A cultura do ódio que a mídia espalha pela internet

(Foto: Reprodução / ZH TV)
(Foto: Reprodução / ZH TV)

Reproduzo abaixo um texto que trata de um assunto importante: como o ódio disseminado pela mídia está destruindo a liberdade e o debate público no Brasil.

A cultura do ódio na internet e fora dela

Juremir Marchado, em 21 de maio de 2015
em seu blog no jornal Correio do Povo

A deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) organizou uma mesa na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre ódio na internet.

Intitulou o evento HumanizaRede.

Convidou jornalistas: eu, Moisés Mendes (Zero Hora) e Luciano Potter (Rádio Gaúcha).

O chefe de gabinete do Ministro de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Roberto Nascimento, nem chegou a falar.

Participou também o deputado Jorge Pozzobom (PSDB).

Manuela é vítima constante de ódio na rede.

Já teve “ativista virtual” desejando que seu bebê secasse na barriga dela.

Assim mesmo.

Jorge Pozzobom é outro que não escapa da barbárie virtual.

Um psicopata perguntou quem ele mataria primeiro, a filha ou o seu cachorro.

Na mesa, todos se manifestaram contra o ódio na internet.

Quando Potter estava falando, um homem o interrompeu. Segundo ele, faltava contraponto na mesa.

Ficamos perplexos. Deveria ter alguém na mesa que fosse a favor do ódio na internet?

O tempo fechou.

Um grupo, visivelmente organizado, começou a boicotar o evento.

Gritavam palavras de ordem do tipo “verde amarelo sem foice nem martelo”.

Algo assim.

Era uma armação para esculhambar a mesa organizada por Manuela.

Um sujeito, de boné do MST, berrava:

– Reaça tem que morrer.

Segundo Gregório Grisa, presente ao evento, era mais um infiltrado para melar a discussão. No facebook, Grisa contou o que ouviu: “Ao fim desci as escadas casualmente atrás deles, eram umas 15 pessoas, o jovem com boné do MST estava junto com o grupo nitidamente antiesquerdista. Quando chegamos no térreo eu o ouvi comentar:

– essa do boné sempre da certo, todos saem achando que sou do MST.”

Consta que a tropa de choque que boicotou e levou à interrupção do evento teria sido enviada por um deputado de direita.

Um novo inimigo de Manuela.

O ódio na internet é uma evidência.

No twitter, comentando esse rolo, um cara escreveu: “Passa mais hipoglós no seu rabo que tá pouco, seu subnitrato de bosta!!”

Leonardo Sakamoto, blogueiro da Folha de S. Paulo, e eu, sem qualquer contato, paramos de liberar comentários em nossos blogues.

Por quê?

Simples. Cansaço com ameaças, perseguições, calúnias e bullying.

Como ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, também não somos obrigados a trabalhar contra nós mesmos.

Sou totalmente a favor de que falem mal de mim. De preferência, milhares de vezes por dia. Colaboro para isso. Escrevo. Com isso, alimento quem queira me combater. Mas não tenho mais disposição para fazer moderação de insultos sistemáticos.

Censura é uma política de Estado pela qual se fica impedido de publicar em qualquer lugar.

Não há isso no Brasil.

O resto é opção.

Sugiro a criação de blogues contra mim. Dezenas, milhares, milhões.

Por que alguns não fazem isso? Porque ninguém os leria.

Querem carona para aparecer.

Não dou mais carona.

Cansei da Síndrome de Estocolmo. Não trabalho para meu sequestrador. Não colaboro com o estuprador. Não sirvo ao amo.

A chantagem da internet é essa: a vítima, para não ser censor, teria de trabalhar para o seu algoz.

Não contem comigo.

O evento interrompido da deputada Manuela mostrou, em tempo real, a cara horrenda da extrema-direita.

Curiosamente com discursos contra o politicamente correto e em nome da liberdade de expressão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

14 respostas

  1. que me desculpe deputada , mas voce deu um tiro no pe feio. nao tentar dialogar com piguentos facistas e deputados da direita facista, a senhora queria o que? logico que eu sou contra a violencia principalmente comigo e a senhora deveria , pensar primeiro em sua segurança depois no resto. nao adiante ficar de mi mi chorando para os canto. temos que pensar que o brasil tem uma elite facista e aceitar essa ideia, e tambem pensar que eles sao violentos e nao ta nem ai. ja to de saco cheio de partidos ditos progressistas tentar dialogar com essa direita e os piguentos. quem garante que nao armaram para ela, quem garante isso. se o pc do b e o bundao do pt nao começar a abrir o olho vao ser linchado na rua, como aconteceu com o padilha e todo mundo que veste camisa vermelha. nem camisa vermelha pode vestir mais , é brincadeira que virou isso. ta na hora de acordar e entrar na guerra contra essa turma , porque se isso que esta acontecendo é por culpa desse pc do b e o pt que finge que nao esta acontecendo nada.

    1. Mineiro, eu toda vez digo a mesma coisa quando aparece alguém de esquerda chorando por não entender o que estamos vivendo/passando.

      Esse pessoal confunde democracia com libertinagem. O fenômeno do troll que incita ódio é tão velho quanta a própria internet, procurem sobre trolls e usenet/undernet e vejam o que esse pessoal tocava de terror nos primeiros fóruns de discussão (listas) da internet. Já faziam o que fazem atualmente, só que numa escala menor pelo alcance da internet nos anos 90 ser restrito à classe média e olhe lá.

      O que houve é que o brasileiro em geral (estou generalizando) confunde democracia com libertinagem (como citei acima), com o “tudo pode” achando que vai produzir conteúdo ou discussão de nível com um bando de imbecis vomitando besteira e baixando o nível da discussão e com isso espantando o povo que queira honestamente comentar e expor uma ideia.

      Ainda bem que o Miguel acordou pro problema (antes tarde que nunca) e está percebendo o nível de estrago que esses caras causam.

      Esse comportamento de ódio em massa começou pra valer com o Orkut e veja o fim que aquela rede levou: o Google descontinuou pela má fama que o site adquiriu fruto de neonazis e toda essa lixarada de ódio agindo lá, com destaque pro tal Olavo de Carvalho e os seguidores dele.

      Havia altas discussões/atritos com a turma que queria restringir a entrada desses elementos nas comunidades (eu participava de uma de segunda guerra) contra a turma libericida que defendia o direito do imbecil ser imbecil achando que com isso haveria discussão em vez de isolar esses elementos problemáticos sem esse choramingo ridículo como se eles fossem um bando de “pobres coitados”. O lado liberticida acabou vencendo e deu no que deu, destruíram aquela rede por conta desse comportamento permissivo envenenando tudo quanto é discussão numa rede. O mesmo estava a se repetir nos blogs.

      Espero que entendam que a questão não é de democracia, ou que democracia não é “vale tudo”, mesmo nos EUA (que esse pessoal liberticida adora citar como exemplo) há limites, ninguém emite opinião sem tomar tranco de volta mesmo que possa dizer cretinices, há a censura social que é pautada pela moral e esse tipo de troll acaba sendo estigmatizado como odiador e afins.

      E citei o caso da internet nos anos 90 porque a impressão que se tem com esse pessoal que libera tudo é que não usavam a internet nessa época e não tem conhecimento do estrago que trolls causam. Alguém de direita emitir uma opinião discordante é uma coisa, com base em algo, um troll só quer mesmo incitar ódio e destruir o espaço de discussão civilizada do país. Ao confundirem liberdade com “pode tudo”, deram espaço pra esses animais destruírem aos poucos o espaço de diálogo na sociedade mesmo com correntes diferentes.

      Lembro do caso recente do ataque ao filhod o Noblat, é com aquele tipo de besta fera que atacou o cara que não há discussão ou diálogo. Sorte do agressor verbal que o cara estava com um bebê e era uma pessoa pacata, porque eu mesmo tenho um temperamento que tendo a regir de forma mais dura com aquele tipo de agressão. Não tolero que um porco fascista me segrege, por sectarismo, em hipótese alguma.

      Esse “republicanismo” ou postura cordial que o PT adotou por covardia em revidar ataques está levando as pessoas a correrem o risco na rua de ser agredidas por conta de sua opção política e isso não é aceitável, em hipótese alguma. Que o PT não venha com o papo do “deixa disso” com essa história de “republicanismo” confundindo o termo com pacifismo de quinta, colocando a democracia e o povo sob risco por conta de covardia em conter os fascistas. Parte da esquerda foi na onda e agora paga o preço, já passou da hora de acordar e serem mais duros com os fascistas.

      1. assino em baixo companheiro , compartilho com a suas ideias. e mais ainda que nao foi citado , a jandira tambem foi agredida por um deputado facista , a mesma manuela tambem se nao me engano tambem foi, e atras disso tem muito mais. com essa esse negocio do pt , pc do b principalmente os dois que adotaram um tal de paz e amor covarde, que esta irritando todo mundo. e o pau esta comendo, quem for petista ou camisa vermelha pau nele , gente de bem que talvez nem seja petista ou de esquerda, se vestir camisa vermelha ta correndo risco de morte. com a covardia desses desgraçados ta deixando muita gente na mao e depois ainda quer dialogar com facista. é piada.

  2. GAIOLAS
    by Ramiro Conceição

    Por que artista humano
    estás com tanto medo?
    Não passavas muito mal
    quando, daquela multidão, dentro?
    Se sabes que não querias aquilo,
    por que tanto terror e delírio?

    Confias no navio, que construíste ao Infinito.
    Confias no vazio que será repleto de bonitos.
    Superar a cadeia – causa muitas vertigens:
    é o preço que se paga na busca da Origem;
    é a forma de ter asas; mas não as de Ícaro!;
    é o único caminho verdadeiro aos píncaros…

    Queres o apodrecer daqueles domingos?
    Queres aquela réstia de amor em pingos?
    Queres o trabalho alienado dos teus braços?
    Queres os filhos a morrer, a suplicar abraços?
    Queres a mulher e aqueles teus amigos interesseiros?
    Ou queres, por difícil que seja, ou mesmo que morras,
    o gosto acre-doce, vermelho, verdadeiro das amoras?

    Ora, acredita nas companheiras e sorri.
    Artista, supera as marolas! És um mar,
    pois dinamitaste… todas as gaiolas!

  3. Como dizia Rosa Luxemburg, democracia é o direito de falar dos que pensam diferente.

    Não sou admirador da blogueira cubana, mas naquele caso o Suplicy estava certo: não se podia ter impedido a mulher de falar.

    É errado culpar a vítima. Portanto, os anti-democráticos foram os fascistas que atacaram o ato em favor da tolerância, que contava até com o parlamentar do PSDB.

    Infelizmente, a direita agora mobiliza muitos jovens e eles aprenderam – é preciso reconhecer, com a esquerda – a invadir atos de opositores e impedirem a realização.

    Temo que a coisa piore a vá para as vias de fato.

    O que é pior, porque a polícia tem o alvo preferencial para bater.

  4. Estamos vivendo um clima terrivelmente hostil ao pensamento humanista de esquerda. Não é somente no Brasil. No Brasil esta hostilidade vem paulatinamente se transformando em ódio. Há uma campanha de descredito, de insatisfação e mal estar que vem sendo diariamente inoculada pela mídia golpista. Esse veneno está produzindo efeitos. Muitos idiotas, analfabetos políticos, desses movimentos de direita fascistoides tem cobertura da mídia e e em alguns casos tratados como celebridades. Aqui se aplica o que disse Joseph Pulitzer :”Com o tempo uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tao vil quanto ela mesma”. O governo precisa se contrapor a essa mídia golpista. A TV Brasil deve modernizar sua programação. Ter programa jornalistico com 3 ou 4 edições diárias. Apresentar analistas e cientistas políticos com pluralidade de opiniões. Ter programação esportiva, transmitir jogos de vôlei, futebol, e campeonatos de outras modalidades. Ter uma programação com bons filmes etc. O remanejamento das verbas de publicidade financiará esse projeto sem gastos adicionais. Enfim é preciso procurar disputar audiência e tirar, pelo menos parte, do publico que está sendo vergonhosamente manipulado.
    “Imptman é meuzovo”. O povo não é bobo. Abaixo a rede globo!

  5. Todos os “blogs sujos” deveriam adotar esta sua conduta. Se publicar os rugidos destes seres do tempo das cavernas, nossos blogs ficarão contaminados pelo que há de pior no ser humano. Parabéns Fernando Brito! Espero que todos os blogs de esquerda que ainda não fizeram isto, que o façam.

    PS-Já repararam que os líderes religiosos, que deveriam estar à frente da campanha contra qualquer tipo de ódio, preconceito ou discriminação estão calados ou insuflam o ódio acintosa ou dissimuladamente? Embora não seja religioso, tenho que reconhecer que o papa Francisco é o único que tem combatido tudo que é do mal, inclusive a disseminação do ódio. Por causa disso corre uma grande risco de ser assassinado.

  6. Acho que a situação está ficando muito complexa. Mas, acredito que com equilíbrio, podemos ir contornando esses obstáculos. O que não podemos partir é para violência, isto é, dando o troco. Não podemos igualar a eles. Acho que a Deputada teve uma ideia boa, que pode ser aproveitada e dar frutos. Reunir com outros parlamentares, quer de esquerda, centro esquerda, direita moderada, pessoas da sociedade, juristas, representantes do judiciário, MP, etc. pois este debate, interessa a toda cidadania. Temos que proteger o estado democrático de direito e isto não tem preço. Agora, nesses espaços de discussão, tem que haver mais controle, com crachá de identificação, código de barra, etc. Não se pode mais improvisar. Essa campanha tem que se abraçada pela TV pública, a TV Brasil, em seus programas jornalísticos. Abro aqui um parênteses, a TV Brasil, até que tem feito alguma coisa. Seu jornal que vai ao ar, às 21 horas, todos os dias, sempre comenta coisas positivas. Vale a pena ver. Agora, acho que é preciso ir mais além. Esse ódio, esse preconceito,que existe nas entranhas de muitas pessoas, é um fato de constatação aqui e em outras partes do mundo. Isso foi apenas despertado. Como se fosse um vírus que foi implantado no computador cerebral dessas pessoas e eles estão ai sem controle, sem o devido bom senso. Uma boa campanha, inclusive nas igrejas e nos outros templos, tenho convicção que deve dar resultado. Não a curto prazo, mas acredito a médio prazo. Se essa luta de paz se tomar corpo, as trevas, vão bater em retirada como meio sem graça e seus gerentes idem.

  7. É o resultado esperado.
    O governo federal, acuado e sem ação alguma, nada faz.
    Concessões públicas são usadas e vendidas ao arrepio da lei e tudo bem.
    “Não vem ao caso”.
    Esperar alguma coisa dos ministérios da justiça e comunicações só a sempre lembrada velhinha de Taubaté.
    A conta de sonegação já bateu nos 200 milhões e o governo quieto.
    Mais fácil fazer ajuste no lombo do povão.
    E o cardozo ?
    Escondido embaixo da cama.
    Mexer com os cheirosos ?
    Nem pensar !

  8. Pode parecer uma visao simplista demais, mas o mesmo aconteceu com o PT. Para não ser / parecer autoritário acabou por permitir absurdos. Para não “interferir” em investigações, se sujeito a absurdos, e por aí vai, até a coisa sair de controle. Os que sempre controlaram esse país não admitem a mudança, vão lutar e usar as armas mais sujas. É a essencia da guerra de classes, só não vê quem não quer.

  9. Olhei no Site da ZERO HORA e nada vi sobre isto. Deve estar bem escondidinho. Faz poucos dias, e coloquei num site de esquerda, exatamente isto. Estamos discutindo e tentando influenciar o pessoal de esquerda! Convencer quem já foi convencido. Aqui mesmo, o NARR disse que a direita aprendeu com a esquerda!!! Isto é bem típico de falta de análise. O esfomeado, o trucidado, o submetido, deve tratar com todo o carinho seu torturador. Boa tese!! Vamos ficar “que nem galinha”, como diz o gaúcho. A DIREITA sempre usou isto. E OLHEM!! Vai ser bem pior que a TFP, ou esqueceram da dita? Agora não vão usar terço, vão usar CORDA direto para enforcar comunistas!! E, devido a estes conchavos cretinos, nem se pode dizer que o PP reune os maiores corruptos e paga para atacar os “aliados” de esquerda. Curioso, hein!! E culpam o STALIN por fazer um pacto com HITLER!!!

  10. ao reproduzir as cafajestadas da direita a esquerda, pensando que assim desgasta a imagem dos canalhas, contribui para dar-lhes maior visibilidade

  11. olha pessoal, nós temos que ter atitude. Eu não vejo problemas em discutir política com ninguém, pois para mim a situação é clara….Alguns do PT roubaram? Sim. Alguns do PSDB tb roubaram e muito mais? Sim tb…outro ponto. Estamos em uma crise? Para alguns sim. No PSDB teve crise? Sim…com a diferença que agora estamos infinitamente em melhores condições de sair dela sem ajdua do FMI..e assim vai….mas tem um ponto aí que difere…antes ia gente pra cadeia? Não…tínhamos o engavetador…..hoje? A PF bate em qquer porta que precisar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *