A educação para desaprender que somos um só povo

Os dados do Ibope mostram que se nem tudo está como antes, o que muda é a intensidade.

Jair Bolsonaro, o tosco,  atingiu 43% entre os entrevistados de nível superior, ante apenas 14% de Haddad.

Entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental, Haddad, o professor,  chega a 34%, ante 17%  de Bolsonaro.

Fica, assim, claro, que o que deveria ser o grupamento mais elitizado do eleitorado, aquele que rejeitaria propostas primárias e demagógicas de resolver “na bala” os problemas do Brasil é, justamente, o que mais adere à insânia.

É a classe média que tão cantada foi durante os governos de Lula e Dilma que progrediu materialmente, mas degradou-se intelectualmente e abandonou, em nome daquela ilusão de meritocracia e de segurança, da ideia de uma só nação, algo tão simples de compreender quanto o verso de Tom Jobim: “é impossível ser feliz sozinho”.

Escrevi, há dois anos, no livro-coletânea Golpe 16, que “na visão ideológica que se irradia do topo em direção à base social, sucesso  é sempre de natureza  pessoal – conquistado por talento, mérito, concurso, esforço, formação educacional etc –, enquanto o fracasso tem origem coletiva ou estatal: o povo [lembram do velho “zé povinho?] ou o governo brasileiro são as razões das dificuldades econômicas dessa gente, de sua falta de condições para atingir seus objetivos ou das vicissitudes de suas relações com mundo real, como na questão da segurança: ou “sobra” pobre, ou falta polícia…”

Da elite, mesmo, nada a esperar. Não será quem que vai transformar o país que ela própria moldou, à sua imagem e conveniência e que deu nisso aí que estamos vendo. Este grupo, hoje já tão terceirizado a seus prestadores de serviços gerenciais, cheios de MBAs e desprovido de qualquer refinamento intelectual, está se lixando se vai colocar no comando formal do país um despreparado, cercado de aventureiros e de autoritários, marcado por ideias racistas, misóginas, escravocratas.

Mas a classe média, como em tantas vezes na história, vai, em boa parte, com ela, levada pelo ímã do “senso comum”, algo próximo à idiotia, construído pela mídia, por um sistema de comunicação selvagem que fornece munição para suas guerrilhas de redes sociais e whatsapp que, como mostra hoje reportagem em O Globo, entrou em polvorosa, distribuindo aos milhões mensagens em que só pessoas imbecilizadas poderiam crer, como a “mamadeira de bico fálico” que o governo petista teria distribuído nas creches.

Vamos escapar, no segundo turno, de termos um país dirigido por gente obtusa e raivosa, mas não fácil.

E nos, letrados e em alguma coisa cultos, devemos, por isso, agradecer ao nosso povão. É que ele, tolo, iludível, enganável, desprezível segundo o pensamento de quem estudou mas não aprendeu, pensa em coisas “abstratas” feito comer, ter água, mandar os filhos à escola e outras “bobagens”que os donos do Brasil sempre lhes negaram..

Fernando Brito:

View Comments (74)

    • A esquerda inteira é formada por gente da classe média. PT, PDT, PSB, PSOL, basta ir em qualquer reunião partidária ou manifestação de rua. Povo pobre só os do MST e MTST. Mas insistem no discurso contra a classe média indiscriminadamente, o que nos faz perder milhões de votos. Não é a "Classe média", é a "Classe coxinha", "Classe desgraça", "Classe bozó", ponha o nome que quiser, mas parem de generalizar.

    • A classe-mérdia brasileira acha que é elite. Mas não, são simples assalariados.

  • cansaram de falar que Lula era um ignorante
    e agora querem eleger um boçal - bem a cara deles, cada um escolhe aquele que se assemelha

    • Quem levanta um ídolo (um mi-n-to )
      Se projeta nele... é como o filho pequeno que vê o pai como o seu super-herói... Fazer oquê, tão hiper-mal de mi-n-to, digo de ídolo....rs rs rs rs...

    • Este tipo de gente de classe média com nível superior atravessa uma fase em que vive dia e noite grudada no celular vendo o Wathsapp. Foi por aí que o vírus da infecção bolsonariana atingiu a todos eles. Estão doentes de brutalidade aguda.

      • mas burrice não é virus que passa pelo celular
        só se acredita naquilo que já temos propensão pra acreditar

      • São fascistas que buscam reforço e justificativas para suas posições. Não é ignorância, são os interesses de classe que falam mais alto. Algumas veleidades morais que os possam incomodar cedem ante os interesses político-econômicos de sua classe e as mentiras servem como um borrador das velidades morais. É só olhar em volta, e vamos encontrar muitas das pessoas com quem nos relacionamos apresentando este comportamento.

    • A classe-mérdia brasileira é uma atraso só. Obtusa, mesquinha, anti-povo. Acha que é elite, mas não passa de um bando de assalariados que reiteradamente vivem de costas para o Povo. O Povão dos grotões e rincões hão de nos salvar, como já fizeram outrora. Viva o Povo brasileiro! Viva o Nordeste!

      • certa está Chauí
        misericórdia
        que gente mais demente

  • No final do anos 90 quando via na televisão esses pastores vendendo vantagens no céu, sempre critiquei, mas jamais imaginei que em tão pouco tempo seriam capazes de terem feito o povo comprar o ódio que vinha embutido quando eles chutavam santa, demonizavam a macumba, queriam fazer a cura gay. Na verdade, no mesmo período quando o PT começou a assumir um papel importante no cenário político com possibilidade de eleger um presidente, apareceu um novo componente. O PSDB, braço político e Globo, braço midiático, começaram demonizar o PT e aqui precisa ser dito que o PT tem culpa sim, pois depois assumiu o poder e continuou assistindo o ovo ser chocado e não combateu de maneira educativa, forte e clara esse pré conceito que hoje tornou-se ódio que alimenta a classe média.
    O judiciário nem comento pq simplesmente são elitistas e golpistas. Quanto à classe média, são um bando de idiotas que a Globo manipula quando e do jeito que quer, mas que tenham clareza que caso o Bozo, candidato deles vença a eleição, a miséria será distribuída pra todos. Uns serão o retrato da própria miséria, pois quando chega nesse ponto o indivíduo vira estatística. Mas antes disso poderão comprar uma arma para em seguida perde-la quando forem assaltados em faróis ou residências, outros perderão o emprego talvez virando PJ ou sendo substituído por um, logicamente com salário bem menor, resultado de terem vestido a camisa amarela da corrupta CBF e também por terem batido panela para os picaretas do congresso darem o golpe.
    #ELENÃO, #Lula Livre #Haddad presidente.

    • Não se preocupe. A classe média vai desaparecer caso o Coiso seja eleito. É só uma questão de tempo para nosso país ser destruído. Quem viver, verá.

    • O Povão dos grotões e rincões hão de nos salvar, como já fizeram outrora. Viva o Povão brasileiro! Viva o Nordeste!

  • É preciso uma análise que demonstre as áreas em que se formaram e atuam estas gentalhas de nível superior que apoiam o fascismo. A depender dos resultados, será necessária uma alteração curricular ou instituir qualquer coisa para melhorar a noção de humanidade e conhecimento de história destes brucutus.

  • Tá, mas precisamos levar em conta quanto por cento da população representa os indivíduos com curso superior. Este ítem "nível de escolaridade" não representa nada. Prefiro ter 20% de 100 milhões do que ter 43% de 2 milhões. Matemática é lógica e exata, o resto é "engana bobo".

  • Sabe o que deixa essa parte da classe média ( falo assim porque faço parte da parte da classe média que não compactua com essa imbecilidade) puta nas calças... é que um operário com o ensino básico governou esse país melhor do que todos os que lá antes estiveram e sendo que muitos deles, hoje, "Imortais". E que esse mesmo cara lutou e está lutando usando de todas as formas democráticas sem em momento algum se render e que esse mesmo cara esta comandando de dentro de uma cela uma candidatura a presidência da República (e com boas chances de vitória) com o partido renascido após apanhar de forma estúpida por 2 anos. Nenhuma dessas pessoas tem um milésimo da capacidade dele e é isso o que os deixa enraivecidos.

  • O importante desses dados é que só confirmam o que é LÓGICO,ao contrário daquela FALACIA de que o acesso a INSTRUÇÃO superior faz ou gera cidadãos mais esclarecidos.
    Balela ,pura balela,existe uma clara diferença entre instrução e educação >A primeira gera boçais treinados em determinada área,conhecimento especifico,para esses,a maioría ,a importancia do canudo é a do quadro pendurado na parede para os visitantes dE suas residências ,verem que ele é "formado".
    Querem um exemplo,INDISCUTÍVEL disso,Argentina ,lá a instrução superior é DE GRAÇA , quem vcs imaginam que escolheram o capacho do tio sam que está lá ???,justamente os "esclarecidos ,em sua maior parte jovens",hoje trabalhando de escravos no Uber porque no país do Macri,falta emprego.
    Educação POLÍTICA de todas as correntes de pensamento desde cedo ,no 1° grau,ISSO DEVE SER MAIS IMPORTANTE QUE A MATEMÁTICAS E A DECOREBA HOJE APLICADA.
    O que nos relaciona como indivíduos numa sociedade civilizada é A POLÍTICA,NÃO A MATEMÁTICAS.
    Ênfase no raciocínio e aplicação da lógica , revolução que se os pts tivessem implantado não estariamos sofrendo o que esta aí.

    • O Povão dos grotões e rincões hão de nos salvar, como já fizeram outrora. Viva o Povo brasileiro! Via o Nordeste!

  • Clap, Clap, Clap, Clap!!

    Fernando, Vc deveria montar um canal com o Breno Altmann, Voces são os melhores em entendimento do povo brasileiro.

  • (Lula e Haddad 13) "Não é fácil construir partido para mudar para melhor a vida do povo brasileiro. Foi um longo percurso para chegarmos até aqui. Mas nessa reta final de campanha está rolando muita 'fake-news', muita mentira nas redes sociais e eu estou aqui para pedir o seu apoio, pedir para você evitar este tipo de mentira, denunciar. Está rolando, por exemplo, que eu quero fechar igrejas. Eu sendo neto de um líder religioso. Estão dizendo que estamos distribuindo material impróprio para crianças, eu sendo professor universitário, educador e ex-ministro da Educação... Este tipo de jogo baixo acontece nessa reta final de campanha, mas temos de pensar grande, pensar um Brasil de emprego, educação, saúde, da paz. Não vamos construir um País democrático com mentiras, ofendendo as pessoas, os professores.. E, se você recebe uma notícia falsa no seu celular, reencaminhe para o número (11) 94131-3327. Vamos tomar as providências devidas. Você merece um Brasil melhor. Até a vitória".

Related Post