que cobferia a autoridade de xerife e cometia sucessivos crimes a mando de poderosos. A diferença é que Moro usa toga.

  3. Pois isso ocorre toda vez que grandes intere$$es estão em jogo, e que não envolva algum político do PT, esse é o judiciário brasileiro . Alguém lembra da operação Satiagraha, do banqueiro Daniel Dantas, em que o promotor Protogenes que investigou teve que se asilar na Suíça. Cade os nomes da Lista de correntistas do HSBC na Suíça? que fim deu a operação Zelotes? Onde andam as investigação das grandes obras em SP? Se houver conta criptografada, que a justiça não consegue ter acesso, é porque nela estão conhecidos políticos ligado ao Golpe e nome ligados a justiça. Por isso quem governa esse país é um dos homens mais corruptos do planeta, ligado a um parlamento com mesmo dna, acobertado por uma mídia e um judiciário lamentáveis.

  4. Atualmente, nesse caso, existem as versões 1, 2 e 3. E todas elas mentirosas, criadas para obter os benefícios da delação. Sugiro que os mocinhos de Curitiba releiam a lei que fala sobre mentir em delação premiada.

  5. Eu só não sei se o juiz é diferente ou se o diferente é o alvo, mas tenho convicção de que esta ‘justissa’ não presta. Neste caso específico quem vai acabar se danando são os afetados pelo rompimento da barragem. A lei é essa faca de dois gumes que é usada para proteger ou decepar cabeças.

  6. Uma dupla reflexão sobre o caso. Embora correta, a decisão demonstra a subserviência do Direito ao Poder Econômico. Digo isso pois imagino que, se as escutas envolvesse não Diretores de uma empresa de mineração, mas políticos (de preferência políticos de esquerda) a atitude seria outra.
    E outra é que Gilmar está certo (duro admitir) é a vigência do “direito penal de cu-ritiba”

  7. Haja o que houver, O Juiz Sérgio Moro e o Juiz Odilon de Oliveira (para quem não conhece, é federal também, mas, por morar no Mato Grosso do Sul, seu problema é com os grandes traficantes, jque atuam na fronteira com o Paraguai. J teve que dormir no forum por segurança e tem a cabeça a prêmio em mais de dois milhões de reais pelo PCC, Comando vermelho, etc). Bom , retomando, ….esses dois são raros exemplos de pessoas que lutam contra a corrupção e grandes bandidos. Todos sabem (ou deveriam saber) que deputados e senadores estão fora da competência deles. Se pegaram ou investigam os corruptos do PT primeiro, é porque estavam com a mão na massa, no Tesouro, já que presidiram o país por 13 anos e distribuiram (para empreiteiras e banqueiros) e embolsaram dinheiro a rodo. Se atirar para todos os lados, será vítima de um acordão como sempre fazem e conseguirão afastá-lo, e a corrupção será solta em todos os níveis. Corrupto de estimação é última coisa que um brasileiro honesto deseja ter!

  8. E o Tijolaço não mencionou a contundente manifestação feita pela nossa ambientalista de prestígio internacional (ainda tem?), Marina Silva. Ou ela nada disse sobre esse caso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *