Não coloco Ciro Gomes, como alguns fazem, no campo da direita. Até porque ele não é, é um homem de posições nacionalistas e com genuínas preocupações sociais.
É alguém que tem décadas de fidelidade a um projeto de desenvolvimento e soberania nacionais e isso merece ser respeitado.
Mas a habilidade político-eleitoral de Ciro, para ser gentil, é um desastre. Seria pouco, entretanto, comparada às suas virtudes de coragem, se não fosse o parco entendimento que tem do processo social.
Ele tem – e muita – razão em falar de aparelhamentos do PT, em reclamar de uma pretensão monopolista do partido e de criticar muitas das atitudes petistas das quais se serviram para tentar arrastar o partido para a lama.
Mas não percebe – e não disse, durante muito tempo – que o golpe e o calvário que se impôs a Lula não decorrem disso, mas de seu significado para o povo brasileiro.
Num primeiro momento – e de alguma forma, até hoje – não compreendeu que Lula transcendeu de um quadro político – como ele, Ciro – para uma figura simbólica, cujo significado vai muito além do homem de carne e osso, falível como todos.
Numa atitude gratuita, em março do ano passado, deixou de ir à visita que Lula e Dilma fizeram para festejar a transposição do São Francisco, uma obra em que, como Ministro da Integração Nacional dos governos petistas, teve participação e empenho pessoal.
Lula já era candidato, mas a sombra da condenação por Sérgio Moro já era evidente, mas a sua fala não economizou nem homenagens nem elogios a Ciro, como você pode recordar aqui.
Ciro, porém, acreditou que podia “ganhar território” com ressalvas – e até algumas grosserias – ao ex-presidente. E em alguns pontos onde tudo é muito sensível, como a honra pessoal. E isso, com o processo de perseguição judicial que, menos de quatro meses depois, levaria à condenação do ex-presidente, virou mágoa e resistência do lulismo a ele. E do próprio Lula, embora isso não seja o elemento decisivo da equação.
Mesmo que, volta e meia, Ciro refluísse e fizesse sinais menos hostis, também não conseguiu ver que a manutenção da candidatura Lula – e a sua manutenção, apesar de tudo, como líder das pesquisas, era a única estratégia de defesa possível ao ex-presidente.
Não soube, de novo, perceber Lula como referência, como “boi sinuelo”, como dizia o velho Brizola, referindo-se aos animais que sinalizam aos grandes rebanhos o caminho.
O ensaio ilusório de Ciro em receber da direita um apoio que lhe pudesse ser decisivo, ante a fraqueza eleitoral de Geraldo Alckmin e o extremismo de Jair Bolsonaro resultou, como todos vimos, num grande fiasco.
Ganhou nada, perdeu algo do que tinha quando todos viram que Geraldo Alckmin passou-lhe a perna e levou o “lote”.
Não será diferente do que acontecerá virando o fio, agora, do seu discurso em relação à prisão de Lula.
Prejudica a si e prejudica a Lula, que não precisa de ajuda “amiga” para soltá-lo, mas de defesa da livre manifestação eleitoral do povo brasileiro.
Embora sejam quase todos bem-intencionados, apelos à união das esquerdas que busquem atirar sobre a “teimosia” de Lula o impasse que não a constrói esbarra num fato evidente: Lula tem 30, 35, talvez até 40% das intenções de voto, que estoicamente resistem a estes mais de 100 dias de encarceramento. Os outros – e Ciro, idem – estão na casa de um dígito e, pior, não registram crescimento.
Esta é a realidade, que independe do meu desejo, do seu, do de Ciro e até da vontade do próprio Lula.
O ex-presidente é a referência que tem o povão, apesar da onda de propaganda e até gente que não lhe tem nenhuma simpatia, como Elio Gaspari, reconhece que “Lula na carceragem de Curitiba vem se transformando num Getúlio Vargas recluso em sua fazenda de São Borja”.
Lula, preso em Curitiba, perambula pelo imaginário popular.
Ciro, com seus rompantes erráticos, não oferece o rumo que nosso povo precisa e ele, não fosse isso, poderia dar.
View Comments (54)
EU NÃO ABANDONO LULA!
Para àqueles que me criticam por não cogitar um plano "b" em nenhuma hipótese, explico:
Primeiro, gostaria de entender em que esse posicionamento de aceitar um plano B ajuda o presidente Lula? O cara está dia após dia tentando afirmar a sua candidatura frente a uma imprensa golpista que de forma conveniente a ignora, mas parte de vocês se preocupa apenas em que tenhamos em quem votar, independente do que isso custe a Lula, ao Brasil e a democracia.
Depois, é muito cômodo esse pensamento de "quem Lula indicar!". É mais ou menos assim: Olha Lula, se nós formos incapazes de defender a tua candidatura, tu trate de indicar alguém, viu? Nós queremos votar, porque a causa é maior que você, então nós cogitamos te abandonar aí nessa masmorra, em nome de um "bem maior", mesmo que isso nos custe tomar parte no golpe e chancelar ele.
Então, Lula tem a obrigação de mesmo inocente, aceitar todas as injustiças que pesam sobre ele. Depois, golpeado, não apenas aceitar o golpe mas tomar parte nele, e ser um fantoche das "eleições" de exceção.
Se vocês cogitam um plano B no lugar da candidatura Lula, sejam coerentes com esse pensamento e se bandeiem de vez pra outra candidatura. Parem de "fingir" um apoio a Lula que na verdade não existe. Vocês apoiam as eleições, não a democracia. Porque todos sabemos que eleição sem Lula é fraude! E vocês estão clamando pela fraude!
Por fim, parem com esse papo de "a globo inimiga do Brasil estimula o voto nulo para que a direita vença as eleições". Entenda: Se Lula não for candidato, não importa quem vença as eleições. Todos teremos perdido!
E não vou mais discutir isso! Eu não vou tomar parte no golpe. Eu não vou aceitar as injustiças contra Lula, pois elas são contra mim também. Eu não vou me lambuzar nesse lixo todo, só pra brincar de eleição e de apertar os botões de uma urna que já está fadada a um triste resultado.
OU LULA, OU O RAIO QUE NOS PARTA!
Patrick Mateus
#LulaLivre #LulaCandidato #LulaPresidente
Essa é a solução https://blogdobriguilino.blogspot.com/search?q=sem+ilus%C3%B5es+ciro
Aprendi ainda aos quinze anos de idade na luta política que traição não tem perdão e o primeiro sinal da traição é o oportunismo da dubiedade.
Ciro e todos os que estão exigindo que Lula se retire da cena eleitoral cometem dois erros elementares: Menosprezam Lula e sua biografia, e tratam o PT como um partideco de aluguel. Mostram com isso, de fato, todo o desprezo que nutrem pelo povo e por seu direito de escolher o candidato que bem lhes aprouver. É Lula, ou o raio que nos parta!
Exatamente a minha posição! Ou voto em Lula ou o raio que nos parta de uma vez! Não lutei contra a ditadura militar e cheguei aos 64 anos de idade para compactuar com um golpe eleitoral dos mais rasteiros e descarados. Esquerda digna do nome não embarca nessa lorota de plano B.
O QUE O CORONÉ JAMAIS VAI ENTENDER É QUE LULA NÃO QUER INDULTO,LULA QUER JUSTIÇA.#CIROÉFRAUDE
Ciro mede Lula com sua própria régua. Que outro político teria a coragem de se deixar prender para provar inocência, além de Lula? E, depois de passar por tudo isso, vai aceitar passar pela humilhação de ser "anistiado", como se criminoso fosse?
É lamentável que Ciro tenha trilhado por esse caminho, era sem dúvida uma minha opção de voto, que pena.
Não posso pegar leve com Ciro. Em todo esse processo de perseguição golpista ao Lula, Ciro, ou se omitiu ou fez comentários desastrados, conscientes ou não, deveria lembrar que como figura pública, o que fala, repercute. Para mim tá claro que o que afirma, "Lula só tem chance de sair da cadeia, se assumirmos o poder", esbarra num obstáculo intransponível: Lula por ser inocente não aceitará em hipótese alguma uma "anistia" ou uma "ajudinha" do governo que vier a assumir.
A afirmativa desastrada de Ciro se caracteriza claramente numa tentativa desesperada e infantil de chantagear o eleitorado do Lula, o que reforça a máxima dentro da militância petista e verbalizada pela sua guerreira presidenta, senadora Gleisi Hoffmann: "#CiroNemComRezaForte
#CiroNemComRezaForte
CIRO SOFISMA. Ciro, através dos seus ciristas de aluguel, vem a tempos tentando constranger Lula e o PT de que, ao insistirem em manter a candidatura de Lula, estariam favorecendo a vitória da direita já que, segundo Ciro, Lula estaria inelegível e não conseguiria transferir votos tão perto das eleições. Na verdade, tais argumentos não passam de sofismas toscos.
A lógica escorreita diz justamente o contrário: se Ciro, no afã de "herdar" os votos tivesse tanta certeza de que Lula
estaria fora do pário eleitoral e/ou de sua capacidade de transferir votos, teria se postado desde sempre ao lado de Lula.
