A “crise de sinceridade” do Santander: o que são os cidadãos diante de um banco?

santander

O Banco Santander desautorizou as previsões catastróficas feitas em um comunicado a seus clientes “top” – segundo o próprio banco, 0,18% dos correntistas – e disse que “e reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento.”

Mentira deslavada.

Uma  parte expressiva do mercado financeiro joga o quanto pode por uma crise de credibilidade que mantenha a economia brasileira num  quadro próximo à estagnação para tentar influir no cenário eleitoral.

Jogam na crise  tentam jogar o país na crise, com o seu exército de Cassandras.

E por isso os bancos reagiram com um sorriso amarelo à decisão do Banco Central de reduzir o depósito compulsório e  aumentar o volume de recursos disponíveis para o crédito.

E crédito é o principal entrave ao crescimento do país, porque não apenas ele é pequeno sobre a massa total da economia (apenas 55% do PIB, em fevereiro, enquanto na China é de  251%, nos EUA de  260% , no Reino Unido, 277% e no Japão incríveis 415%).

Os bancos privados brasileiros não são parceiros do investimento produtivo. É do que menos vivem e só muito raramente participam de projetos estruturantes e de longo prazo.

Metade do crédito do país (hoje, até, ligeiramente mais que a metade) é provido pelos bancos públicos.

Desde a crise de 2008, os bancos privados nacionais e estrangeiros reduziram a participação na oferta de crédito, de 43% para 33% e de 21% para 16%, respectivamente.

Curiosamente, porém, todos continuaram apresentando lucros espetaculares.

A expansão do crédito no Brasil pouco ou nada tem a ver com o processo inflacionário.

Mas tem muito a ver com nosso desenvolvimento econômico.

E é por isso que agem assim.

Os bancos no mundo são, todos sabem, instrumentos dos famosos “1%”.

Aqui, como diz o comunicado do Santander, só dos “0,18%”.

Com poder, porém, para pretender determinar as escolhas dos 99,82%.

A turma que, como disse um dos seus executivos no encontro com Aécio, “vota com o estômago”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. Fernando, conhece a ação pública (424/98) contra o Santander pela associação dos funcionários? O Santander pagará uma indenização bilionária para os aposentados do Banespa por não respeitar cláusula em contrato pré-1975. Mais de 15 anos enrolando os aposentados, já devem estar desesperados pois está chegando a hora da onça beber água!

    1. Saí do Santander e fui para a Caixa há dois anos. Boas taxas de juros. Não sinto falta do Santander de jeito nenhum.

      1. Saí do Itau há mais de 12 anos e fui para a Caixa. Não troco de banco nem que me paguem meuito dinheiro. Vem pra Caixa você também!

  2. Essas apostas dão prejuízo aos bancos. Se o Arrocho ganhasse, recuperariam essas perdas e lucrariam uma enormidade, porque já sabemos o quão entreguista o PSDB é. Mas, como vai dar Dilma, se eu fosse analista de banco, a 72 dias das eleições, aconselharia uma mudança de estratégia, que seria: Acreditar no Brasil.

    1. quando durante a Gloriosa alguém questionava Golbery do porque de tanto carinho e zelo pela nova esquerda que florescia no ABC, uma das razões que precisaria de uma que futuramente distribuiria o fabuloso bolo econômico que Delfim e turma havia criado, mas que ao contrário do que faria as outras esquerdas safadas, matando banqueiro de fome, esses até faria com os seus lucro fossem os maiores do planeta

  3. E eu que não faço parte desse 0,18% e que já pensava em mudar de banco, vou correndo na segunda-feira pegar minha portabilidade na CEF para me mandar desse banco golpista. Hasta la vista santander.

  4. Na cabeça deles os 0,18% são 100% coxinhas e não iam relatar o fato. O Santander está em crise, mas só no Brasil é onde tem lucro. Deveriam lamber o chão que Dilma pisa. Há uns 3 meses eu me endividei e entrei no cheque especial. Após uma taxa que sabe-se Deus pq caiu na data errada … a conta estourou. Resultado: deixei em juros e taxas um ”presente” de 650 reais no mês. Mais 250 no seguinte. As taxas de juros deles é exorbitante e a do BB é bem mais tranquila, graças á quem? Dilma. Por isso eu fiz um empréstimo no BB com taxa de juros decente, paguei o santander e fechei minha conta lá. É isso que eles querem, nos matar com juros abusivos. Dilma não conseguiu vencer o lobby e obrigar os privados a baixar os juros, mas deixou o BB mega competitivo com juros mais baixos. É isso que eles odeiam, queriam que fosse igual na época do FHC, sem crédito, juros altos e esfolando a família brasileira. Acho que passou da hora dos Blogs ”sujos” indicarem as empresas amigas dos tucanos. Boicote já.

  5. Meu irmão recebeu carta idêntica,do Itaú. Na mesma hora,telefonou para eles, mandou que fossem para o inferno e encerrou a conta.
    É uma conspiração dos bancos, e isso deveria dar cadeia para os diretores.
    Será que o governo da Dilma não tem setor de inteligência, e Departamento de Justiça ,para enquadrar esses safados, os quais depois,como crianças sujas, fogem e dizem que não foram eles ?

  6. Vamos fazer uma campanha contra esse banco, conclamando os eleitores da DILMA e seus familiares a transferirem suas contas para os bancos oficiais ou qualquer outro banco brasileiro que não rapina o pais mandando seus lucros exorbitantes para fora do país. O ódio dessa ave de rapina é porque a DILMA abaixou bastante as taxas de juro, diminuindo um pouquinho seus lucros.

  7. Se alguém ficar devendo p/ esses banco tipo Santander eles acabam te tirando as calças, os juros são escorjantes e seus conselheiros estão sempre dando pitacos na Globonews e CBN a favor da subida dos juros e contra a política econômica do Governo. Para eles nada melhor do ganhar no mercado financeiro as custas do povão, por isso querem de volta aquele governo de 12 anos atrás onde juros chegaram a 45% com enorme desemprego. Se continuassem teriam vendidos todos os bancos públicos. A Europa sabe bem o que essa politica.

  8. Caros, gostaria de incentivar a todos que encham as caixas de reclamações do Santander com cobranças e explicações sobre este horroroso golpe. Acabei de enviar uma carta ao banco cobrando explicações e semana que vem estou encerrando minha conta corrente por lá. O importante, o pouco que podemos fazer, é encher a orelha deles com reclamações

  9. Os caras estão nos penicos lá na terra deles e no continente europeu, e agora vêm cuspir no prato farto em que comem. Até porquê essa visão de pessimismo com relação ao Brasil, é totalmente desfeita pelo montante de investimentos tanto estrangeiros, quanto nacionais que estão já planejados. É burrice.

  10. Pelo que me consta esse banco é espanhol. Tem grande autoridade no assunto, pois a economia espanhola está “bombando” e o país (Espanha) está no regime de pleno emprego!!!

  11. Para ele “encerrou” pq já deve ter recebido o aval da midia que não vão mais repercutir, nem mesmo continuar a investiga…E isso basta para ele. A imprensa não noticiou, o caso não existe mais…

  12. Fui para Caixa e tudo é mais barato quando não isento. A Caixa não deve nada prá banco nenhum.
    Quem for Dilma abandone o Santander, tamborete de merda.

  13. Bancos privados querem a volta da rapinagem financeira no Brasil. Volta Santander para tua falida Espanha.

  14. Este banco foi o comprador do Banespa – Banco do Estado de São Paulo – que os tucanos privatizaram…. Vejam que bem faz ao Brasil certas privatizações inescrupulosas….

  15. Muito bom saber que a Dilma não é a candidata dos banqueiros. No mais é fechar todas as contas que tivermos lá.

  16. Os donos do Banco Santander são bastante conhecidos na Europa como sonegadores. Nada de mais: eles são banqueiros.
    Desde de 1937 que os donos do Santander mantêm contas secretas na Suíça, dinheiro não declarado ao fisco espanhol.
    Ana Patricia Botín-Sanz de Sautuola O’Shea, uma das mulheres mais ricas da Espanha e uma das donas do Santander encontra-se sob investigação do fisco espanhol. Seu pai, Emilio Botin, banqueiro influente, também se encontra sob investigação.

  17. Essa turma depois que quase morre de fome na já Era FHC, na Era Lula, anos de 0-8 EL, tiveram os maiores lucros da história bancária. Tanto que que a crise quase destruiu todos bancos pelos mundo fora do Brasil, essa turma daqui entro comprando banco. É a velha desgraça dessa elite. Dinheiro da merenda escolar atrasa meses, algumas vezes até ano, e nenhum pobre morre de fome, ou vai se queixar na mídia, mas a bolsa FIES atrasa só um pedacinho no mês e a turma cria até crise na bolsa de valores
    =========

    http://veja.abril.com.br/blog/mercados/educacao/empresas-de-educacao-caem-na-bolsa-com-atraso-do-fies/

  18. Com certeza é uma instituição cujos proprietários deveriam todos investigados. Essa praga mudou de nome várias vezes em função de compras e/ou fusões que ocorreram nos ultimos anos. O que deve ter havido de falcatruas, é inimaginável.

  19. BOM SERIA QUE OS BRASILEIROS QUE TEM CONTA NESTA DESGRAÇA DE BANCO,ENCERRASSE SUA CONTAS.ESTÁ LANÇADA A IDEIA.

  20. Quando vou numa favela e vejo que ninguém tem medo de perder nada se Dilma ganhar, é isso que motiva o meu voto.

  21. Brito,

    esse banco cuspiu na Constituição do Brasil!

    A autoridade pública tem que tomar providência enérgica, prevista em Lei, sob pena de crime de responsabilidade, por omissão, ou seremos república de bananas em que qualquer empresa desestabiliza o governo da ocasião.

    É bom lembrar que esse banco, envolvido em escândalos internacionais, pelos quais responde criminalmente, é sucessor do BANESPA, doado aos espanhóis pelo governo paulista.

  22. Os bancos públicos asseguram aos correntistas os mesmos ganhos dos bancos privados. Então porque pôr o magro salário nos bancos privados. Se ambos vivem do retorno dos investimentos na economia, a partir dos juros, melhor fortalecer o banco público e exigir gerenciamento decente e confiável, afinal são estes que estão comprometidos com o país, e portanto, com os correntistas, afinal. É só isso. Os bancos privados podem, eventualmente, até serem melhores no investimento de curto prazo, mas, só isso e, é certo que não são para o país, para sua economia, para o emprego, para a renda. É simples, no médio e longo prazos, são negativos aos correntistas e ao país. Bancos privados tem que prestar contas aos acionistas, e os públicos à cidadania. Por isso essa precisa ser vigilante sempre.

  23. Este Banco está pensando que é partido político, PS, Partido Santander.
    Eles que vão dar pitacos na economia e na política da Espanha.

    O azar deles foi terem escrito as táticas terroristas, outros Banco, como o Itaúúú fazem a mesma coisa.

  24. Tudo indica que o “BANCO SANTADER” periga quebrar se a Dilma for eleita, portanto todos os correntistas deveriam imediatamente retirar os seus fundos e fechar as suas contas, pois todas as pesquisas indicam a reeleição da nossa presidenta ainda no primeiro turno. NÃO JOGUE FORA O SEU CAPITAL: SEGURANÇA SÓ NA “NOSSA CAIXA” E NO “BANCO DO BRASIL”.

  25. ‘.’****:D:D . . . . ‘Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar mudando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …:L:L:D:D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *