A entrevista de Aécio para o Globo

direita_aecio

O candidato derrotado Aécio Neves, concedeu uma longa entrevista ao Jornal O Globo, publicada neste domingo.

Há alguns trechos divertidos. Como, por exemplo, quando ele fala:

“O sentimento pós-eleição foi quase como se tivéssemos ganhado.”

Compreendo Aécio.

Ele deve estar lendo sofregamente o Globo, que diariamente publica matérias que o tratam como vencedor.

Aécio acorda, à tarde, imaginando-se no Palácio do Alvorada, e chama sua esposa de primeira dama?

Outra parte interessante da entrevista, e que acabou se tornando o título da entrevista é quando ele fala:

“Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou”.

O Aécio maduro não me parece muito diferente daquele Aecinho jovem, que, em entrevista a um jornal americano, disse que as “mulheres brasileiras não trabalhavam, porque cada uma tinha duas empregadas domésticas”.

Aquele Aecinho sequer tinha ideia do que era: um pequeno oligarca, sem ideia nenhuma das terríveis dificuldades vividas pelas mulheres brasileiras.

Hoje, Aécio não conhece a polarização das forças políticas. Seu eleitorado é orgulhosamente de direita, assim como o de Dilma, sobretudo nestas eleições, teve como vanguarda, a esquerda dura no país.

As políticas de Aécio, de redução da minoridade penal, e “choque de gestão”, o apoio entusiástico e ideologica que recebeu das figuras mais caricaturais da direita, como o pastor Malafaia, Feliciano, Bolsonaro, não foram à tôa.

É preciso distinguir um acordo político, por tempo de TV, feito de maneira burocrática, com um apoio fortemente ideológico, no qual os personagens se engajam fogosamente numa campanha.

Assim foi o apoio de Malafaia e Bolsonaro a Aécio Neves.

De qualquer forma, a declaração de Aécio Neves, de que “não adianta lhe empurrar para a direita”, reflete o peso da derrota política que sofreram nestas eleições.

Uma derrota política, como a sofrida por Aécio em outubro, não termina no dia seguinte às eleições.

Ela continua se disseminando pela sociedade, por um bom tempo.

A mídia tenta conter o fluxo da derrota com matérias, como esta entrevista, que pintam o derrotado como um vitorioso.

Não adianta muito.

A prova está aí.

Aécio decidiu guardar sua fantasia de direita, que é a sua preferida, no armário.

As manifestações de rua pró-intervenção militar trouxeram-lhe grande dano político, e ele, agora, não só procura traçar uma barreira sanitária entre si e estes grupos, como recusa a própria pecha de direita, que ainda carrega um estigma histórico no Brasil, em virtude do apoio ao golpe de 64.

Só que Aécio, ao rechaçar os grupos que saíram às ruas pedindo intervenção militar, está rechaçando a sua única base social realmente orgânica.

Alguns ideólogos do conservadorismo tupi já entenderam isso. Olavo de Carvalho, por exemplo, passou parte do sábado produzindo tweets “revolucionários”, como que chamando a si a liderança dos black blocs:

ScreenHunter_5356 Nov. 09 11.42

E por fim, dá uma lição histórica aos ingênuos que pedem intervenção militar:

ScreenHunter_5357 Nov. 09 11.44

Ou seja, para haver nova intervenção militar no Brasil, será preciso copiar o modelo bem sucedido de 64: conspirar secretamente e contar, sobretudo, com o apoio dos grandes meios de comunicação.

Em outras palavras, é fazer o que eles, a turma da direita, já vem fazendo.

É como se Olavo dissesse aos manifestantes furiosos: “sabe de nada, inocente. A gente já vem articulando golpe há tempos. Não deu certo porque não é fácil, mas continuamos na luta”.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

17 respostas

  1. “Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou”.

    Falou isso porque já está na extrema direita.

  2. Fiz um comentário no post anterior e agora leio isso…haha! hihi! hehe! Acertei em cheio!!! E olhem, amigos, que estou bem aquém de vocês que comentam aqui. Ou seja, tá na hora de acabar com o golpe midiático. Com o golpe que vem sendo promovido por imprensa e mídia. Tá na hora, pra não dizer que passou da hora!

  3. Com o historico… biografia… pessoal do Aecio e inclusive como politico governador, Minas devastada que o diga, e senador que faltou mais 60 vezes, ja era dificil olha-lo, pior com os desrreipeitos a estadista Dilma respeitada pelo mundo, a insolencia, as grosserias reiteradas e afirmacoes inveridicas do Brasil criticada ate por economista alemao, dava asco ouvi-lo com seu ufanismo de filhinho de papai malcriado verdadeiro pit bull, sem argumento vociferando improperios insenssatos, falso como o diabo, machista, garanto que com homem afinava foi dificil aguenta-lo negando o obvio tudo o que LUla Dilma fizeram!

  4. A direita perdeu a vergonha mesmo. Em Porto Alegre, ontem, um grupo de descerebrados saiu com cartazes anti-comunistas e foram fixar mensagens contra Luiz Carlos Prestes, no seu monumento erguido ás margens do Guaíba. Inclusive o movimento teve ajuda de um cientista político, coordenador de um curso superior de Ciências Sociais.
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/noticia/2014/11/memorial-luiz-carlos-prestes-e-alvo-de-protesto-contra-o-comunismo-4638945.html

  5. Ele e muitos estào sofrendo de SEP,Síndrome da eleição perdida.Os sintomas sào esses mesmos;sintoma do quase,do ódio,do racismo,do preconceito,etc…..O pior sintoma,se até lá nào houver melhora,é espumar,babar e morrer de raiva.Cuidado ,nessa fase é contagioso.

  6. O PSDB mas, principalmente o AécioPó, vivem da hipocrisia e ignorância do povo que sabe ler. Eles são contra as manifestações que pedem intervenção militar mas se unem a eles p/ tentar derrotar o PT. Eles são contra a corrupção mas não deixam o Senador mineiro ser julgado. Eles não querem que se investiguem a corrupção do Metrô. Eles não querem que o Governador de de São Paulo conte a verdade s/ a falta de água no estado, etc…. Ou seja, eles querem um “país limpo” desde que não mexam nas sujeiras deles….

  7. Ele irá acordar,na posse da DILMA,cairá na real,tomará umas biritas,e algo +,vai trabalhar vagabundo!

  8. O partido PSDB, a extrema-direita e a mídia conseguiram criar um monstro, que irá dar muita dor de cabeça a eles ainda. Esse cara é um psicopata rancoroso. Se se sentir isolado, poderá implodir a direita brasileira.

  9. A única coisa que espero de Aécio é que explique como gastou R$14 milhões no aérodromo de Claudio, aquele construído em terras expropriadas do tio e há 6km da fazenda de sua família, quando a preços de hoje a mesma obra não gastaria nem 15% daquela verba e por que o procurador geral não fica incomodado com um fato como esse?

  10. Brito, uma observação que faço só agora talvez por não atentar durante o calor da disputa eleitoral: Aécio disse que as mulheres brasileiras não precisavam trabalhar pois já tinham duas empregadas?! Então, as tais “empregadas” não eram mulheres, é isso?! Quer dizer então, que para cada mulher, duas outras (que ele não considera como tais por serem empregadas) trabalham para ela?! Pois é… Empregada não é mulher. Mulher que trabalha para outra, que serve a outra, não é mulher! Isso já ultrapassa a questão de ser machista! É parte do pensamento colonizador e escravocrata. Muito bom, Aécio! As mulheres brasileiras não trabalham porque outras duas MULHERES trabalham para ela. Show, playboy.

  11. Nem com bancos, empreiteiras, redes de rádio e tv, revistas e impressos Brasil afora foi suficiente, a força da direita sucumbiu, a metade mais 3.000.000 de votos de uma esquerda sem Imprensa corporativa e sem dinheiro de bancos venceu a mentira que toma os ouvidos aonde quer que voce vá. Grande vitória do PT, da Dilma e do Brasil principalmente.

  12. Só porque a direita que ele representa não duvidava do sucesso da empreitada da veja e do cabo eleitoral encarcerado na PF. O TSE foi mais rápido, por incrível que pareça, ainda assim sem chance de defesa para Dilma, sábado e domingo antes da eleição candidato não fala na tv nem em comício, em compensação a globo e a veja podem chutar cachorro morto, atrair torcida e levar o cinturão, o premio vale a pena: A Presidência da República de volta. VERGONHA!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *