Esquerda unida venceu coxinhas de jaleco

Em artigo publicado hoje na Folha, o cientista político André Singer avalia que as forças progressistas ganharam a batalha da comunicação em torno do programa Mais Médicos. Os coxinhas de jaleco não conseguiram esconder da população a sua postura profundamente corporativa e antipopular. A histeria anticomunista da mídia, por sua vez, que veio à tôna com a chegada dos médicos cubanos, foi derrotada pela imagem dos mesmos desembarcando, alegres e solidários.

Esquerda 1 vs. Direita 0

Por Andre Singer, na Folha

No fla-flu aberto com as demonstrações de junho, a esquerda ganhou a primeira partida. Não me refiro à redução no preço das passagens, pois esta foi concedida no susto, sob o impacto de protestos que mobilizaram o espectro ideológico inteiro. A vitória “gauche” se deu no campo da medicina.

Provavelmente orientado por pesquisas, o governo percebeu que a saúde unificava os jovens das passeatas à insatisfação popular expressa na queda de apoio aos governantes. Resolveu, então, desengavetar o Mais Médicos, apresentando-o como resposta à voz das ruas. Embora não se dirigisse às grandes cidades, onde os movimentos foram mais fortes, o programa tinha a sensibilidade social necessária para o momento.

Movida por um sentimento de força conjuntural, talvez pela presença massiva de bandeiras brasileiras e cartazes contra a corrupção nas avenidas, a direita encampou o corporativismo de uniforme branco, estimulando as associações de classe a uma oposição frontal ao projeto do Executivo. Engrossadas ainda pela irritação da classe média a tudo que venha do PT, as primeiras reações ao plano de trazer estrangeiros foram tão veementes que pareciam condenar a iniciativa a não sair do papel.

O erro da direita foi não ter percebido que a força da proposta estava na sua fraqueza. Com efeito, o Mais Médicos não vai reverter as graves deficiências vigentes nas extensas periferias metropolitanas. Para tanto, é provável que só uma reforma tributária, profunda o suficiente para gerar recursos de monta, fosse capaz de realizar o preceito constitucional de um verdadeiro sistema único e público de saúde.

Mas, justamente por se dirigir a comunidades afastadas –onde, aliás, está hoje a base eleitoral do lulismo– nas quais não há atendimento algum e os profissionais brasileiros não querem ir, a proposta tem legitimidade inquestionável. Em poucas semanas, as corporações ficaram isoladas, sendo obrigadas a recuar para um obsequioso silêncio. Enquanto isso, a aprovação governamental voltava a subir.

Para coroar, houve o condimento simbólico. Embora duramente criticada pelos setores democráticos da esquerda, Cuba ainda mora no coração de boa parte dos que sonham com uma sociedade igualitária. O despojamento e a disposição dos médicos cubanos que aqui desembarcaram, alvos de preconceitos absurdos, deu um quê de superioridade moral ao time vermelho.

Contudo, atenção: as batalhas decisivas se darão no terreno da política econômica, no qual, cumpre ressaltar, nada indica que o resultado, qualquer que seja, venha a ser obtido de modo tão ameno. O campeonato prenuncia-se longo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

33 respostas

  1. E os blogueiros progressistas, como sempre, desempenharam papel decisivo pra essa vitória.

    Parábens, Fernando Brito!

  2. Tudo que favorece o povo desassititdo no Brasil é detonado pela midia conservadora. E o que favorece o
    rico (pago impostos e nao tenho retorno), fica sempre em segundo ( ou terceiro) plano. É uma das sociedades mais injustas do planeta. E somente agora começa a ser peitada essa realidade.

  3. Tudo muito empolgante e exemplar. Mas, acho que se deve resolver esta deficiência de médicos em locais longínquos do Brasil, de maneira mais efetiva, ou seja, que se façam faculdades na área de saúde, nas diversas regiões, com critérios de regionalização estratégica. E sós pessoas desta área poderiam prestar exame de vestibular. Agora o intercâmbio com médicos de todo mundo seria sempre bem aceito, e estimulado.

  4. quebraram a cara feio, e o pior não conseguiram mostrar nem uma faixa pedindo prisão dos réus da 470, eles é que repetiam a todo momento que essas era uma das reinvidicações, são uns safados caras de pau!

  5. quebraram a cara feio, e o pior não conseguiram mostrar nem uma faixa pedindo prisão dos réus da 470, eles é que repetiam a todo momento que essas era uma das reinvidicações, são uns safados caras de pau!

  6. oh Fernando, não seja tão malvado, os rapazes do black blocs sao confusos como muitos outros (eu também acordo confuso muitas manhãs), mas estão mais para o anarquismo do que para a direita. Já os da mascara branca não sei, talvez eles não estejam muito longe daquele tipo de moralismo tosco que entusiasma tanta gente e já levou Collor ao poder, e Janio Quadros, e outros…

  7. Dai a espionagem americana… A invasao do Iraque, as ameacas ao Iran e agora Aa Siria, todos esses atos visam apropriacoes de reservas em petroleo e gas, e os otarios acreditam no conto das arma quimicas.

  8. oh Fernando, não seja tão malvado, os rapazes do black blocs sao confusos como muitos outros (eu também acordo confuso muitas manhãs), mas estão mais para o anarquismo do que para a direita. Já os da mascara branca não sei, talvez eles não estejam muito longe daquele tipo de moralismo tosco que entusiasma tanta gente e já levou Collor ao poder, e Janio Quadros, e outros…

  9. oh Fernando, não seja tão malvado, os rapazes do black blocs sao confusos como muitos outros (eu também acordo confuso muitas manhãs), mas estão mais para o anarquismo do que para a direita. Já os da mascara branca não sei, talvez eles não estejam muito longe daquele tipo de moralismo tosco que entusiasma tanta gente e já levou Collor ao poder, e Janio Quadros, e outros…

  10. Excelente sua matéria. Fico imaginando quando a GLOBOsonega irá reconhecer também que errou ao não dar apoio às DIRETAS JÁ, ao manipular o debate LULA/Collor, ao apoiar a PRIVATARIA TUCANA, ao apoiar a compra de votos para a reeleição de FHC, ao tentar manipular a população para que LULA não fosse eleito em 2003, ao ter criado o MENSALÃO – que não existiu – para impedir a reeleição de LULA em 2007, pela manipulação dos noticiários para impedir a eleição de DILMA e agora tentando mostrar que o país está a beira do abismo econômico quando isso é outra MENTIRA GLOBAL e escondendo propositadamente do noticiário as boas coisas que o Governo Federal, de DILMA do PT – partido que a GLOBOSTA – detesta, ao tentar minimizar o PROPINODUTO TUCANO, o MENSALÃO DO PSDB em Minas, e também por não ter mostrado para a população o DARF de sua sonegação de 615 milhões de reais e muitas e muitas outras maracutaias Globais que sempre faz sem que a JUSTIÇA lhe incomode nem um pouquinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *