A cloroquina, ao contrário da jabuticaba, não existe só no Brasil.
O mundo inteiro conhece e usa em outras doenças e com muito cuidado, porque seus efeitos colaterais são sérios e perigosos.
E por que, num universo de 210 países atingidos pelo novo coronavírus as pessoas seguem morrendo como moscas (101, 5 mil, neste momento)?
Certamente, entre os quase 1,7 milhão de infectados pelo coronavírus centenas de milhares deles foram medicados com cloroquina, simplesmente porque esta – ao lado de outras – é uma das possibilidades terapêuticas.
Desde que cuidadosa, acompanhado pelo médico e com o paciente em condições de observação e ação imediata no caso de problemas na sua administração.
Mas com grandes reservas, como as expressas no conceituadíssimo British Medical Journal, de Londres, onde se diz que o uso da cloriquina e de seu derivado, a hidroxicloriquina, “é prematuro e potencialmente prejudicial”.
Ao menos um caso, hoje, aparenta ter como causa da morte (por arritmia cardíaca severa) efeitos colaterais da medicação. Invalida o uso em casos extremos? Não. Recomenda cautela? Sim.
Nada justifica o presidente da República aparecer numa live com uma caixa do remédio – que não pode ser vendido sem receita retida – como um garoto-propaganda da droga.
Transformou o que deveria ser pesquisa médica em alavanca política, em fanatismo e, sobretudo, numa promessa de cura que explique a sua obsessão para levantar a quarentena que, até agora, tem provado ser a profilaxia, muito mais que a terapêutica, a ferramenta mais adequada a evitar que a tragédia se amplie.
Nos EUA, onde os estudos (e a contaminação) estão mais avançados, um estudo dos departamentos de Segurança Interna e Saúde e Serviços Humanos do governo central, estimam que levantas a quarentena depois de 30 dias fará com que as mortes no país cheguem a 200 mil.
O que estamos assistindo é uma palhaçada mortal, um homem que não tem o menor senso de equilíbrio para presidir uma Nação, muito mais numa hora de tamanha gravidade.
Por conta deles, as ruas estão se enchendo outra vez e e alega o direito de ir e vir como fundamento de sua insânia.
Sim, sr. Bolsonaro, o senhor tem o direito de ir onde quiser, mas cuidado com o lugar que o povo brasileiro quer mandá-lo.
View Comments (38)
E passamos para 1057 mortos (oficialmente). https://www.worldometers.info/coronavirus/country/brazil/
Brito, o que se pode esperar de um louco, que o exército teve a chance de afastar definitivamente do convívio humano? Tivessem, naquela época, os senhores altos oficiais do exército o declarado insano e o internado num hospício, jamais teríamos ouvido falar em jair bostanaro. EU ACUSO E RESPONSABILIZO DIRETAMENTE os militares por estarmos vivendo sob a presidência de um louco, demente, psicopata.
Brito, pelo mapa da john hopkins, nos esteites a mortalidade é igual a do resto do mundo. nada melhor. 3,7% pelo que vi agora a pouco. se a cloroquina funciona, não estão usando não.
https://twitter.com/Fredao691/status/1248659826256871427?s=20
https://twitter.com/Fredao691/status/1248450719054565378?s=20
coitada da tradutora de libras.
... https://uploads.disquscdn.com/images/5e07c159ecd6c807b815f98b5acfdf2797afe192a2820a55a323564733067f66.jpg
... https://uploads.disquscdn.com/images/2e2305e3d68412bc2b6437a7fe3503109b86f7de5ac5bb1a61c295324ee3b6c3.jpg
Ora senhor Fernando.esses milhões que estão indo às ruas,são os mesmos que elegeram esse imbecil.Quanto ao protagonismo dos MILICOS,eles,no passado recente,fizeram e aconteceram,com um GOLPE DE ESTADO e instalaram no Brasil o que muitos ainda lembram.Esse,o BÓSTA-NARO,é o símbolo dessa gente.Esta cumprindo sua tarefa,delegada por eles.
E por falar em MILICOS este vírus bem que podia fazer uma limpeza nos quarteis. Principalmente entre os oficiais de alta patente.
A culpa de toda a desgraça do país vem da mídia empresarial, mas ela é apenas um instrumento da elite mais podre que qualquer país do mundo já teve. Esta elite usou sua mídia para urdir uma mentirona sobre as lideranças progressistas, e depois ergueu todo um mundo de fantasia política sobre aquela mentira. Este mundo de fantasia vai levando grande parte da população como zumbis para que se atire a um abismo sem fundo. Só o fim do mentirão poderá trazer o país de volta à normalidade institucional e à trilha do progresso econômico e social. É esclarecendo os fatos que se reconstrói a justiça.
Grande parte deles bateram panelas e votaram no larápio do Aécio das Malas.
Ou seja, os imbecis vão aprontar muitas cagadas. São craques nisso.
Can a century-old TB vaccine steel the immune system against the new coronavirus?
https://www.sciencemag.org/news/2020/03/can-century-old-tb-vaccine-steel-immune-system-against-new-coronavirus
Muita política e interesses comerciais por trás desse assunto. No Brasil ele soa com grande hipocrisia. Todos sabem que em nosso país, são comercializadas várias substâncias proibidas em outros países. Um monte de gente toma, se prejudica, e ninguém fala nada.
Pare de tentar passar pano para esse desgoverno. Fica feio.
https://www.youtube.com/watch?v=8kF9dcG7u7E