A continência à ‘Stars and Stripes’ não é mais uma metáfora

A anunciada indicação do general brasileiro Alcides Farias Jr. para integrar, como subcomandante, o Comando Sul do Exército dos Estados Unidos é a inimaginável consequência da grotesca cena de Jair Bolsonaro prestar continência à Stars and Stripes, a bandeira norte americana, numa churrascaria da Flórida.

É a capitulação do Exército Brasileiro diante da estúpida política de sabujismo para com o governo Trump adotada em nosso país.

Maria Cristina Fernandes, em artigo publicado hoje no Valor, produz uma das melhores análises deste absurdo, começando por questionar a que cadeia de comando o general brasileiro se reportará, no caso de uma ação militar unilateral dos EUA sobre a Venezuela: Se o Pentágono enviar a ordem para o Forte San Houston, o que deverá fazer o general brasileiro? Interromperá a cadeia de comando que passou a integrar ou cumprirá as diretrizes da ação militar do Pentágono? Uma pista é saber quem pagará seu salário, mas não há nem mesmo um acordo público, ou designação já publicada no Diário Oficial, para saber se a tarefa caberá ao governo brasileiro ou americano.

Selecionei um trecho, para quem não puder ler na íntegra, como o texto merece:

A pergunta que se faz é por que o Brasil deveria ser sócio desta aventura. A barreira que se ergue na Ásia, na África e no Oriente Médio a uma ação militar na Venezuela congrega alguns dos maiores parceiros comerciais e diplomáticos brasileiros. O engajamento na ofensiva confronta os interesses comerciais brasileiros e contraria alguns dos mais estabelecidos princípios da doutrina diplomática e militar do país. Dá asas à ameaça de as grandes potências mundiais balcanizarem a América Latina disputando aliados e jogando uns contra os outros.
Até aqui, as pretensões de alinhamento do governo Jair Bolsonaro com os Estados Unidos foram lideradas pelo chanceler Ernesto Araújo, que recebeu o almirante [Craig] Faller no Palácio do Itamaraty três dias depois de sua exposição aos senadores americanos do feito de engajar o Brasil à sua tropa de comando. As Forças Armadas, a despeito dos sinais de arrefecido nacionalismo, patente na abertura à venda da Embraer, por exemplo, ainda se mantinham como um anteparo às trampolinagens do chanceler.
Todos os militares da ativa e da reserva que hoje ocupam postos de comando no governo Bolsonaro foram alunos aplicados das doutrinas da defesa nacional mas a era Jair Bolsonaro no poder liberou os instintos mais primitivos. Tem comandante que faz curso nos Estados Unidos e volta com um minibroche da bandeira americana na farda. E outro que toma posse exaltando a parceria com os Estados Unidos em “três guerras”, a 1ª Guerra Mundial, a 2ª, e a guerra fria.
A formalização da ida do general para o Texas demonstra que se o alinhamento não nasceu na Defesa já não encontra entre os militares a mesma resistência. Parece uma eternidade, mas há menos de cinco anos, generais brasileiros ainda recusavam convites de escolas militares. Preferiam repassá-los a civis a ver seus oficiais disputando lugar nas filas de latinoamericanos fardados a esperar o ticket-alimentação das escolas.

 

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Até o mundo mineral sabe que seria catastrófico para a economia do Brasil se países como China e Rússia cancelarem a compra de grãos da safra brasileira e TODOS os países árabes cancelarem a compra da carne bovina e suína. Será que não há na cúpula militar das 3 armas alguém que consiga ligar 2 neurônios e perceber (a tempo de evitar) essa molecagem diplomática e subordinação humilhante ao Brasil?

      • Descem, sim! Não invente coisas! Quando eu estive no exército, dois coronéis, numa bela manhã, desceram as escadas externas do prédio falando, sua criatura maldosa. Começaram a falar animadamente um pouco antes de iniciarem a descida. De repente, poucos degraus abaixo, rolaram pela escada. Um morreu, o outro ficou inválido. Alguém havia removido a plaquinha que proibia descer as escadas falando. Nunca se soube quem foi. Algum desafeto, com certeza. Mas, eles desceram.

    • Cada um por si. O que importa para esses golpistas é a aposentadoria, a pensão e a conta no paraíso fiscal garantidas.

  • Não haveria uma base jurídica para se contestar esta rendição das forças armadas brasileiras a um país estrangeiro? Pelo menos no Direito Internacional?

  • E pensar que tem gente que tem medo do comunismo.
    Comparado com o que se projeta para o Brasil, mesmo o pior momento do comunismo será fichinha.

  • Nunca senti tanta vergonha! O que estão fazendo com o Brasil?

  • Quando o poder estava no eixo EUA-Europa Ocidental após a queda do Muro de Berlim, houve a tão saudada "globalização".

    Só que a China também entrou na festa e ficou "fortinha". Agora também faz parcerias com a Rússia.

    Então a saudada "globalização" dos neoliberais degradou-se para o demonizado "globalismo" dos olavetes e populistas de direita mundo afora.

    Países estão de saco cheio com a interferência americana no mercado financeiro, impondo sanções a seu bel-prazer, o que tem acelerado as discussões sobre a substituição do dólar nas transações.

    Ao invés do Brasil botar as barbas de molho, age com imprudência e sabujismo.

    • Desculpe,não acho imprudência é SABUJISMO.Os primatas ainda se encontram na década de 50/60.
      Dizer que acontecerá uma multipolaridade a partir do crescimento da China e o ressurgimento da Rusia para nos alinhar com o IMPÉRIO YANQUEE FDP é SABUJISMO.
      QUEM É QUE DEU PODER PRA VCS FAZER A ESCOLHA PELOS SEUS DONOS ??????
      Porque "estrategistas" militares .não aproveitamos a chance do mundo multipolar que vcs prevêm e nos alçamos ao menos como liderança forte na América Latina?????
      O CÉREBRO LIMITADO NÃO PERMITE TAIS PROJEÇÕES.

      • O sabujismo não se discute, ele realmente existe. Mas há também a imprudência.

        O teatro de batalhas durante a "Guerra Fria" não se deu nas duas superpotências da época, mas nos países de segunda linha.

        Mesmo que não exista uma batalha de fato, com tiros e tudo, nossa economia pode ficar muito danificada.

  • Submissão. O palermão só é valente contra minorias. Nosso futuro é ser bucha de canhão. Desindustrializados, seremos uma vasta plantation, com legiões de escravos trabalhando por um prato de comida. Os que sobrarem vão dirigir uber para os neo-sinhozinhos.

  • Inacreditável. Inaceitável. Incrível.
    Nem o congresso foi consultado. Acho que nem o congresso dominado pelo medo do bolsonaro aprovaria esta aberração. È incompatível com nossa constituição.
    E a soberania?
    Que desastre! Que deasatre!!

Related Post