A ANA fica quieta diante do Alckmin que mente. E a Dilma, ficará?

graf

A colunista Vera Magalhães, do Painel da Folha, escreve que Geraldo Alckmin faz a “guerrinha da água” com o Rio de Janeiro por razões meramente político-eleitorais.

O que o afogado Sérgio Cabral topa, de muito bom grado.

E que isso não traz  “uma só gota a mais de água para São Paulo”.

Ainda mais porque, informa também a Folha, lá no finzinho de uma matéria, nem sequer o projeto da tal transposição foi apresentado à Agência Nacional de Águas, a ANA.

Muito bem, parabéns, já estão conseguindo enxergar o óbvio.

Ou metade dele.

Porque continua a cumplicidade de não expor aos paulistas o quanto é grave a situação.

O Cantareira baixou de 14%: hoje tem 13,98% de sua capacidade.

O valor que a Sabesp divulga, em sua página, mostra 14,3% por causa de um “golpe de esperteza”: somar as águas do reservatório de Juqueri, o Paiva castro, que é praticamente uma “caixa de passagem” para as bombas que levam água para a estação do Gargaú.

Uma “continha de chegar” que a Sabesp passou a usar de tempos para cá.

O dado para valer fica escondido num quadro, aqui.

“Malandragens”, como gosta de fazer o Governador Alckmin, para enganar os bobos, como com seu projeto de transposição do Paraíba do Sul.

E, pelo visto, não faltam bobos na imprensa paulista.

Ou cúmplices.

Não há chuvas intensas previstas para as cabeceiras do sistema nos próximos 15 dias, como revela a competente meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.

A Sabesp resolveu “matar” o maior reservatório do sistema, o Jaguari-Jacareí, para encher o Atibainha, onde está colocando as tais bombas de sucção que vão tirar o volume morto do reservatório.

O grande reservatório passou a ser drenado ao limite desde o início do mês: passou de 11,68% para 7,3% de sua capacidade.

A queda, na prática, vai se acelerar, porque trechos cada vez maiores tendem a empoçar e sair da conta.

O limite técnico operacional, de 5%, vai ser testado até o final da próxima semana, nas duas únicas das seis comportas do reservatório que ainda estão abaixo do nível da água.

Mas o Governo Federal, a quem cabe monitorar a situação, está mudo.

A ANA limita-se a divulgar, diariamente, os dados desta contagem regressiva.

E Alckmin só falta assobiar e dizer: “já fiz a minha parte, agora é com o Governo Federal”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. E Alckmin só falta assobiar e dizer: “já fiz a minha parte, agora é com o Governo Federal”.

    Ele está coberto de razão, ele fez a parte dele, mal mas fez, agora o governo federal…

      1. Ivan, deixar São Paulo sem água é pouco????? Jogar para a platéia é pouco???? Agora o que fez ou faz o governo federal??? Nada, nem uma notinha, a ANA (tadinha das Anas) não diz nada… Vai sobrar é pro PT que irá ganhar as eleições estadual e eles irão dizer que na época dos tucanos não faltava água…

    1. Considerando que a “omissão” também pode ser considerada como algo “feito”, sim, Alckmin fez uma omissão tremenda desde 2004 quando recebeu estudos técnicos recomendando a criação de soluções alternativas às águas do cantareira.

    2. Governo federal não tem nada a ver com Sabesp, Cedae, Copasa, etc. São EMPRESAS PÚBLICAS de água e esgoto ESTADUAIS. Então, de competência dos GOVERNADORES. Se for militar, milita direito.

    3. Existe uma matéria, se não me engano no Globo, que Alckmin já passa isso! Que a culpa do colapso em são Paulo com a falta dàgua, é do governo federal.

  2. Brito, assim como você “enfadonhamente” (que bom!) nos informa todos os dias sobre este tema, vou, também “enfadonhamente” repetir:

    Temos um governo que não fala. O que Dilma fazia no PDT que não aprendeu com Brizola a se comunicar? Será por isso que saiu deste partido?… No PT a não-comunicação faz mais seu estilo?

    Para mim, ela é péssima neste sentido e uma vassala politicamente falando. Tem medo do pig, tem medo da direita e adora apanhar. E, para que nunca se esqueça de ser torturada, faz do passado um presente (tanto no sentido temporal quanto literal) para ela: Ou seja, continua – porque lhe dá prazer – a ser torturada.

    Se quiser, Gestora, te dou o contato de um bom psicólogo.

    1. Quis fazer gracejo, porém acabou fazendo um comentário covarde, da pior espécie, ridículo!

      1. Marcio, por acaso foi para mim a sua resposta quanto ao comentário covarde? Caso positivo, o que você viu de covarde? Porque não pus meu sobrenome? Minha militancia na Esquerda e nos movimentos sociais falam por mim e da minha colaboração para com um país melhor.

        P.S. Não foi gracejo, foi análise de que nossa Gestora (Presidenta é a Cristina) não se comunica e colabora para que uma sociedade de direita, mesquinha, cruel, covarde e excludente prosperem. Ou seja. Ganhamos no voto (por enquanto) mas estamos perdendo nas consciências. Logo…

        1. Se ser de esquerda fosse sinônimo de bom caratismo… O que pegou deveras, foi o trecho da tortura, não gostei, foi grosseiro e sem sentido. Se Dilma tem muitas falhas, o que concordo, não significa que sejamos autorizados a tirar conclusões da pior espécie, tipo…você se lembra da resposta que Dilma deu ao Agripino Maia? Pois devia. Não vi nenhuma saudade de ser torturada. Passar bem.

      1. Maurício, por acaso você errou na resposta ou foi para mim (Leonardo) que você mandou? Caso positivo, gostaria de dizer que voto em Dilma, não assito a globo, não acesso o pig em nada, só acho ela uma vassala da mídia.

        Caso tenha sido para mim essa grosseria, gostaria de dizer que você não entendeu o que disse. Vou ficar por aqui até ter certeza que foi para mim sua resposta.

      2. Leonardo tá correto, o PT infelizmente não se comunica. Quem assistiu ontem o Jornal Nacional que não tem um pouco de esclarecimento político, deve achar que Dilma acabou com a Petrobras e é um péssima gestora e ainda corrupta. Não vi até agora reação nenhum do PT sobre o que aconteceu ontem no JN. Infelizmente só contínuo votando no PT(Dilma) porque infelizmente não temos outra opção.

    2. Só dá canalha nos blogs da esquerda. Nos últimos dias só lemos críticas à Presidente por ter respondido ao Estadão sobre a aprovação de Pasadena pelo Conselho de Administração da Petrobras. Agora querem que ela se meta com Alckmin, outro covarde.

    3. “Ou seja, continua – porque lhe dá prazer – a ser torturada”
      Somente um canalha poderia escrever essa barbaridade.

  3. Tenho um irmão que trabalha na ANA desde 2004. Ele foi categórico em afirmar que, não fosse ano eleitoral, o racionamento já teria sido deflagrado em São Paulo!

    Fico me perguntando quais são os interesses da ANA em não divulgar o fato.

  4. Brito:
    Com já citei em outros comentários, moro em Campinas (SP) e fico muito agradecido por voce estar mantendo esse assunto em evidência.
    Com isso tenho elementos para alertar as pessoas que encontro sobre a gravidade do problema.
    Infelizmente a mídia local não trata o tema com a devida relevância, e a população continua sem saber o que nos reserva.

  5. Desses cabideiros chamados de Agências no Brasil, a única que funciona

    realmente 365 dias por ano,é a ANAL. Aquela que bota no povinho sem KY.

    Ninguem regulamenta a mídia, remédios, qualidade de alimentos,

    venenos(agora defensivos), etcc….

  6. Caro Fernando,

    Há duas matérias a seguir que podem contribuir para aprofundar sua análise.

    ===============
    Matéria 1

    Rio consumirá até 2030 cerca de 100% da vazão do Paraíba do Sul para o Guandu

    A Região Metropolitana do Rio de Janeiro consumirá até 2030 cerca de 100% da vazão mínima do Rio Paraíba do Sul para o Guandu, que corresponde a 120 metros cúbicos por segundo. A projeção faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI) elaborado pela Coppe/UFRJ para o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Plano tem por objetivo orientar as políticas públicas destinadas à utilização dos recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

    Na próxima quarta-feira, dia 26 de março, o INEA apresentará ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro (CERHI-RJ) a proposta de hierarquização das ações do PERHI. A ideia é discutir as ações prioritárias entre os 36 programas contidos no Plano.

    Saiba mais na sessão Notícias do Planeta Coppe:

    http://www.planeta.coppe.ufrj.br

    ====================================

    Matéria 2 no link:

    http://www.iea.usp.br/noticias/um-olhar-interdisciplinar-sobre-a-seca-em-sao-paulo

    ===================================

  7. Fernando, e revisores, é só pra corrigir o nome da estação onde é tratada a água do Cantareira: é “Guaraú”, e não “Gargaú”. no mais, o texto e o blog estão irrepreensíveis. parabéns pelo trabalho e pela coragem.

  8. O Governo Federal está correto. Auquimim que fale no PIG. Parece até que
    perdemos todas as eleições desde 2002. Eles que mostrem a cara agora. Os governadores querem que a Presidenta entre em campo quando o jogo não vale nada… Calma!!! Quem fala muito acaba “falanu coas parede”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *