A Food and Drug Administration, agência norte-americana de controle sanitário, publicou hoje, em seu site, uma longa explicação sobre porque não usar a ivermectina contra a Covid-19. E traduziu isso de maneira muito expressiva naa s chamadas que fez no Twitter e no Facebook:
Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Pare com isso.
A FDA apresenta uma lista de razões para isso:
- O FDA não aprovou a ivermectina para uso no tratamento ou prevenção de COVID-19 em humanos. Os comprimidos de ivermectina são aprovados em doses muito específicas para alguns vermes parasitas, e existem formulações tópicas (na pele) para piolhos e doenças da pele como a rosácea. A ivermectina não é um antiviral (um medicamento para o tratamento de vírus).
- Tomar grandes doses dessa droga é perigoso e pode causar sérios danos.
- Se você tem uma receita de ivermectina para uso aprovado pelo FDA, obtenha-a de uma fonte legítima e tome-a exatamente como prescrito.
- Nunca use medicamentos destinados a animais em você. As preparações de ivermectina para animais são muito diferentes das aprovadas para humanos.
Seria interessante que o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz, mandar fazer cópias da publicação para dá-las a senadores governistas como Marcos do Val, Luís Carlos Heinze e Eduardo Girão, que não param de fazer propaganda de medicação sem indicação para a Covid.
É inacreditável que essa gente continue a fazer demagogia política com “curas milagrosas”. Ultrapassa os limites da estupidez, é crime.