Mas alguém viu Ciro em São Bernardo do Campo ou Curitiba na resistência a prisão ilegal de Lula? Vejam bem, se Ciro tivesse essa certeza, se cacifaria como vice na chapa de Lula. Estaria vinculado a candidatura de Lula desde o começo. E, no caso de uma impugnação da candidatura petista, acabaria sendo o candidato natural a presidente com apoio de todo o eleitorado lulista. Seria visto por este eleitorado como uma transição natural!
Mas Ciro preferiu se pautar pela direita. Chegou a dizer que "apesar dos avanços sociais (só sociais???) o PT teria se deixado
contaminar pela corrupção na política" (sic). Ou seja, Ciro apostou, como toda a direita, no desgaste da imagem de Lula e, ávido como um abutre, esperava "herdar" pelo viés do oportunismo os votos dos "desencantados" com Lula e o PT. Mas deu zebra: o povo brasileiro se deu conta que a perseguição ao Lula é única e exclusivamente por motivação política e o grande presidente aparece disparado nas pesquisas com grandes chances de levar já no primeiro turno.
Mas os ciristas querem nos obrigar a capitular. Argumentam que Lula será inelegível. SABEM QUE NÃO É VERDADE. NÃO TÊM ESSA CERTEZA. E QUE CABE AO POVO, ISSO SIM, É IR A BRASÍLIA EM 15 DE AGOSTO PARA IMPÔR O SEU DESEJO: #LulaInocente #LulaLivre #LulaPresidente
Sempre com o mesmo oportunismo obscurantista. Só pude votar no cargo máximo à partir de 1998, mas desde antes o cabra sempre me provocou desconfiança. Tipo na reestreia do "pedala robinho".
Ciro presidente não vai tirar o lula da cadeia por bondade ou indulto, é por justiça.
Ciro tem um excelente projeto de governo e só se preocupam com "disse isso, disse aquilo".
o texto do Fernando Brito é bem claro e conciso.
o pt cometeu muitos erros nesses 13 anos.
Se vocês cogitam um plano B no lugar da candidatura Lula, sejam coerentes com esse pensamento e se bandeiem de vez pra outra candidatura. Parem de "fingir" um apoio a Lula que na verdade não existe. Vocês apoiam as eleições, não a democracia. Porque todos sabemos que eleição sem Lula é fraude! E vocês estão clamando pela fraude!
Por fim, parem com esse papo de "a globo inimiga do Brasil estimula o voto nulo para que a direita vença as eleições". Entenda: Se Lula não for candidato, não importa quem vença as eleições. Todos teremos perdido!(PATRICK MATEUS)
Realmente pelo andar da carruagem é LULA ou LULA. Não há opção. Se LULA não for o próximo presidente o Brasil acabará por se afundar num poço profundo de cujo retorno talvez precise de uns 50 anos. Ou, quem sabe, ocorra aqui uma verdadeira revolução tal qual houve outras na História. Nesse caso poderá haver choro e ranger de dentes, além de perdas de vidas inocentes. Esse é mais um " ganho" da lava-jato e do golpe.
É Lula ou será voto nulo. Ou será Lula ou o País será uma nação conflagrada. Se o Lula não sair candidato aquele que tentar assumir a Presidência enfrentara uma guerra civil. Vide aio RJ e SP!
É o começo.
Para mim fede a chantagem eleitoral...Até tu Ciro?
É isso, Fernando, sem reparos! Atirar no presidente Lula preso, injustamente, chega a ser covardia. Ciro seria o candidato natural do campo progressista, mas a pressa e a verborragia tem lhe tirado muitos apoios.
Seria ser muito ingénuo acreditar que todo grande líder não tem seu lado caudilho, assim foi Getúlio, Brizola, Chaves, Fidel e assim é Lula, Morales, Maduro, faz parte da personalidade carismática e centralizadora desses lideres que fizeram e fazem historia. Portanto pensar que um líder do quilate de Lula do maior partido de esquerda vai renunciar a sua hegemonia, como alguns querem, para ficar a reboque de outro partido de esquerda sem expressão nacional é querer o suicídio antecipado. Ninguém joga a toalha quando todas as pesquisas confirmam que Lula é imbatível nas urnas e que o PT ainda é o partido preferido nacionalmente.
Concordo. Ciro, ele mesmo um caudilho, é pequeno diante de Lula. É simples assim.
Ciro é um grandessíssimo filho da puta.
NUNCA terá o apoio de Lula e muito menos do PT.
Camaleão !