A médica cubana Dayse Cacho, lá das lonjuras de Tartarugalzinho, no Amapá deu a melhor resposta que a Doutora Ramona Rodriguez, que vei como o “agá” de ter sido enganada para pedir um visto de entrada nos Estados Unidos, querendo ir para Miami.
Ela foi sozinha para a cidade, de 13 mil habitantes a 235 km de Macapá e, segundo postou no Facebook, atendeu, com sua equipe (não sei se há outro médico, ela é a única do Mais Médicos) 110 pessoas da perdidas em comunidades menores ainda.
O que ela disse é cristalino como água:
“Quando o povo de Brasil disser que não precise mais de nós, eu vou embora para meu país. Mas que fale o povo.”
A Doutora Dayse pode não escrever perfeitamente em português (que nada, está craque).
Mas escreve em brasileiro, em que muita gente daqui é analfabeta.
PS. Aprendi, uma vez, que declaração de amor nunca é demais. Dê um pulo no face da Dra. Dayse e dê a ela um pouco da força que ela dá aos nossos irmãos de Tartarugalzinho.
16 respostas
Eu tenho uma admiração danada por este povo cubano, sobretudo os médicos. Viva Cuba!
Enviei a ela
“Doutora tenha sempre em mente que a maioria dos brasileiros admira não só os doutores e doutoras cubanos, mas também o seu país e o seu povo. Não leve em consideração o que uma certa mídia que se traveste de imprensa, e que não representa a opinião da maioria dos brasileiros, tanto que existe o ditado que a opinião publicada não corresponde e muito menos representa a opinião pública, divulga. Vcs são bem vindos ao nosso querido Brasil que muitos anti patriotas gostaria de ver escrito com essa grafia: BraZil , e que continuássemos como num passado recente, sendo marionete dos americanos do norte.”
Fora de pauta.
Silvio Santos responde a Sherazad.
http://www.youtube.com/watch?v=EBoCRMfXt_M
QUE CUBA POSSA SER SEMPRE O GOLIAS NOS CALCANHARES DOS GRINGOS.VIVA O POVO CUBANO.QUE OS MÉDICOS BRASILEIROS POSSAM APRENDER A SER HUMANOS COMO ELES.
Parabéns Dra.Dayse, precisamos de gente como Você, de boa indole, e não de pessoas venais e vendidas como esta tal de Ramona!
Gosta de Cuba, vai pra lá!!!!!
Não tenho Feicebuc, então envio daqui meus agradecimentos à companheira Dayse.
Muito obrigado por ajudar, com sua solidadriedade, honestidade e conhecimentos, o povo brasileiro.
Guerreira como seu comandante valeu Dra não adianta vir de plimplim vai ter copa sim
doutora a vc so posso dizer muito obrigado por vc existir!!!!!!!!
Bom dia,
todos os médicos cubanos são bem vindos ao Brasil e queremos que fiquem porque precisamos de vocês. Aqueles que se acharem que esta aqui para ter uma chance nos U.S esse não queremos. A coisa mais importante é uma pessoa é sua dignidade e Dr. Dayse tem. Parabéns a você e ao verdadeiro povo cubano.
A pergunta do dia: CADÊ RAMONA?
Sem FBook, envio daqui meus agradecimentos a Dra. Dayse. Os brasileiros de verdade, que não são alienados ao Tio Sam, sabem reconhecer o trabalho de vocês voluntários, seja qual for a nacionalidade. Vergonha pelos médicos brasileiros que nutrem sentimentos tão baixos e egoístas.
Ao mesmo tempo que vibro e me emociono com os comentários de apoio aos médicos cubanos através da pessoa da Dra. Daysi, dignos representantes de um povo heróico e solidário,entristeço-me profundamente com a injustiça de internautas com milhares de médicos brasileiros que trabalham duramente por esse Brasil afora em hospitais públicos sem infra-estrutura (vide aqui no Rio onde seis hospitais federais estão em greve, o que dizer dos estaduais e municipais),com salários vis que se degradaram ao longo destes anos. Já me tratei e continuo me tratando em hospital público e sou testemunha da dedicação, do carinho e da seriedade do trabalho da maioria desses profissionais, muitos deles, sou testemunha, com problemas de saúde, que enfrentam condições degradantes para exercer seu trabalho, que tiram dinheiro do próprio bolso para fazer xerox de papéis necessários para os procedimentos, que sofrem com o fato de não poderem fornecer os remédios aos pacientes porque os corruptos que infestam esse, como outros serviços públicos, roubam tudo o que se possa imaginar, de roupa de cama a remédios e material de todo tipo. Já basta a indiferença de nossos governos, que inisistem em não valorizar o seu trabalho abnegado de décadas, dando mais valor a entidades privadas que, usando dinheiro público, contratam profissionais pelo triplo do salário, sem experiencia e apego, uma vez não concursados.Não sejamos nós tamnbém seus carrascos, generalizando os péssimos exemplos que se disseminam pela área médica. Exijamos, ao contrário, dos nossos governos, estadual, municipal e, sobretudo, federal o fortalecimento da saúde pública, principalmente com a valorização dos bons profissionais, a realização de concursos e a melhora substancial dos hospitais e postos de saúde.
A atitude dessa médica Ramona pode nos levar a diversas divagações. A que mais me entra na cachola é que a sujeita aceitou o contrato de trabalho, como tantos outros médicos, inclusive seus compatriotas, porém seguindo uma ideia própria, a ser posta em prática no momento oportuno, já chegado. Entendeu um pouco da política brasileira; viu como funciona a oposição, e aí, juntou bebé com tomé, ou a fome com a vontade de comer. Por razões desconhecidas, por certo ela não poderia dar um pulinho de Cuba a Miami. Pensou: “Eu aceito trabalhar no Brasil; mas assim que puder tento escapulir pros States, onde se encontra o meu amor. Tendo em conta o ódio dos demistas contra Dilma, ninguém melhor que se unir a esses pulhas pra conseguir seu intento. Resta saber o que estão pensando os outros cubanos; se o problema sofrerá efeito cascata. Do contrário, a mulher doutora vai se dar mal aqui e alhures. O tempo dirá.
É um cuspe na cara de Ronaldo Caiado e seus amigos escravocratas…
Depois de 50 anos de ditadura cubana e lavagem cerebral, a grande maioria não consegue raciocinar direito mais, são escravos presos na ilha prisão dos ditadores Castros.