A derrota foi de Moro

Não há quem tenha sido mais atingido pela decisão do STF em revogar a transferência de Lula do que o senhor Sérgio Moro.

Se não por ordem, ao menos por ser o inspirador desta decisão, agora que ele e seu parceiro Deltan Dalagnoll estão fragilizados pelas revelações da “Vaza Jato”.

Eu, a torcida do Flamengo e os ministros do Supremo Tribunal Federal sabemos disso.

Tem provas este blogueiro? Não, mas como a turma da Lava Jato, tem convicção. O que, como jornalista de opinião, tenho o direito de ter, o que não teria se fosse servidor público, procurador ou juiz.

E as teve, igual, o STF. Tanto que só o divergente contumaz Marco Aurélio Mello pode usar o argumento, que não era esdrúxulo, de que se tratava de uma decisão a ser tomada na 2a. instância, não no Supremo.

Cármem Lúcia, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Edson Fachin deixaram claro que não vão entrar mais no “aha, uhu” com que Dallagnol comemorou a adesão do último às manobras da Lava Jato.

Vai piorar, porque a reação dos bolsonaristas nas redes sociais vai desde destituir até encarcerar os 10 ministros que votaram contra a transferência do ex-presidente. Aquele que falta na lista, Marco Aurélio, já tem por outras decisões vaga garantida no cadafalso da matilha.

Como diz o jornalista Luís Costa Pinto, esta “Operação Tabajara aloprada destinada a tirar o foco das revelações trazidas à tona pelas mensagens obtidas pelo The Intercept” terminou por ser um teste do poderio morista no Supremo.

Que, embora ainda seja forte, já não é sem limites.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • se o juizeco perde, ganhamos nós, o país, as leis. Mas, em relação ás togas, sigo um dos preceitos dos AA: só por hoje. A batalha de hoje foi torpe, desencadeada pro motivos vis, pegou as togas em fase de emputecimento sobre como os farsajatenses se referiam a eles e elas, entre outros fatores. Amanhã é outra história e eu me sinto bem escaldada pelos vieses e sinuosidades das argumentações e decisões dessa corte. Hoje, estou bem feliz por Lula não ter ido pra Tremembé.

    • Eu também. Por hoje foi mais uma batalha, amanhã só os deuses dirão...

  • Como de praxe, um acordo intramuros produziu um quase-unanimidade no supremo. Será porque eles consideram que "a unanimidade é burra", apud Nelson Rodrigues? Ou porque o STF está monitorado pelo estratego do golpe, o Pinochet da Dilma, Villas-Bôas - que merece sua maconhazinha, por que não -? Acima de tudo, a aura da instância máxima da justiça não poderia ser conspurcada por uma "unanimidade" pró-Lula, segundo a suicida visão dos togados - até Fux We Trust votou contra a quase-inteligente tentativa de assassinato. Mas a burrice extrema que compõe esse desgoverno não tem limites em suas ações. E, se existe uma definição de inteligência, seria a habilidade para resolver problemas, e não para criá-los em prejuízo próprio. STF sem medo? Ha! Toffoli recebeu pelo seu general-assessor, ou vice-versa, o aval do alto comando militar do golpe, que não quer perder a tutela do país que pensam ter. Não soltemos fogos ainda. Até a vitória!

    • Os executores do GOLPE por trás das cortinas deram o ok para o chute no moro.Pelo jeito soltaram a mão do ex-perceiro que agora afundará ,o seu serviço está concluído.Na guerra em que os fardados estão metidos ,os mortos são abandonados,os delinquentes da farsa jato são ralés que perderam a sua serventía.
      Mas,como vc diz ,eles continúam lá.

  • Velhos amigos dos 70 diríam, "nada que uma bala não resolva" .Candidatos sobram.
    A sacanagem parece infinita ,assim como a nossa paciência com ela( ou teríamos que lhe dar outro nome?)

  • Eu acrescento à derrota de Moro, um eloquente alerta ao trf4 e ao stj, que, como destacou Marco Aurélio, seriam instâncias naturais a serem percorridas, antes do stf. Alerta de que o ambiente e o cenário mudaram, de que é iminente o risco de ruptura democrática.
    O risco do assassinato de lula numa cela comum derivar em violência, com depredações e mortes, seria alto e atenderia ao que desejam bolsonaro e moro, cada um com seus motivos, uma ditadura.

  • Essa foi a última cartada do Savonarola ,oferecer Lula ao descrédito e a possível morte em uma prisão comúm ,para as matilhas que ainda o apoiavam.
    Cozinhado a fogo lento pelo Greenwald ,e com o Bolsoasno descontente por seu pouco engajamento nos objetivos do governo ,apostou pesado e ao que parece ,perdeu.Perdeu com o ok dos que "assesssoram o STF" os fardados golpistas com vilas boas dando as ordens.
    Mas,que é que eles tem preparado para o Lula que devería ter seu regime liberado para o semi-aberto no mês que vem??????????
    Eles não querem conviver com o Lula na rua ,isso é INADMISSÍVEL para eles!!!! hummmmmmmmmm.

    • 1. Não foi a última cartada. 2. Os milicos querem tutelar todo o Brasil, qq ação divisionária eles coíbem. 3. Estão tutelando o STF desde janeiro, sempre foi o plano B do Villas-Bôas. A ESG não existe à toa, aquele Vellez foi uma manobra diversionista para a esquerda ficar indignada enquanto... bem, enquanto isso que vemos. O Plano A foi infiltrar 200 oficiais no executivo, mas não funcionou a contento, não furaram a terra plana do Lavabo de Carvalho, não controlam as bestas-feras. O Plano B é o que estamos vendo, Toffolli e demais títeres togados recebendo ordens verde-oliva, e a esquerda aplaudindo. Menos eu. E alguns outros. 3. Moro pode, sim, ser tão burro a ponto de ter desencadeado uma passeata de 70 congressistas de 12 partidos para falar com Toffoli. Mas mesmo a mais acendrada burrice é movida por intenções. Se a dele era entregar Lula às hordas assassinas de Tremembé, orquestradamente, como ficou claro, ou realmente é de uma burrice asfáltica, ou se articulou com alhures. É nesses alhures que mora o perigo.

  • Não há a menor dúvida que a esquerda e a direita vão precisar deixar de lado as desavenças e se unirem para impedir a escalada autoritária que avança sobre o país.
    Primeiro é preciso salvar a casa Brasil juntamente com o seu alicerce democrático para só depois voltarem a brigar por ela.

  • No final deste exaustivo porém emocionante dia, senti o mesmo clima daquele fatídico dia em que a lava jato quis levar Lula para o Paraná numa operação Tabajara coercitiva aqui em SP, via aeroporto de Congonhas. E só não conseguiu porque suas intenções foram descobertas a tempo. Parece que eles não conseguem evoluir, só involuem. E assim, de besteira em besteira, tumultuam o país enquanto jogam sua própria reputação no lodo...o que resta dela.

  • Costa Pinto está totalmente equivocado na análise da trama . Existem muitos Adélios para se passarem por loucos e cometerem crimes e muito mais gente interessada em financiar esse tipo de coisa . Costa Pinto não tem sentido , o THE INTERCEPT BRASIL ,continuaria divulgando o que tem , além do que parte do material chega ao supremo para avaliação , nada seria abafado com a transferência de Lula , a não as consequências danosas a sua vida , isto sim deslocaria por algum tempo enorme comoção , e os efeitos seriam sem precedentes . Enquanto Moro tiver poder e arrebanhar grande parte do judiciário Lula corre perigo , até mesmo aonde está em Curitiba . Tem carcereiros ansiosos para mostrar dos serviços ao governo atual e a Moro .
    A maioria foi contra não por pura fé na injustiça , mas por conveniência , a manobra estava escandalosamente visível e mal feita , somente tipos como João Dória , disse que não seria nada de demais , que insegurança que havia , nossos presídios são seguros .Não foi uma vitória , apenas uma pequena correção na lei , por aqueles que deixaram de aplica las lá atrás .

Related Post