O cocoricó e o pessoal da catástrofe

Lula foi extremamente feliz, ontem, na entrevista que deu para o pessoal da TVT.

Disse que quem lê os jornais sente vontade de se encolher em casa e nem sair.

“Será que não aconteceu nada de bom, será que uma galinha não pôs um ovo, fez corococó, será que o ovo estava choco?”

O catastrofismo da imprensa brasileira tornou-se tão escandaloso que a está desmoralizando não apenas política, mas tecnicamente.

Até o mês passado, o ano inteiro se passou sob o signo do desastre que nos esperava, inexorável.

A inflação ia explodir, a produção cair, o crédito inadimplir, o mundo se acabar.

Aí veio o PIB semestre e todos repetiram: é, foi um “ponto fora da curva”, mas o trimestre que vem, vocês vão ver, vai ser um horror.

E é claro que isso influi sobre as expectativas dos agentes econômicos: investimentos se cancelam, compras se adiam, empregos não se abrem e o ciclo vicioso faz força para se estabelecer.

Ninguém tem coragem de apontar-lhes o erro e só os fatos brigam contra esta manipulação.

A inflação vai ficar até abaixo do que foi ano passado. Já há empresas financeiras estimando em 5,4%, mais perto do centro da meta de 4,5% do que do teto de 6,5%.

As instituições estão tendo de revisar suas previsões de forma desmoralizante para os prognósticos de seus analistas.

A CNI passou a previsão de crescimento do PIB de 1% para 2,4%, uma variação totalmente incompatível com um acompanhamento constante dos indicadores e previsões econômicas. E ainda assim, o seu relatório parece um anúncio fúnebre.

A balança comercial respirou e vai fechar o ano positiva.

Estamos tendo um “espetáculo do crescimento”?

Certamente que não, isso seria mentir.

Mas estamos avançando lentamente no meio de um mundo em crise e acenar com o desastre diário é tentar sabotar esse processo.

O problema é que os fatos são teimosos e, por mais que o masoquismo desta gente adore um país em crise, o Brasil vai surpreender neste final de ano e mais ainda em 2014.

E aí, o que vai acontecer é que o projeto desenvolvimentista é quem vai cantar de galo, deixando muita gente sem soltar um pio.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. A direita jamais trabalhou pelo povo nesse Pais. Ainda mais com Governo de trabalhador. Conspiracao 24 horas por dia

  2. Sou obrigado a concordar. Uma empresa com problemas na receita federal, anti-nacional, recebendo tanta verba pública é dose!

  3. Conheco um Empresario que nao cansa de esculhambar o Governo do PT. Mas reconhece que nunca ganhou tanto dinheiro como agora.

  4. De fato antes de revolução popular sempre há ou agorentos. Antes da de 64 havia até jornais birizoliistas qiue induzia até o povo pegar em armas para matar brasileiro e destruir patrimônio dos outros, pois a turma mesmo tinho o seu guardo no exterior para gerações e mais gerações viverem babescamente disto

    1. Ai meu saco! O disco nao muda. A mesma conversa pra boi dormir. Profissionais da subserviencia, repetindo a cartilha anti Brizolista.

      1. Curiosidade: conheco muita gente que ganhou a vida recitando essas perolas do “Manual Pratico do Sabujo”. Pelo visto continua dando dinheiro.

  5. Enquanto os jovens aumentam o suicídio na Europa, aquí eles reivindicam passe livre, e apoiam o mais médicos. E o PIG faz terrorismo midiático.

  6. Para quem está no Facebook.

    Você, que é trabalhador e que ainda cisma em defender o neoliberalismo, talvez insuflado pelo PIG, preste atenção para este trecho que extraí do artigo aqui disponibilizado.

    Se puder, leia-o na íntegra… E reflita!

    ” Reverteu-se, com grande esforço, a obra desumana do período Fernando Henrique – e de outros, antes dele – que transformara o Brasil num país onde os trabalhadores andavam pelas ruas à procura de um improvável cartaz oferecendo alguma vaga para trabalhar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *