A “contabilidade criativa” de Alckmin continua secando.

novacantareira

A imprensa deixou de lado a situação real do abastecimento de água em São Paulo.

A “contabilidade criativa” usada por Geraldo Alckmin para dar o “jeitinho” possível na escassez hídrica de São Paulo está sendo aceita como algo que “funcionou”.

Claro que, olhando superficialmente, está, sim.

Dos 182 bilhões de litros acrescido pelo uso das águas do fundo das represas de Jaguari/Jacareí e Atibainha (que não começou a ser bombeado), foram usados, até ontem,  pouco mais de 33 bilhões, ou um sexto do total.

Como temos ainda quatro meses do período de seca e cinco sextos para gastar, a conta “fecha”.

Ao menos até as eleições, que é o que interessa à contabilidade tucana.

Não é assim, porém.

Mesmo tendo sido reduzida em 30% a oferta de água à região abastecida pelo Sistema Cantareira – de 31 m³ por segundo para 23 m³/s, em parte pela redução de consumo, mas também pelo uso das águas do Sistema Alto Tietê, que vem baixando rapidamente, também.

E a razão é simples, embora passe agora despercebida pela população, porque é “importante” que achem que o problema está resolvido.

Não está, porque a queda no volume de água afluente piorou.

Este mês, em média, entraram apenas  6,6 metros cúbicos de água por dia no Sistema. É apenas um terço do que foi ano passado e um quinto da média histórica do mês. Como, aliás, havia sido maio.

E, como não entra água, a queda do nível das represas bombeadas cai dramaticamente.

E a incerteza sobre a qualidade da água e sobre a eficiência do bombeamento só aumenta quando diminui a profundidade da qual se tem de “puxar a água”.

O limite de utilização dos 200 bilhões de água remanescentes no sistema também não é zero. Porque é preciso de ter acumulação nos seus diversos estágios .

Se tudo correr “bem” e a afluência de água não cair ainda mais, há quatro meses de abastecimento, “bebendo” 1,5 bilhão de litros por dia.

Se piorar, como vem piorando, nem isso.

Ainda, porém, que tudo corra às “mil maravilhas”, todas as chuvas de verão (isso se vierem como em 2013, não como não vieram neste 2014) será suficiente apenas para cobrir o “saldo negativo” que o Sistema terá este ano.

Sem horizonte possível de alívio.

E sem saída senão a de um drástico racionamento.

Talvez se confirme, dramaticamente, o que o próprio Geraldo Alckmin diz que São Paulo não quer.

Esperteza.

Com a sua água, sobretudo.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. Alckmin precisa da consultoria de Ayres Britto, para que ele providencie os cálculos necessários para que os reservatórios tenham água suficiente até o segundo turno. O Big Ben é muito bom nisso, pois além de Judiciário, ele entende de física quântica, cronometria e tucanagem criativa.

  2. Ah, o Alckmin tem 44% das intenções de voto, o Padilha tem 4%. O prefeito de SP é avaliado positivamente por 17% da população. 83% dos moradores do estado de SP dizem que querem uma administração totalmente diferente no governo Federal e 46% afirmam que não votar na Dilma de jeito nenhum (em números isso é, mais ou menos, 10 milhões de eleitores abandonando o barco furado do PT!). Vai ter água, sim. Vai ter mais metrô, Vai ter o Serra se elegendo como o deputado federal mais votado no Brasil nos últimos 25 anos, vai ter Alckmin reeleito, vai ter Aécio Neves com mais de 4 milhões de votos sobre Dilma e vai ter a sempre chiadeira do PT!

    1. Sonhar é possível… mas sonhar não ganha eleição. Apesar o PiG manter a população de SP na ignorância extrema nos últimos 20 anos, isso não mais funcionará neste ano. Teremos assim a aposentadoria “prematura” de Alquimista, Beto BRicha, Alvaro Botox, Aloisio 300 mil, Aético Never e Xirico Bolinha ÇeRra Molina do Kamel.

    2. continuem assim com essas estatísticas fantasiosas e a visão distorcida otimista de fantasia da realidade é a melhor maneira de vocês perderem para o PT, pq não fazem estratégias para a realidade mas para o mundo de fantasia em que vcs vivem.

      1. Qual mundo de fantasia? O PSDB venceu as eleições em SP nos anos de 1994, 1998, 2006 e 2010. Vai repetir a vitória e vai ganhar em Minas. Você não acha que a Dilma vai vencer o Aécio em Minas, né? Nem o mais otimista dos petistas acredita nisso! O PT já está contabilizando de quanto vai ser a derrota em Minas…

        1. Luis Felipe é mais idiota do que o próprio Alkimim. Ganhar em Minas é um sonho para os Tucanos, que alias, deveriam ser chamados de URUBU. Agora com relação ao povo Paulista, que tem uma PITOMBA no lugar do Cérebro, nós vamos ajudar vocês mandando carros Pipas para poderem se lavar uma vez por dia. O louco do Arroucho vai a puta que o pariu para sempre, pois lembre-se de uma coisinha bem simples: O Brasil não se resume apenas em SP e MInas. Cuidado que a lapada que o PT vai dar nesses URUBUS de Mau Agoro vai ser bem feita. Quanto a você, fique com seus Urubus e morra de sede junto com os demais. Há, quero dizer para você que dia 14/07 NÃO VAI TER COPA KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    3. E a partir de amanhã o pedágio para quem descer a Serra em SP vai estar mais caro. Alckmin esqueceu de sua promessa de campanha de que não aumentaria o pedágio em SP. É isso, quem acredita em tucano só leva ferro mesmo

    4. Vai precisar mais do que um “salvatore”. Vai precisar mesmo que o próprio Salvador (Jesus Cristo) entre em campo para ressuscitar os mortos. Mas como o pai dele é brasileiro, e torce por nós vai mandar o filho ficar frio e deixar que nós mandemos toda essa corja de bico grande para o inferno, de onde nunca deviam ter saído.

    5. Oba, um tucano para a discussão…
      Diga meu caro, além de sua fé ( “… vai ter água, vai ter metrô, vai ter Serra…”), há algum dado objetivo para enriquecer a conversa?

      1. SP responde por 35% do PIB brasileiro, tem as melhores estradas, concentra mais da metade das 100 maiores empresas do país, é o maior centro cultural, político, econômico da América Latina.
        Em relação as eleições, é só verificar as votações anteriores do PSDB no estado, no site do TSE.
        É claro que tem problemas, é o maior estado do país. As chuvas foram escassas, o MST vive dando trabalho, invadindo e destruindo plantações (é só lembrar o que eles fizeram com os Cutrale), o trânsito é ruim. Enfim, quanto maior o estado, mais problemas…

        1. Isto aí as melhores estradas do País. Logo vejo que não conhecem as estradas que agora listo:
          SP-250 – Buraco em mais de 80 km, passa por Apiaí SP vc conhece?
          SP-139 – No dia 26/06 eu dirigi por 45 km neste caminho de porco, porque estrada não é, até que encontrei uma barreira no km 45 e tive de retornar pelos mesmos 45 km até a BR 116. Eu provoco qualquer uma pessoa a ir comigo até esta picada e aí quero ver a opinião.
          SP-147 – Piracicaba a Anhembi, o resto não conheço, é buraco, desnível e falta de sinalização.
          Agora paro por aqui, mas creio que estas estradas tem algo em comum, não tem praça de pedágio. Infelizmente também não devem estar listadas como estradas porque isto elas não são

      2. SP responde por 35% do PIB brasileiro. Só por aí eu paro a discussão.
        Em relação as eleições, é só verificar as votações anteriores do PSDB no estado, no site do TSE.

  3. O luizinho malvadeza tens direito de sonhar, para nos povo isto e pesadelo, mas nunca esquecendo que sao paulo nao e’ Brasil, tens que rever tua matematica facista.

    1. Pera lá, como é que é, São Paulo não é Brasil? Você escreveu isso mesmo? Querido a escola que você estudou, que não deve ser muito boa, precisa ser investigada. Não só a escola, mas quem lecionou as aulas de Geografia também!

      1. Luis Felipe Gonçalves Salvatore fazia tempo que não lia tantas bobagens como as que você escreveu. Como você mesmo disse, o PSDB ganhou as eleições desde 1994 e me conte quais foram os investimentos na área de saneamento, captação, tratamento e distribuição de água? Paro por aqui. …

  4. Desde o dia 21/06 tiveram que passar de 3,0 para 4,0 m3/s a vazão liberada do Cantareira para o PCJ, pois o abastecimento de Campinas está quase em colapso. Em breve terão que aumentar esse fluxo, ou intensificar o racionamento da região de Campinas.
    Nos últimos 10 dias o cantareira tem perdido 1,8 bilhão de litros por dia. Deverá ser a média dos dias sem chuva desse inverno. Dia 07/07 o volume útil estará zerado. Nessa toada o volume morto estará zerando no último final de semana de outubro (bem no 2º turno das eleições).
    Em novembro é que vai ser a hora da onça (não) beber água, pois terão que ressuscitar mais um pouco do volume morto do cantareira ou ficar totalmente dependente das chuvas de verão.
    E para o ano que vem não teremos a água do alto-tiete para ajudar o cantareira, pois também seus reservatórios estão se exaurindo (o nível caiu de 30,9% para 26,0% nos últimos 30 dias), e no alto-tietê não tem volume morto prá ressuscitar…

  5. Ex-malufista masoquista convertido ao PSDB pelo PiG.
    Sabe de nada, inocente!
    Enquanto o Cantareira seca por falta de investimentos e São Paulo prepara-se para racionar água por dois ou três anos, os tucanos recebem dividendos da Sabesp, na Bolsa de Nova York.
    Caixa 1 de dividendos, em dolar, em Nova York, não tem preço…

  6. O maior desperdício de dinheiro público há tempos neste país, são as eleições para governo do estado de SP. A maioria aqui é MASOQUISTA!

  7. No início de setembro os níveis de Cantareira cairao a um ponto tal, que o Alckmin vai ter que anunciar o tao temido racionamento.
    Adeus PSDB. A capital já deu sua resposta, escolheu Hadad, agora o povo paulista vai dar adeus ao desgoverno dos desastrados dos tucanalhas.

  8. Fernando, sei que estou fugindo um pouco dessa linha do não vai ter água, mas é quase lá. Seria interessante dar uma olhada nesse comercial da Copel sobre o estranho episódio do pedido de aumento da tarifa de energia pelo governo do Paraná (sócio majoritário da estatal), para o governador Beto Richa logo depois, “surpreso” com “o aumento do governo federal”, pedir o cancelamento deste.

    O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=U2Q3W8q1iJQ

  9. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *