Boulos: a esquerda tem de resgatar suas bandeiras”. Assista

boulosfiocruz

Semana passada, Gulherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, em ato na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz fez uma interessante reflexão (aqui, na íntegra) sobre a falência dos sistema político e a onda de “antipolítica” que se ergueu no país e embata o discurso da mídia e das elites.

Recortei um trecho e o vídeo em que ele resume este raciocínio:

Há uma descrença completa no sistema político. Descrença que se traduz como antipolítica, como negação da política, insatisfação generalizada do povo com a política ano Brasil. E essa antipolítica lamentavelmente segue sendo canalizada quase que integralmente por alternativas à direita. O fato de a Nova República estar ruindo, não quer dizer que o que vem depois seja melhor que ela. A insatisfação das pessoas com a política aqui não tem se traduzido em mobilização social por direitos e para o aprofundamento da democracia. Tem sido canalizada por caminhos regressivos.
Temos a antipolítica de terno, de gestores e empresários que se apresentam como outsiders, cuja expressão mais simbólica é o João Doria. Mas não foi ele que inventou isso. A antipolítica de terno já se coloca como fenômeno internacional, há o Macri, o Macron, o Trump.
Estamos em uma crise de hegemonia no sistema político brasileiro, que encontra dificuldade de seguir rodando.
A antipolítica também se traduz no Brasil como a antipolítica de farda, com o fenômeno Jair Bolsonaro, que não podemos correr o risco de subestimar. Mas seria um erro fazer uma leitura de que os vinte e tantos por cento de intenção de votos em Bolsonaro trata-se do crescimento no Brasil do voto de ultradireira, ideológico. Não é por aí que se chega no Bolsonaro, não é por esse viés que ele cresce. Ele chega como outsider, alguém que não está no sistema, que quer botar ordem na casa. É aí que ele cresce junto à juventude e não por conta de uma ideologia de ultradireita fascista. Embora, claro, seu crescimento possa fortalecer essa ideologia.
E a antipolítica também deságua pelo caminho da toga, com os salvadores da pátria do Judiciário, que cada vez mais age como uma facção política que tenta canalizar para si uma parte da solução para a falência da Nova República. Isso apresenta para nós a ameaça de uma transição conservadora no país.
O que está em jogo é a transição. Do jeito que está não vai ficar. O sistema político está na lona. Temos que por na mesa os tipos de transição que podem ocorrer no país, pois alguma transição vai ocorrer. Ela pode ser uma transição de regressão democrática, de maior fechamento, e pode ser uma transição de resgate e aprofundamento da democracia. Isso está em disputa.
A situação atual talvez guarde uma analogia com o que foi a transição do final da ditadura militar no governo Figueiredo para a Nova República. Ali também a ditadura tinha perdido a capacidade de coesionar. O índice de aprovação do governo só não eram piores que os do Temer. A ditadura foi perdendo a capacidade de construir lastro social. Uma situação assim leva a riscos. Risco de fenômenos imprevistos como um Bolsonaro, hoje, ou risco de movimentação por baixo, o povo se movimentando e buscando saídas.
Que as pessoas neguem a política não é um fenomeno que devamos aplaudir, mas precisamos compreender de onde ele vem. E vem de um problema real, de um Estado totalmente aberto aos grandes interesses econômicos e fechado à participação popular; vem de uma compreensão tacanha e estreita de que democracia é ir lá apertar um botão de quatro em quatro anos, sem decidir nada no meio do caminho

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

  1. Que tal Boulos e outros líderes nacionais deixarem de dar entrevistas e produzir frases de efeito, se unirem e organizar a resistência popular contra a ditadura midiático-judicial? Chega de discursos sem qualquer consequência prática. Todos os partidos, sindicatos, movimentos sociais e quantos mais quiserem redemocratizar o país deveriam estar se reunindo diariamente para organizar um movimento unificado de todos os brasileiros que não aceitam o “governo” de uma minoria com uma quadrilha de ladrões de cofres públicos regida pela Globo no Planalto representando os interesses da plutocracia. Chega de inércia das lideranças! O povo brasileiro está ansioso para ser convocado às ruas!

    1. Mas … e eles já não tentaram fazer isso? Lembra que até o Lula, o Apóstolo Waldemiro da seita, apareceu no horário nobre da TV convocando as manifestações? Que eles fizeram show do Caetano para tentar levar alguém? A realidade é que esses pilantras só repetem o discurso mentiroso de sempre. E só mobilizam o pequeno rebanho de fanáticos ou contratados de sempre.

  2. Mas o Boulos está atuando sim, em especial no MTST e tb na Fte Povo Sem Medo.
    Não espere a convocação, se convoque, faça contato e participe das reuniões.
    Ninguém irá lhe buscar em casa de taxi.
    A luta se faz, lutando!

  3. Por que Boulos se acovarda e não dá as caras na política partidária, candidatando-se a cargos eletivos? Posar de líder do MTST, movimento que alguns apressados e incautos chegam a classificar como “revolucionário”, é moleza. Mas um movimento como esse pouca ou nenhuma capacidade transformadora possui, muito menos a de semear idéias revolucionárias ou empreender revolução.

    Quando Guilherme Boulos começou a incomodar, o “santo” da Odebrecht mandou-lhe um recado por meio da PM paulista, prendendo-o sob estapafúrdia justificativa. A melhor resposta que Boulos poderia dar, claro, seria continuar à frente o MTST e se filiar a um partido político.

    Mais recentemente Boulos se acovardou e não acompanhou o Ex-Presidente Lula na caravana pelo Nordeste. Ah, ele pode dizer: “não fui convidado”. Ou pode fazer um “charminho” a la PSOL, a la Marcelo Freixo, a la Luciana Genro, alegando que não quer se ‘misturar’ aos políticos ‘tradicionais’ e com eles ser confundido. Boulos pode alegar, ainda, que não queria ofuscar ou ser ofuscado por Lula. Desculpas não devem faltar ao líder do MTST. Certo é que ele perdeu uma oportunidade de ouro, pois se Lula o apresentasse como a segunda opção – caso venha a ser impedido de disputar a eleição presidencial do ano que vem, se ela ocorrer – Boulos já largaria com enorme vantagem sobre os concorrentes.

    Sabendo falar às massas e com a semelhanças que têm em relação ao Ex-Presidente Lula, Guilherme Boulos não poderia ficar nessa posição comodista – eu diria até covarde – ausentando-se da caravana que Lula fez, com sucesso, pelo Nordeste.

  4. Eu creio que o Boulos apresenta um ponto muito interessante de que estamos num momento de transição, e o modo como ela vai acontecer é o que está em jogo. Se a direita vem ganhando espaço, é porque ela está apresentando algo “novo”. Enquanto isso, faltando cerca de um ano para as eleições, a esquerda foca seu discurso no golpe e na defesa de Lula. Falar disso unifica a militancia, mas será que cativa a população de “centro” nesse país? Foi golpe, mas Renan Calheiros subiu no palco da caravana de Lula. Isso não é uma contradição? É preciso inserir novos temas no debate, falar o que se vai fazer com o país a partir de 2019, e acho que Boulos começa a fazer isso.

  5. … Enquanto a justi$$$azinha da direitona protofascista se ‘DESmoroLIZA’ cabalmente, os vigaristas da quadrilha de [mega]mafiosos nazigolpistas liquidam o patrimônio do honesto povo trabalhador brasileiro!
    Aí a verdadeira desgraceira nacional “não vem ao caso”, não é abjeto títere da CIA ‘mor(T)o’?

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Petrobras faz acordo com Shell e começa a entregar tecnologia do pré-sal

    O governo de Michel Temer (PMDB) começa a entregar mais um patrimônio nacional para o capital estrangeiro; está valendo um acordo de “colaboração mútua” entre a Petrobras e a Shell, gigante do petróleo; a iniciativa visa melhorar práticas administrativas, compartilhar técnicas e reduzir custos; na prática, a Petrobras acaba de dar acesso à Shell a tecnologia de exploração do petróleo no pré-sal; só a estatal brasileira detém essa tecnologia desenvolvida seu centro de pesquisa na ilha do Fundão, na cidade universitária da UFRJ

    11/09/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/316576/Petrobras-faz-acordo-com-Shell-e-come%C3%A7a-a-entregar-tecnologia-do-pr%C3%A9-sal.htm

    1. … Enquanto a justi$$$azinha da direitona protofascista se ‘DESmoroLIZA’ cabalmente, os vigaristas da quadrilha de [mega]mafiosos nazigolpistas liquidam o patrimônio do honesto povo trabalhador brasileiro!
      Aí a verdadeira desgraceira nacional “não vem ao caso”, não é abjeto títere da CIA ‘mor(T)o’? II

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
      NO FEIRÃO DE *PARENTE, PETROBRAS VAI SAIR DO SETOR DE FERTILIZANTES
      *agente da CIA &$ INFAME DEMoTucano entreguista descarado ‘Pedro Parente da Corrupção’

      $$$$$$$$$$$$$$$$

      NO FEIRÃO DE PARENTE, PETROBRAS VAI SAIR DO SETOR DE FERTILIZANTES

      Comandada por Pedro Parente, a Petrobras iniciou processo para a venda da subsidiária integral Araucária Nitrogenados (Ansa) e da Unidade de Fertilizantes-III em mais um movimento de seu plano de desinvestimentos e parcerias que visa reduzir o endividamento; plano desenhado por Parente, tem como meta realizar US$ 21 bilhões em parcerias e desinvestimentos no biênio 2017/2018, o que incluirá a saída da estatal de alguns setores não associados a seu negócio principal, como é o caso da produção de fertilizantes

      11 DE SETEMBRO DE 2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/316574/No-feir%C3%A3o-de-Parente-Petrobras-vai-sair-do-setor-de-fertilizantes.htm

    1. Lula e o espetáculo da Lava Jato

      11 de Setembro de 2017

      “Três anos após seu início, a Operação Lava Jato já deixou bem claro sua disposição em encurralar o ex-presidente Lula e varrer o PT do mapa. Nesse período, os investigadores limitaram-se a ligar Lula a contas correntes que nunca apareceram, imóveis e terrenos que nunca estiveram em seu nome e agora chegaram ao ponto de questionar a possibilidade de sua nomeação para um cargo de ministro no governo Dilma, como se a decisão pessoal da então presidente eleita fosse algo ilegal”, diz a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR); “Daí que já se pode prever o que teremos adiante. A 13ª Vara da Justiça Federal irá condenar Lula quantas e tantas vezes tiver de julgá-lo e, para isso, não se furtará de atropelar o devido processo legal e as garantias constitucionais que tiver pela frente”

      11/09/2017

      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/colunistas/gleisihoffmann/316519/Lula-e-o-espet%C3%A1culo-da-Lava-Jato.htm

        1. Nobre Messsias o grande problema É: Não querem o POVÃO tendo acesso aos bens ( EDUCAÇÃO, CASA e COMIDA) que foi a promessa administração Lula ( concretizada). Não devemos subestimar nenhum candidato ( vide Kakareco) Mas hoje o POVÃO está informado pelas redes de informações alternativas. Já viram que EMBRULHO está nossa economia ( donas de casas São espertas na hora das compras) e tem notado que realmente alguns produtos estão com preços estáveis só que ESSAS donas de casa não tem dinheiro e poder R$ para comprar, por sua vez, os comerciantes baixam para não vencer seus produtos ou apodrecerem nas prateleiras. Mas as donas de casa não sabem é que estão surrupiando o LASTRO NACIONAL a preço de banana. Isso vai deixar sequelas no FUTURO das FILHAS dessas DONAS de CASAS. Isso temos o DEVER de informar

          1. DESABAFA A NOSSA DOR, MATUTO VELHO!

            Oh que pena!
            Oh que pena,
            oh meu bom e justo Deus,
            Oh que pena:
            a cena é mera simulação!
            Mas,
            mas o dia do Juízo Final
            está mais perto
            do que este bandido hediondo
            sonha imaginar!

  6. NÃO É UM JULGAMENTO. É UMA CRUCIFICAÇÃO

    “Quando se tem uma sentença firmada, investigação, julgamento, defesa, acusação, tudo isso é secundário. O importante é produzir espetáculo suficiente para tornar o veredito uma coisa que papagaios repitam e ouvidos predispostos aceitem”, diz o professor Regis Moraes, doutor em ciência política pela Unicamp; “Faz anos, Lula tem sua vida investigada e repassada. Não acham contas na Suíça, nem fazendas em Minas Gerais ou apartamentos em Paris, não está na lista de Furnas nem constrói aeroportos na fazenda que não tem. Em tempos em que malas se multiplicam mais do que os peixes da Bíblia, nenhuma dessas malas é de Lula”, afirma; segundo ele, Lula está sendo crucificado, sem direito a defesa

    11/09/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/316542/N%C3%A3o-%C3%A9-um-julgamento-%C3%89-uma-crucifica%C3%A7%C3%A3o.htm

  7. Engraçado, esse blog dá espaço pra uma fala de Boulos e não faz o mesmo com Bolsonaro. Que absurdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *