De artigo publicado hoje por Mauro Santayanna, em seu blog e no Facebook:
(…)Como é possível que o TSE aprove a liberação de outdoors com slogans fascistas e o rosto de pré-candidatos, sem nenhuma restrição de uso; e o autofinanciamento total de campanha por candidatos milionários, em clara concessão de privilégio, que contraditoriamente facilitará em muito o Caixa 2; enquanto setores da justiça destroem a República, o país e a economia com o discurso de que a corrupção e o financiamento empresarial de campanha distorcem o equilíbrio e o resultado dos pleitos, e se pretende impedir a candidatura de certos candidatos em benefício de outros, com uma evidente e descarada campanha de lawfare que está escandalizando o mundo inteiro?
Antes, as mais altas instâncias do Judiciário pareciam que estavam apenas se deixando levar pela pressão da mídia e de grupelhos sectários instalados em corporações como o Ministério Público e a Polícia Federal.
Nesta triste e lamentável quadra da vida nacional, parece que agora se esmeram em tentar traduzir e antecipar – tratando-os como se fossem seus – os desejos e pressões desses grupos, como se pretendessem sinalizar à opinião pública que a iniciativa está em suas mãos, quando até mesmo jovens procuradores destratam publicamente membros da Suprema Corte e a população não espera nada de seus ministros além de que cumpram – principalmente quando a confusão e os desafios se avolumam – o dever e sua missão precípua de respeitar, defender e proteger a Constituição da República.
Qual é a motivação que está por trás de certos erros e equívocos?
A egolatria espetaculosa e farsesca que parece estar contaminando segmentos cada vez maiores da polícia, do Judiciário e do Ministério Público?
O medo de destoar daquela que consideram – erradamente, muito erradamente – ser a opinião da maioria?
A conspiração intuitiva, empírica, subjacente, que parece estar empurrando, nos últimos quatro anos, certos setores da plutocracia estatal para um verdadeiro assalto ao poder, voltado para desvalorizar os eleitos e a soberania popular e acuar homens públicos que, com todos os seus defeitos, não caíram onde estão de paraquedas e foram ungidos, nas urnas, por dezenas, centenas de milhares de votos?
O que ocorrerá quando, por causa de um discurso hipócrita e mendaz de criminalização, a política tradicional for alijada, na prática, da vida nacional?
E certos setores que almejam substituí-la deixarem – ao menos momentâneamente – de brincar com fogo sobre os despojos da República, como um bando de aprendizes de nero armados dos novos lança-chamas lançados por Elon Musk, a mil e quinhentos dólares a peça, para combater eventuais epidemias zumbis, no mês passado?
Restando apenas, com claríssimo prejuízo para a diversidade democrática, pecuaristas, pastores e policiais no Congresso Nacional?
Alguém acredita que se estabelecerá entre essas forças uma longa PAX TUPINICANICA?
Ou a balbúrdia institucional – se não for eleito um maluco autoritário para disciplinar todo mundo na taca – continuará imperando e o espólio do poder será disputado a tapa, como já ocorre, por exemplo, no âmbito da polícia, do Judiciário e do Ministério Público, com relação ao direito de se negociar acordos de leniência e de delação premiada?
A Justiça precisa parar de ficar olhando, entre fascinada e embevecida, pelo buraco da fechadura, enquanto balança a Caixa de Pandora para adivinhar o que tem dentro.
Não se brinca com a Democracia impunemente.
Como por várias vezes já lembramos aqui, infeliz e inutilmente, a História não perdoa os amadores.
6 respostas
O FARDA IMUNDA BRAGA NETO DIZ QUE O RIO É UM LABORATÓRIO,ESSE LABORATÓRIO DEMONÍACO SÓ FAZ AMEDRONTAR, TRAUMATIZAR CRIANÇAS HUMILHAR TRABALHADOR E CRIMINALIZAR O POBRE.O INTUITO DESSES ASSASSINOS É FAZER DO BRASIL UM GRANDE CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DAS FAVELAS,DAS PALAFITAS DA PERIFERIA E DA PERIFERIA E DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS GUETOS QUE FARIAM INVEJA A HIMMLER. SE REENCARNAÇÃO EXISTE OS CARRASCOS NAZISTAS REENCARNARAM NESSE ODIOSO EXÉRCITO BRASILEIRO.
Os paus mandados pagos estão em polvorosa. Os idiotas pensam que ninguém sabe que eles são pagos para escreverem asneiras na internet. Vendidos.
E ainda tem a deselegância de escrever tudo em “Caixa Alta”, hehehe.
Por todas estas barbaridades é que peço e acho que o pt e demais deviam pedir a RENÚNCIA COLETIVA DO STF por descumprimento do seu dever de resguardar a constituição e os direitos humanos.
Citaria dezenas de casos de omissão grave do stf: prisões coercitivas humilhantes e violentas, delação premiada que não cumpre nada do que devia e é bandida, prisão de reitores, o próprio golpe, o sujo processo LULA, … etc até o acorrentamento de um preso. E não se pode deixar de citar, tem tantas, a criminosa e inaceitável gravação, envio a globo e divulgação da conversa da presidenta DILMA.
É a primeira coisas a fazer para tentar redemocratizar o pais: RENÚNCIA COLETIVA DO STF, maior responsável por toda a desgraça que assola o país.
Renunciar ? Tá louco ??? Com aquela mordomia tôda, passagens aéreas, auxilio moradia, auxilio paletó, auxilio plano de saude 5 estrelas ? Fora outras benesses que não conhecemos… nunquinha… só sai na expulsória (e já bem gagá…)
Fico perplexo com vocês ! Os 3 ou 4 robôs aparecem de forma combinada querendo nos dar a impressão que são independentes e não se conhecem com o intuito de azedar a paciência. Prestem atenção no linguajar, nos pontos abordados e nos seus objetivos. Qualquer pessoa que sofra das faculdades mentais sabe que” temer ” não é presidente e muito menos o melhor. Até as crianças gritam ” Fóra tamer “, o golpista, traíra, larápio e sabujo do DE do EUA. Esses robôs teclam o que lhes mandam os gênios da FIESP, FIRJAN, FEBRABAN, PSDB, gLobo. Quem discordar do que escrevem, bloqueiem ou passem adiante. O que eles querem é desarticular o assunto, provocar raiva e discordia. Muito suspeito que Jony Dias desapareça e reapareça do nada e que Francisco Silva surja do nada. Os trolls ganham R$-0,05 por palavra que vocês respondam. Assim, sem resposta, terão que ir buscar meios de se alimentarem. É isso.