A Copa é um fracasso, por Francisco Costa

pesquisaveja

Nada é mais demolidor do que um sorriso.

Não conheço o autor, sei apenas que se chama Francisco Costa e é professor e artista.

Chegou-me pelo Facebook e compartilho com vocês, pela qualidade do texto e pelo bom-humor.

E pela cara-de-pau de certos (ou incertos) jornalistas e jornalecos que coram diante das mentiras que propagaram por meses e meses.

A direita estava certa, sou obrigado a concordar

Hoje está fazendo uma semana que a Copa do Mundo se iniciou. 

Conforme prognosticaram os jornalistas, embasados em vasta experiência jornalística, honestidade de propósitos, compromisso com a verdade e isenção política, infelizmente está tudo acontecendo como o esperado.

Parabéns às tevês Globo e Band, à revista Veja, aos jornais Folha de São Paulo e O Globo, pela perfeita percepção da realidade, o que só os que fazem jornalismo sério, não corrompido por interesses políticos e pecuniários, podem ter.

Como era esperado, o vexame é total, o que enxovalha o Brasil aos olhos do mundo e mostra toda a incompetência política e administrativa desse governo, nos expondo assim a humilhante situação, da qual demoraremos muitos anos para nos livrarmos.

Para fazer as afirmações que se seguem, pautei-me pelo que tenho lido na imprensa internacional, a partir de jornalistas estrangeiros e turistas do mundo todo, e postado pelos bravos militantes da direita, intelectualizados e precisos nas suas análises e críticas.

Os estádios todos inacabados, de arquitetura no mínimo duvidosa, feios, mal iluminados… Acertaram os que disseram que só ficariam prontos na próxima década.

As chamadas obras de infrestrutura, no entorno dos estádios, foram uma balela. Os engarrafamentos, nos momentos que antecedem os jogos, são quilométricos, com os torcedores chegando atrasados, inclusive com muitos deles desistindo de entrar nos estádios.

Os aeroportos superlotados, com voos atrasados e cancelados, filas imensas nos guichês, bagagens extraviadas… Com todos os aeroportos por terminar, cheios de materiais de obras espalhados, numa imundície só.

Um outro fiasco que não poderia passar em branco é o das comunicações, com os correspondentes sem poder fazer contatos com suas bases, os links interrompidos ou com interferências, nos isolando nos momentos de pico, que antecedem e durante os jogos.


E o apagão, a suprema humilhação? Como é que em pleno século XXI um país inteiro pode ficar sem energia elétrica por horas, em silêncio, no escuro, envergonhado?

O apontado infelizmente aconteceu: um surto de dengue em pleno inverno, com os hospitais lotados, sem ambulâncias para transportar doentes, medicamentos em quantidade insuficiente, com muitos turistas debandando, voltando para os seus países, com medo.

Mas… O que mais temíamos e tínhamos certeza que aconteceria e ficaria fora de controle… A violência generalizou-se de tal maneira que nem mesmo as Forças Armadas estão tendo força suficiente para, se não debelar, pelo menos minorizar: brigas generalizadas entre torcidas, resultado de um serviço de segurança ineficiente, pequeno no número de homens, e despreparados.

As delegacias policiais já não dão conta de tantos registros de ocorrências de roubos, assaltos e sequestros, com balas perdidas em grandes aglomerações de turistas, os arrastões, promovidos por facções criminosas, com gente descida dos morros e vindas dos subúrbios.

Perdeu-se a conta de ônibus queimados, vitrines quebradas, lojas comerciais saqueadas…

Claro que uma situação dessa, e que só surpreendeu aos mal informados, não leitores de nossos jornais e revistas e telespectadores, só poderia gerar protestos, indignação, e então o que se viu foi o coro, em São Paulo, usando palavras de baixo calão, dirigidas à presidente da república.

Não passou pela cabeça de ninguém que deixar o povo ter acesso aos estádios seria uma temeridade? Como esperar civilidade, educação, postura, respeito e até caráter de pessoas de pouco estudo, baixos salários, residindo em áreas longínquas? Como esperar dessa gente qualquer coisa como simpatia, hospitalidade, cortesia? São ogros.

Só deveriam ter acesso aos camarotes vips dos estádios os grandes empresários, os políticos de direita, os artistas e apresentadores da televisão, gente polida, educada, respeitadora, como não mostram no vídeo, em pleno exercício de monetário cinismo.

O país está um caos, e não foi por falta de aviso: a mídia avisou que seria assim, a oposição ao governo provou que seria assim, uma multidão de internautas inteligentes e bem informados mostraram todas as evidências de que seria assim, mas o governo não quis ouvir e pôs avante esse sonho megalômano de realizar uma Copa do Mundo aqui.

O Brasil nunca mais será o mesmo aos olhos do mundo, que agora entendeu que, aqui, a mídia e os partidos de direita (Dem, PSOL, PSDB…) são mais criminosos que o Comando Vermelho e o PCC.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

36 respostas

    1. Estou a trabalho em Lima, no Peru, e acompanhando com muito interesse o que esta acontecendo em relacao a Copa.

      Primeiro o meu depoimento sobre a transmissao dos jogos pela imprensa mundial. A sensacao que tenho eh a de que estao mostrando outro pais e fingindo que eh o Brasil. Depois de tudo que fui informado pela imprensa no Brasil tinha que estar acontecendo uma catastrofe, mas esta tudo normal e de acordo com o desejado.

      E as imagens das cidades sede. So maravilhas, belezas naturais, o povo brasileiro feliz. Deve ser tudo falso.

      Agora o depoimento do que esta acontecendo nas ruas de Lima. Ai eh verdade mesmo o que vou dizer, porque sou testemunha. Os peruanos estao adorando a Copa, a maioria torcendo pelo Brasil, e o principal argumento eh que o Brasil representa bem os latinoamericanos.

      A Copa para nos eh simplesmente a Copa, mas aqui eh a Copa do BRASIL. O nome BRASIL esta em todos os lugares, nas lojas, nos bares e restaurantes, nas propagandas. Fora poucas marcas internacionais que estao chamando de Copa da FIFA. E as cores da COPA sao verde e amarelo. Ate aquele tatu azul esta vendendo bem.

      So os coxinhas tucanos babacas e nojentos para nao ver a propaganda e a projecao do Brasil no mundo. Isto deve estar acontecendo em todas as grandes cidades do planeta. Gostaria que outros na mesma situacao tambem dessem o seu depoimento.

      E a vaia na Dilma sequer foi citada, muito menos comentada. Talvez o Financial Times, ou o El Pais, ou similares tenha noticiado.

      A nota triste eh a selecinha. Ontem fervilhava de camiseta verde amarela. Hoje nao vi nenhuma durante os traslados.

      Pra frente Brasil!

  1. Aécio esqueceu de um ensinamento bíblico fundamental: DO PÓ VIESTES E AO PÓ VOLTARÁS! (Gênesis, 3.19).

      1. Desculpe Luisa valdorf, mas o aecim está nos ensinamentos bíblicos! ele e os seus assemelhados fhc,cerra e o xuxu se integram como deuses e consequentemente não cabe “ao pó voltarás!” mas sim o correto “DO PÓ VIESTES E NO PÓ PERMANECERÁ!”

  2. Puxa vida!Fiquei com uma inveja (boa) de não ser capaz de escrever preciosidade dessas. Parabéns .

  3. A inVeja, nem cálculo sabe fazer!!! KKKKKKKKKK Somando a culpa de todos, na primeira enquete, chega a estranho resultado de 122%!!! Como pode isso??? Não tem que fechar em 100%??? Vou voltar à escola… Não entendi… Não faz mal, é Veja mesmo… kkkkkkkkkkkk

  4. A única vergonha até agora é o baixo nível do futebol apresentado pela nossa seleção, que, infelizmente, já estava previsto. Pois, o que aconteceu durante a convocação e os treinamentos é inédito para a preparação do nosso escrete nas véspera de uma copa, uma vez que em nenhum momento a imprensa esportiva se preocupou em criticar os selecionados pelo nosso técnico. Não sei se foi proposital, já que o PIG escalou um exercito de jornalistas esportivos para defender o caos esquecendo-se do Felipão.
    Sou pessimista quanto a conquista do título, talvez se a mídia tivesse pegado pesado com a comissão técnica, como pegou com o comitê de preparação e o governo, provavelmente, a nossa conquista seria certa ou menos sofrida. Mas, será que é interessante para o PIG a conquista do hexa?

  5. Prezado Julio:

    Concordo contigo. O time do Brasil (como em futebol TUDO é possível, pode até ganhar a Copa…) é, no máximo, mediano. O treinador é uma “relíquia do passado”, pois, esquema de jogo inexiste. Nossos centro avantes (Fred e Jô) destoam e comprometem a equipe. No meio campo só o Oscar vem “desempenhando” e o Neymar tem que “carregar o time nas costas”. Como sou torcedor do Santos FC, já vi esse filme e não gostei do final (em Tokio…). Viva a nossa presidentA !!! Hospicio para joaq

  6. Texto excelente. Só tenho medo da resposta daquele que alguem
    já chamou de vira bosta. Porque aquele do tufo de pelos já deu prá
    bola. Só levando na gozação junto com a tia Míriam.

  7. Vice-Presidente dos Estados Unidos elogia Copa no Brasil.
    Carolina Sarres – Repórter da Agência Brasil

    O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou a organização da Copa no Brasil e disse que o país correspondeu às suas expectativas como sede do Mundial de Futebol. Biden assistiu ontem (16) ao jogo de estreia da seleção americana na competição. Os Estados Unidos venceram Gana, por 2 a 1, em partida disputada na Arena das Dunas, em Natal.
    “O Brasil fez um trabalho incrível. Queríamos mostrar o nosso apoio ao país e ao povo brasileiro como sede dos jogos”, disse o vice-presidente, que acompanhou o jogo com uma neta e um sobrinho.

    Fonte:
    http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/06/biden-elogia-copa-no-brasil-e-anuncia-colaboracao-com-comissao-de-verdade

  8. Os que torceram contra agora estão com o rabo entre as pernas e boquiabertos com o sucesso da Copa aqui em nosso país e mais: o Brasil está sendo elogiado por toda a imprensa mundial…..A mídia golpista, a elite raivosa e essa oposição sem propostas para o Brasil torceram contra e perderam…….Acho que também nas urnas vão dançar…..Portanto, viva o povo brasileiro!!!!Viva, aqueles que acreditam neste país…..

  9. A grande mídia queria o caos, não queria a copa, queria que devolvêssemos a Copa a Fifa, reconhecendo a “nossa total incompetência para fazer esse evento. Canalhas, falavam que não haveria aeroportos, não teríamos estádios, telecomunicações, o Brasil era risco de vida.
    Um dos programas que mais dava nojo de assistir, era o Redação Sportv,
    apresentado por um infeliz , André Rizet. Foram 7 anos de massacre. Usaram e abusaram da mentira de que o dinheiro das Arenas teria sido retirado da saúde e educação. Quem eliminou a CPMF foi a oposição, retirando quase 300 bilhões de reais nos últimos 7 anos. A covardia da elite em xingar a nossa Presidente,terá como resposta o nosso xingamento votando pela reeleição da Dilma. O Mundo consagra a nossa Copa, como a Copa das Copas VIRA LATAS É O QUE SÃO!!!!!!!!

  10. Perfeito! Acabou com a oposição, a mídia opositora, os cozinhas e todos os internautas que, na sua insana sabedoria, vaticinavam o caos.

  11. Quem já teve a oportunidade de, dar uma festinha infantil, sabe que quando finda, uma parcela daquelas pessoas que tanto queria convidar, crítica. Essa atitude é quase comum, é sem vergonha mas existe. De duas uma, inveja ou desejo de se projetar demonstrando que a dele foi melhor ou simplesmente poderia fazer melhor. Quem já fez sabe o quanto difícil é agradar a todos. Desta vez não será diferente e fica o ditado: Quem quer, faz. Quem não quer, manda.

  12. E o que dizer de Ronaldo, o Fenômeno? O coitado muda de opinião como muda de roupa. Agora, debaixo das bajulações dos globais, ele se apresenta como comentarista durantes algumas partidas. Não sabe onde enfiar as mãos e a cara, na medida em que, contrariando a vergonha dele, Galvão e outros só tem elogios para os estádios, a alegria do povo, etc.
    Se o Brasil dependesse desse bando de abestado estaria fodido e mal-pago.

  13. Vamos combinar,entre um alegre rolezinho da periferia no shopping e o rolezinho mau humorado dos VIPs na periferia, quem fez mais estragos à própria imagem? Para mim foi a noveau barbarie dos Jardins.

  14. Sugiro fazer como eu e outras pessoas estão fazendo, não assistir o jogo na globo e parabenizo pelo excelente texto que mostra o quanto essa direita elitizada se contorce de rancor e ódio por tudo que foi feito para termos a que será a melhor copa de todos os tempos.

  15. Aécio vai ver que o Povo sabe quem é o melhor,porém espero que por ocasião do horário Eleitoral,o PT ou mesmo a base aliada, mostrem o que a Direita vai oferecer para a Classe dos Trabalhadores.

  16. Uma sugestão ao Tijolaço: com o andar da carruagem, tanto pela nossa percepção, como pelos diversos testemunhos de turistas e da imprensa estrangeira, a Copa já é um sucesso, ou, conforme a imprensa inglesa, a melhor Copa de todos os tempos. Então o Tijolaço, para tirar um sarro estatístico daquela revista, deve apresentar o resultado da pesquisa feita em fevereiro, porém atualizando e invertendo seus dados, ou seja, dizendo com todas as letras: “conforme afirma a veja,94% DOS BRASILEIROS ATRIBUEM O SUCESSO DA COPA DAS COPAS AO GOVERNO BRASILEIRO”. Dedução perfeitamente lógica.

  17. … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  18. ALGUÉM FAÇA UMA REPORTAGEM UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O QUE ACONTECEU COM O NOSSO MASCOTE??? ALGUÉM SABE, TEVE NOTÍCIA????? O TATUZINHO FOI ESPERADO NA ABERTURA DA COPA E NADA… FOI ESPERADO NA ABERTURA DE TODOS OS JOGOS E NADA…SUMIU !!! NINGUÉM SABE ??? JÁ ESTÃO DIZENDO QUE A FIFA SACANEOU NOSSO TATUZINHO (FULECO) SACANAGEM GENTE!!!! TÃO NOSSO “BOLA”, TÃO BRASILEIRO, TÃO FOFO, CADÊ O TATUZINHO????????

  19. http://www.valor.com.br/brasil/3588646/obras-de-mobilidade-urbana-sao-mais-atrasadas-da-copa-diz-tcu
    “…
    Do total de projetos previstos para o mundial, em fevereiro de 2014, consta como concluso apenas as obras de adequação viária Boulevard Arrudas – Teresa Cristina, executada em Belo Horizonte (MG).

    “Além disso, foram identificadas obras com descompasso entre os cronogramas físico e financeiro, incompatibilidade entre a situação das obras em atraso e com baixa execução orçamentária e física e a previsão de término do empreendimento próximo ao início do mundial, além de obras com estimativa de conclusão após a realização do evento”, diz Rodrigues.

    O Brasil foi anunciado pela Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa) como sede da Copa do Mundo em outubro de 2007. Em maio de 2009 foram anunciadas as 12 cidades que sediariam os jogos. A criação da Matriz de Responsabilidades foi determinada pelo TCU, por conta de dificuldades verificadas no planejamento e execução das ações dos jogos pan-americanos, no Rio de Janeiro.

  20. Francisco Costa, peço que se mude do MEUS BRASIL urgentemente.Vá limpar ruas na Europa e nos EUA.Por favor não fique aqui vá embora.Não precisamos de você.Por que de CACHORRO VIRA-LATAS nossas ruas estão cheias.

    1. Jânio, o Francisco usou do sarcasmo para ironizar de uma forma bem humorada exatamente os vira-latas. Leia com mais atenção o último parágrafo que vc vai perceber suas ironias. Só não concordo em colocar o PSOL como partido de direita. Ele se equivoca muitas vezes servindo de inocente útil da direitona.

      1. Janio, acho que você só leu o título da matéria. E Luisa, a minha percepção de conservadorismo no PSOL está no constante posicionamento parlamentar com o PSDB/DEM, no Congresso, e na tentativa de desestabilização, via Blac Blocs, de um governo que, mesmo longe de ter linhas marxistas, dá espaço para que as forças populares se manifestem, o que é um avanço.
        É elementar que qualquer avanço revolucionário passa pela adesão das massas (“todo artista tem que ir onde o povo está”).
        Os Black Blocs têm 86% do repúdio do povo, e no entanto o PSOL os apoia, o que é uma baita contradição.
        Pode até ter estatutos, programa e intenções progressistas, de esquerda, mas o seu comportamento, a prática, é de direita, conservador.

  21. Este e momento de avaliaçoes o ronalducho esta com cara de bundao assustado que fez algo errado o galvao parece que nao quer mentiras fez voltar cena do robo esqueleto , mas nao e’ confiavel parece que existe muita interrogaçao os gauchos ja embarcaram na copa deixaram RBS de lado e estao nas ruas brincando com os holandeses msravilha porto alegre esta laranja , as melancias estao se acomodando , mas evidende precisamos que a area de comunicaçao do governo atue , dilma na rua ja.

  22. A proposito no jornal da noite na globo pela primeira vez nos ultimos cinco meses nao teve noticias negativas do governo nem mentiras, aguardamos para ver a coisa vai mal pra pig.

  23. Previsões furadas: deu caos na mídia. A Copa está rolando, as pessoas estão felizes, os turistas estão se divertindo e os jogadores e jornalistas estrangeiros estão se encantando. Os estádios ficaram prontos, o caos aéreo não rolou, nem mesmo todos os apagões previstos: de energia elétrica, de mão de obra, telefonia e internet. Sim, se você não se lembra, tudo isso foi previsto pela mídia tradicional no Brasil nos meses que antecederam a Copa do Mundo. Disseram que os estádios – elemento básico para o evento – só estariam prontos em 2038. Chegou a Copa e os jogos não estão acontecendo em estádios de hologramas, porque, afinal, estão todos prontos. O caos aéreo não só não rolou, como o índice de voos atrasados (4,2%), durante a Copa, está menor do que o padrão internacional (15%) e o europeu (8,4%). E também menor do que a média brasileira ao longo do ano. Também previram que alguns estádios inspiravam preocupação com a iluminação e os serviços de telefonia e internet. Pelas fotos postadas nas redes sociais do pessoal durante o jogo, parece que não rolou o apagão da comunicação nos estádios. E o consumo de energia? Caiu durante os jogos. Logo depois do primeiro jogo da Copa, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), informou que o consumo de energia elétrica chegou a cair mais de 20% no Brasil. Também não foi preciso recorrer à mão de obra estrangeira para suprir a demanda por mão de obra temporária. Os mais de 700 mil empregos temporários gerados estão sendo ocupados por brasileiros. Mas parece que o caos se deu mesmo, foi na mídia, que quis brincar de vidente e acabou fazendo previsões furadas. De acordo com o dicionário Aulete, jornalismo é “atividade profissional de levantamento, apuração e transmissão de notícias – fatos atuais de interesse público”. Quem faz previsão, é cartomante. Não tem jeito não! É Dilma reeleita em 2014! Para desespero da direita mais retrógrada e fascista que resolveu “sair do armário” para tentar nos assombrar apoiando o Aécio Neves(PSDB) numa campanha, absolutamente, triste, suja e mentirosa na Internet e nas Redes Sociais. E que não tem qualquer projeto ou proposta para superação dos imensos desafios que o país tem pela frente! Não ao retrocesso! Pronto falei! Eu vou é cravar 13 em outubro! Eu e minha geração devemos isso ao PT! É Dilma, outra vez, em 2014! Meu manifesto: #Ley de Medios Já! #PSDB nunca mais! #VejaVira-lata! #EpocaVira-lata! #VazaRonaldo! #NãoVaiTerCopanaGlobo! Xô! #RatoseUrubus larguem minha fantasia! Em 2002 a esperança venceu o medo. Já em 2014 a esperança vai vencer o ódio. Veja em http://mudamais.com/divulgue-verdade/previsoes-furadas-deu-caos-na-midia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *