Há 15 dias, a “explicação” para a alta da Bolsa e a queda do dólar é, na imprensa brasileira, a “queda” de Dilma Rosseff nas pesquisas.
Afinal de contas, não pode ter razões econômicas, uma vez que o país está mergulhado no caos, não é isso?
Primeiro, o mundo ia acabar porque o Federal Reserve ia reduzir os estímulos financeiros.
Depois, porque éramos um dos “Cinco Frágeis” do discurso da nova presidente do Fed.
Depois, porque não íamos fazer o tal “superavit” primário.
Depois, porque íamos ter um apagão do sistema elétrico.
No entanto, a Bolsa, desde junho passado, fica num vai-e-vem.
Como nada isso aconteceu, agora, se atribui a subida dos índices à possível queda de Dilma nos números que sairão no sábado.
Conversa fiada.
Ou a entrada recorde de capitais estrangeiros na Bolsa brasileira em março é obra do Ibope divulgado no antepenúltimo dia útil do mês?
Até o insuspeito Luís Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro de FHC, escreve hoje na Folha:
“Esse vaivém é uma verdadeira loucura se considerarmos que o estado da economia brasileira nesse período não apresentou nenhuma mudança significativa.
Apenas o mau humor dos mercados com o governo Dilma apresentou uma deterioração da magnitude da variação da Bovespa.
Era preciso acreditar em uma catástrofe, como o Brasil caminhando na direção da Venezuela ou da Argentina, para sancionar a Bovespa nos 45 mil pontos. E, se a próxima pesquisa eleitoral Datafolha mostrar uma queda na intenção de voto da presidente, certamente o Ibovespa voltará ao nível dos 55 mil pontos.”
É a política, estúpido.
O Brasil vive em uma condição de refém do capital financeiro, que usa como faca no pescoço do país uma imprensa permanente e diariamente dedicada a apontar o abismo para depois de amanhã.
É assim que temos de ceder e ceder e ceder.
14 respostas
Cade a SeCom para “planilhar” quantos estádios são gastos por mês para pagar os rentistas?
Estes são vistos como a solução para o país, pq ninguém sabe oq representam!
Já disse aqui e repito: é preciso uma fortíssima reação do governo e dos partidos que o apoiam contra esta onda golpista à toda prova. Não duvido que as próximas pesquisas apontem queda da Dilma, embora não sejam confiáveis conforme é sabido, até porque, estas próximas, foram indisfarçavelmente dirigidas e com escancarado induzimento para buscar índices de reprovação da Presidenta… Coisas do Datafalha…
A pergunta que não quer calar!
Quando o PT, há 12 anos no comando do país, irá proporcionar uma imprensa decente ao povo brasileiro?
O PT, não criando condições para que o cidadão seja informado, contribui para que ele fique alienado e aceite esta situação.
O PT, com sua inércia, se tornou cúmplice da mídia golpista.
Caro Fernando:
Seu parágrafo final faz um resumo perfeito: vivemos um regime de soberania condicionada, o que é o mesmo que não ter soberania alguma. Isto é, os governos no Brasil têm soberania para governar, desde que seja para atender os interesses da cabala criminosa corporatocrata. O Brasil não está sozinho nessa situação. Esse também é o caso de praticamente todos os governos do mundo, exceto, talvez, por enquanto, os 11 que votaram contra a resolução da ONU condenando o referendo na Crimeia: Armenia, Belarus, Bolivia, Cuba, North Korea, Nicaragua, Russia, Sudan, Syria, Venezuela, Zimbabwe. A cabala corporatocrata não ficará nunca satisfeita porque despreza a democracia, não tem o menor respeito pelo voto do povo, portanto qualquer que seja o governo, em qualquer país que seja, ele estará ali para serví-la. O controle que esse sindicato de ladrões tem sobre a mídia corporativa e sobre as grandes corporações em geral é absoluto. Assim, nenhum partido ou aliança partidária na face da Terra, exceto, possivelmente, por ora, nos 11 países citados, poderá jamais chegar ao poder se não for com o apoio ou consentimento da cabala criminosa corporatocrata. Qual a solução? Paciência, alguém já disse que quando se está sendo currado qualquer movimento é a favor do currador.
Uma coisa deve ser aprendida e propagada o mais que pudermos: a democracia é a maior inimiga da elite corporatocrata. Lutemos para que não haja retrocesso em nenhum dos pontos que caracterizam a democracia segundo o recém falecido, grande cientista político de Yale, Robert Dahl: 1) participação efetiva; 2) igualdade dos votos; 3) entendimento esclarecido; 4) controle da agenda pelos cidadãos;5) inclusão universal dos adultos. Vamos prestar atenção no andamento dessa reforma política, para que não nos deem uma facada pelas costas!
A falta da Ley de Medios dá nisso.
Se o PT não passar a respeitar o desejo da maioria dos brasileiros (Ley de Medios), vai perder as militâncias (partidária e voluntária).
Brasil supera outros Brics em avanço social,diz estudo
http://www.dgabc.com.br/Noticia/520769/brasil-supera-outros-brics-em-avanco-social-diz-estudo?referencia=minuto-a-minuto-topo
Imagine se a Martha Stewart fizesse o que essa nossa oposição faz nos EUA? Não foi presa por especular com ações na bolsa norte-americana? Nesse ponto, os americanos (leia-se bolsa de Walt Street ou dos 1%) fazem do nosso país uma casa da mãe joana, com a ajuda de nossos traíras. Mercado, go home!
E enquanto isto, as oscilações provocadas na bolsa, sabidas de antemão por quem as provoca, não são usadas por especuladores para vender na alta e comprar na baixa, certo?
Me engana que eu gosto…
Exatamente.
Algum(ns) espertalhão(ões) percebeu(eram) que havia aí um filão pra ganhar dinheiro em cima de incautos.
Se perguntar pra 90% dos que estão participando dessas operações porque agem de modo “A” se a Dilma sobe e de modo “B” se ela cai tenho certeza que não saberão responder racionalmente.
O PT e o PC do B não são partidos novos.
Alguém saberia dizer porque ainda não montaram um jornal de circulação nacional, um grande portal na internete, um sistema de rádios ou tv, uma empresa de pesquisas ou uma solução para todas as deficiências que sempre existiram para uma avanço maior de suas bandeiras?
Essa da PETROBRAS nao dar informacao para combaster a midia fascista e dose elefantina… E impressionante como da dinheiro para os MARINHOS …OS RESPONSAVEIS PELA MIDIA DA petrobras DEVEM ESTAR PENSANDO SEREM CONTRATADOS PELA globo
A bolsa sobe por porque a Dilma cai? Mas ela está vencendo até no primeiro turno? Não será por causa dessa garantia de continuidade que a bolsa sobe? Será mesmo que a mão invisível do mercado dá essa bola toda para o Aécio desfaztudo Neves.
Esse de barros aí não foi o cúmplice mor nas privatizações da inesquecível tragédia da era EFEAGACE?
É a mesma tática usada em 2002. Diziam que a bolsa estava subindo por conta do Serra ter subido dois pontos na pesquisa. Foi a penúltima estratégia, depois veio a Regina Duarte.